Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

GÊMEAS SIAMESAS NASCEM UNIDAS PELO TÓRAX E DIVIDEM O CORAÇÃO,EM GOIÁS.

 

Meninas também compartilham o fígado; médico considera caso grave.
Apesar disso, pais, que são baianos, creem no desenvolvimento das filhas.

Do G1 GO
Gêmeas siamesas nasceram unidas pelo tórax e abdomen em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Gêmeas siamesas nasceram unidas pelo tórax e
abdomen (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A agricultora Iara Pereira Dourado, de 24, deu à luz gêmeas siamesas nessa quarta-feira (10), no Hospital Materno Infantil, em Goiânia. Os bebês são unidos pelo tórax e abdômen, compartilhando o fígado e coração. De acordo com o médico cirurgião Zacharias Calil, que acompanhou o parto, o nascimento foi tranquilo, mas o caso é considerado grave. Mesmo diante da situação, o pai das meninas, o agricultor Jeiel dos Santos Guedes, de 25 anos, não contém a alegria com a chegada das filhas: “A felicidade supera tudo isso”.
O casal mora na cidade de Ibipeba, na Bahia. Segundo o pai das crianças, batizadas como Anny Beattriz e Anny Gabrielly, ele e a esposa ficaram sabendo que as filhas eram siamesas no sexto mês de gestação. “No sétimo mês, tivemos a certeza absoluta da situação delas e da gravidade. No oitavo mes, nós viemos para Goiânia”, relatou.
Segundo Jeiel, eles tomaram a decisão de vir para a capital goiana, pois a região em que viviam não tinham estrutura para atender a complexidade relacionada a uma gestação que gêmeos siameses exige. “Pesquisamos na internet e vimos que aqui tem uma equipe de referencia. Além disso, tenho família aqui em Goiânia, minhas irmãs moram aqui, então decidimos vir para ter o melhor para as meninas”, disse.

41% DA POPULAÇÃO ADULTA DO CEARÁ POSSUI ALGUMA DOENÇA CRÔNICA.

Pesquisa inédita de saúde revela que doenças como hipertensão, problemas na coluna e colesterol alto estão entre as que atingem mais pessoas no País
Hipertensão atinge 1,1 milhão de pessoas acima de 18 anos no Ceará
Levantamento feito de forma inédita, Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revela que mais de 41% da população adulta do Ceará (CE), o equivalente a 2,5 milhões de pessoas, possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT). A pesquisa foi realizado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aponta que as mulheres são as principais vítimas dessas enfermidades (44,3%) – são 1,4 milhão de mulheres e 1,1 milhão de homens (37,8%) portadores de enfermidades crônicas.
O índice cearense acompanha o nacional, em que cerca de 40% da população, o equivalente a 57,4 milhões de pessoas, também são atingidas com uma DCNT.
O dado é preocupante porque, de acordo com o relatório, as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no Brasil.
A hipertensão arterial, o diabetes, a doença crônica de coluna, o colesterol (principal fator de risco para as cardiovasculares) e a depressão são as que apresentam maior prevalência no país. Entre os fatores de risco das existências dessas doenças estão hábitos como tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo.

'ESTÁ SENDO MUITO DIFÍCIL', DIZ MÃE DA MENINA MORTA POR PICADA DE ESCORPIÃO NA BAHIA.


Criança de 7 anos morreu no último domingo (7) na cidade de Eunápolis.
Mãe queimou pertences da criança, para tentar amenizar sofrimento.

Do G1 BA/TEMPO DA NOTICIA
Menina morreu após ser picada por escorpião em Eunápolis (Foto:  Jackson Domiciano / A Gazeta Bahia)Menina morreu após ser picada por escorpião em Eunápolis (Foto: Jackson Domiciano/agazetabahia.com)
Olhar para as fotografias da pequena Gilse da Silva Barreto, de 7 anos, que morreu no último domingo (7), após ser picada por um escorpião no município de Eunápolis, no sul da Bahia, tem sido tarefa dificil para a mãe da criança, que ainda custa a acreditar no que aconteceu. Dois dias após o sepultamento da menina, a dona de casa Leiliane Custino da Silva começou a queimar parte dos pertecences da filha, na tentativa de apagar as lembranças e amenizar o sofrimento.
"Hoje [quarta-feira, 10], eu o pai dela queimamos algumas roupas e sapatos dela, porque queremos esquecer isso tudo que aconteceu, mas está sendo muito difícil para mim, muito apertado, já que ela nao sai do meu pensamento. Quando olho para as fotos dela, minha cabeça dói e fico só lembrando", disse Leiliane, em entrevista ao G1.
Leiliane Custino da Silva, mãe da menina que morreu após picada de escorpião em Eunápolis (Foto: Jackson Domiciano / agazetabahia.com)Leiliane disse que morte da filha foi um baque para
a família, que mora na cidade de Eunápolis.
(Foto: Jackson Domiciano / agazetabahia.com)
As poucas peças de roupa que sobraram de Gilse servirão para as outras duas irmãs dela, segundo a mãe. "Conversei com o meu marido e ele disse que não era pra gente queimar tudo, porque podem ser usadas pelas outras filhas menores", afirma.
Leiliane lembra que a filha, alfabetizada neste ano, gostava muito de escrever, e que os professores da menina a consideravam a melhor aluna da turma. Além disso, segundo a mãe, Gilse ganhou o título de aluna mais bonita pelos colegas. "Ela era muito brincalhona, muito alegre. Todo muito falava que ela era a mais bonita da escola. Quando souberam da notícia da morte dela, os professores desabaram", afirma.

FALSA GRÁVIDA DE TAUBATÉ-SP SE LIVRA DE PROCESSO NA JUSTIÇA POR ESTELIONATO.


Após acordo, Justiça decidiu extinguir uma possível punição à pedagoga.
Marido dela também era réu na ação; defesa diz que casal leva vida normal.

Do G1 Vale do Paraíba e Região/TN
Falsa grávida faz acordo com Justiça para suspensão de processo (Foto: Arquivo Pessoal/ Maria Verônica)Maria Verônica Aparecida posa para foto durante a falsa gravidez. (Foto: Arquivo Pessoal/ Maria Verônica)
Quase três anos após ficarem conhecidos em todo o país por inventarem uma falsa gravidez de quadrigêmeos, a pedagoga Maria Verônica Aparecida e o marido dela Kléber Eduardo Melo não serão punidos pelo suposto crime de estelionato. O processo corre em segredo de Justiça, mas a decisão de extinguir uma possível punição deles foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 5 de dezembro.
A decisão de não punir a pedagoga, que ficou nacionalmente conhecida como a “Falsa grávida deTaubaté” e o marido dela, é do juiz Érico Di Prospero Gentil Leite, da 3ª Vara Criminal, que seguiu um acordo feito com o casal para a extinção do processo. O acordo, que não teve o teor revelado, foi proposto pelo Ministério Público e aceito pela Justiça e pelo casal após audiência do caso em 2012. Para a extinção do processo, o casal cumpriu as exigências do acordo durante dois anos.

“Com o acordo, o processo ficou suspenso durante dois anos mediante algumas condições que foram cumpridas pelos dois. (A extinção da possível punição) é algo que estava sendo aguardado. Os dois cumpriram exatamente o que havia sido determinado e não tinha outra solução a não ser essa decisão”, disse Enilson de Castro, advogado dos dois.
A defesa do casal informou ainda que a notícia já era aguardada e foi recebida com naturalidade pelo casal. Após a repercussão do caso, o casal se mudou do apartamento em que morava para uma casa em Taubaté e a pedagoga vendeu a escola infantil que mantinha por dificuldades em conseguir alunos.

'NUNCA ANDO SOZINHA', DIZ ALUNA QUE SOFREU TENTATIVA DE ESTUPRO NA USP EM SÃO PAULO.


Jovem foi perseguida e atacada por homem na Cidade Universitária.
Ao G1, ela diz que tem que cuidar da própria proteção para ir à aula.

Do G1, em São Paulo
Estudante da USP que sofreu tentativa de estupro na Cidade Universitária em agosto deste ano (Foto: Caio Kenji/G1)Estudante da USP que sofreu tentativa de estupro na Cidade Universitária (Foto: Caio Kenji/G1)
O quarto ano de faculdade de uma estudante da Universidade de São Paulo (USP) começou como todos os outros depois do Carnaval de 2014. Mas, desde março, uma série de ameaças por meio de bilhetes anônimos que se concretizou, em agosto, em uma tentativa de estupro dentro da Cidade Universitária, acabou fazendo com que a jovem mudasse de rotina e perdesse aulas. Agora, ela aguarda ansiosamente pelo fim do semestre.
O caso aconteceu durante o período de greve da instituição e, como ela foi atacada por trás e ferida na cabeça, o suspeito não pode ser identificado. Mas, quando as aulas foram retomadas, no início de outubro, a estudante, matriculada no quarto ano de um curso da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), decidiu publicar sua história no Facebook.
"Se todos conhecessem o caso, pelo menos eu teria mais olhos voltados pra mim pra garantir um pouco minha segurança", disse ela, que deu entrevista ao G1 sob a condição de que sua identidade fosse preservada.
O caso da estudante repercutiu nas redes sociais, foi registrado em um boletim de ocorrência na delegacia, reportado à Guarda Universitária e um ofício foi encaminhado a diversos órgãos da USP, como a Ouvidoria, a chefia de seu departamento e a direção de sua faculdade. Porém, ele nunca chegou às estatísticas oficiais do SOS Mulher, um programa da Superintendência de Assistência Social (SAS) dedicado ao atendimento às mulheres vítimas de estupro na Cidade Universitária. Na Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária, o caso também não é citado em levantamento obtido pelo G1 sobre asocorrências de violência sexual contra mulheres no campus entre 2012 e novembro de 2014.

APOSTA DO RIO DE JANEIRO ACERTA MAGA-SENA E LEVA PRÊMIO DE R$ 33,6 MILHÕES.


Veja as dezenas do concurso nº 1660: 08 - 17 - 34 - 38 - 42 - 51.
Quina teve 218 acertadores e quadra teve outros 11.526 ganhadores.

Do G1, em São Paulo
 
MEGA-SENA
CONCURSO 1660
8 17 34
38 42 51
Uma aposta única de Barra do Piraí (RJ) acertou as seis dezenas da Mega-Sena, levando um prêmio de R$ 33.639.041,43. O sorteio do concurso de número 1.660 foi realizado nesta quarta-feira (10), em Osasco (SP). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece no sábado (13), terá prêmio estimado em R$ 3 milhões.

Veja as dezenas: 08 - 17 - 34 - 38 - 42 - 51.

A quina teve 218 acertadores, que levaram prêmio de R$ 15.312,71 cada um. Além disso, houve 11.526 ganhadores na quadra, que rendeu R$ 413,74.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

COLAPSO DE AÇUDES DEIXA POPULAÇÕES EM ESTADO DE ALERTA NO CEARÁ.

CRISE HÍDRICA
fonte:diário regional/tn

Por causa da gravidade do problema, o prefeito de Canindé viajou para buscar ajuda em Brasília na madrugada de ontem

Image-1-Artigo-1757456-1
Até crianças buscam água para beber, mesmo de qualidade duvidosa
FOTOS: ANTONIO C. ALVES
Image-0-Artigo-1757456-1
Na tentativa de amenizar a sede, agricultores que residem em áreas ribeirinhas cavam poços de forma manual para retirar água barrenta
Enquanto espera pela conclusão da adutora de 53 quilômetros que vai trazer água do açude Senador Pompeu, Canindé vive a pior crise hídrica da sua história. Os três açudes que abasteciam a Cidade secaram. A população está apreensiva. Por enquanto, os poços profundos estão atendendo à comunidade. Situação parecida ocorre em outras regiões do Estado, que vive a pior seca dos últimos 60 anos. Além disso, a previsão para a pré-estação chuvosa (dezembro e janeiro), além do mês de fevereiro, é de precipitações abaixo da média histórica.
O conjunto de açudes que abasteciam Canindé - São Matheus, Sousa e Escuridão - foram desativados por conta do volume morto. A Cidade enfrenta sérias dificuldades no seu abastecimento. Tem gente que chega a ficar até 20 dias sem saber o que é água nas torneiras de casa. Nos locais onde havia imensas reservas, hoje em dia só se vê um verdadeiro mar de lama ou o chão rachado.
Para fazer frente à crise e amenizar os efeitos da seca a Prefeitura anunciou que existe um plano de emergência para aproveitar as águas dos 22 poços profundos perfurados na sede do Município. Entretanto, o consumo é alto e, em muitos bairros, a situação piora a cada dia.
O prefeito Celso Crisóstomo lamenta que o principal empecilho para resolver esses problemas é a falta de dinheiro "É necessária à descentralização de recursos para que as prefeituras possam atuar de maneira emergencial e evitar tantas dificuldades".

TSE VOTA APROVAÇÃO COM RESSALVA DAS CONTAS DE DILMA

CAMPANHA
Folhapress |

Cópia da prestação de contas devem ser enviadas para o Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Receita Federal para apurações mais detalhadas e análise de eventuais ilícitos

Dilma
FOTO: REUTERS
Por unanimidade (6 votos), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  votaram favoravelmente à aprovação, com ressalvas, das contas de campanha de Dilma Rousseff.
O primeiro a se manifestar foi o relator das contas, ministro Gilmar Mendes. Segundo ele, apesar de os técnicos do TSE apontarem como irregularidades graves o fato da campanha não ter declarado gastos da maneira correta nas prestações parciais de contas, o balanço deve ser aprovado com ressalvas.
Em seu voto, Mendes destacou que despesas que deveriam estar na primeira parcial estavam na segunda, e algumas que deveriam estar na segunda, só apareceram no balanço final. Ele lembrou que problemas semelhantes aconteceram com contas de campanha de 2010, e isso não levou à rejeição dos balancetes.
Tal problema só passou a ser considerado como grave para as eleições de 2014, após o TSE editar uma resolução. Segundo o ministro, alterações nas regras eleitorais só devem ter efetividade maior após um pleito, por isso, tal erro levará à desaprovação nas próximas eleições, não nestas.
Apesar de aprovar com ressalvas, Mendes destacou que o aceito dos balanços não significa que o TSE chancelou todos os gastos e valores arrecadados. Ele destacou, por exemplo, reportagens da Folha de S.Paulo, mostrando que a Focal Confecção e Comunicação Visual recebeu R$ 24 milhões da campanha, só ficando atrás da empresa do marqueteiro João Santana, destinatária de R$ 70 milhões.

VEREADOR BOLINHA DISSE QUE ESTÁ ALEGRE POR TER PERDIDO A ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMERA DE VEREADOR DE CAMOCIM-CE.

O vereador Bolinha (PR) agradeceu a Deus por ter lhe livrado pela terceira vez de sentar na cadeira de presidente do Legislativo de Camocim. Ele disse que teve a intenção de concorrer pela primeira vez na ocasião em que Juliano também mantinha a mesma intenção, mas, mediante um acordo entre a bancada, Juliano foi o escolhido. A segunda vez ele retirou seu nome da disputa e o vereador Ricardo se elegeu presidente. 

“Hoje eu quero agradecer a Deus pelo terceiro livramento. Coloquei meu nome para concorrer com o Emanoel Vieira, numa escolha da bancada, mas ele também sabe que eu não queria me candidatar a presidente”, disse o vereador que pediu para registrar nos anais da casa seu agradecimento a Deus. 

GCP DEU O GOLPE E CASSOU O PRESIDENTE RÉGIS DA IPU.

Foto: Blog Politica em Evidência (Marcelo Marques) 
Hoje pela manhã os vereadores aliados da prefeita Monica e do deputado Sérgio Aguiar cassaram o mandato do vereador Régis da Ipu durante sessão extraordinária que julgou o parecer da comissão processante, que diz ter apurado denuncias de improbidade administrativa contra o presidente Régis da Ipu, relacionado a supostos débitos junto ao INSS. Eles (vereadores de situação) são a maioria de dois terços do parlamento e, todos, rivais políticos de Régis, que sempre fez oposição ao governo e, como já se esperava, votaram pela procedência das denuncias apresentadas por Kélvia Araújo Santos, que muito embora tenha agido na condição de cidadã, é a Secretária da Gestão Administrativa do Governo Monica, ou seja, faz parte do mesmo time,  é integrante legitima do grupo que deseja a qualquer preço a cabeça de Régis da Ipu em uma bandeja politica. Por tanto, não representa maior interesse em averiguar supostas irregularidades na gestão de Régis, assim como também levar em grande consideração os argumentos de defesa.