Fortaleza. A menos de cinco dias para o encerramento da campanha de vacinação contra a aftosa, apenas 39% do rebanho estão imunizados. Tendo em vista que a cobertura vacinal é estimada em, pelo menos, 95%, a perspectiva é que haja um esforço redobrado até sábado, último dia da campanha.
Os criadores têm até sábado para imunizar o rebanho, a fim de não pagar multa foto: Natinho RodriguesNo sentido de que haja maior envolvimento do produtor com a campanha contra a febre aftosa, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), em entrevista coletiva, apresentaram, ontem, os dados parciais da vacinação, ao mesmo tempo em que foi feito um apelo para que os agropecuaristas não deixem de cumprir a obrigatoriedade da imunização, sob o risco de pagamento de multa, além de outras sanções.
Durante a entrevista coletiva, que aconteceu no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, reconheceu que os dados parciais ficam abaixo do esperado, haja vista que a campanha se desenvolveu desde o dia 1º deste mês e fica encerrada no próximo dia 30.
DesempenhoSegundo Nelson Martins, há sempre uma preocupação quando o percentual da cobertura está abaixo, embora lembre que no ano passado, em igual período, o índice era de 31,9%, o que correspondeu neste ano a um aumento de 7,19% dos animais vacinados. “Não podemos responsabilizar a seca pela baixa adesão até o momento dos produtores, porque, em maio passado, quando os efeitos da estiagem eram muito mais fortes, houve uma pronta mobilização dos criadores”, disse Martins.
Pelo relatório apresentado pela SDA, os municípios com melhor desempenho na campanha são Piquet Carneiro, Itaitinga e Pacoti, com índices, respectivamente, de 73,38%, 68,92% e 67,94%. Estão relacionados como de performance mais baixa os de Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Cruz, com percentuais, respectivamente, de 11,7%, 11,11% e 6,02%.