Powered By Blogger

sábado, 29 de junho de 2013

DOIS ÔNIBUS DA EMPRESA SÃO JOAQUIM SÃO DEPREDADOS E QUEIMADOS EM J.DE FRAITAS-PI.



Ônibus da empresa São Joaquim
Foto: JFAgora
Por volta das 19h10min desta sexta-feira 28, dois ônibus sendo um da empresa São Joaquim e outra da Santa Izabel, foram depredados e incendiados por um grupo de pessoas que bloqueavam a PI-113.
Os ônibus estavam com aproximadamente 60 pessoas em cada um, logo após o bloqueio dos veículos os passageiros desceram e em seguida depredados e queimados por algum dos presentes.
A Policia foi chamado ao local, mais poucos poderão fazer para coibir a violência. O sargento da policia militar Allan Sampaio, solicitou o Corpo de Bombeiros que viessem ao local e até o fechamento desta edição não havia chegado.
Os usuários de transporte da empresa São Joaquim estão em protesto pelo terceiro dia. Eles reivindicam um transporte público de qualidade e passagens acessíveis ao bolso do trabalhador e estudante.

GOVERNO ORGANIZA AGENDA PARA AMPLIAR DEBATE COM MOVIMENTOS SOCIAIS,DIZ MINISTRO.

 da Agência Brasil

imagens cedidas pelo google
Brasília - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse hoje (29) que o governo pretende conversar com mais representantes de movimentos sociais na próxima semana. A finalidade é continuar a debater as reivindicações defendidas nos protestos que ocorrem em todo o país. Ele esteve neste sábado com a presidenta no Palácio da Alvorada.
“Achamos que o governo colocou uma agenda para o país e essa agenda vai ser desdobrada para a próxima semana, tanto a parte econômica, a questão da agenda de transporte urbano público, que é importante, e a agenda política do plebiscito. Na verdade, está sendo organizada uma agenda para a presidenta conversar com mais entidades e atores políticos esta semana”, disse.
Sobre o plebiscito que definirá uma reforma política para o país, ele disse que diante da “magnitude” das manifestações a reforma política é um dos pontos a serem dados como resposta à sociedade. “É urgente fazer uma reforma política. O congresso não tem conseguido avançar, até por um motivo muito simples, porque divide a classe política, portanto chamar o povo para opinar num ponto como esse é importante e urgente.”    

A ANTIGA CAPELA DE CAMOCIM-CE


 
A antiga capela de Camocim, que por muitos anos serviu de Matriz, foi iniciada em 1880, obedecendo a planta e direção do Dr. José Privat, primeiro diretor da construção da estrada de ferro, e concluída em 1882.
Criada a freguesia por lei provincial nº 2007, de 5 de setembro de 1883, e canonicamente instituída por provisão de 19 de janeiro de 1883, com os mesmos limites do município. Nomeado seu primeiro pároco Pe. Leandro Teixeira Pequeno em 19 de janeiro de 1883.
Em 1905 foi a paróquia anexada a paróquia de Granja, com a transferência do vigário de Camocim para Granja.
Neste mesmo ano, Pe. Teixeira de Abreu, então coadjutor de Granja, reiniciou os trabalhos da construção da atual Matriz, que se achava paralisados desde 1882, período em que Dr. Beltrão Pereira conseguiu levantar somente a faixada de frente, arcadas e paredes laterais da nave principal.

EMANCIPAÇÃO SERÁ PRECEDIDA POR ESTUDO DE VIABILIDADE.

Independente de se apoiar ou não ao movimento, Aprece diz que o processo se dará com responsabilidade


Fortaleza. Um estudo de avaliação deverá preceder a emancipação, a fim de que ocorra com responsabilidade. Os ganhos políticos e econômicos são considerados como incentivadores para que não apenas se criem novos municípios, mas que se seja sensível aos pleitos das populações.

Fortim é exemplo de antigo distrito que padecia de uma infraestrutura precária, não obstante todo o seu potencial turístico. Houve melhoria considerável com a autonomia política Foto: Cid Barbosa

Essa é a opinião da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), ao avaliar o crescente movimento pela autonomia de aproximadamente 30 distritos cearenses.

O movimento tomou um novo impulso com a aprovação, em maio passado, pela Câmara Federal, de uma Emenda Substitutiva Global ao projeto de lei 416/2008 anteriormente aprovado no Senado Federal.

O texto aprovado pela Câmara Federal prevê que o requerimento de emancipação seja assinado por, pelo menos, 20% dos eleitores residentes na área geográfica afetada; e não por apenas 100 eleitores como prevê a lei estadual. É preciso um centro urbano com no mínimo 624 residências e uma população de 8.411 habitantes, no Nordeste.

 "Ao meu ver, as emancipações tão somente devem ocorrer após a realização de um estudo de viabilidade, onde serão considerados o número de habitantes; a distância do distrito para a sede; a renda do distrito, dentre outros aspectos. Se comprovada a viabilidade, acho interessante que o distrito seja emancipado, pois, com a nova gestão e recursos próprios, poder-se-á aplicá-los frente às reais demandas dos moradores do município emancipado, melhorando a sua qualidade de vida", afirmou a presidente da Aprece, Adriana Pinheiro Barbosa, conhecida como Aninha do Kiko.

Para Aninha, há exemplos de como um distrito se beneficia diretamente pela autonomia e demonstra um ganho considerável no desenvolvimento. Cita o caso de Fortim, ex-distrito de Aracati. "Sou prefeita do município de Fortim, que foi emancipado no início dos anos 90, e eu considero que essa separação do município de Aracati foi extremamente benéfica para a população, pois existia uma deficiência muito grande dos serviços que eram prestados na saúde, educação, assistência social, desenvolvimento urbano. O município de Fortim era distante da sede do município mãe , localizado a cerca de 20 quilômetros.

Benefícios

Para a presidente da Aprece, os aspectos negativos das emancipações somente existirão se esse estudo de viabilidade não for eficiente, pois o município poderá sofrer dificuldades econômicas, o que impactará na vida da população. Para Aninha, a criação de novos municípios não leva a um "inchamento" da máquina administrativa, uma vez que reduziria a capacidade de investimento no Estado. "Não considero desta forma. Acho que com a descentralização administrativa e financeira haverá uma melhor gestão pública", disse.

Para ela, o novo município emancipado disporá de recursos próprios e de autonomia política, administrativa e financeira para se auto-organizar, pois passará a ser ente da federação. Com isso, passará a investir recursos de acordo com a necessidade local. A mudança política existirá no sentido de que o novo município necessitará de prefeito, vice-prefeito e vereadores para representação dos novos munícipes.

Suprir
Para o economista Eduardo Marino, como impacto econômico para os distritos, caso o encaminhamento seja pela emancipação é possível estimar os resultados para as finanças públicas, embora não se tenha no momento os dados necessários. De antemão, em relação ao bem-estar da população dos distritos, entende que é bem provável que ele cresça com a emancipação, na maioria dos casos.

"É possível que o governo estadual opte por suprir a falta de recursos de algum município, transferindo recursos voluntariamente ou assumindo atribuições antes exercidas pelo município", afirmou.

Mais informações:

Aprece
Avenida Oliveira Paiva, Nº 2621 Seis Bocas
Telefone: (85) 4006-4000
http://www.aprece.org.br

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER


Ponta da Serra quer desmebramento

Crato. São mais de mil domicílios, 8. 611 habitantes. Com esses requisitos, o distrito de Ponta da Serra, em Crato, poderá ser uma das localidades a corresponder ao que grande parte dos seus moradores deseja, há cerca de 23 anos, que é a emancipação da localidade.

Com um comércio tímido, Ponta da Serra luta pela emancipação desde os anos de 1990. Os cidadãos entendem que isso representará uma alavancada para o desenvolvimento e a melhor atenção do poder público FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Com um comércio ainda tímido, poucas empresas, a maioria na área cerâmica, os moradores acreditam que a conquista poderá ser impulsionadora do desenvolvimento local.

O próprio crescimento ocasionado nos últimos anos, na localidade, tem sido o principal motivo para a emancipação de Ponta da Serra. Mesmo contando com opositores, principalmente por acreditarem na divisão do Crato, o distrito conta com um movimento, e até já criou uma entidade: a Associação Emancipalista de Ponta da Serra.

UM HOMEM MORRE E 28 FICAM FERIDOS EM CAPOTAGEM DE ÔNIBUS NO CEARÁ.


Motorista está preso e afirmou que desviou veículo após manobra perigosa.
Vítima é um senhor de 60 anos; sobreviventes não correm risco de morrer.

Do G1 CE

Ônibus captou no quilômetro 64 da BR-020, em Tauá (Foto: Nova Difusora)Microônibus captou no quilômetro 64 da BR-020, em Tauá (Foto: Nova Difusora)
Uma pessoa morreu e 28 pessoas ficaram feridas em um acidente de ônibus em Tauá, no interior do Ceará. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um microônibus tombou na BR-020 na madrugada deste sábado (29). O veículo fazia a rota de Parambu a Tauá.