Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PANCADA DE CHUVA EM BH PROVOCA DIVERSOS PONTOS DE ALAGAMENTO.



Defesa Civil emitiu alerta de chuva forte até 0h desta terça-feira (11).
Cemig informou que tempo continua chuvoso ao longo da semana.

Céu visto do Aeroporto do Carlos Prates, no final da tarde desta segunda-feira (10). (Foto: Leandro Carvalho/Arquivo Pessoal)
Céu visto do Aeroporto do Carlos Prates, no final da tarde
desta segunda-feira (10).
(Foto: Leandro Carvalho/Arquivo Pessoal)
O Corpo de Bombeiros registrou várias ocorrências de alagamento em pontos diversos de Belo Horizonteentre 18h e 19h desta segunda-feira (10). Uma forte chuva atingiu grande parte da cidade, com trovões e raios. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou um alerta de chuvas e descargas elétricas para esta segunda-feira (10). O comunicado vale até a 0h de terça-feira (11). 
Segundo os bombeiros, a pancada de chuva deixou pessoas ilhadas em uma casa no bairro Heliópolis, na Região Norte da cidade. Na Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha, um grupo de funcionários também foi atingido, e precisou da ajuda dos militares para sair do local. Perto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Região da Pampulha, e no Anel Rodoviário, na Região Noroeste, vários carros foram inundados, deixando motoristas e passageiros ilhados sobre os veículos.

A Infraero informou que o saguão do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, conhecido como Aeroporto da Pampulha, também ficou alagado, e a altura da água chegou a cerca de 30 centímetros dentro do terminal. No estacionamento, a inundação chegou a encobrir o pneu de alguns veículos.

Ainda segundo o órgão, as operações foram paralisadas para que fosse feita a limpeza do local, que foi tomado por barro e lixo trazidos pelo temporal. Às 21h, quatro voos estavam atrasados e um havia sido cancelado. Segundo a Infraero, neste horário, o embarque de passageiros começava a ser retomado no aeroporto.
Água da chuva invade saguão do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. (Foto: Rodrigo Lima/ O Tempo/ Estadão Conteúdo)Água da chuva invade saguão do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. (Foto: Rodrigo Lima/ O Tempo/ Estadão Conteúdo)
De acordo com os bombeiros, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, foram registrados 13 ocorrências de pontos de alagamento, oito de pessoas ilhadas, sete de risco de desmoronamento e 11 de quedas de árvore.
O centro meteorológico da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), informou que há uma frente fria atuando sobre o estado que deve permanecer durante toda a semana. Ela é fortalecida pela zona de convergência de umidade, que é um canal de umidade que vem da região da Amazônia. Segundo a Cemig, as chuvas esperadas são de curta duração, porém fortes e com a presença de raios. 
As nuvens escuras na vista das montanhas de Nova Lima, na Grande BH.  (Foto: Isabela Scalabrini/Tv Globo)As nuvens escuras na vista das montanhas de Nova Lima,
na Grande BH. (Foto: Isabela Scalabrini/Tv Globo)
A recomendação é que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados. Áreas de encostas e morros devem receber atenção especial, pois o solo está encharcado devido às chuvas dos últimos dias. É importante lembrar que córregos e rios estão com o nível de água alterada em função das chuvas recentes, sujeitos a transbordamento. Por isso, o melhor é evitar estas áreas durante temporais.
Previsão do tempoA terça-feira (11) vai ser mais um dia abafado na Região Metropolitana. E por causa do calor e da alta umidade, pode haver pancadas de chuva. Segundo a Cemig, as nuvens mais carregadas devem se concentrar no Triângulo Mineiro, Região Central, Região Sul e Zona da Mata. Na capital, os termômetros devem ficar entre 19°C e 29°C.fonte:g1 mg/jardim das oliveiras blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário