
Na sessão de ontem, juízes do TRE reformaram decisão anterior e garantiram a candidatura do vereador John Monteiro
FOTO: KLEBER GONÇALVES
As duas maiores coligações que disputam o Governo do Estado têm protagonizado uma intensa luta jurídica no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Até ontem, as denúncias feitas ao Juizado Auxiliar da Propaganda Eleitoral já resultaram num total de 25 representações motivadas por propagandas irregulares e em mais 75 com acusações de conduta vedada, algumas através da Internet.
Nos últimos dias, o número de denúncias também aumentou significativamente. Até o começo de agosto, o juizado havia recebido148 petições e, 12 dias depois, o número já chegou a 574, mas a maioria não chegou a se transformar em representação, momento em que é necessário o julgamento.
Do total de petições, 78 foram arquivadas por retirada da irregularidade e outras 145 ainda estão no Ministério Público Eleitoral aguardando o parecer. A recordista das irregularidades questionadas foram as pinturas em muro, mas também houve denúncias contra carros de som, propaganda em rádio, uso indevido de banners
No que se refere às representações, enquanto a coligação de apoio à candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) tem insistido, principalmente, no questionamento às ações de sites e perfis institucionais mantidos pelo Governo do Estado nas redes sociais, a coligação de Camilo Santana (PT) tem entrado com representações baseadas em acusações de propaganda irregular.