Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CIENTISTAS REPROGRAMAM CÉLULAS DE URINA PARA GERAR NEURÔNIOS.




Foto: Lihui Wang, Guangjin Pan e Duanqing Pei
Células progenitoras neurais derivadas de urina humana em estudo de pesquisadores chineses
Cientistas chineses afirmam ter conseguido reprogramar células de urina humana em células cerebrais (progenitoras neurais), em uma pesquisa que pode contribuir para futuros avanços no tratamento de males degenerativos como Alzheimer e Parkinson.
A pesquisa, publicada na mais recente edição do periódico Nature Methods, afirma que células de urina foram isoladas de três doadores, de 37, 10 e 22 anos, e reprogramadas para gerar células progenitoras neurais (NPCs), que são precursoras das células cerebrais. Estas NPCs, por sua vez, foram capazes de se subdividir e "gerar com eficiência neurônios funcionais" distintos in vitro.

"Ainda faltam análises, mas reportamos que as células sobrevivem e se dividem quando transplantadas ao cérebro de um rato recém-nascido", diz o estudo, liderado por Duanquing Pei, da Academia Chinesa de Ciências.Os mesmos cientistas haviam identificado no ano passado que a urina humana contém células do rim "que podem ser reprogramadas em células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs)". Agora, dizem ter avançado neste método.
Células progenitoras neurais são potenciais fontes de neurônios para pesquisa, com a vantagem de se dividirem e, por conta disso, poderem ser "expandidas" em laboratório antes que sejam divididas em neurônios.

Pesquisa e teste de medicamentos

"Há um grande interesse em gerar progenitoras neurais de indivíduos com doenças degenerativas", diz comunicado da Nature Methods.
"E como as células a serem reprogramadas são derivadas de (processos) não-invasivos, da urina de doadores, os autores da pesquisa propõem que o procedimento deve ser praticável para gerar progenitoras neurais específicas para determinadas doenças", acrescenta a publicação.
"Neurônios derivados dessas células podem ser úteis para pesquisas em males neurodegenerativos e para o teste de novos medicamentos", conclui o comunicado.
A pesquisa de Duanquing Pei lembra que ainda não há medicamentos eficientes para combater diversas doenças neurológicas.
Há importantes avanços no campo de células-tronco, mas o método é alvo de questionamentos por alas mais conservadoras porque as células são obtidas de embriões humanos. Além disso, existe o risco de rejeição do sistema imunológico. A vantagem da pesquisa chinesa é evitar esses dilemas.
Além disso, reportagem da revista Nature aponta que o estudo pode ajudar pesquisadores a produzir mais rapidamente células específicas para cada paciente, em número maior.
"Progenitoras neurais proliferam em cultura, então os pesquisadores podem produzir diversas células para seus experimentos", diz a reportagem.
Um geneticista consultado pela revista afirma que outra vantagem de obter células dessa forma é que a urina pode ser coletada de quase qualquer paciente.fonte:BBC Brasil/jardim das oliveiras blog

LEI QUE OBRIGA DETALHAMENTO DE IMPOSTOS EM NOTAS FISCAIS É SANCIONADA COM VETOS.


Brasília - Foi publicada na edição de hoje (10) do Diário Oficial da União a Lei 12.741/12. A norma obriga que as notas fiscais informem o valor dos impostos embutidos no preço de produtos ou serviços adquiridos pelo consumidor. Diferentemente do texto aprovado pelo Congresso Nacional, a lei sancionada estabelece que deverão ser identificados sete e não nove tributos: Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep, Cofins, Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços (ISS).
Informações referentes ao Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) foram vetadas pela presidenta, Dilma Rousseff. Outro veto diz respeito à parte do texto que determinava a identificação do tributo mesmo que estivesse sendo questionado na Justiça ou em processo administrativo.
No caso dos serviços financeiros, as informações sobre os tributos deverão ser colocadas em tabelas fixadas nos pontos de atendimento, como agências bancárias. O IOF deverá ser discriminado somente para os produtos financeiros, assim como o PIS e a Cofins, somente para a venda direta ao consumidor. A lei também estabelece que a nota fiscal deverá trazer o valor da contribuição previdenciária dos empregados e dos empregadores sempre que o pagamento de pessoal constituir item de custo direto do serviço ou produto fornecido ao consumidor.
Sempre que os produtos forem fabricados com matéria-prima importada que represente mais de 20% do preço de venda, os valores referentes ao Imposto de Importação, ao PIS/Pasep e à Cofins incidentes sobre essa matéria-prima também deverão ser detalhados.
Para que os estabelecimentos comerciais tenham tempo para se adaptar às novas regras, a lei só entra em vigor em junho de 2013. A partir daí, quem descumprir a lei pode ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), que prevê sanções como multa, suspensão da atividade e cassação da licença de funcionamento.
A lei é fruto de uma iniciativa popular que reuniu aproximadamente 1,56 milhão de assinaturas coletadas pela campanha nacional De Olho no Imposto, da Associação Comercial de São Paulo.fonte:agencia brasil/jardim das oliveiras blog

PANCADA DE CHUVA EM BH PROVOCA DIVERSOS PONTOS DE ALAGAMENTO.



Defesa Civil emitiu alerta de chuva forte até 0h desta terça-feira (11).
Cemig informou que tempo continua chuvoso ao longo da semana.

Céu visto do Aeroporto do Carlos Prates, no final da tarde desta segunda-feira (10). (Foto: Leandro Carvalho/Arquivo Pessoal)
Céu visto do Aeroporto do Carlos Prates, no final da tarde
desta segunda-feira (10).
(Foto: Leandro Carvalho/Arquivo Pessoal)
O Corpo de Bombeiros registrou várias ocorrências de alagamento em pontos diversos de Belo Horizonteentre 18h e 19h desta segunda-feira (10). Uma forte chuva atingiu grande parte da cidade, com trovões e raios. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou um alerta de chuvas e descargas elétricas para esta segunda-feira (10). O comunicado vale até a 0h de terça-feira (11). 
Segundo os bombeiros, a pancada de chuva deixou pessoas ilhadas em uma casa no bairro Heliópolis, na Região Norte da cidade. Na Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha, um grupo de funcionários também foi atingido, e precisou da ajuda dos militares para sair do local. Perto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Região da Pampulha, e no Anel Rodoviário, na Região Noroeste, vários carros foram inundados, deixando motoristas e passageiros ilhados sobre os veículos.

A Infraero informou que o saguão do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, conhecido como Aeroporto da Pampulha, também ficou alagado, e a altura da água chegou a cerca de 30 centímetros dentro do terminal. No estacionamento, a inundação chegou a encobrir o pneu de alguns veículos.

Ainda segundo o órgão, as operações foram paralisadas para que fosse feita a limpeza do local, que foi tomado por barro e lixo trazidos pelo temporal. Às 21h, quatro voos estavam atrasados e um havia sido cancelado. Segundo a Infraero, neste horário, o embarque de passageiros começava a ser retomado no aeroporto.
Água da chuva invade saguão do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. (Foto: Rodrigo Lima/ O Tempo/ Estadão Conteúdo)Água da chuva invade saguão do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. (Foto: Rodrigo Lima/ O Tempo/ Estadão Conteúdo)
De acordo com os bombeiros, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, foram registrados 13 ocorrências de pontos de alagamento, oito de pessoas ilhadas, sete de risco de desmoronamento e 11 de quedas de árvore.
O centro meteorológico da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), informou que há uma frente fria atuando sobre o estado que deve permanecer durante toda a semana. Ela é fortalecida pela zona de convergência de umidade, que é um canal de umidade que vem da região da Amazônia. Segundo a Cemig, as chuvas esperadas são de curta duração, porém fortes e com a presença de raios. 
As nuvens escuras na vista das montanhas de Nova Lima, na Grande BH.  (Foto: Isabela Scalabrini/Tv Globo)As nuvens escuras na vista das montanhas de Nova Lima,
na Grande BH. (Foto: Isabela Scalabrini/Tv Globo)
A recomendação é que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados. Áreas de encostas e morros devem receber atenção especial, pois o solo está encharcado devido às chuvas dos últimos dias. É importante lembrar que córregos e rios estão com o nível de água alterada em função das chuvas recentes, sujeitos a transbordamento. Por isso, o melhor é evitar estas áreas durante temporais.
Previsão do tempoA terça-feira (11) vai ser mais um dia abafado na Região Metropolitana. E por causa do calor e da alta umidade, pode haver pancadas de chuva. Segundo a Cemig, as nuvens mais carregadas devem se concentrar no Triângulo Mineiro, Região Central, Região Sul e Zona da Mata. Na capital, os termômetros devem ficar entre 19°C e 29°C.fonte:g1 mg/jardim das oliveiras blog

APÓS ENTREVISTA, GLORIA PEREZ INSULTA GUILHERME DE PÁDUA.



ASSASSINO DE DANIELLA PEREZ, FILHA DA NOVELISTA, CONCEDEU ENTREVISTA AO DOMINGO ESPETACULAR
Gloria Perez ficou indignada com a entrevista de Guilherme de Pádua - julgado e condenado pela morte de sua filha, Daniella Perez, há 20 anos - exibida pela Record. A autora de "Salve Jorge" se revoltou com as declarações do ex-ator e publicou uma série de insultos a ele, em sua página no Twitter.
"Esse FDP porque estava sendo reduzido na novela vingou-se: emboscou Daniella, desacordou com um soco, deu 18 estocadas e foi abraçar nossa família", postou Gloria, poucos minutos depois de chamá-lo de "michê vagabundo".
Na entrevista dada ao "Domingo Espetacular", Guilherme de Pádua relatou, com detalhes, a sua versão da cena do crime. Porém, algumas informações não se encaixaram com as que a polícia divulgou na época do assassinato. Por exemplo, um hematoma no rosto de Daniella. Segundo ele, o machucado perto do olho da atriz não era recente.
Além disso, o ex-ator disse ainda que se sentia culpado pela morte da herdeira de Glória. "Eu me sinto extremamente culpado. Se fosse só a minha ex-mulher e a Daniella, não existiria crime", afirmou o rapaz, que garantiu ter assumido a culpa no caso para proteger a ex-mulher, Paula, que estava grávida na época.
Segundo ele, Paula golpeou a atriz, já desacordada, com uma tesoura para criar um falso álibi. "Eu perguntei por que ela tinha feito e ela disse: 'Isso é para eles pensarem que foi algum fã maluco, porque fãs malucos fazem isso'", contou.
O casal foi condenado a 18 anos de prisão pelo assassinato e, por bom comportamento na cadeia, ambos foram soltos após quase sete anos de pena cumprida.fonte:MSN Entreendimento/jardim das oliveiras blo

g

ATRIZ LÍVIA ANDRADE RECEBE ALTA.



Lívia estava internada desde 2 de dezembro em hospital na Zona Norte.
Ela passou por tratamento contra amidalite aguda e passa bem.


Lívia postou foto em perfil no Twitter com roupa do Instituto Butantã (Foto: Reprodução/Twitter)
Lívia postou foto em perfil no Twitter com roupa
do Instituto Butantã (Foto: Reprodução/Twitter)


A atriz Lívia Andrade, do SBT, que estava internada desde 2 de dezembro no Hospital São Camilo, na Zona Norte de São Paulo, recebeu alta na manhã desta segunda-feira (10). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ela passa bem. De acordo com boletim médico divulgado na data da internação, a atriz foi submetida a um tratamento contra amidalite aguda.
Em seu perfil no Twitter, Lívia comemorou a alta nesta segunda-feira. "Tô solta", escreveu, depois de agradecer ao carinho de fãs e colegas de trabalho.
Dias depois da internação de Lívia, a assessoria da atriz confirmou que ela havia sido picada por uma aranha, mas disse que seu quadro não tinha relação direta com o episódio (veja nota abaixo).

A atriz Lívia Andrade passou por dois grandes sustos, na última semana.Tudo começou quando foi picada por uma aranha venenosa, na quinta-feira (29), nas proximidades de sua casa, em um condomínio em São Paulo. Após o incidente, foi levada ao Instituto Butantã.
Nota da assessoria

Veja abaixo a íntegra da nota da assessoria da atriz, divulgada dias depois da internação:

"Informações sobre o estado de saúde da atriz Lívia Andrade
Mesmo com dor, Lívia seguiu para o SBT, onde gravou normalmente a novela Carrossel, no papel da professora Suzana.
Mas durante as gravações do especial de fim de ano do programa /Astros/, no mesmo dia, Lívia não se sentiu bem e, com febre, foi encaminhada ao hospital, onde ficou em repouso, tomou medicação e voltou para casa.
No dia seguinte, ainda com febre, gravou normalmente o /Programa Silvio Santos/.
Após sair do SBT, foi novamente ao hospital, por ainda se sentir indisposta. Após medicação, retornou para casa. Mas no domingo, não apresentando melhora, os médicos decidiram interná-la.
Ao realizar exames, foi diagnosticado um abscesso na garganta e uma infecção bacteriana. Mas os médicos afirmam que a situação não tem relação com a picada do aracnídeo.
Foi cogitada cirurgia, mas com antibióticos, o abscesso regrediu normalmente, para a alegria de todos.
A atriz permanece internada no Hospital São Camilo, mas já se alimenta normalmente. Ainda não há previsão de alta, pois continua o controle contra a bactéria.
Lívia agradece o carinho de todos: 'Estou recebendo emails, telefonemas e mensagens de apoio. Muito obrigada pelo carinho de todos. Não consigo ficar parada, em uma cama de hospital. Estou ativa! (risos). Não vejo a hora de sair daqui e voltar a gravar normalmente. Não gosto de deixar os compromissos, principalmente neste final de ano'."fonte:g1 sp/jardim das oliveiras blog

FALTA DE OXIGENAÇÃO NA ÁGUA PROVOCA MORTANDADE DE PEIXES NA LAGOA.



Calor e falta de chuva deixaram água pouco oxigenada, diz Secretaria.
Biólogo diz que peixes precisam subir até a superfície para buscar oxigênio.


Lagoa amanheceu com mortandade de peixes (Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo)Lagoa amanheceu com mortandade de peixes (Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo)







mortandade de peixes mudou o visual da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (10). De acordo com a Secretaria municipal de Meio Ambiente, a morte dos peixes foi provocada pela redução de oxigênio na água.
A falta de oxigenação é resultado das elevadas temperaturas dos últimos dias e da ausência de chuva no Rio. Entre 8h e 10h desta segunda, o nível de oxigênio da água da lagoa era zero, segundo a Secretaria. Ainda não há informações sobre a quantidade de peixes mortos.
O biólogo Mário Moscatelli explicou que, pela manhã, a água da Lagoa já estava pouco oxigenada, já que os peixes subiam até a superfície para buscar oxigênio. “Os animais da Lagoa estão indicando que a água está com pouco oxigênio”, concluiu.fonte:G1 RJ/jardim das oliveiras blo

g