Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

IV SC 01 - O ABASTECIMENTO D'ÁGUA DE CAMOCIM.


Jornal Brazil Livre. Agosto de 1925. Sobral-CE.

Desde 1925 que a Prefeitura de Camocim procurava dotar a cidade de um sistema de abastecimento de água.

O ano era 1925. O prefeito,Francisco Nelson Pessoa Chaves. A notícia era a publicação da Lei Nº 100, de 20 de agosto de 1925. Por esta lei, a  administração municipal aprovava e ampliava o contrato de abastecimento d'água da cidade com o concessionário Manoel Pinto Filho. Aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, a tal lei privilegiava o tal concessionário ou empresa desde que os mesmos organizassem o abastecimento d'água, inclusive do porto, o que demonstra a importância desse espaço de trabalho para a cidade. Interessante notar nesta lei a dispensa de caução por parte do concessionário, desde que o material usado para o abastecimento d'água não pudesse "ser transferido definitivamente a ninguém sem assistência do município". Este fragmento da lei dá pistas sobre um primeiro tipo de sistema de abastecimento, embora que a publicidade da lei no jornal sobralense Brazil Livre não ofereça mais detalhes sobre como o mesmo era feito, como por exemplo, se a

LITURGIA DIÁRIA.

DIA 5 DE SETEMBRO - SEXTA-FEIRA

XXII SEMANA DO TEMPO COMUM *
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5)
.

Oração do dia
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (1 Coríntios 4,1-5)
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
4 1 Que os homens nos considerem, pois, como simples operários de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.
2 Ora, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis.
3 A mim pouco se me dá ser julgado por vós ou por tribunal humano, pois nem eu me julgo a mim mesmo.
4 De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor.
5 Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece.
Palavra do Senhor.

PREFEITURA DE SOBRAL-CE.INICIA SELEÇÃO PÚBLICA PARA ASSISTENTES SOCIAIS E PEDAGOGO.

A Prefeitura de Sobral está com inscrições abertas, até o dia 10 de setembro, para Seleção Pública de Assistentes Sociais (4 vagas) e Pedagogo (1 vagas) e formação de cadastro de reserva para prestação de serviços temporários na execução do trabalho técnico social e pedagógico dos projetos habitacionais e de unidades sanitárias, desenvolvidos pela Secretaria de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente do Município. O salário bruto é de R$2.445,25.

Os interessados devem procurar a Casa do Cidadão, situada na Rua Cel. José Sabóia, Centro, portando os seguintes documentos: Cédula de identidade (RG); CPF; provas de quitação do serviço militar (se do sexo masculino) e das obrigações eleitorais; Diploma de conclusão do curso de Serviço Social e Pedagogia ou declaração de que encontra-se cursando o último semestre.

BRASILEIRO DIZ TER 126 ANOS E PODE SER O HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO.

Sem documento, idoso tirou uma certidão em que diz ter nascido em 1888

O homem mais velho do mundo pode ser um brasileiro que vive em Bauru, no interior de São Paulo. Ele é um ex-trabalhador rural que diz ter 126 anos. José Aguinelo caminha sozinho e não precisa de ajuda para se alimentar. Depois das refeições, não dispensa um cigarrinho. Ele nunca se casou, nem teve filhos. Veio do Nordeste, onde nasceu, para trabalhar em fazendas do interior de São Paulo.
Mariana Canassa, psicóloga do abrigo que ele vive, diz que ele conta que nasceu em um quilombo, lugar de refúgio de escravos: "Ele diz que começou a trabalhar desde criança. Trabalhava com o cultivo de mandioca, milho, arroz d´água, isso são histórias que ele relata”.
O idoso chegou ao abrigo em 1973. Na época, ele não tinha nenhum documento. Anos mais tarde, por questões legais, ele precisou apresentar uma certidão de nascimento e, para a surpresa de todos, ele disse que tinha nascido em 1888.

EX-PATROA DE MARINA SILVA TORCE POR CANDIDATA NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS.

Aos 82 anos, Terezinha Lopes vive um situação peculiar. Está convicta de que sua ex-empregada doméstica será a futura presidente do Brasil. Dona Terezinha e seu marido, Dagmar, foram os primeiros patrões da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva. A residência simples e espaçosa em Rio Branco que, em 1976, Marina costumava limpar foi convertida em uma Casa de Marina, comitê eleitoral voluntário da candidata. Só está faltando um detalhe:

— Você trouxe algum material de campanha aí pra eu distribuir? — perguntou dona Terezinha.
Diante da negativa, reclamou de que desejava fazer mais campanha. O adesivo que ostenta na porta de entrada da casa é de 2010. Dona Terezinha tem tentado acompanhar todas as aparições de Marina na televisão, ainda que, para isso, tenha que ficar acordada até depois de meia-noite, algo totalmente fora de seus hábitos. Também se esforça para lembrar, ao lado do filho Heimar, um técnico agrícola de 63 anos, dos detalhes dos período em que conviveram com Marina.
Assim que veio do Seringal Bagaço para Rio Branco, capital acriana, com o objetivo de se tratar de uma hepatite, Marina se hospedou junto a dois tios. As casas eram simples e estavam sempre lotadas de parentes. Então, Marina tomou a decisão de procurar um outro abrigo.

INDIANA SE CASA COM CÃO À ESPERA DE 'PRÍNCIPE'.

Uma indiana decidiu seguir o conselho da família e se casar com um cão. Mangli Munda, de 18 anos, uniu-se com o vira-lata Sheru em uma cerimônia religiosa no vilarejo de Jharkhand (Índia). O objetivo é espantar o má sorte e fazer com que o futuro marido (humano) de Mangli tenha uma vida longa.
"Casar-se com um cão é a única maneira de se livrar da má sorte", afirmou o pai da noiva.
"Agora poderei me casar com o homem dos meus sonhos. Todas as meninas esperam pelo príncipe. Também estou esperando", disse a indiana. 

EM RO,CRÂNIO FURTADO DE CEMITÉRIO É ENCONTRADO EM TERREIRO DE CANDOMBLÉ.

Pai de santo do terreiro disse que desconhecia a existência do crânio.

Ossada é de uma idosa que faleceu em 12 de agosto deste ano.

DoG1 RO/Tempo da Noticia
Homem furta crânio de cemitério e vende por R$ 500 em Rondônia (Foto: Vandre dos Santos Alves/Arquivo Pessoal)Homem cavou cova e retirou o crânio
(Foto: Vandre dos Santos Alves/Arquivo Pessoal)
A Polícia Civil encontrou na tarde desta quinta-feira (4) um crânio humano em um terreiro de candomblé localizado em Ariquemes (RO), município distante cerca de 200 quilômetros de Porto Velho. A caixa craniana seria a que foi furtada no Cemitério Municipal de Vale do Anari (RO) no último dia 30 de agosto. Segundo a polícia, o proprietário do local, um pai de santo, de 25 anos, disse que desconhecia a existência do crânio em seu terreiro.
O delegado Sérgio Seizo Toma informou que o homem suspeito de ter furtado o crânio indicou para a polícia onde estava a cabeça humana. Com a informação, o delegado, juntamente com a equipe de investigação do caso foram até o local e encontraram o crânio num terreiro de candomblé atrás de um barraco. De acordo com o delegado, a cabeça estava dentro de uma caixa de papelão em um saco plástico.

ACIDENTES FATAIS COM MOTO AUMENTAM 187% NO ESTADO DO CEARÁ.

EM NOVE ANOS

Falta de órgãos de fiscalização municipais de trânsito é apontada como uma das causas para o crescimento

regional
Guiar moto sem capacete é uma das principais causas de acidentes com morte
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
Limoeiro do Norte. Acidentes envolvendo motocicletas e motonetas correspondem a quase 35% do total de ocorrências no Estado. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) registrados até agosto do ano passado. No período de 2003 a 2012, o número de vítimas fatais neste tipo de acidente cresceu 187%.
Para a coordenadoria de fiscalização do Departamento, as estatísticas são preocupantes. A principal causa desses acidentes, de acordo com o órgão, é a imprudência. Segundo o Detran, é no interior do Estado que há maior concentração de condutores de motocicleta sem habilitação. A frota de veículos de duas rodas é de pouco mais de 1,1 milhão, havendo registros de aproximadamente 600 mil pessoas habilitadas com a Carneira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A (exigida para conduzir moto).
Até agosto de 2013 foram contabilizados, em todo o Ceará, 6.164 acidentes envolvendo apenas motocicletas, contra 17.617 envolvendo outros veículos, como carros, caminhões etc. Esse valor representa 34,75% do total de acidentes ocorridos em apenas oito meses. Da última estatística até o momento, o Departamento não atualizou os números, não sendo possível saber se as ocorrências cresceram ou diminuíram no último ano.
De janeiro a agosto de 2013, 448 pessoas foram vítimas fatais de acidentes com motocicletas, representando 25,34% do total de mortes no trânsito, que foram de 1.768 mortes. Em todo o ano de 2012, foram 887 mortes de motociclistas, de um total de 2.403 óbitos em acidentes com todos os veículos.
O Departamento tem cadastrados no seu sistema aproximadamente 1,5 milhão de condutores portadores de CNH. Desse total, quase a metade é habilitada na categoria A. Destes, cerca de 600 mil estão no interior e 200 mil na capital.

ASTEROIDE DE 20 METROS PASSARÁ PERTO DA TERRA NESTE DOMINGO DIA 07/09,DIZ NASSA.

Segundo agência espacial americana, ele não representa ameaça.

Asteroide passará por ponto mais próximo da terra às 15h18 do dia 7/9.

Da EFE/Tempo da Noticia
 Ilustração mostra a órbita do asteróide '2014 RC' ao redor do sol; asteroide passará ao lado da Terra neste domingo (Foto:  NASA/JPL-Caltech/Divulgação)Ilustração mostra a órbita do asteróide '2014 RC' ao redor do sol; asteroide passará ao lado da Terra neste domingo (Foto: NASA/JPL-Caltech/Divulgação)
Um pequeno asteroide, de cerca de 20 metros, passará "muito perto" da Terra no próximo domingo, informou nesta quinta-feira (4) a agência espacial americana (Nasa), descartando que ele represente uma ameaça para o planeta.
O asteróide "2014 RC" passará no ponto mais perto da terra às 15h18 (horário de Brasília) deste domingo (7) sobre a Nova Zelândia.

TRADICIONAL FESTEJO DE SÃO JOSÉ COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA DIA 05 DE SETEMBRO DE 2014 NO MARANHÃO.

Abertura será com alvorada, às 5h, na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Estão sendo esperados mais de 250 mil fiéis ao longo de 10 dias de evento.

Do G1 MA/Tempo da Noticia
Festejo de São José de Ribmar (Foto: Divulgação/Ascom)Festejo de São José de Ribmar (Foto: Divulgação/Ascom)
Começa nesta sexta-feira (5) a edição 2014 do tradicional festejo de São José, que este ano tem como tema “São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão” e o lema “O Futuro da Humanidade passa pela Família”. A programação, que se estende até dia 14, pode ser conferida aqui. Estão sendo esperados mais de 250 mil fiéis ao longo de 10 dias de evento.
A programação será aberta com alvorada, que tem saída às 5h, da Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro Moropóia, sede da cidade, em direção à Igreja Matriz, no santuário religioso, onde, as 6h, será feita a acolhida e celebrada uma santa missa. Por todo o dia serão celebradas novas missas e novenas.

ÍNDIOS REALIZAM OPERAÇÃO PARA CONTER DESMATAMENTO EM ÁREA DO MARANHÃO.

Guerreiros Ka’apor atuaram no interior da Terra Indígena Alto Turiaçu.

Madeireiros ilegais foram 'detidos'; acampamentos foram desmontados.

Do G1, em São Paulo/Tempo da Noticia 
Indígenas cercam homens que estavam em acampamento montado na Terra Indígena Alto Turiaçu, com a finalidade de desmatar a região (Foto: Lunae Parracho/Reuters)Indígenas cercam homens que estavam em acampamento montado na Terra Indígena Alto Turiaçu, com a finalidade de desmatar a região (Foto: Lunaé Parracho/Reuters)
Imagens divulgadas nesta quinta-feira (4) pela agência Reuters mostram índios da etnia Ka’apor em operação realizada por eles contra madeireiros que agiam no interior da Terra Indígena Alto Turiaçu, nas proximidades de Centro do Guilherme, cidade com pouco mais de 12 mil habitantes localizada no Maranhão.
O fotógrafo Lunaé Parracho acompanhou um grupo de indígenas na operação, realizada em 7 de agosto. Segundo a Reuters, os índios agiram de maneira independente como forma de protesto à falta de assistência do governo para expulsar os madeireiros ilegais de suas terras.
As imagens mostram os indígenas correndo atrás dos madeireiros, que foram rendidos e tiveram as mãos amarradas. Alguns tiveram parte das roupas retiradas.

'ELA DISSE QUE TRARIA MINHA FILHA DE VOLTA', DIZ MÃE DE JOVEM QUE TENTOU ABORTO.

Dona de clínica clandestina chegou a se encontrar com o ex-marido de mulher em rodoviária

GUSTAVO RIBEIRO/tempo da noticia
Rio - Maria Ângela Magdalena dos Santos, de 51 anos, mãe de Jandira Magalena dos Santos, 27 anos, desaparecida desde o dia 26 de agosto ao tentar fazer um aborto em Campo Grande, contou ao DIA que o ex-marido da filha, Leandro Brito Reis, chegou a conversar com a dona da clínica clandestina, Rosemere Aparecida Ferreira, 46 anos, na rodoviária do local.
Rosemere teria ido buscar JandIra e outras três jovens que também seriam submetidas a procedimentos abortivos no local. Segundo Maria Ângela, Rosemere teria informado que traria Jandira de volta ao local em até 1h30, mas não foi o que aconteceu.
Jandira: 4 meses de gravidez
Foto:  Reprodução
"Uma hora e meia depois, uma das garotas que tinham ido com a minha filha também para realizar um aborto retornou à rodoviária. O Leandro perguntou e ela disse que a Jandyra continuava na clínica, que ficaria em uma rua atrás do antigo Hospital Campi's Dor. Nós fomos até lá, mas não conseguimos encontrar a clínica", contou Maria Ângela.
A 35ª DP, que investiga o caso, informou que vai pedir imagens das câmeras de segurança do entorno da Rodoviária de Campo Grande.
Suspeita foi presa em 2013
Suposta autora do crime, Rosemere foi presa no ano passado por agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), em Xerém, Duque de Caxias. Ela atuava como enfermeira em uma clínica de aborto.
Após detenção no complexo Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, recebeu habeas Corpus para responder o processo em liberdade.
Segundo a mãe da desaparecida, seus parentes tentaram convencer Jandira a desistir do aborto. “Eu sabia que ela ia fazer isso, mas ela disse que era maior de idade e tinha consciência de seus atos”, disse. “Ela errou mas vou até o final para encontra-la com vida”, afirmou.

Medo de nova gravidez
A mulher, que é mãe de duas meninas, uma de 12 e outra de 9 anos, teria ficado desesperada com a gravidez indesejada, segundo a família. Ela teria pago R$ 4,5 mil para fazer o procedimento. “Minha filha juntou todas as economias para isso e eu achei errado, mas ela tinha medo de ser demitida se ficasse grávida”, contou Maria Ângela. Jandira trabalhava em uma concessionária de veículos no Recreio.

CPI CONTRA O RÉGIS TEM CATINGA DE GOLPE.

É a velha jogada: vamos tirar a pedra do nosso sapato!

"Se os vereadores do GCP gostassem de averiguar irregularidades no erário público, teriam votado a favor dos pareceres do TCM que  desaprovou as contas do Sergim, e teriam aberta a CPI do Hospital da bela fachada"

Para quem não sabe e pensa que a denuncia foi feita por uma pessoa que nada tem haver com a politica local, a cidadã Kélvia Araújo, denunciante, é secretaria da Gestão Administrativa da prefeita Monica, cargo de altíssima confiança politica, algo que nos leva a crer  que, diante do desenho politiqueiro, sem muito esforço, é possível perceber que a  ação não reflete tanto zelo pela administração pública do Legislativo da cidade, o que fica mais estampado é que a denuncia  a ser apurada, trata-se apenas de uma desculpa esfarrapada que o grupo politico cara de pau, chefiado pelo deputado e pela prefeita, encontrou para tentar cassar o presidente Régis da Ipu. 

O débito do Legislativo com o INSS é uma das questões que consta na denuncia e, a bem da verdade, a divida já está sendo paga, foi negociada.

É mais uma demonstração de força politica  que coloca-se acima de qualquer outro interesse. 

É a velha jogada: "vamos tirar a pedra do nosso sapato".