Técnicos brasileiros e japoneses gravarão desfiles do Rio no padrão 8K.
Sistema capta imagens 16 vezes mais nítidas que as atuais.
O carnaval 2013 será a plataforma de testes da primeira captação de imagens no padrão UHDTV (Ultra High Definition Television) em 8K, no Brasil, em uma coprodução da emissora japonesa NHK com a TV Globo, no Rio de Janeiro.
Essa tecnologia mostra imagens 16 vezes mais nítidas que o padrão atual de alta definição e tem o objetivo de dar ao telespectador uma sensação de "imersão", de estar dentro da tela. Não há previsão de quando TVs 8K estarão à venda em lojas.
O teste no Rio serve para aprender mais sobre a tecnologia. Em março, a NHK exibirá no Japão um programa sobre o UHDTV com imagens do 'making of' (bastidores) do carnaval brasileiro. A Globo prevê mostrar a experiência em feiras do setor.
A tecnologia UHDTV em 8K, também conhecida como Super Hi-Vision, está em desenvolvimento no Japão, sob a liderança da NHK. Ela permite reproduzir imagens com até 7.680 x 4.320 pixels (33,2 megapixels), que representa 16 vezes o número de pixels permitidos em uma imagem HD (High Definition) atual. "É como colocar na mesma imagem 16 telas de alta definição", compara Liliana Nakonechnyj, diretora de Engenharia de Telecomunicações e Afiliadas da TV Globo, que faz parte da coordenação dos testes junto à NHK.
Para ensaiar a TV do futuro, a NHK enviará 17 engenheiros e seis toneladas de equipamentos ao Sambódromo do Rio, onde serão captadas e exibidas imagens dos desfiles das escolas de samba do grupo especial. "Os desfiles têm um conteúdo de imagem com muitos detalhes e cores, importantes para mostrar novas tecnologias", nota Liliana.