Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

COM 673 CASOS DE SARAMPO EM UM ANO, O CEARÁ RECEBE APOIO DE ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE.

Representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde se reúnem com o secretário de saúde, Carlile Lavor

Mobilização para vacinação contra o sarampo será debatido em reunião
O Ceará vai receber nesta terça-feira, 20, às 9h, consultores da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Praia de Iracema. O objetivo da reunião é debater sobre o combate ao sarampo. De dezembro de 2013 a janeiro de 2015, a região teve 673 casos confirmados da doença em 28 municípios.

Os representantes dos órgãos vão se reunir com o secretário da Saúde do Estado, Carlile Lavor, e com secretários da saúde dos municípios com o maior número de casos. Os integrantes da Opas, OMS e do Ministério da Saúde está em Fortaleza desde esta segunda, 19, para acompanhar, reforçar e apoiar os municípios nas ações de controle da doença.

ONU:121 MLHÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTÃO FORA DA ESCOLA.

Um relatório lançado hoje (19) em Londres mostra que 121 milhões de crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, no mundo inteiro, desistiram de frequentar a escola ou sequer começaram a fazê-lo. O documento foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contrasta com a promessa da comunidade internacional de alcançar a Educação para Todos até 2015.
O relatório, intitulado Reparação da promessa quebrada de Educação para Todos: resultados da Iniciativa Global Crianças Fora da Escola, mostra que houve pouco progresso na melhora desse cenário desde 2007. Além disso, o documento revela que 63 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 15 anos não estão na escola. O número mostra que há muito mais adolescentes nessa situação do que crianças. Enquanto uma em cada 11 crianças em idade escolar de nível primário não frequenta a escola, um em cada cinco adolescentes está na mesma situação.
De acordo com a  diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, os métodos tradicionais de ampliar o acesso à educação, baseados em mais professores, mais livros didáticos e mais salas de aula, não é mais eficaz. Na opinião de Irina, os métodos têm que considerar formas de incluir crianças menos favorecidas.

TURISTA AGORA TEM MEDO DE FREQUENTAR JERICOACOARA-CE.

Jericoacoara não tem delegacia. 

A unidade mais próxima fica em Jijoca, a 24 Km da vila e o funcionamento é apenas de segunda a quinta.

Antes,o paraíso,
agora,receptivo
a drogas,crimes e 

a violência reinante


 

Um dos principais destinos do turismo no Ceará, localizado a cerca de 300 Km de Fortaleza, a Praia de Jericoacoara enfrenta problemas que comprometem esse cenário paradisíaco.
A vida pacata na Praia, distrito do município de Jijoca, no decorrer dos anos, tem sido ameaçada e fica no ar o medo de perder Jeri para o desordenamento e para a insegurança
O medo de perder Jeri para o desordenamento, a insegurança, o tráfico e a sujeira, atormenta. 
Em um dos locais mais lindos e visitados do País (em 2013, a vila recebeu 610 mil turistas nacionais e internacionais), duas certezas são unânimes: para Jeri sobreviver é preciso barrar a conduta predatória e o poder público precisa agir urgentemente.
Entre os que habitam de forma permanente a vila e os que fazem de Jeri o destino certo nas folgas, a avaliação é de que o assassinato da turista italiana, Gaia Molinari, no mês passado, foi um episódio pontual. Porém, outros males, como o crescimento do tráfico de drogas, o aumento de pequenos roubos e furtos e até casos de estupro, preocupam e transformam a rotina.

SISU REGISTRA 1,2 MILHÃO DE CANDIDATOS CADASTRADOS NO 1º- DIA DE INSCRIÇÕES.


Primeira parcial das notas de corte sairá na madrugada desta terça-feira.
Inscrições podem ser feitas até as 23h59 de quinta-feira.

Do G1, em São Paulo

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 1.283.251 inscritos candidatos inscritos até as 19 horas desta segunda-feira (19), data de abertura do prazo de inscrição. O prazo vai até as 23h59 desta quinta-feira (22) pelo sisu.mec.gov.br. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
De acordo com balanço parcial, São Paulo, com 156.385, é o estado que teve o maior número de inscritos até agora. Em seguida, aparece Minas Gerais, com 156.170 inscritos.
O Sisu usa, para fazer a seleção para as vagas, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, disponibilizadas na última terça-feira (13). No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.
Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem. Cada candidato poderá escolher duas opções de vagas em qualquer instituição participante.

O PAPA FRANCISCO ANUNCIA VIAGEM A BOLÍVIA,PARAGUAI E EQUADOR ESTE ANO AINDA.


Evo Morales diz que ele irá à Bolívia em julho; datas não foram divulgadas.
Chile, Argentina e Uruguai estão nos planos para 2016, segundo pontífice.

Da France Presse
O Papa Francisco fala aos jornalistas que o acompanham durante voo de volta a Roma, após visita às Filipinas, na segunda-feira (19) (Foto: AFP Photo/Giuseppe Cacace)O Papa Francisco fala aos jornalistas que o acompanham durante voo de volta a Roma, após visita às Filipinas, na segunda-feira (19) (Foto: AFP Photo/Giuseppe Cacace)
O papa Francisco anunciou, nesta segunda-feira (19), que visitará a Bolívia, o Paraguai e o Equador em 2015, em declarações à imprensa que o acompanha no voo de volta do Sri Lanka e das Filipinas.
"Tenho o projeto de visitar a Bolívia, o Paraguai e o Equador este ano", afirmou o papa argentino, sem revelar as datas de sua viagem à América Latina.
Segundo antecipou nesta segunda-feira o presidente boliviano, Evo Morales, o pontífice viajará em julho para a Bolívia, embora não tenha especificado quantos dias ficará no país.
"Em 2016 tenho o projeto, mas não é nada certo, de visitar Chile, Argentina e Uruguai", acrescentou o Papa diante dos cerca de 70 jornalistas que o acompanharam em seu giro de seis dias por Sri Lanka e Filipinas, onde celebrou no domingo a missa mais multitudinária da história recente da Igreja.
Na conversa com a imprensa, Francisco contou que este ano está programando visitar também Estados Unidos e México.

GOVERNO DE PERNAMBUCO CONFIRMA SEGUNDA MORTE EM REBELIÃO DENTRO DE PRESÍDIO NO RECIFE.


Além do sargento da PM, detento também morreu nesta segunda-feira.
Outros 29 presos ficaram feridos no Complexo Prisional do Curado.

Do G1 PE
Equipe do IML recolhe corpo, após rebelião no Complexo Prisional do Curado, no Recife (Foto: Luna Markman / G1)Equipe do IML recolhe corpo, após rebelião no Complexo Prisional do Curado, no Recife (Foto: Luna Markman / G1)
A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirmou que duas pessoas morreram na rebelião ocorrida nesta segunda-feira (19), no Complexo Prisional do Curado, no Recife. Além do sargento da PM Carlos Silveira do Carmo, 44 anos, a segunda vítima fatal foi o detento Edvaldo Barros da Silva Filho. Além disso, 29 presos ficaram feridos e foram atendidos em unidades de saúde da capital e dentro do próprio presídio.
A nota da Secretaria informa ainda que a rebelião foi controlada no final da tarde -- veja a íntegra da nota ao final da reportagem. Pela manhã, os presos realizaram ato pacífico no qual cobraram mais agilidade da Justiça no andamento dos processos.
O tumulto teve início no começo da tarde. Foram ouvidos disparos e barulhos de bomba. Por volta das 15h, um helicóptero da Secretaria de Defesa Social sobrevoou a área e teria efetuado alguns disparos.
Até o momento, nenhuma lista com os nomes dos presos feridos foi disponibilizada para os parentes, que aguardam perto do portão principal do complexo. O Batalhão de Choque continua dentro da unidade e ainda há feridos sendo socorridos pelas equipes médicas.

KEPLER DEVE INICIAR BUSCAR POR SINAIS DE VIDA EXTRATERRESTRE EM EXOPLANETA.

 por  | 

Foto: University of Puerto Tico at Arecibo
Representação artística do planeta EPIC 201367065-d, que orbita uma estrela anã-vermelha, a 150 anos-luz da Terra Imagem: University of Puerto Tico at Arecibo
Uma descoberta épica acaba de ser feita pela missão K2, a segunda fase de operações do satélite Kepler, da Nasa.
Trata-se do primeiro exoplaneta a ser encontrado que permitirá a busca efetiva por sinais de vida em sua atmosfera.
O EPIC 201367065-d tem um diâmetro cerca de 50% maior que o da Terra e completa uma volta em torno de sua estrela-mãe a cada 44,6 dias terrestres.
A grande vantagem, contudo, é a distância que a estrela EPIC 201367065 guarda de nós: cerca de 150 anos-luz. Isso é perto o suficiente para que possamos aplicar a tecnologia atual para estudar diretamente a atmosfera desse mundo. E isso, por sua vez, pode carregar pistas da existência de vida.
Na missão K2, a cada 80 dias, uma região do céu é escolhida e a prioridade é a análise das estrelas mais próximas. Na prática, agora começamos a buscar de fato planetas que iremos estudar a fundo nos próximos anos. O que nos leva à estrela EPIC 201367065. Ela é uma anã vermelha, um astro com cerca de metade do diâmetro do nosso Sol.
Menos quente e luminosa, portanto, o que significa que a chamada zona habitável fica bem mais perto dela do que acontece no Sistema Solar. Segundo os cálculos dos astrônomos, o terceiro planeta do sistema recebe aproximadamente 50% mais radiação de sua estrela que a Terra ganha do Sol.

GOVERNO ANUNCIA ALTA DE IMPOSTOS E GASOLINA VAI SUBIR R$ 0,22.

NESTA SEGUNDA-FEIRA (19)
Folhapress | TN

Ministro da Fazenda disse, em coletiva de imprensa, quatro medidas para o ajuste das contas públicas

ministro
Em entrevista a imprensa, Joaquim Levy anunciou quatro medidas
AGÊNCIA BRASIL
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou nesta segunda-feira (19) uma série de aumentos de impostos, que devem incrementar o caixa do governo em R$ 20 bilhões neste ano. O pacote incluiu a volta daCide (tributo regulador do preço de combustíveis, zerada desde 2012) e aumento de PIS/Cofins sobre a gasolina. Juntos, a alta desses tributos representará uma arrecadação de R$ 12,2 bilhões.
A alta nos impostos sobre a gasolina será de 22 centavos sobre o litro, e de 15 centavos para o litro do diesel. O repasse para os preços dependerá de decisão da Petrobras, disse Levy. "Não tenho envolvimento com política de preço da Petrobras", disse.

VIÇOSA DO CEARÁ SERÁ SEDE DA 17ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS


A cidade de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, sediará a 17ª Romaria da Terra e das águas, organizada pela CPT - Comissão Pastoral da Terra do Ceará.  O Evento acontecerá  no dia 02 de agosto deste ano (2015), com o tema: "Territórios: povo irmão, terra e água em nossas mãos".  

Durante o percurso de preparação, a  Diocese de Tianguá, assim como as demais dioceses do Ceará,  irá realizar encontros de formação sobre a temática da Romaria, a fim de promover um serviço pastoral voltado para as questões que envolvem diretamente a vida dos camponeses e demais aspectos da vida em territórios.

A última Romaria foi realizada em agosto de 2013 na cidade de Sobral e reuniu cerca de quase 17 mil pessoas vindas  das vária regiões do Ceará. 

A Romaria

Por Thiago Valentim - CPT Ceará

DILMA ESTÁ INDIGNADA COM EXECUÇÃO DE TRAFICANTE MAIS NÃO SE INDIGNA COM MILHARES DE BRASILEIROS QUE MORREM VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA NO BRASIL


Em nota divulgada neste sábado (17), o Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma Rousseff está “consternada e indignada” com a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira na Indonésia. O embaixador do Brasil em Jacarta, Paulo Alberto da Silveira Soares, será chamado para consultas.
Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. O Itamaraty informou que não há data prevista para o retorno de Paulo Alberto da Silveira Soares ao Brasil.
“A presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 horário de Brasília na Indonésia”, afirmou o Planalto. Moreira, de 53 anos, foi condenado à morte por tráfico de drogas.