Ceará tem que incluir 115 mil menores na Educação Básica
Relatório do Movimento Todos pela Educação é relativo a 2013
O Ceará tem que incluir quase 115 mil crianças e adolescentes da faixa etária entre 4 e 17 anos na escola. O número alarmante está contido no relatório do movimento Todos Pela Educação (TPE) divulgado nesta quinta-feira (2), que aponta que o Brasil caminha lento no tocante à educação básica.
O País ainda precisa incluir cerca de 2,8 milhões de crianças e adolescentes, além de garantir que estudantes já matriculados concluam os estudos dentro da faixa etária recomendada e com melhores índices de aproveitamento das disciplinas.
As deficiências educacionais do País estão enumeradas em detalhes no relatório "De Olho Nas Metas 2013-14" e foram observadas a partir do monitoramento de dados oficiais (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013 e na Prova Brasil/Saeb (MEC/Inep) 2013 divulgados entre o final de 2014 e início de 2015).
O levantamento aponta, ainda, que o abandono escolar apresenta maior incidência nos últimos anos da educação básica, na faixa entre 15 e 17 anos. A desistência no ensino médio supera 11%.