Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

SOBE PARA 21 NÚMERO DE MORTOS PELA CHUVAS NO ES.

 

Mais duas mortes em Baixo Guandu e uma em Colatina foram anunciadas.
Mais de 48 mil estão fora de suas casas, no balanço anterior eram 50 mil.

Do G1 ES/jardim das oliveiras camocim ceara

Bairro Pontal das Garças alagado por águas da chuva, em Vila Velha, Espírito Santo. (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)Bairro Pontal das Garças alagado por águas da
chuva, em Vila Velha (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)
Sobe para 21 o número mortos em decorrência da chuva que ocorre em praticamente todo o Espírito Santo. Segundo o comando da Defesa Civil Estadual, às 18h58 desta quarta-feira (25), foram confirmadas  quatro mortes em Baixo Guandu, uma em Barra de São Francisco, seis em Colatina, uma em Domingos Martins, oito em Itaguaçú e uma em Nova Venécia.
Reduziu o número de pessoas que ainda estão em abrigos ou casas de parentes e amigos. Até o início desta tarde, mais de 48 mil estavam fora de suas casas. No balanço anterior, o número chegou a quase 50 mil. A Defesa Civil informou que o levantamento do número de pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica.

TRABALHADORES DENUNCIAM FAZENDEIRO PRO TRABALHO ESCRAVO NO SUL DO TO.


Eles estão em Gurupi após fugirem de fazenda em Lagoa da Confusão.
Um deles mostra marcas nas costas e diz que levava chibatadas.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera/jardim das oliveiras camocim ceara

Os dois trabalhadores dizem que fugiram de uma fazenda porque estavam sendo tratados como escravos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Os dois trabalhadores dizem que fugiram de uma
fazenda porque estavam sendo tratados como
escravos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Em Gurupi, sul do Tocantins, dois homens denunciaram um fazendeiro de Lagoa da Confusão de submetê-los a um trabalho semelhante à escravidão. Por causa do medo, os trabalhadores preferiram não se identificar. Eles estão no município há 13 dias, depois que saíram da fazenda.
"Às vezes ele dava uma lona para forrarmos em cima do caminhão e outras vezes a gente dormia embaixo do caminhão", disse um deles. Eles vieram de Minas Gerais. Ao chegarem à fazenda, contam que tiveram que trabalhar até no período noturno. Um deles, mostra marcas nas costas e diz que foi agredido. "Carregávamos a madeira nas costas e quando nós não aguentávamos, eles nos batiam".

PAPA FRANCISCO PEDE PAZ NO MUNDO EM BÊNÇÃO DE NATAL.

Agência Brasil | jardim das oliveiras camocim ceara

Na primeira mensagem de Natal como papa, Francisco se referiu em particular à Síria, ao Sudão do Sul, ao Iraque, a Israel, à Palestina e à República Centro-Africana

O papa Francisco pediu nesta quarta-feira (25) na tradicional benção Utbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo, em latim), na varanda central da Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália, que seja restituída a paz no mundo. O pontífice se referiu em particular à Síria, ao Sudão do Sul, ao Iraque, a Israel, à Palestina e à República Centro-Africana. Na primeira mensagem de Natal como papa, Francisco disse que as guerras destroçam vidas e causam sofrimento. Ele pediu que haja paz nos lugares do mundo assolados pela violência.










Papa também fez alusão ao conflito na República Centro-Africana, que, segundo ele, é frequentemente esquecido pelos homens FOTO: Reuters
Para milhares de pessoas na Praça de São Pedro, o primeiro papa latino-americano disse que o conflito na Síria, entre o regime do presidente Bashar Al Assad e grupos oposicionistas, estimulou ódio, a vingança e destruiu muitas vidas. "Rezemos ao Senhor para que o amado povo sírio se veja livre de mais sofrimentos e que as partes em conflito ponham fim à violência, garantindo o acesso à ajuda humanitária", pediu o pontífice.

IVAN PEREIRA DE CARVALHO-O PRIMEIRO PADRE FILHO DE CAMOCIM CEARÁ.


Se vivo fosse, no próximo 03 de dezembro de 2013, IVAN PEREIRA DE CARVALHOcompletaria 80 anos de ordenação sacerdotal. Segundo o 2º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes (1931-1961),, o mesmo foi ordenado a "3 de dezembro do corrente anno de 1933, celebrou a sua primeira missa cantada nessa parochia a 8 do mesmo mez". Como uma vez padre, sempre padre, seria importante que se lembrasse desse camocinense que se constituiu no "primeiro sacerdote filho de Camocim" conforme nos diz o documento. Embora que para a grande maioria dos camocinenses vivos, a  lembrança do Professor Ivan tenha sido como educador, à frente do antigo Colégio Estadual Padre Anchieta, o Padre Ivan  filho de Luciano Pereira da Luz e Amélia de Carvalho Pereira, nascido na Rua 24 de maio no dia 08/11/1909, teve também uma trajetória muito interessante. Senão Vejamos: 

[...] Em 1924 ingressou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde cursou o segundo e o terceiro anos ginasiais. Em 1925, foi transferido para o Seminário de Sobral onde cursou o quarto e quinto ano ginasiais. Terminado o primeiro grau, voltou a estudar em Fortaleza em 1927, onde cursou o primeiro e o segundo anos de Filosofia no Seminário da Prainha. Nos anos de 1929, 30, 31, 32 e 33, cursou Teologia Moral e Dogmática. Em 03 de dezembro de 1933, recebeu as Ordens de Presbítero das mãos de D. José Tupinambá da Frota, na Igreja Catedral da cidade de Sobral.-CE. Em 1934, aos 26 anos, foi nomeado vigário e assumiu a Paróquia de Palmas, hoje Coreaú, onde permaneceu como Ministro da

CAMOCIM-CE NO INÍCIO DO SÉCULO XX-POR SOUZA LIMA.


Capa do Livro "Adolescência na Selva" de Souza Lima

Na minha última viagem ao Rio de Janeiro, o amigo Olivar (Vavá), embaixador deCamocim na antiga capital da República já me esperava com uma novidade: o livro“Adolescência na Selva” de João Evangelista de Souza Lima (Souza Lima). Trata-se de um livro de memórias do autor, notadamente do tempo de criança vivido na cidade até o ano de 1915. No entanto, o autor narra ainda a trajetória de sua família no antigo território do Acre nos seringais

3ª- CIA/3º- BPM,CONCRETIZA A "CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO", COM DISTRIBUIÇÃO DE VÁRIAS CESTAS BÁSICAS.



"Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
"O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. (Mt 25, 37.40)