Juazeiro do Norte. Foi-se o tempo das cartas de amor. A ansiedade agora é maior para pagar as contas. E os clientes estão reclamando do atraso na chegada das faturas dos Correios, da quantidade de dias que demora para a chegada da correspondência em algumas localidades e até mesmo do extravio desse material. Para poder checar mais de perto a situação, a reportagem do Diário do Nordeste, fez o teste. As diversas regiões do Estado foram envolvidas, e o resultado chegou a um extravio e em média de cinco a seis dias para chegar cada uma das cartas simples postadas com destino a Fortaleza. Setores como o comércio está sendo prejudicado, por conta do atraso no repasse de faturas.
E isso tem tido um reflexo no que diz respeito às questões relacionadas à inadimplência do consumidor, que compra menos e deve mais em virtude da falta da fatura para pagar a conta, a exemplo de Juazeiro do Norte. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Michel Araújo. "Posso dizer que isso tem um impacto principalmente nos consumidores, pessoa física, e causa um certo descrédito em relação aos serviços de postagens", afirma.
Araújo afirma ser uma vítima dessa situação. "Há cerca de dois meses que não recebo a minha fatura de telefonia móvel e também há atrasos na entrega da contas de TV por assinatura e plano odontológico", diz ele.
Esses são casos que têm sido corriqueiros e se torna um problema. O lojista alerta para as pessoas que têm um controle maior no que diz respeito às suas contas e buscam outras formas de obter a fatura. "Caso isso não ocorra, a pessoa poderá ter um descontrole das suas contas pessoas e isso tem um impacto negativo", afirma.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá, Júnior Capistrano, está entregando o cargo ao lojista João da Silva. Por conta da transição não foi possível manter contato com ambos, todavia, conforme um dos associados e ex-presidente da CDL local, o empresário Sérgio Costa, a situação do atraso dos Correios é lastimável. Está prejudicando em demasia o setor e causando transtornos tanto para lojistas como os clientes. As reclamações são muitas.
Para a microempresária Edilene Araújo, a cada início de mês, quando é época de pagamento das faturas, principalmente dos telefones e dos cartões de crédito, a aflição aumenta. Além da desagradável obrigação financeira ainda precisa ficar ligando para pedir o valor dos débitos e os extratos de cada empresa. A situação é bem diferente quando se trata das contas de cobrança da água e de luz. Chegam sempre com muita antecedência. "As operadoras estão tentando forçar a gente para receber as contas por email. Com o atraso na entrega das correspondências os Correios estão perdendo milhares de clientes", ressalta.
Faturas
Na cidade de Iguatu, o problema no atraso também é confirmado pelos moradores, em particular os consumidores que precisam pagar boletos. Os clientes de bancos e de lojas que enviam cobrança pelos Correios recebem com atraso as faturas. A enfermeira Mardônia Queiroz diz que é preciso imprimir quase todos os meses uma segunda via, para evitar pagamentos em atraso e cobrança de juros e multas. "Depois de três ou quatro dias do vencimento é que a fatura é entregue. Esse problema é constante".
O gerente comercial, Kennedy Vieira, disse que não espera mais pela entrega dos Correios. "Sempre chega com atraso e prefiro imprimir pela Internet uma segunda via. É raro um mês que não chega após o vencimento". No início desta semana, o servidor público Paulo Roberto Alencar foi até uma loja de departamentos, nesta cidade, solicitar uma segunda via da fatura para o imediato pagamento.
A cobradora da loja, Luciana Vicente da Silva, confirma que muitos clientes pagam com segunda via impressa na empresa, ante o atraso na entrega do boleto de cobrança.
Com relação às entregas de contas feita pelos correios, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas (CDL), Francisco Martins Dantas, afirmou que os atrasos existem há vários anos e que hoje muitas pessoas têm optado por receber algumas faturas pela internet, para driblar os pagamentos de multa. Ele ressalta a facilidade da internet para esse tipo de pagamento, que hoje os consumidores podem antecipar muitas contas, tirando a segunda via.