Vice-campeão cearense, o Fortaleza é um dos favoritos na Série C (FOTO: Nodge Nogueira)
A Série C do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (26), com o duelo fluminense entre Madureira e Duque de Caxias, no estádio Aniceto Moscoso. A edição de 2014 terá clubes tradicionais como Fortaleza, Paysandu, Guarani e Juventude, que recentemente eram forças da Série B. Por isso promete ser uma das mais disputadas da história.
História que começou em 1981, mas em uma competição que sequer previa acesso. Apenas a partir 1994, a Terceirona, que já teve diversas fórmulas de disputa, passou a ser organizada anualmente.
Confira abaixo os participantes da Série C 2014
Águia de Marabá – estádio: Zinho de Oliveira (capacidade: 4.500)
Depois de um estadual decepcionante, onde sequer conseguiu se classificar para a segunda fase, o time paraense quer fazer bonito em sua sexta participação na Série C. Para isso, o clube trouxe o técnico uruguaio Dario Pereyra (ex-São Paulo e Atlético-MG) e contratou mais de 20 jogadores. Antes da estreia, a diretoria promete a chegada de um nome de peso. Danilo Galvão e Aleílson também podem aparecer em Marabá.
ASA – estádio: Coaracy da Mata (capacidade: 15.000)
Depois de quatro participações seguidas na Série B, o ASA está de volta à 3ª divisão. A equipe de Arapiraca teve um bom rendimento no estadual, mas acabou eliminada na semifinal, pelo CRB. Para a Série C, o clube já anunciou nomes conhecidos, como o volante Lucas (ex-Fortaleza e CSA) e ainda tenta a contratação do atacante Diego Clementino (ex-Grêmio).
Botafogo-PB – estádio Almeidão (capacidade: 25.000)
Campeão da Série D do ano passado, o Botafogo ainda busca o título do Campeonato Paraibano. O Belo confia em jogadores experientes como os atacantes Warley (ex-São Paulo e Grêmio) e Frontini (ex-Santos e Ponte Preta) para fazer boa campanha. O meia Lenílson (ex-São Paulo) também segue no Alvinegro.
CRB – estádio: Rei Pelé (capacidade: 25.000)
Finalista do Campeonato Alagoano, o CRB chega à Série C embalado por ter vencido o São Paulo pela Copa do Brasil. A equipe regatiana comandada por Eduardo Sousa ainda aposta nos gols do veterano Denílson para conseguir bons resultados. O atacante Tozin, que subiu com o Luverdense no ano passado, também é uma das esperanças.
Crac – estádio: Gervino Evangelista (capacidade: 12.000)
Rebaixado para Série D no ano passado, o Crac foi confirmado pela CBF na vaga do Betim, excluído da competição pelo STJD. Entretanto, a equipe surge como uma das favoritas ao descenso, uma vez que fez péssima campanha no Campeonato Goiano. As contratações seguem modestas, com apenas jogadores da região central, como o atacante Araújo (ex-Goianésia). O nome mais conhecido do elenco é o volante Coquinho, campeão cearense em 2010 pelo Fortaleza.
Cuiabá – estádio: Arena Pantanal (capacidade: 45.000)
A equipe mato-grossense chega embalado após bater o Luverdense e se sagrar campeã estadual. Para completar o otimismo, o técnico Luciano Dias recebeu bons reforços como o goleiro Gatti (ex-Cruzeiro) e o meia Everton Cezar (ex-CRB). O experiente lateral direito Eder Sciola (ex-São Paulo) é titular absoluto. O Cuiabá pode sofrer no início da competição, uma vez que terá de mandar seus jogos em Lucas do Rio Verde, enquanto a Arena Pantanal não é liberada.
Fortaleza: estádios: PV (capacidade: 22.000) e Castelão (capacidade: 67.000)
Depois da decepção em 2013, quando foi eliminado diante de mais de 65 mil tricolores, em casa, contra o Sampaio Corrêa, o Fortaleza vem forte para a Série C. Comandado por Marcelo Chamusca, o Leão fez bela campanha no estadual, sofrendo apenas duas derrotas na campanha do vice-campeonato. Agora, a diretoria tanta manter destaques como o veterano Marcelinho Paraíba e o lateral Tiago Cametá para finalmente deixar a terceirona. O volante Corrêa, contratado durante o cearense, é o termômetro do time.