Powered By Blogger

terça-feira, 22 de setembro de 2015

ADOLESCENTES BRASILEIRAS ENTREGAM DECLARAÇÃO DAS MENINAS NA ONU.

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
Duas estudantes do ensino médio da rede pública, a carioca Luiza, do estado do Rio de Janeiro, e Irlane, do estado do Maranhão, de 17 anos, vão representar o Brasil na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), onde entregarão a líderes mundiais a Declaração das Meninas. Elas participaram do projeto Essa é Minha Vez!, da organização não governamental (ONG) de origem inglesa Plan International Brasil, que atua na defesa dos direitos da infância. Elas viajam amanhã (23) à noite para Nova York, nos Estados Unidos. O objetivo é pedir aos governos que coloquem as reivindicações das meninas na agenda do desenvolvimento sustentável que será apresentada esta semana, disse hoje (22) à Agência Brasil o gerente de Estratégias de Programa da ONG, Gabriel Barbosa.
Irlana e Luiza
Irlana (de blusa branca e casaco rosa) e Luiza (de casaco azul), duas estudantes do ensino médio da rede pública, vão representar o Brasil na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), onde entregarão a líderes mundiais a Declaração das Meninas Divulgação/Plan International Brasil























Esta é a primeira vez que essa declaração é feita. Luiza e Irlane foram escolhidas entre 86 meninas de todo o país. Os sobrenomes das estudantes, bem como os nomes das escolas onde estudam, não foram revelados devido à política de proteção infantil da ONG. “A emoção é grande, a felicidade é grande, porque eu gosto de saber que a minha voz vai ser ouvida. Quando eu falo, não falo somente por mim, mas por todas as meninas do Brasil”, afirmou Luiza. “Significa que eu vou estar levando vozes de outras meninas, vou ajudar a declaração que nós, meninas, fizemos. Vamos defender  isso nas Nações Unidas  e conhecer a realidade de outros países. É de suma importância para mim e para o Brasil”, acrescentou Irlane.

ESTUDANTE É AGREDIDA COM ESTILETE DENTRO DA ESCOLA NO PARQUE SANTA MARIA EM FORTALEZA-CE.

Vítima recebeu 16 pontos no rosto e mais cinco no corpo

Foto: Isis Cidade/TV Cidade
Uma adolescente sofreu vários ferimentos com estilete, após uma briga dentro de um banheiro da Escola de Ensino Fundamental Bárbara de Alencar, no bairro Parque Santa Maria, em Fortaleza. A confusão ocorreu na tarde da última segunda-feira (21). 
A vítima, que tem 14 anos, disse que estava no banheiro, quando a agressora, uma adolescente com 15 anos, aproximou-se e teria a empurrado. A estudante teria vingado o empurrão com outro. Em seguida, ambas começaram a brigar, até outras estudantes se aproximarem e separarem as duas. 

APÓS IMPASSE,AZUL VOLTA ATRÁS E MANTERÁ VOOS REGULARES PARA PARNAÍBA-PI.

A Azul Linhas Aéreas decidiu que permanecerá com os voos com destino á Parnaíba. A confirmação foi dada ao secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, pelo gerente institucional da companhia, Ronaldo Veras. Ainda nesta segunda-feira, o governador Wellington Dias, entrou em contato com o secretário Flávio Nogueira para que o mesmo buscasse entendimentos junto à empresa e à Infraero para que a companhia pudesse continuar operando os voos no Estado.

(Foto: Divulgação)
Segundo o secretário, todos os voos que estão na rota da cidade permanecerão. Um novo encontro para discutir o assunto foi agendado para esta quinta-feira, entre o secretário e representantes da empresa, em São Paulo.
O secretário comemorou a decisão da empresa e destacou a importância da atuação da companhia aérea no fortalecimento do turismo piauiense. “O governador Wellington Dias nos solicitou que entrássemos em contato com os representantes da empresa e também com a Infraero para chegarmos a um entendimento. Com a decisão da empresa em permanecer no Piauí, não perderemos esse foco indutor do nosso turismo. Acabar com os voos, seria um passo atrás”, avaliou ele, destacando que a empresa garantiu ainda que, em fevereiro, as atuais aeronaves que operam na rota de Parnaíba serão substituídos por aeronaves de maior porte.

CARTEIRA DE IDENTIDADE DEVEM SER ATUALIZADAS A CADA 10 ANOS.

826d795ff6877f5397de32a1d95c8ad3

Possuir o Registro Geral (RG) muito antigo pode gerar aborrecimentos para quem vai viajar ou resolver negócios em bancos. Apesar da Lei brasileira não estipular prazo de validade para o documento, muitos órgãos passaram a exigir a atualização a cada 10 anos. O objetivo principal é evitar fraudes.
A empresária Socorro Sobreira enfrentou problemas devido a identidade estar bastante antiga. Ela tentou fazer uma transação bancária, mas acabou não conseguindo devido a situação do documento.
“Disseram que a minha identidade estava ilegível e que eu tinha que tirar uma identidade nova, uma segunda via que tivesse todas as informações, porque a minha, por ser muito antiga, não tinha o CPF junto e estava realmente ilegível porque já era bem velhinha”, falou a empresária.
De acordo com Ticiana Rego, responsável por viagens internacionais de uma agência de viagens de Teresina, muitas pessoas já enfrentaram problemas em outros países por andar com o documento antigo. Ela dá orientações para que as pessoas evitem esse tipo de situação.

COLÔMBIA E VENEZUELA CHEGAM A ACORDO PARA NORMALIZAR RELAÇÕES.


Presidentes concordaram em 'normalização progressiva' da fronteira.
Diálogo diplomático foi restabelecido durante encontro no Equador.

Da France Presse
Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, do Uruguai, Tabaré Vazquez, do Equador, Rafael Correa, e da Colômbia, Juan Manuel Santos (a partir da esquerda), se cumprimentam após encontro em Quito, na segunda (21), no qual Venezuela e Colômbia chegaram a acordo sobre suas fronteiras (Foto: AFP Photo/Juan Cevallos)Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, do Uruguai, Tabaré Vazquez, do Equador, Rafael Correa, e da Colômbia, Juan Manuel Santos (a partir da esquerda), se cumprimentam após encontro em Quito, na segunda (21), no qual Venezuela e Colômbia chegaram a acordo sobre suas fronteiras (Foto: AFP Photo/Juan Cevallos)
Colômbia e Venezuela concordaram, nesta segunda-feira (21), em restabelecer o diálogo diplomático e a "normalização progressiva" da fronteira, ao término de um encontro em Quito, no Equador, dos presidentes Nicolás Maduro e Juan Manuel Santos.
Os presidentes de Colômbia e Venezuela chegaram a um acordo sobre "o retorno imediato dos respectivos embaixadores (...) e a progressiva normalização da fronteira", segundo a declaração conjunta lida pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, que facilitou o encontro Santos-Maduro.
O governante equatoriano e seu colega uruguaio, Tabaré Vázquez, mediaram o encontro entre Santos e Maduro, que se estendeu por cinco horas e terminou com um convênio que parece pôr fim à crise bilateral que explodiu em 19 de agosto.

APÓS VISITAR CUBA, O PAPA FRANCISCO CHEGA AOS ESTADOS UNIDOS.


Papa concluiu visita a Cuba nesta terça.
Nos EUA, o pontífice falará no Congresso e na ONU.

Do G1, em São Paulo

O Papa Francisco chegou por volta das 16h45 desta terça-feira (22) à base Andrews, no estado norte-americano de Maryland, que serve a capital Washington. O Papa foi recebido pelo presidente americano Barack Obama, acompanhado da primeira-dama Michelle e suas duas filhas, em sua primeira visita ao país. Em seguida, ele cumprimentou bispos, inclusive o cardeal Donald Wuerl, da arquidiocese de Washington, e recebeu flores de crianças.

O pontífice deixou a base naval em um Fiat 500 com uma placa SCV-1, que é usada em diferentes veículos para identificar o Papa Móvel. A abreviação "SCV" significa "estado da Cidade do Vaticano".

COELCE CORTA ENERGIA DE PREFEITURAS DO ESTADO DO CEARÁ POR NÃO PAGAMENTO DE FATURAS.

Em nota, o órgão informou que somente tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiõesimagens cedida pelo google
A Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) cortou a energia das unidades das Prefeituras de Chaval, Santana do Cariri, Missão Velha e Auiaba, nesta terça-feira, 22. De acordo com o órgão, a ação é devido ao não pagamento de faturas por parte dos municípios.

Em nota, a Coelce informou que somente tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiões. Conforme a Companhia, os valores só podem ser divulgados pelas próprias prefeituras.

O POVO Online tentou entrar em contato com as prefeituras, mas as ligações não foram atendidas.
CPI da Coelce
A Coelce será investigada, através de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Fortaleza, por possíveis problemas na prestação de serviço. A criação da CPI foi publicada no Diário Oficial do Município de Fortaleza do dia 15 de setembro.
Redação O POVO Online

IPÊS APARECEM NAS VIAS E ANUNCIAM PRIMAVERA.

Oficialmente, a nova estação começa amanhã e aparece de forma tímida no Ceará, mas já pode ser observada

Vias movimentadas de Fortaleza, como vários pontos da Avenida Domingos Olímpio, ganham o colorido dos ipês amarelos ( Foto: JL Rosa )
Em meio ao trânsito e a correria do cotidiano, o colorido das flores dão o ar da estação e despertam atenção dos moradores de Fortaleza para a chegada da primavera. Surgem do chão de avenidas, espécies que embelezam as vias e surpreendem quem se acostumou a transitar pelas vias e se deparar apenas com galhos secos. Com início amanhã, mais aproximadamente às 5h20, segundo o calendário do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o período sazonal mais florido do ano se estenderá até o dia 21 de dezembro, quando chega o verão.
Na Capital, apesar de sutil, a primavera ganha espaço e conquista olhares. Faltando pouco para o início oficial, os ipês amarelos adiantam a estação e podem ser vistos em vários pontos da Avenida Domingos Olímpio. A leveza trazida pela floração se instaura ainda em parques e é convidativa para que moradores passeiem ao ar livre e promovam piqueniques, que podem ter como principal pano de fundo as belezas trazidas pela primavera.

ANISTIA INTERNACIONAL REPUDIA NOVELA DA GLOBO,POR USO INDEVIDO DO NOME DA INSTITUIÇÃO.

Em 'A Regra do Jogo', personagem de Alexandre Nero disse fazer parte do órgão para entrar em um presídio

FONTE:O DIA/TN
Rio - A Anistia Internacional divulgou um comunicado nesta terça-feira repudiando uma cena que foi ao ar na novela "A Regra do Jogo", exibida pela Globo, na noite de segunda. Na sequência, Romero Rômulo (Alexandre Nero) diz fazer parte da Anistia Internacional para entrar em um presídio, onde deixou objetos para a construção de uma bomba.
Personagem de Alexandre Nero diz ser da Anistia Internacional para entrar em presídio na novela 'A Regra do Jogo'
Foto: Divulgação
A instituição afirma que "a representação equivocada do trabalho de defensores de direitos humanos na novela tem sido explorada de forma irresponsável e contribui para criminalizar o mesmo".
A Globo afirma que "as novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade, como registramos ao final de cada capítulo. Ao recriar livremente situações que podem ocorrer na vida real, a dramaturgia busca apenas tecer o pano de fundo para suas histórias". 
Confira o comunicado na íntegra:
A Anistia Internacional manifesta total repúdio ao uso do nome da organização de maneira indevida no capitulo da novela A regra do jogo exibido nesta segunda feira. Ao entrar em um presídio de segurança máxima, o protagonista da novela, Romero Romulo, interpretado por Alexandre Nero, se apresenta como advogado de direitos humanos que estaria a serviço da Anistia Internacional. A representação equivocada do trabalho de defensores de direitos humanos na novela tem sido explorado de forma irresponsável e contribuindo para criminalizar o mesmo.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ RECORRE DA DECISÃO DE CENSURA A JUIZ ACUSADO DE CONCESSÃO IRREGULAR DE LIMINARES.

“O Ministério Público do Estado, por intermédio do procurador de justiça Miguel Ângelo de Carvalho Pinheiro, recorreu da decisão do Pleno do Tribunal de Justiça que aplicou pena de censura ao juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Francisco das Chagas Barreto, condenado por praticar desvios funcionais – entre eles a concessão irregular de liminares entre os anos de 2011 e 2013. O recurso foi motivado pelo fato da contagem do número efetivo de desembargadores do TJCE ter ocorrido em desconformidade com as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O CNJ tem decidido que, para fins de deliberação de instauração de processo administrativo disciplinar, bem como para afastamentos e aplicação de penalidades, a contagem para estabelecer a maioria absoluta de desembargadores deve excluir as cadeiras vagas em face de aposentadoria ou afastamento compulsório dos magistrados. O Pleno do TJ/CE conta com 43 desembargadores, sendo que deste total o desembargador Carlos Rodrigues Feitosa está temporariamente afastado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e a vaga do desembargador Francisco Sales Neto, aposentado compulsoriamente, ainda não foi preenchida. Dessa forma, seguindo orientação do CNJ, o total de membros componentes do Pleno do TJCE era,

ADOLESCENTE MORRE COM INFECÇÃO APÓS MAU USO DE ABSORVENTE INTERNO.

Nadadora de 13 anos teve síndrome do choque tóxico, uma infecção bacteriana rara, porém letal

IG
Estados Unidos - A nadadora Jemma-Louise Roberts, de 13 anos, morreu nos Estados Unidos depois de uma infecção grave causada pelo mau uso de absorvente interno. A adolescente desenvolveu a chamada síndrome do choque tóxico e não resistiu. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".
Jemma-Louise decidiu usar absorventes internos para continuar os treinos de natação durante o período menstrual. No começo, a jovem apresentou sintomas como vômitos, diarreia e febre alta. Ela foi levada ao hospital pelos pais e diagnosticada com norovírus, que causa problemas gastrointestinais e é contraído pela ingestão de alimentos crus manipulados por mãos infectadas. Os médicos a mandaram de volta para casa.
Jemma-Louise Roberts começou a usar absorvente interno para não interromper treinos de natação
Foto: Reprodução Facebook
Entretanto, os sintomas pioraram. Apenas no segundo hospital os médicos suspeitaram da síndrome do choque tóxico. A doença é uma grave infecção causada por uma bactéria que, normalmente, vive sem causar danos nos tecidos da pele, nariz ou boca.
Essa bactéria, porém, libera substâncias altamente tóxicas quando chegam à corrente sanguínea. Isso atinge tecidos internos e externos e órgãos internos vitais. 

JUIZ ACATA PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E PROÍBE PREFEITURA DE REPASSAR VERBAS PARA O CAMOFOLIA.

"...É que o Legislativo de Camocim é uma Marionete nas mãos do Executivo..." destaca a Promotoria. 

O Juiz Rogério Henrique do Nascimento, da Primeira Vara da Comarca de Camocim, acatou o pedido do Ministério Público, concedendo liminar determinando a prefeita Monica a se abster de liberar verbas para o patrocínio do Camofolia.

O Ministério Público, através dos promotores Evanio Perreira de Matos Filhos  e Paulo Henrique Trece, questionaram a lei aprovada pela Câmara, destinada a conceder  patrocínio financeiro para a realização do evento .

De acordo com os promotores, "o que causa espécie no presente caso é a ausência de previsão de valor especifico para o dito patrocínio e também a não indicação daquele que será beneficiário da despesa pública". Ainda de acordo com os promotores, a lei não se dignou a preencher estas duas lacunas, sem as quais o ato administrativo de instituição do patrocínio  " é nulo de pleno direito, visto que é noção basilar que toda despesa pública deve conter em si valor e destinatário especifico".