Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

AMIGOS INTERNALTAS E VISITANTE DESTE BLOG DE SEU VOTO.

OI AMIGOS E AMIGAS  VENHO PEDIR SEU VOTO PARA ESTE BLOG QUE ESTA LOCALIZADA ABAIXO DESTA SETA,DE SEU VOTO ATÉ DIA 21/12/12.QUE NOS FICAMOS FELIZES COM SUA VISITA.
VOCÊ É NOSSO ORGULHO.
*JARDIM DAS OLIVEIRAS
*CAMOCIM BELO MAR.
*CAMOCIM-CE BLOG.

imagens do gloogle.
















http://camocim-ceara.webnode.com.br

A SANTA MISSA DESTA QUINTA-FEIRA DIA 06/12/12.


— São Nicolau
O santo deste dia é São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.

Sagrado Bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.

São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegasse ao povo.

São Nicolau, rogai por nós!

I SEMANA DO ADVENTO *
(ROXO, PREFÁCIO DO ADVENTO I – OFÍCIO DO DIA)
Antífona da entrada: Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre (Sl 118,151s).
Oração do dia
Despertai, ó Deus, o vosso poder e socorrei-nos com a vossa força, para que vossa misericórdia apresse a salvação que nossos pecados retardam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Isaías 26,1-6)
Leitura do livro do profeta Isaías.
26 1 Naquele tempo será cantado este cântico na terra de Judá: "Nós vimos uma cidade forte, em que se pôs por proteção muro e antemuro.
2 Abri as portas, deixai entrar um povo justo, que respeita a fidelidade,
3 que tem caráter firme e conserva a paz, porque tem confiança em vós.
4 Tende sempre confiança no Senhor, porque o Senhor é o rochedo perene.
5 Ele derrubou os que habitavam nas alturas e destruiu a cidade soberba; derrubou-a por terra e ao nível do chão a reduziu.
6 Ela é calcada aos pés pela plebe, sob os passos dos indigentes".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo responsorial 117/118
Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!
Daí graças ao Senhor, porque ele é bom!
"Eterna é a sua misericórdia!"
É melhor buscar refúgio no Senhor
Do que pôr no ser humano a esperança;
É melhor buscar refúgio no Senhor
do que contar com os poderosos deste mundo!"
Abri-me vós, abri-me as portas da justiça;
Quero entrar para dar graças ao Senhor!
"Sim, esta é a porta do Senhor,
Por ela só os justos entrarão"!
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes
E vos tornastes para mim o Salvador!
"Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação;
Ó Senhor, dai-nos também prosperidade!"
Bendito seja, em nome do Senhor,
Aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos.
Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55,6).

EVANGELHO (Mateus 7,21.24-27)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós. 
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 21 "Nem todo aquele que me diz: ´Senhor, Senhor´, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
24 Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.
26 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.
28 Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.
29 Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
Sobre as oferendas
Recebei, ó Deus, estas oferendas que escolhemos entre os dons que nos destes, e o alimento que hoje concedeis à nossa devoção torne-se prêmio da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Vivamos neste mundo com justiça e piedade, esperando a feliz esperança e o advento da glória de nosso grande Deus (Tt 2,12s).
Depois da comunhão
Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.

MEMÓRIA FACULTATIVA - SÃO NICOLAU
(BRANCO – OFÍCIO DA MEMÓRIA)
Oração do dia: Deus de misericórdia, guardai-nos de todo perigo pela intercessão de são Nicolau, para que se abra diante de nós, sem obstáculo, o caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas: Recebei, ó Pai, na festa de são Nicolau, as oferendas do vosso povo para que nos façam sentir, como esperamos, vossa paternal proteção. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Alimentados pelo Corpo e Sangue de Cristo, nós vos pedimos, ó Deus, que desabroche em plena redenção a ação que praticamos na fé. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SÃO NICOLAU):
Nicolau é também conhecido por São Nicolau de Mira e de Bari. Venerado, amado e muito querido por todos os cristãos do Ocidente e do Oriente. Sem dúvida alguma, é o santo mais popular da Igreja. Ele é padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena, na França, de Mira, na Turquia, e de Bari, na Itália, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Por tudo isso os dados de sua vida se misturam às tradições seculares do cristianismo.
Filho de nobres, Nicolau nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor, na metade do século III, provavelmente no ano 250. Foi consagrado bispo de Mira, atual Turquia, quando ainda era muito jovem e desenvolveu seu apostolado também na Palestina e no Egito. Mais tarde, durante as perseguições do imperador Diocleciano, foi aprisionado até a época em que foi decretado o Edito de Constantino, sendo finalmente libertado. Segundo alguns historiadores, o bispo Nicolau esteve presente no primeiro Concílio, em Nicéia, no ano 325. Foi venerado como santo ainda em vida, tal era a fama de taumaturgo que gozava entre o povo cristão da Ásia. Morreu no dia 6 de dezembro de 326, em Mira.
Imediatamente, o local da sepultura se tornou meta de intensa peregrinação. O seu culto se difundiu antes na Ásia, e o local do seu túmulo, fora da área central de Mira, se tornou meta de peregrinação. O documento mais antigo sobre ele foi escrito por Metódio, bispo de Constantinopla, que em 842 relatou todos os milagres atribuídos a são Nicolau de Mira. Depois, mais de sete séculos passados da sua morte, "Nicolau de Mira" se tornou "Nicolau de Bari". Em 1087, a cidade de Bari, em Puglia, na Itália, sofria a subjugação dos normandos. E Mira já estava sob domínio dos turcos muçulmanos. Setenta marinheiros italianos desembarcaram nessa cidade e se apoderaram das suas relíquias mortais, transferindo-as para Bari. O corpo de são Nicolau foi acolhido, triunfalmente, pela população de Bari, que o elegeu seu padroeiro celestial. E ele não decepcionou: por sua intercessão os prodígios e milagres ocorriam com grande freqüência. Seu culto se propagou em toda a Europa. Então, a sua festa, no dia 6 de dezembro, foi confirmada pela Igreja.
A tradição diz que os pais de Nicolau eram nobres, muito ricos e extremamente religiosos. Que era uma criança com inclinação à virtuosidade espiritual, pois nas quartas e nas sextas-feiras rejeitava o leite materno, ou seja, já praticava jejum voluntário. Quando jovem, desprezava os divertimentos e vaidades, preferindo freqüentar a igreja. Costumava fazer doações anônimas em moedas de ouro, roupas e comida às viúvas e aos pobres. Dizem que Nicolau colocava os presentes das crianças em sacos e os jogava dentro das chaminés à noite, para serem encontrados por elas pela manhã. Dessa tradição veio a sua fama de amigo das crianças. Mais tarde, ele foi incluído nos rituais natalinos no dia 25 de dezembro, ligando Nicolau ao nascimento do Menino Jesus.
Mais tarde, quando já era bispo, um pai, não tendo o dinheiro para constituir o dote de suas três filhas e poder bem casá-las, havia decidido mandá-las à prostituição. Nicolau tomou conhecimento dessa intenção, encheu três saquinhos com moedas de ouro, o dote de cada uma das jovens, para salvar-lhes a pureza. Durante três noites seguidas, foi à porta da casa daquele pai, onde deixava o dote para uma delas. Existem muitas tradições e também lendas populares que se criaram em torno deste santo, tão singelo e singular.
A sua figura bondosa e caridosa, símbolo da fraternidade cristã, mantém-se viva e impressa na memória de toda a cristandade. Agora, também na da humanidade toda, porque perpetuada através dos comerciantes nas vestes de Papai Noel nos países latinos, de Nikolaus na Alemanha e de Santa Claus nos países anglo-saxões. Mesmo sob falsas vestes, são Nicolau nos exemplifica e recorda o seu grande amor às crianças e aos pobres e a alegria em poder servi-los em nome de Deus.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. Cristãos marca Denorex
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Denorex” era a marca de um Shampoo anti caspa, com um forte cheiro de remédio, que era muito falado nos finais dos anos 80, pelo fato de parecer remédio, mas não passava de um shampoo comum como os demais. O evangelho de hoje nos apresenta o perigo de sermos Cristãos Denorex...
São os empolgados pela Fé em Jesus Cristo, os convertidos de última hora, que cheios de entusiasmo começam a frequentar as comunidades, são os que fazem questão de uma prática formalista, pois precisam provar aos outros que são cristãos, conheci um desses tipo que andava rezando o terço pelas ruas da cidade e só tinha um pequeno detalhe, o tal erguia a mão direita acima da cabeça, para que todos vissem o terço que ele segurava.
Rezar o terço é uma ótima prática cristã, mesmo na rua, porém de maneira discreta pois as pessoas n ao precisam saber que estamos rezando o terço.
Quando se quer auto afirmar-se como cristão, com práticas e formalismo religioso, corre-se sempre o risco do tombo ser maior, pois no dia em que as enxurradas da vida, as tempestades e vendavais caírem sobre nós, como diz o evangelho, iremos cair e a ruína será total.
Então por que temos que participar da Santa Missa e celebrações, fazer orações com a comunidade, rezar o terço, fazer visitas ao Santíssimo, será que tudo isso de nada adianta? Se não tivermos uma raiz, uma base sólida onde apoiamos a nossa Vida de Cristãos, todas essas coisas realmente de nada irão adiantar pois elas são sinais daquilo que está por dentro, uma casa sem alicerce não resistirá as interpéries, uma árvore sem raiz vai tombar na primeira ventania, um Cristão sem Espiritualidade autêntica, não irá resistir nas revezes da Vida.
Casais que se separam, irmãos que de repente abandonam a Igreja ou a trocam por outra, Agentes de Pastoral da Vanguarda, que um belo dia são descobertos por atitudes totalmente contrárias ao Espírito Cristão, vocações religiosas de Ministros da Igreja ou Consagrados que da noite para o dia acabam em nada, enfim, irmãos que até deram um belíssimo testemunho no ECC ou em outros movimentos da Igreja, causando alegria e admiração nos demais, até que um dia abandonam tudo, igreja, movimento, Família, e a Casa cai em ruínas.
O Cristão autêntico têm plena consciência da sua fragilidade, suas fraquezas e limites, mas caminha depositando toda sua confiança na Graça de Deus, sem muito alarde e Merchandising na vida em comunidade. Do jeitinho mineiro trabalham em silêncio e jamais se abalam diante de acontecimentos desconcertantes, em sua vida ou na vida da comunidade.
Assim agem porque Cristo Jesus é a Rocha firme na qual embasam todo seu cristianismo e disso jamais abrem mão. São Cristãos autênticos e não o nosso velho e conhecido “Denorex”, o tal que parece... Mas não é!
2. O caminho para Jesus é a prática do bem
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
A fala inicia-se com uma contundente antítese entre o louvor que enche de satisfação o fiel e a exigência da prática perseverante da vontade do Pai do céu, revelada nas palavras e no testemunho de Jesus. As invocações, as profecias, a expulsão de demônios, os milagres não são o caminho para a união com Deus. O caminho é a prática da justiça, da fraternidade, da partilha, tudo a serviço da vida, principalmente dos mais desamparados, empobrecidos e excluídos.
Muitos que realizam ações extraordinárias, desdobrando-se em louvores ao Senhor, na realidade estão buscando sua própria glória e prestígio, como os fariseus que faziam longas orações diante do povo para se aparentarem como piedosos e justos.
O primado do "fazer a vontade do Pai" como sendo o caminho para a união com Deus é uma característica do evangelho de Mateus e, principalmente, do evangelho de João. Fazer a vontade do Pai resulta em transformar-se em sede da morada do Pai e do Filho com a participação na vida eterna.
Oração
Espírito que move a praticar a Palavra, que eu não proclame minha fé só com a boca, e sim, com a plena vivência da vontade do Pai celeste, expressa nas palavras de Jesus.
3. DAS PALAVRAS À AÇÃO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
A autêntica adesão a Jesus e a profissão de fé em sua condição de enviado do Pai encontra sua verdadeira expressão na vida do discípulo, e não apenas em suas muitas palavras. Estas, ainda que belas, nem sempre manifestam uma vida vivida segundo o querer de Jesus e a proposta de Reino por ele proclamada. Ele mesmo denunciou, na vida dos discípulos, o descompasso entre falar e viver. Gritar "Senhor, Senhor" não garante a entrada no Reino dos Céus. Somente entrará neste Reino quem se esforçar para fazer a vontade do Pai, conforme nos ensinou Jesus.
Daqui decorrem dois tipos de atitudes possíveis ao discípulo de Jesus. A primeira consiste em ouvir a Palavra de Deus e praticá-la com sinceridade. Os percalços da vida encarregar-se-ão de verificar a solidez e a profundidade da fé do discípulo. Quem sair ileso das perseguições, dificuldades e provações, mantendo-se fiel a Jesus, terá dado provas da consistência de sua fé e de sua adesão ao Reino. A segunda atitude consiste em professar-se discípulo do Reino, mas sem o empenho de viver em conformidade com a fé professada. A superficialidade desta adesão ao Reino revelar-se-á assim que surgir a primeira crise, por causa da fé.
Só o discípulo fiel, alicerçando sua vida na vontade do Pai, supera, incólume, as provações da fé.
Oração
Senhor Jesus, que eu seja bastante prudente para colocar em prática tuas palavras e, assim, não sucumbir, quando minha fé for provada.fonte:NPD Brasil/jardim das oliveiras blog

PICADA POR ARANHA VENENOSA,LÍVIA ANDRADE SEGUE INTERNADA EM HOSPITAL.





http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20121205202153.jpg
Lívia Andrade segue internada no Hospital São Camilo, em SP, para controle de bactéria, segundo informações da sua assessoria de imprensa. Ela foi picada por uma aranha venenosa, na última quinta-feira (29), nas proximidades de sua casa, em um condomínio em São Paulo. 

Lívia tem usado o Twitter para se comunicar com seus fãs. Nesta quarta-feira (5) ela escreveu que o dia começou intenso: "Bom dia...o dia por aqui começou intenso! Radiografia,eletrocardiograma,sangue,urina...affff!!! Socorro (Ps:Sai correndo por mim?! ) ".


Lívia divulga foto internada/ Twitter/ Reprodução
Em outro post ela agradeceu aos e-mails que têm recebido: "Gostaria de agradecer todos os emails que estão chegando". Ainda na rede Social ela disse: "Muito obrigada pelo carinho de todos. Não consigo ficar parada, em uma cama de hospital. Estou ativa!".

Lívia Andrade já se alimenta normalmente, mas ainda não há previsão de alta.

A atriz atualmente está no ar na novela infantil "Carrossel", do SBT, e também no "Programa Silvio Santos".fonte:Uol/jardim das oliveiras blog

ITAPAJÉ:PESCADORES SE REÚNEM PARA TRATAR DO SEGURO-DEFESO.

O Programa Seguro-Desemprego direcionado aos pescadores profissionais artesanais da lagosta e das espécies de piracema no Estado do Ceará (seguro-defeso), é executado pelo Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – SINE/IDT. A Coordenação do Seguro-Desemprego do SINE/IDT e as Unidades de Atendimento localizadas nos municípios abrangidos pelo Programa orientam, controlam e viabilizam o acesso dos pescadores ao benefício. As ações desenvolvidas para a operacionalização do programa contam com a efetiva parceria da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Ministério da Pesca/Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura, IBAMA, COGERH, Federação dos Pescadores do Estado do Ceará –  FEPESCE, e conforme acordo de  Cooperação  Técnica celebrado, do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual. O maior impacto do defeso sobre os produtores e suas famílias é de natureza socioeconômica e refere-se a transtornos sociais de extrema gravidade sobre as famílias que sobrevivem, direta e indiretamente, da atividade da pesca das espécies protegidas, resultando em problemas de privações e endividamento. Nesse aspecto, o seguro desemprego age com grande importância, na medida em que fornece o suprimento necessário para a manutenção da renda do pescador e de sua família estimulando ainda o cumprimento do defeso e, conseqüentemente, a preservação do ecossistema.

Por outro lado, vale considerar que os benefícios trazidos aos pescadores das espécies protegidas por defeso pelo seguro desemprego acentuam a gravidade da evasão de recursos destinados ao pagamento das parcelas destes, em decorrência da ação de agentes fraudadores do  Programa,  haja vista que, para cada indivíduo que se locupleta fora do perfil estabelecido por lei,  é  gerado um déficit nos recursos destinados ao financiamento desse benefício.

É justamente para tentar evitar fraudes que o SINE/IDT, em parceria com o Ministério Público vem realizando nos municípios cearenses reuniões de sensibilização e habilitação dos pescadores artesanais de espécies de piracema com o objetivo de evitar fraudes. A analista de mercado de trabalho do SINE-IDT, Eliselda Lobo, informou que a reunião foi a primeira etapa do processo de habilitação ao seguro-defeso. No encontro foram informados aos trabalhadores todos os critérios para ter direito ao benefício. O mais importante deles é que o beneficiado exerça a atividade de pesca artesanal de espécies de peixe de piracema como exclusiva atividade econômica. Logo após análise de todos os pedidos do benefício, Eliselda informou que o SINE/IDT deverá dar entrada junto ao INSS no pedido de seguro-defeso na primeira semana de fevereiro. Os pescadores terão direito a três parcelas mensais no valor de um salário mínimo e em contrapartida ficarão terminantemente proibidos de exercer a atividade da pesca enquanto vigorar o defeso, que vai de fevereiro a maio.

O Promotor de Justiça, Dr. Wander Timbó também esteve presente à reunião. Caberá a ele averiguar se as declarações dos requerentes do benefício são verdadeiras, ou seja, se aqueles que pleitearem o auxílio federal se encaixam nos critérios estabelecidos por lei. Dr. Timbó advertiu que a tentativa de fraudar o seguro-defeso pode se caracterizar como crime de falsidade ideológica. Além disso, o fraudador terá grandes dificuldades em ter acesso a novos benefícios sociais, inclusive aposentadoria.

A atividade de pesca artesanal em Itapajé se concentra no distrito de Pitombeiras. No ano de 2010 apenas 28 pescadores artesanais do município pleitearam o seguro-defeso. Em 2011 o número foi ainda menor, apenas 23.

Fonte: Blog do Mardem/via adriano furtado/jardim das oliveiras blog

COBRA É FLAGRADA DEVORANDO GNU NA ÁFRICA DO SUL.



Tamanho da presa é incomum pelo que se conhecia do réptil.
Imagem foi feita no Parque Kruger, no nordeste do país.

Cobra come filhote de gnu (Foto: Caters)Foto de Rudi Hulshof mostra o momento em que a cobra expande sua mandíbula para devorar o gnu (Foto: Caters)
Uma foto divulgada pela agência Caters mostra o momento  qemue uma cobra píton devora um filhote de gnu no Parque Kruger, na África do Sul. Os gnus são um tipo grande de antílopes que vivem na porção mais ao sul do continente africano. Eles habitam as savanas e formam grandes grupos.
Segundo a agência, a imagem é rara porque se considerava que esse tipo de serpente normalmente se alimenta de animais muito menores. O autor da foto é Rudi Hulshof.
Cobra come filhote de gnu (Foto: Caters)Detalhe do flagrante feito no Parque Kruger (Foto: Caters).fonte:g1 sp/camocim belo mar blo
g

DENÚNCIAS CONTRA O TRÁFICO DE MULHERES DOBRAM EM 2012.


imagens do gloogle
As denúncias contra o tráfico de mulheres dobraram do começo do ano para cá. Se até outubro o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Ceará (NETP) recebia até duas delações por mês, de três meses para cá, a média é de quatro denúncias. Apenas no dia 3, o NETP registrou três casos.

O problema é que ainda há muita subnotificação, ou seja, são poucos os casos que chegam ao Estado. As ocorrências, normalmente, não são tipificadas ou são caracterizadas como turismo sexual e até como desaparecimento. Isso prejudica a resolução do crime.

A coordenadora do NETP, Lívia Xerez, acredita que a demanda tenha aumentado em virtude de uma divulgação maior do tema. "A novela das nove tem tratado do assunto. Isso acaba fazendo com que as pessoas entendam o que é o tráfico de mulheres", explica.

Intervenções

Além disso, a coordenadora aponta o trabalho informativo que vem sendo feito nas escolas pelo Núcleo. Para ela, as intervenções estão incisivas. Outra boa notícia é que o 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas deve ser formalizado no começo de 2013. O texto está na Casa Civil para receber o aval da presidente Dilma Rousseff, após passar por um longo processo nos ministérios.

Fora isso, está em construção o documento estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Segundo Lívia Xerez, boa parte do texto já está formulada e, em breve, o projeto será divulgado.

O tráfico de mulheres é uma problemática que atinge todo o País e o Ceará, que é rota. No Estado, o crime é interno, na maioria das vezes. De acordo com a coordenadora, muitas pessoas vêm de países como a Venezuela e a Guiana para cá e depois seguem para São Paulo. "Aqui também é muito intenso o tráfico do Interior para a Capital", pontua. O Ceará tanto é entrada como é saída.

Para debater o assunto, a Prefeitura, através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e da Coordenadoria de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais, vai promover, na próxima quinta-feira (6), das 8h às 12h, a Conferência Internacional Tráfico de Mulheres e Turismo para Fins Sexuais, no Auditório Castelo Branco, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dados
A ideia, segundo Raquel Viana, da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, é socializar informações acerca do tema e propor um debate, levantando aspectos do ponto de vista conceitual. O objetivo é colocar na pauta as realidades da Itália e do Brasil, países que compõem a lista dos que mais registram casos de tráfico de mulheres.

A conferência faz parte da programação do Seminário Internacional Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Turismo para Fins Sexuais, que acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Hotel Amuarama, e integra as ações do Projeto Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Turismo Sexual (ETTS).fonte:DN/jardim das oliveiras blo
g

VALE DO JAGUARIBE VOLTA A RECEBER CRÉDITO EMERGENCIAL.


Financiamento público vai permitir que os produtores afetados pela seca cubram os prejuízos no campo


Russas Os agricultores do Vale do Jaguaribe que foram afetados pela estiagem voltarão a ter acesso ao crédito emergencial dos governos federal e estadual. O anúncio foi feito pela gerência executiva do Banco do Nordeste no Ceará (BNB), durante recente reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, realizada neste município.

Construções de mais cisternas de placa e implantação de quintais produtivos em municípios afetados pela seca estão entre as ações de apoio às famílias sertanejas, com recursos federais e estaduais

As operações são executadas pelo BNB, na agência de Limoeiro do Norte, e tinham sido suspensas para investigação, depois de supostas denúncias de liberações ilegais.

De acordo com o gerente executivo do BNB no Ceará, Edgar Castelo Branco, serão beneficiados os municípios de Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas, Palhano, Morada Nova, Ibicuitinga, Tabuleiro do Norte, Ererê, Iracema, Potiretama, Alto Santo e São João do Jaguaribe.

Os agricultores já podem contar com os empréstimos junto a esta instituição.

O crédito emergencial foi criado em maio pelo Governo Federal para beneficiar produtores rurais, comerciantes e setores da indústria que foram prejudicados pela seca.

Condições

O Ceará recebeu R$ 24,1 milhões em linhas de crédito, a maior demanda é oriunda da agricultura familiar e de comércios e serviços. No Brasil, até agora, foi contratado R$ 1,03 bilhão, beneficiando 133 mil produtores. O crédito pode variar de R$ 12 mil a R$ 100 mil com juros de 3,5% ao ano, com pagamento somente após dois anos da contratação, com prazo de 10 anos para quitação da dívida.

Na reunião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas, José Candido, frisou que é preciso o BNB estar atento às renegociações das dívidas dos produtores, ofertando um melhor prazo para o pagamento. "Houve uma renegociação das dívidas, para pagar a partir de fevereiro do próximo ano. Mas se agora não há condições de pagar, como o produtor vai ter em fevereiro? Nós estamos querendo que esse prazo seja colocado mais adiante", explica.

José Cândido questionou também a liberação dos recursos, de modo que atenda à necessidade dos trabalhadores rurais. "Estamos com 60 projetos que foram encaminhados para o Banco do Nordeste. O financiamento já está sendo liberado, mas a nossa necessidade é muito maior".

A reunião, que teve a participação de integrantes do Comitê de Combate à Seca, teve o intuito de discutir questões relativas à situação emergencial dos municípios afetados pela seca.

No Vale do Jaguaribe, a maior necessidade é de água para consumo humano e para agricultura familiar. De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o acesso ao crédito emergencial permite que os pequenos agricultores tenham mais condições de manter sua produção.

Eles devem procurar os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) para mais orientações sobre melhor aplicação.

"É importante para o Comitê vir discutir junto aos municípios soluções para enfrentar esse problema da seca. O Estado já realiza ações e o que vamos fazer é ampliar esse atendimento para atender mais pessoas", afirma Nelson. De acordo com secretário, vários projetos de abastecimento de água estão sendo ampliados no Vale do Jaguaribe. Construção de cisternas de placa, perfuração e revitalização de poços e o Projeto São José III estão na prioridade do Comitê.

A SDA está ampliando projetos em outras regiões do Estado. Na região Norte, o município de Itapipoca, a 130km da Capital, receberá um investimento de superior a R$ 12 milhões para a construção de cisternas de placa e quintais produtivos. O investimento é uma parceria da SDA com o MDS, que irá beneficiar quase 7 mil famílias.

A assinatura da ordem de serviço aconteceu ontem, no Centro de Treinamento Diocesano, com a presença do secretário Nelson Martins. Serão construídas 6.612 cisternas de placa e 128 quintais produtivos, sendo 90 deles com cisternas de enxurrada e 38 com barragens subterrâneas. As famílias beneficiadas serão selecionadas pela comissão do Programa de Ação de Convivência com a Seca (PACS).

No Centro-Sul, o município de Icó, a 375km da Capital, também recebeu as cisternas. Serão construídas 2.575, com investimento superior a R$ 4,4 milhões. A solenidade para ordem de serviço ocorreu no dia 29 passado, na Câmara Municipal.

O objetivo do Governo do Estado, por meio do Programa de Cisternas da SDA, em parceria com o MDS, é universalizar os reservatórios de placa até o fim de 2014. Para isso, o investimento é de R$ 62 milhões. Até o momento, foram executadas 60.820 cisternas. Somente neste ano, foram assinadas ordens de serviço para a construção de mais 5.292 nos municípios de Pereiro, Alto Santo, Jaguaribara, Iracema, Jaguaribe e Ererê.

Incentivado cultivo de palma forrageira
Canindé A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) pretende difundir e apostar na cultura de uma planta resistente à seca e de fácil trato no campo. Trata-se da palma forrageira. No total, serão fornecidas mais de 4,2 milhões de raquetes da planta, como são chamadas as mudas, para produtores cadastrados pelos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

A palma apresenta boa adaptação à região semiárida e demanda baixo custo no plantio. Cerca de 1,2 milhão de mudas da planta foi adquirido para distribuição entre produtores, que depois devolverão ao Estado novas raquetes FOTO: A.C. ALVES

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, lembra que a palma é uma alternativa para dirimir a dependência em relação ao milho, principalmente na alimentação de bovinos, caprinos e ovinos. "Chegamos a essa conclusão. Agora, precisamos formar reserva alimentar para o nosso rebanho".

Segundo Martins, uma das principais vantagens da cultura é o baixo custo de produção. "O cultivo da planta é barato para o produtor implantar e é totalmente adaptado ao clima semiárido", salientou.

A SDA será responsável pela aquisição das raquetes de palma para distribuição entre os produtores do Estado.

Para iniciar o processo de entrega para os agricultores foi adquirida 1,2 milhão de raquetes, por meio de um investimento no valor de R$ 240 mil.

A primeira distribuição acontece sexta-feira, quando o programa de incentivo à produção de palma será lançado oficialmente na cidade de Madalena, no Sertão Central, com a presença de prefeitos, secretários de Agricultura, presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, gerentes locais de vários municípios cearense e técnicos do Governo do Estado.

Segundo o secretário, dependendo da demanda, poderão ser adquiridas mais três milhões de raquetes até o início de 2013.

Permuta

Cada muda da planta custa apenas R$ 0,12, em média. Os produtores beneficiados serão responsáveis pela plantação e, após o início da produção, deverão fornecer a mesma quantidade de raquetas recebidas do governo para beneficiar outros produtores. "É uma troca. O agricultor paga, entregando a mesma quantidade de raquetes", diz o secretário. Segundo ele, após o plantio, a expectativa é de que a primeira produção ocorra no prazo de até um ano.

O montante de raquetes de palma, que será fornecido pela SDA, será suficiente para o cultivo de até 420 hectares, os quais poderão ser consorciados com outras culturas, como feijão, sorgo, milho, entre outras.

Em média, cada produtor receberá insumo suficiente para o cultivo de até um hectare. A previsão é a de que 420 agricultores sejam beneficiados nessa primeira etapa.

Montante

24,1 milhões de reais foram destinados ao Ceará em linhas de crédito. A maior demanda é oriunda da agricultura familiar. No Brasil, a soma foi de R$ 1,03 bi

Mais informações:

BNB Agência Limoeiro do Norte. Travessa Pedro Alves de Freitas, 13 Centro - (088 ) 3423.3101
Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA) - (85) 3101.8002.fonte:DN/jardim das oliveiras blog

ELLEN FREITASCOLABORADORA
ANTÔNIO CARLOS ALVESCOLABORADO
R