Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MULHER DE 109 ANOS DIZ TER VISTO PADRE CÍCERO E BANDO DE LAMPIÃO.


Aposentada completa 109 anos nesta quinta-feira.
Viúva duas vezes, mulher teve oito filhos. Dois deles morreram.

Aos 109 anos, Dona Amélia tem problemas de vista. Mas se mantém lúcida. (Foto: Família/Arquivo Pessoal)Aos 109 anos, Dona Amélia tem problemas de vista.
Mas se mantém lúcida.
(Foto: Família/Arquivo Pessoal)
A aposentada Amélia Nunes dos Santos, moradora da cidade de Mauriti, a 493 de Fortaleza, completa 109 anos nesta quinta-feira (20). Segundo ela, neste mais de um século de vida presenciou eventos históricos, como as missas celebradas pelo padre Cícero Romão Batista, os confrontos na cidade de Juazeiro, em 1914, e até passagens do cangaceiro Lampião e seu bando pelo sertão cearense.
Nascida em 20 de setembro de 1903, no Sítio Oitis na zona rural da cidade de Milagres, a “Dona Amélia”, como gosta de ser chamada, conta que se mudou para o distrito de Arapuá com pouco mais 10 anos, localidade próxima a Juazeiro do Norte. A partir de então passou a frequentar as missas de padre Cícero e os grupos de orações no turno da tarde.

“Eu o conheci indo para a missa dele, me ajoelhei aos pés dele e ele benzeu minha cabeça. Eu ia toda tarde para a reza dele. Ele era [um homem] miudinho, não era um 'homão', não. Era branquinho”, conta Dona Amélia. No mesmo período, o pai da aposentada foi chamado para combater na Sedição de Juazeiro, confronto de 1914 entre as oligarquias cearenses e o governo federal, no sertão do Cariri.
“Meu pai voltou bem, mas porque foi ajudar padre Cícero”, diz a devota sobre o retorno do pai. Após a revolta, padre Cícero sofreu retaliações políticas. Ele foi excomungado pela Igreja Católica no fim da década de 1920, mas mateve a influência na região. Aos 23 anos, Dona Amélia afirma ter vista aina a passagem do cangaceiro Lampião e seu bando por Irapuã. “O povo ficou com medo, eles [bando] saíram levando os cavalos e os animais do povo”, afirma.
Devota de padre Cícero, Dona Amélia deve renovar votos em cerimônia religiosa neste aniversário (Foto: Família/Arquivo Pessoal)Devota de padre Cícero, Dona Amélia deve renovar votos em cerimônia religiosa neste aniversário (Foto: Família/Arquivo Pessoal)
Lúcida aos 109 anos, a aposentada lembra com tristeza da perda de três irmãos. “Hoje só tenho uma irmã viva. Senti demais a morte dos meus irmãos. Viver de mais tem coisas ruins”, destaca. Dona Amélia perdeu também os dois maridos, primeiro o agricultor Antônio Nunes e depois o irmão dele, Jacó Nunes. “Casei com o mais velho, ele adoeceu e morreu. Depois casei com o mais novo”, conta com risadas.
Dona Amélia teve oito filhos, dois já morreram. “Vivos tenho três mulheres e três homens”, explica e completa dando risadas, “agora, os netos, eu não conto mais não minha filha. Parei de contar”. Apesar das perdas, Dona Amélia diz estar muito feliz com o aniversário e a festa que a família está preparando para ela. “Estou feliz porque eu estou bem, graças a Deus. E estou mais feliz porque minha família está toda aqui, é bom”, afirmou.
Segundo a filha, Nininha Teixeira,  a aposentada tem 33 netos, 68 bisnetos e 10 tataranetos, todos participarão da festa de aniversário no fim da tarde. Além deles, parte dos moradores do Distrito da Palestina, em Mauriti, também devem participar. De acordo com a filha, o aniversário causa uma certa comoção na cidade pela aposentada ser muito conhecida.fonte:G1 CE/jardim das oliveiras blog

HEMOCENTERO DO CEARÁ PRECISA DE DOAÇÕES DE SANGUE PARA ABASTECER HOPITAIS.

Hemoce pede doações de sangue para atender hospitais de todo estado.
Nesta segunda-feira (17), o estoque estava reduzido com 500 bolsas.


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está com o estoque de bolsas de sangue reduzido e pede mais doação. O hemocentro precisa ter em estoque 844 bolsas de sangue para atender 168 hospitais públicos e 126 hospitais privados com leitos do SUS em todo o Ceará. Nesta segunda-feira (17), o estoque está reduzido a 500 bolsas.
De acordo com o Hemoce, a queda no número de doações ficou mais acentuada depois do feriadão de 7 de setembro. O hemocentro está reforçando ações de mobilização para atrair doadores, entre elas, telefonemas para antigos doados. Segundo a diretora do Hemoce, Luciana Barros Carlos, há três não era registrado um nível tão baixo de doações e o número de doações não acompanha o aumento da demanda e da expansão da rede de assistência à saúde do Ceará.

As unidades do Hemoce, além de Fortaleza, em Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Sobral, dão cobertura aos 184 municípios cearenses, através das 63 agências transfusionais. Para doar sangue é preciso ter entre 16 a 67 anos, pesar mais de 50 quilos. É necessário estar saudável e na hora da doação estar bem alimentado. Os doadores com menos de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce.
Veja os endereços para doar sangue:
Fortaleza

Hemocentro coordenador
Av. José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo. Telefone: (85) 3101.2296
Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira e das 8 às 16 horas, aos sábados.
Posto de coleta do IJF
Rua Barão do Rio Branco, 1816 - Centro. Telefone: (85) 3101.5293
Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira, 13 horas às 17h30min, nos sábados, domingos e feriados.
Interior
Hemoce - Crato: Rua Coronel Antônio Luís, 1.111 - Bairro: Pimenta
Telefone: (88) 3102.1260/3102.1261

Hemoce - Juazeiro do Norte: Rua Beata Maria de Araújo, S/N - Romeirão
(88) 3102.1169 / 3102.1170

Hemoce - Iguatu: Rua Edilson de Melo Távora, s/n - Bairro: Vila Centenário
(88) 3581.9409

Hemoce - Quixadá: Av. Plácido Castelo, s/n – Centro
(88) 3445.1006 Fax: (88) 3445.1007

Hemoce - Sobral: Rua Jânio Quadros, s/n - Bairro Santa Casa
(88) 3677.4624/4627.
fonte:G1 CE/jardim das oliveiras blog