Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de junho de 2014

SALA SOCIAL:PRISÃO DE MORADOR DE RUA NOS PROTESTOS COMPLETA UM ANO.


Rafael Viera (Anistia Internacional)
Rafael Vieira, de 25 anos, foi condenado a cinco anos de prisão e cumpre sua sentença em Bangu 5
Rafael Braga Vieira, de 25 anos, completa nesta sexta-feira um ano de prisão. Até hoje, ele é a única pessoa julgada e condenada por crime relacionado a protestos no Brasil. Vieira é negro, morava na rua e usava crack.
Sua detenção ocorreu após a manifestação do dia 20 de junho de 2013, quando milhares de pessoas tomaram o centro do Rio de Janeiro no embalo dos protestos contra o aumento das passagens de ônibus.
Ele levava consigo duas garrafas de produtos de limpeza - água sanitária e desinfetante Pinho Sol - consideradas "artefato explosivo ou incendiário" pela polícia e pelo juiz responsável pelo caso.
Vieira afirma que não participava do protesto e não tinha relação com os manifestantes.
De acordo com a sentença, ele deve cumprir ainda mais quatro anos no presídio de Bangu 5, no Rio de Janeiro, onde divide cela com outros 70 detentos. Por dia, tem direito a duas horas de sol no pátio da prisão.
Procurado, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, responsável pelo caso, não respondeu aos chamados da BBC Brasil por telefone e e-mail.
A Polícia Militar do Estado, em nota, informou que "está presente em toda e qualquer manifestação garantindo o direito constitucional. Se houver atos de vandalismo, dano ao patrimônio público ou qualquer ação criminosa, as pessoas serão detidas e conduzidas para as delegacias".

RELATÓRIO ENTREGUE À FIFA ADVERTE PARA RISCO DE MAIS VIOLÊNCIA EM PROTESTOS.



O protesto realizado em São Paulo na quinta-feira foi a manifestação "que mais causou transtornos" desde o início da Copa do Mundo, segundo um relatório de inteligência feito por agentes de segurança à serviço da Fifa, ao qual a BBC Brasil teve acesso.
O documento, produzido por agentes de segurança privados contratados pela Fifa, diz também que o resultado do ato indicaria falhas no esquema de segurança local. Afirma ainda que o episódio pode ser um sinal de que os próximos protestos podem se tornar violentos.

A Polícia Militar só entrou em ação no final da manifestação, quando mascarados vandalizaram concessionárias de veículos e bancos.Na ocasião do protesto, autoridades de São Paulo optaram pela estratégia de não enviar forças policiais para acompanhar a manifestação de perto.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira que a estratégia será diferente nos próximos protestos. "A estratégia vai ser revista pela polícia e ela estará presente", disse ele em entrevista a veículos de imprensa no interior de São Paulo.

ZEBRA PASSEIA DE NOVO E COSTA RICA BATE ITÁLIA


Após surpreenderem o Uruguai, costarriquenhos vencem mais uma vez e estão nas oitavas da Copa; Inglaterra é eliminada
Bola cabeceada por Bryan Ruiz cruzou a linha do gol defendido por Buffon / Javier Soriano/AFPBola cabeceada por Bryan Ruiz cruzou a linha do gol defendido por BuffonJavier Soriano/AFP
Se tem uma seleção que pode ser considerada a grande surpresa desta Copa do Mundo, ela é a Costa Rica. Após derrotarem o Uruguai na estreia pelo torneio, de virada, os costarriquenhos aprontaram mais uma vez: eles venceram a Itália por 1 a 0, nesta sexta-feira, em Pernambuco, com um gol definido por meio da nova tecnologia que aponta quando a bola ultrapassa a linha, e asseguraram a classificação para as oitavas de final.

O resultado, de quebra, eliminou a Inglaterra da Copa. Já a Itália ficou com três pontos e agora vai decidir seu futuro contra o Uruguai, que também soma o mesmo número de pontos.

A JORNALISTA MEXICANA É ASSEDIADA POR FÃS NO RIO DE JANEIRO.


A bela Tania Rincon causou alvoroço nesta sexta em Copacabana ao ser reconhecida
Tania Rincón em Copacabana / Romulo Tesi/Portal da BandTania Rincón em CopacabanaRomulo Tesi/Portal da Band
A apresentadora de TV mexicana Tania Rincon por pouco não consegue trabalhar nesta sexta-feira, tamanho o assédio sobre ela em Copacabana. Na orla do Rio de Janeiro, na altura de onde está instalada a Fan Fest, a bela jornalista tentava gravar, mas era constantemente interrompida pelos fãs, sobretudo mexicanos, que a reconheciam e pediam uma foto ao lado da musa.

Mesmo os brasileiros que não conheciam Tania pediam uma “selfie” com ela, aumentando o alvoroço.

CEARÁ TERÁ NOVA LINHA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

O Lote E prevê quatro linhas de transmissão, com uma delas partindo de Quixadá, a 167 quilômetros da Capital


Quixadá-Açu III
A previsão para que o equipamento entre em operação comercial é de 36 meses. A linha Quixadá-Açu III, de 500 kV, terá 241 quilômetros, interligando a cidade cearense ao município potiguar
FOTO: DIVULGAÇÃO
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou o resultado do Leilão de Transmissão nº 01/2014, que teve, dos oito lotes arrematados, um incluindo o Ceará. O Lote E prevê quatro linhas de transmissão, com uma delas partindo de Quixadá, com previsão de entrada em operação comercial de 36 meses. A espanhola CYMI Holding S.A foi a vencedora do lote, que conta com três linhas no Rio Grande do Norte. A linha Quixadá-Açu III, de 500 kV, terá 241 quilômetros, interligando Quixadá ao município potiguar. O lote teve o segundo maior deságio entre os oito arrematados, com valor 23,24% inferior aos 63,6 milhões estabelecidos em edital de Receita Anual Permitida. O valor ficou em R$ 48,8 milhões.
A RAP é a receita anual que a transmissora terá direito pela prestação do serviço público de transmissão aos usuários, a partir da entrada em operação comercial das instalações. De acordo com a Aneel, o valor da RAP é aquele obtido como resultado do leilão, com atualização anual pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e revisão a cada cinco anos, nos termos do contrato de concessão.

EQUADOR VENCE HONDURAS DE VIRADA POR 2 A 1 NA ARENA DA BAIXADA EM CURITIBA.

NA ARENA DA BAIXADA
Estadão Conteúdo | jocc

O Equador joga tudo agora diante da França, no Maracanã, na quarta-feira (25), a partir das 17hs.

JOGO HONDURAS
FOTO: REUTERS
Em partida pelo grupo E realizada nesta sexta-feira (20) na Arena da Baixada em Curitiba, o Equador conseguiu vencer Honduras de virada por 2 a 1, com dois gols de Enner Valencia, que com isso virou artilheiro do Mundial, ao lado de Benzema, Robben, Van Persie e Müller, todos com três gols.

Com a vitória do Equador, o Grupo E ficou totalmente embolado, principalmente na briga pela segunda vaga às oitavas. Apesar de vencer seus dois jogos, o segundo em goleada por 5 a 2 sobre a Suíça, a França não garantiu sua classificação. Tanto Equador, quanto Suíça e até Honduras chegam à ultima rodada com chances de classificação para as oitavas.

O jogo

O meia hondurenho Claros fez a primeira falta em Antonio Valencia com apenas 10 segundos de jogo. Em dois lances muito rápidos, os ataques das duas equipes levaram perigo aos adversários. Primeiro com o Equador, com jogada rápida de Caicedo, que viu Montero solto pela esquerda. O meia cruzou e o zagueiro Bernardéz afastou.

Até os 20 primeiros minutos da partida, o público da Arena da Baixada, que ainda não tinha visto um gol na Copa, começou a vaiar as duas equipes. Mas, de repente, no minuto seguinte, Enner Valencia recebeu sozinho, em falha da defesa hondurenha, e saiu na cara do gol de Valadares. Na hora de concluir, o atacante chutou por cima da trave, na chance mais clara do confronto até então.

Mas aos 30, Honduras aumentou a pressão e abriu o marcador em jogada rápida. Aos 33, o Equador respondeu rápido ao gol de Honduras. Em cruzamento fraco de Paredes, a defesa hondurenha não cortou e Enner Valencia completou para o gol, sem chance para Valadares. Com o empate, o jogo pegou fogo e as duas equipes continuavam se expondo na busca pela vantagem.

EUNÍCIO OLIVEIRA:PROBLEMA NA SEGURANÇA DO CEARÁ É DE GESTÃO DO GOVERNO.
















O senador e pré-candidato ao governo Eunício Oliveira (PMDB-CE), empresário no ramo da segurança privada, disse ontem que se quisesse ficar ainda mais rico com o aumento da violência no Ceará continuaria a apoiar a gestão do governador Cid Gomes (Pros).

“Seria absurdo alguém que quisesse que o problema da violência piorasse. Se eu quisesse, iria apoiar o que está aí”, afirmou Eunício no programa Debates do Povo, da rádio O POVO/CBN, ao ser questionado se não prejudicaria seu lucro empresarial ao tentar diminuir os índices da criminalidade, promessa que vem fazendo.

Eunício citou o exemplo de Pernambuco, estado governado até abril passado pelo pré-candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, para afirmar que o problema da segurança no Ceará é de gestão.

“(No Ceará) houve acréscimo de investimento, houve incremento na economia, mas houve um acréscimo violento dos assassinatos. Enquanto no Pernambuco, com um gasto menor do que o feito no Ceará, os índices decresceram em 26%”, disse Eunício.

CEARENSE DOA INGRESSO PARA JOVEM CARENTE E DESTACA:"FALTA AMOR NO MUNDO".

 por  | jocc

Ítalo recebeu o ingresso na manhã desta sexta-feira (20) (Foto: Arquivo Pessoal)
Ítalo recebeu o ingresso na manhã desta sexta-feira (20) (Foto: Arquivo Pessoal)
Em meio à caça por ingressos para os jogos da Copa do Mundo, uma atitude bondosa chamou a atenção nos grupos de compra e venda de bilhetes em Fortaleza. Um homem buscava um jovem carente para doar uma entrada de Grécia x Costa do Marfim, partida que será realizada na próxima terça-feira (24), na Arena Castelão. O felizardo foi Ítalo Alves Lima, de 17 anos.
O doador, Daniel Pessoa, contou que a decisão de ajudar um jovem carente partiu do cenário visto nos outros jogos na Capital. “Essa atitude me veio a partir da situação que vi em outros jogos da Copa. Olhei para os lados e só vi pessoas com grande poder aquisitivo. Isso me causou a vontade de ajudar”, disse o juiz arbitral.
Daniel anunciou, em um grupo de negociação de ingressos, que estava disposto a doar a entrada. Então, diversas indicações apareceram, mas a história de Ítalo foi a que mais chamou a atenção. “Ele é uma pessoa que quer vencer na vida. Apesar de ser jovem, ele que sustenta a família“, ressaltou. O garoto trabalha em um mercantil do bairro Jangurussu e mora com a mãe e um irmão mais novo.
A entrega foi feita na manhã desta sexta-feira (20). Além do ingresso, Daniel deu R$ 50 para que o jovem possa gastar no estádio. “Cheguei às 7h30, e ele já estava esperando desde as 6h. Ele ficou muito feliz”, relatou. “A Copa é para quem tem dinheiro. Fiz isso em um jogo singelo, mas ele terá a oportunidade de ir a um jogo de Copa do Mundo“, completa Daniel.

PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF SANCIONA LEI GRANTE PISO SALARIAL NACIONAL PARA AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS DE TODO O BRASIL.


A presidente Dilma Rousseff sanciono o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que institui o piso salarial nacional de um mil e quatorze reais para os agentes de saúde e de endemias.

Para alcançar esse montante, a União poderá complementar, em até 95% do total, os valores pagos pelos poderes estaduais e municipais a esses profissionais.

A medida foi estabelecida por meio da Lei nº 12.994, de 17 de junho de 2014, e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

Além da formalização do valor mínimo para salário, o texto especifica que os profissionais irão trabalhar 40 horas semanais exclusivamente em ações e serviços de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias em prol das famílias e comunidades assistidas.