O MUNICÍPIO MAIS ATINGIDO FOI FOZ DO IGUAÇU, RESULTANDO EM 400 PESSOAS DESABRIGADAS
A frente fria que estava prevista para chegar ao Paraná nesta terça-feira (08) trouxe fortes chuvas em vários municípios do Oeste do Estado, causando sérios prejuízos. Desde a madrugada de hoje, o Instituto Tecnológico do Paraná Simepar registrou um volume expressivo de chuvas.
Conforme o meteorologista Paulo Barbieri, a frente fria já está passando, mas o tempo continua instável no Estado com previsão de pancadas de chuvas isoladas. “Temporais foram registrados apenas na região central do Paraná. Os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas foram Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Santa Helena. Mesmo sendo início do ano, há municípios que já estão perto da média de chuva”, pontua.
O Simepar registrou 118,6 milímetros em Santa Helena, 126,8 em Toledo, 70,6 em Foz do Iguaçu e Cascavel acumulou 102,2 milímetros.
Foz do Iguaçu
O município de Foz do Iguaçu é a cidade que tem uma das situações mais críticas, segundo a Defesa Civil local. O coordenador de trânsito e defesa civil, Gerson Rodrigues Vieira, esclarece que a precipitação de chuva intensa iniciou pelas 03 horas, alagando principalmente o Jardim Primavera, na cidade da tríplice fronteira.
“Em torno de 100 famílias foram atingidas, totalizando 400 pessoas desabrigadas, mas apenas quatro delas, sendo em torno de 20 pessoas, acabaram sendo levadas para um abrigo. No centro não houve registros de alagamentos. A situação caótica se concentrou nos bairros. Algumas pessoas ficaram ilhadas e houve a necessidade de utilizar barcos para fazer o resgate. A chuva não veio acompanhada de ventos fortes ou granizo”, expõe.