Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de julho de 2013

HOROSCÓPO DO DIA

GOLPE NO EGITO CRIA MOMENTO PERIGOSO DE DESCRÉDITO NA DEMOCRACIA.

Especialista em segurança da BBC

Celebrações no Cairo | Foto: AP
Celebrações podem dar lugar a novo período de instabilidade democrática no Egito
A derrubada do presidente Mohammed Morsi e da Irmandade Muçulmana no Egito pode até ter sido comemorado com euforia pelos opositores, mas as celebrações tendem a ter vida curta. Trata-se de um momento perigoso, não apenas para o Egito como também para todo o Oriente Médio.
Depôr um líder islamista democraticamente eleito e suspender a Constituição será interpretada como uma mensagem contundente por islamistas políticos: não compensa escolher o voto em vez da bala.

O movimento islamista da Argélia passou à clandestinidade, e o que se seguiu foi uma década de insurgência que custou a vida de mais de 250 mil pessoas.Aqui há um precedente bem atemorizante, mais exatamente na Argélia. Em 1991, o partido islamista FIS venceu a primeira rodada das eleições. Dias depois, o presidente, sob pressão de Forças Armadas seculares, dissolveu o Parlamento e anulou as eleições.
Remanescentes desse movimento vivem hoje no deserto do Saara, extorquindo dinheiro, sequestrando e matando reféns.

Situação muito perigosa

Eleição Morsi | Foto: AP
Há pouco mais de um ano, Morsi celebrava vitória nas urnas
O Egito é a terral natal do Islã político, um movimento cujas origens remontam à luta anticolonialista do início do século 20 e que viu seu principal mentor intelectual, Sayyid Qutb, ser torturado na prisão e assassinado em 1966 pelo governo militar do coronel Gamal Abdel Nasser (1918-1970).
Desde então, há um debate recorrente em certos círculos do Islã político sobre se vale mais a pena tentar chegar ao poder de forma legítima através do voto do que optar pela oposição a líderes seculares através da violência e da luta armada pela tomada do poder – corrente defendida, por exemplo, por grupos jihadistas.
Quando a Primavera Árabe depôs o governo corrupto e desacreditado do presidente egípcio Hosni Mubarak em 2011, as eleições o substituíram pela Irmandade Muçulmana, o que representou um duro golpe para a Al-Qaeda e para os jihadistas.

OBRAS DOS VIADUTOS SOBRE AVENIDAS ANTÔNIO SALES E ENG. SANTANA JR COMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA DIA 05 DE JULHO DE 2013.


Segundo a prefeitura, trecho não será interditado nos primeiros 60 dias da obra 

Prefeitura de Fortaleza inicia nesta sexta-feira (5) a construção de dois viadutos no cruzamento das avenidas Antônio Sales comEngenheiro Santana Junior. A conclusão da obra deverá acontecer em 420 dias e, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), o trecho não deverá ser interditado nos dois primeiros meses de trabalhos. 

Obra tem previsão de conclusão em 420 dias. Foto: Kid Junior

A intervenção faz parte dos trabalhos do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). Segundo a Seinf, os viadutos vão eliminar “um histórico ponto decongestionamento” e melhorar o tráfego no local. Um dos elevados permitirá o acesso direto da av. Antônio Sales à av. Engenheiro Santana Jr no sentido do bairro Papicu. Já o outro deixará o fluxo de veículos da Eng. Santana Junior livre em direção à Av. Washington Soares. 

OPERAÇÃO PRENDE 32 CEARENSES POR ESTELIONATO NO CEARÁ E EM SÃO PAULO.

Carros de luxo e objetos foram apreendidos pela Polícia

Uma operação da Polícia Civil prendeu no Ceará e em São Paulo, nesta quinta-feira (4),cearenses por estelionato.Foram cumpridos 44 mandados judiciais, onde 26 prisões aconteceram em Itapipoca, a 138 km de Fortaleza, e 6 em São Paulo.
Delegado acredita que mais crimes serão desvendados com investigação. Foto: Kiko Silva
A quadrilha estava sendo investigada há 5 anos, de acordo com a Polícia Civil do Estado. Os chefes da quadrilha estão presos e comandavam o esquema que comprava bens materias com dados de vítimas conseguidos por internet, telefone e por chupa-cabra, máquina que retém informações de cartões de crédito.
7 carros de luxo foram apreendidos na operação, 5 em Itapipoca e 2 em São Paulo. Computadores, cheques, cartões de crédito, máquinas de cartão de crédito, televisores LCD, notebooks, máquina de lavar, cofre, extratos bancários em nome de terceiros e outros objetos também foram recolhidos pela Polícia.

DEPOIS DE FALHA,AGRA 1, SUL DO RJ, É DESLIGADA DO SISTEMA ELÉTRICO.

Problema aconteceu durante teste periódico, diz assessoria.

Ainda não há previsão para retorno da operação da usina.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

A Usina Nuclear Angra 1, instalada no Sul do RJ, foi desligada do Sistema Interligado Nacional (SIN) no fim da manhã desta quinta-feira (4). A informação foi confirmada nesta tarde pela assessoria de comunicação da Eletrobras Eletronuclear.
Segundo a assessoria, o desarme do reator aconteceu devido à atuação não programada de parte das barras de controle – responsáveis por controlar a potência da unidade – durante um teste que é realizado periodicamente nos equipamentos.
Ainda de acordo com a assessoria, técnicos da Eletronuclear estão investigando as possíveis causas da falha. Somente depois que o problema for detectado e solucionado, haverá previsão para retorno da operação da usina.
Apesar do incidente, segundo a assessoria, a usina não registrou transtornos aos moradores de Angra dos Reis, trabalhadores e ao meio ambiente.

ESCRITORA DE 11 ANOS DIVULGA SEU LIVRO NA FLIPINHA

Mariene Lino diz que começou a escrever nas paredes de casa.

Atração voltado para as crianças faz parte da programação da Flip.

Do G1, em Paraty

Mariene Lino, de 11 anos, divulga seu livro durante a Flipinha (Foto: Paola Fajonni/G1)Mariene Lino, de 11 anos, divulga seu livro durante a Flipinha (Foto: Paola Fajonni/G1)













A jovem escritora Mariene Lino, de 11 anos, subiu ao palco da Flipinha no fim da manhã desta quinta-feira (4) para mostrar o livro que escreveu há dois anos. "O som misterioso", nome do livro, foi uma ideia que, segundo ela, simplesmente surgiu. "Foi do nada. E se um búfalo ficasse preso no banheiro?" A menina do Rio de Janeiro conta que o primeiro local em que imprimiu suas palavras foi em casa.
“Comecei a escrever nas paredes. Depois meus pais pintaram, mas ainda tem uma com meus textos, minhas coisas”. A programação oficial do braço da Festa Literária Internacional de Paraty voltado para o público infantil não mostrava bate-papo com autores, mas quem passou no fim da manhã pela tenda montada ao lado da Praça da Matriz pôde conferir a atração.
Com a programação adiantada, o evento ofereceu, entre apresentações teatrais, um espaço para escritores divulgarem seus trabalhos e conversar com aqueles que estavam no local.
(O G1 transmitirá ao vivo todas as mesas da Flip 2013, tanto com áudio traduzido (se a palestra não for em português) quanto com áudio original)