Quixadá. Tudo pronto para a realização de mais um Encontro dos Profetas da Chuva, neste município. Eles se reúnem todos os anos para anunciar suas previsões acerca da quadra invernosa baseados na observação dos sinais da natureza. Quando esses observadores da natureza, de todos os cantos do Ceará e até de Estados vizinhos, estiverem reunidos na manhã deste sábado, 11, serão os protagonistas dos 18º evento promovido pelo comerciante João Soares e pelo engenheiro químico Helder Cortez. O Encontro é realizado, tradicionalmente, no segundo sábado de janeiro no entorno do Açude Cedro.
Erasmo Barreira e Ribamar Lima fazem seus estudos observando os ninhos das aves marias-de-barro. Eles, no entanto, discordam nas avaliações fotos: alex pimentelConforme os organizadores, os portões do Parque de Exposições da Associação de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), local do evento, a cerca de 5Km do Centro da cidade, estarão abertos a partir das 6 horas. Logo após o café da manhã e a inscrição dos participantes, o mestre da cerimônia, Helder Cortez, atrairá a atenção do público apresentando um a um os profetas. E, após divulgar o diagnóstico do ano passado, fará sua famosa pergunta: "E agora senhor profeta, qual a sua previsão para o inverno deste ano?".
Expectativa
Dois deles, Erasmo Barreira e Ribamar Lima, já garantiram presença no Encontro. Juntamente com outros 30 cientistas populares, como também fazem questão de serem reconhecidos, causarão momentos de expectativa para muitos lavradores cearenses. Quando a maioria aponta boas perspectivas para a quadra chuvosa, a também maioria dos trabalhadores rurais não receia em brocar a terra para iniciar o plantio de feijão, milho e legumes. Também é hora de soltar a bicharada para engordar no pasto. O mato seco logo se transformará em alimentação farta para bois, cabras e carneiros.
Entretanto, se depender de Erasmo Barreira e Ribamar Lima, a definição acerca do inverno no Interior do Estado só ocorrerá após o encerramento do Encontro. Apesar de encontrarem os ninhos de Marias-de-barro com a porta virada para o poente, anunciando a chegada da chuva, o radialista Ribamar Lima avalia o período chuvoso deste ano, de fraco a regular.
Discordância