Powered By Blogger

domingo, 14 de setembro de 2014

PAÍS PRECISA AUMENTAR INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO E AMPLIAR MATRÍCULAS .

Problemas como a evasão escolar de crianças ribeirinhas diminuíram depois da chegada da lancha à comunidade São Francisco do Mainã (Tomaz Silva/Agência Brasil)
País precisa aumentar investimentos em educação e ampliar matrículasTomaz Silva/Arquivo Agência Brasil/Tempo da Noticia
Avançar nas metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) é um dos principais desafios do país para os próximos anos, analisam especialistas ouvidos pela Agência Brasil. O plano, cuja lei foi sancionada em junho, contém 20 metas para serem cumpridas nos próximos dez anos. As metas, que abrangem do ensino básico ao ensino superior, tratam de questões como ampliação de matrículas, inclusão de pessoas com deficiência, melhorias na infraestrutura e valorização dos professores e trabalhadores em educação. Entre elas está a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor.
“O próximo presidente vai ter que dar o primeiro salto”, diz o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. "O próximo mandato será determinante para cumprimento das metas do plano. O PNE deverá estar dentro do novo ciclo orçamentário, que começa em 2015", diz. Em termos de investimento, terá que passar dos atuais 6% do Produto Interno Bruto (PIB) para 7% no fim do mandato. Pelo PNE, a meta intermediária deverá ser cumprida até 2019.
Segundo Cara, além de garantir mais recursos, será preciso, estruturar a colaboração financeira da União a estados e municípios para assegurar o Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi), que corresponde ao valor suficiente para cumprir os padrões mínimos de qualidade do ensino básico. O coordenador destaca também o prazo até 2016 para a criação do Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do PNE.
No ensino básico, até 2016, o desafio será universalizar o ensino dos 4 aos 17 anos de idade. Isso significa incluir quase 3 milhões de crianças e jovens que estão fora da escola. “O desafio mais imediato é a criação de vagas para atender a todas as crianças na pré-escola [4 e 5 anos]. Embora não caiba a estados e União, esses entes são responsáveis por prestar assessoria técnica e recursos financeiros aos municípios”, diz a gerente da Área Técnica do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco. Na etapa, a geração de vagas deverá girar em torno de 1 milhão, segundo os dados oficiais mais recentes disponíveis no Observatório do PNE, portal coordenado pelo movimento.

PRESA APÓS ATACAR A MÃE DEBOCHA AO SABER O NÚMERO DE FACADAS: 'SÓ 9?'

Faca usada na ação foi encontrada na casa onde moram mãe e filha (Foto: Jéssica Bitencourt / G1)

A jovem de 18 anos, suspeita de esfaquear a própria mãe em Santos, no litoral de São Paulo, foi detida na tarde deste sábado (13). Ela foi encontrada na casa do pai, no bairro Jardim Santa Maria, e confessou o crime para a Polícia Militar. Na delegacia, a suspeita chegou a debochar quando ficou sabendo o número de golpes que desferiu contra a mãe.

A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 4h40, na residência onde moram mãe e filha, no bairro Rádio Clube. A mãe, uma mulher de 39 anos, recebeu atendimento no Pronto Socorro da Zona Noroeste, e no local, contou aos policiais sua versão do crime. Segundo a vítima, a filha começou a dar as facadas quando ela estava dormindo, acertando-a no rosto, no ombro e nas mãos.

Por meio de informações de familiares, a suspeita foi encontrada na casa do pai e conduzida até o 3º DP da cidade. Na delegacia, ela demonstrou frieza em relação às agressões contra a mãe e contou sua versão ao ser interrogada pela delegada Cláudia de Santana Barazal. "Ela fala naturalmente. Disse que chegou de um velório e começou uma discussão com a mãe, que teria arremessado algum objeto contra ela e a filha. Ela revidou, falou que se a mãe 'viesse para cima' ela também iria, e se armou com uma faca. Quando a mãe tentou tirar a faca da mão dela, começaram os golpes", explica a delegada. A ação foi impedida por vizinhos, que desarmaram a jovem e esconderam a faca. Depois que ela fugiu, um deles trouxe o objeto de volta para a casa, embrulhado em uma sacola.

A suspeita tem dois filhos. De acordo com Barazal, em seu depoimento, a jovem acusou a mãe de tê-la obrigado a tirar uma das crianças quando estava grávida. A delegada relata que a presa confessou o crime e debochou ao saber o número exato de golpes. "Ela afirma que deu as facadas na mãe, só não sabia o número. 

MORRE A PIONEIRA E EX-PROFESSORA DA UNB VERA BRANT, AOS 87 ANOS.

A mineira de Diamantina chegou a Brasília em 1960 e foi uma das colaboradoras de Darcy Ribeiro na tarefa de criar a Universidade de Brasília (UnB)

Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek e Vera Brant


Morreu neste domingo (14/9) a pioneira Vera Brant, 87 anos. Vera lutava contra um câncer na laringe há anos. A ex-docente da Universidade de Brasília vai ser velada em casa, no Lago Sul, na tarde de hoje e deve ser enterrada nesta segunda-feira (15/9) no Cemitério Campo da Esperança, na Ala dos Pioneiros, às 11h.

A mineira de Diamantina chegou a Brasília em 1960 e foi uma das colaboradoras de Darcy Ribeiro na tarefa de criar a Universidade de Brasília (UnB), onde ela deu aula. Conterrânea e confidente de Juscelino Kubitschek, Vera chegou a recebê-lo em sua casa em 1973, quando ele voltou à capital federal depois do exílio. Nos últimos três anos de vida do ex-presidente, era a ela que o político recorria sempre que precisava de um ombro amigo.
Vera trabalhou como empresária no ramo imobiliário. Também era escritora e assinou obras como Ensolarando SombrasCiclotímicaA Solidão dos outros e Carlos, meu amigo querido, que reúne correspondências com o poeta Carlos Drummond de Andrade. O golpe de 1964 foi vivido de perto por Vera, irmã do deputado Celso Brant, com quem morava à época. 

ASSALTANTE LEVAM MOTO EM GUARACIABA DO NORTE-CE.

Nesta Sexta-feira, 12, por volta das 20hs30min. no sítio Buriti do Apuá, zona Rural de Guaraciaba do Norte, dois elementos de casaco preto, capacetes, em uma motocicleta não identificada, portando arma de fogo, abordaram   FRANCISCO DA CHAGAS LOPES DA SILVA,  34 anos, natural de Guaraciaba do Norte, levando dele uma motocicleta tipo Honda CG 125 FAN de cor preta, de placa NVA 2224, informo que os acusados tomaram rumo ignorado, a viatura da PM CP 3432 se dirigiu até o local e policias fizeram buscas no sentido de prender os acusados.

                                                             
Foto ilustrativa


Informações do COPOM -Tianguá

CARCAÇA DE BALEIA É ENCONTRADA EM AQUIRAZ-CE.


O animal encalhado é uma fêmea de 11 metros e 40 centímetros e estava em estado avançado de decomposição
Baleia encalhada na Praia do Japão
A carcaça de uma baleia da espécie Jubarte encalhou durante a madrugada deste domingo, 14, na Praia do Japão, localizada entre a Prainha e o Beach Park, em Aquiraz. O animal encalhado é uma fêmea de 11 metros e 40 centímetros e estava em estado avançado de decomposição. De acordo com o biólogo e coordenador de resgate do projeto Manatí/Aquasis, Antônio Carlos Amancio, a retirada do animal deve ser realizada nesta segunda-feira, 15, pela tarde.

A equipe do projeto foi avisada sobre a presença do animal por um bugueiro da região. Para realizar a retirada da carcaça da baleia, será preciso uma retroescavadeira grande. Segundo Amancio, ele já entrou e contato com o secretário de Infaestrutura de Aquiraz, que vai disponibilizar o equipamento necessário para esta segunda.

'VIDAS ÁRIDAS' PROMOVE CARAVANA PARA AVALIAR OS IMPACTOS NO SÃO FRANCISCO.

Movimento percorrerá 10 cidades banhadas pelo Rio São Francisco.

Cidade de Três Marias será a primeira a receber o projeto.

D G1 Grande Minas/Tempo da Noticia

Carcaças encontradas na estrada conhecida como Passagem do Bernardo, em Pai Pedroa (Foto: Adriana Lisboa / G1)Carcaças encontradas na estrada conhecida como Passagem do Bernardo, em Pai Pedro (Foto: Adriana Lisboa / G1)
O movimento "Vidas Áridas" inicia nesta segunda-feira (15) uma caravana por algumas cidades norte-mineiras banhadas pelo Rio São Francisco:Três Marias, Pirapora, Ibiaí, São Romão, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Matias Cardoso e Manga.

Esboçado no ano de 2012, um dos idealizadores do projeto, Geraldo Humberto, conta que a nova expedição do "Vidas Áridas" tem como objetivo repensar as ações que aceleram o agravam a estiagem do Rio São Francisco.

"O foco do nosso trabalho é criar um documentário que mostre a realidade da degradação e a situação do assoreamento. Além disso, pretendemos mostrar os impactos do desmatamento, a qualidade da água, a navegabilidade,

ICARDE MARCA TRÊS VEZES E INTER GOLEIA SASSUOLO POR 7 A 0.

MILÃO (Reuters) - A Inter de Milão atropelou o frágil Sassuolo por 7 x 0 pelo Campeonato Italiano neste domingo, com o atacante argentino Mauro Icardi marcando três gols e Pablo Osvaldo, dois.
imagens cedida pelo a internet
A Inter começou com tudo logo a três minutos quando Mateo Kovacevic deu belo passe e Icardi, contando com rebote do goleiro Andrea Consigli, abriu o placar.
Na sequência, Kovacevic finalizou com frieza para fazer seu primeiro gol no campeonato, e Icardi marcou seu segundo no jogo, colocando a Inter com vantagem de três gols antes do intervalo.
Osvaldo, que veio por empréstimo do Southampton, completou rebote para o fundo do gol no início do segundo tempo e Icardi fez seu "hat-trick" ao arrematar praticamente sem ângulo após passe de Kovacevic aos 8 minutos da etapa complementar.
Nascido na Argentina, Osvaldo foi às redes mais uma vez depois de receber passe de Freddy Guarin. Por fim, foi a vez do colombiano dar números finais ao placar. Com o resultado, a Inter tem quatro pontos em dois jogos, sem sofrer nenhum gol.

EM 24 HS,TRÊS CANDIDATOS A GOVERNO BARRADOS NA FICHA LIMPA RENUNCIAM.

Termina neste domingo prazo para substituir candidatos nas chapas.

Em MT e RR, candidatos anunciaram mulheres como substitutas.

Do G1, em São Paulo/Tempo da Noticia
José Roberto Arruda (PR) participa de sabatina na Fecomércio-DF (Foto: Cristiano Costa/Fecomércio-DF/Divulgação)José Roberto Arruda (PR) participa de sabatina na
Fecomércio-DF (Foto: Cristiano Costa/Fecomércio
DF/Divulgação)
A um dia do fim do prazo para substituição de candidatos nas chapas nestas eleições, três postulantes a governador renunciaram às candidaturas: José Roberto Arruda (PR), no Distrito Federal; José Riva (PSD), candidato ao governo de Mato Grosso; e Neudo Campos (PP), candidato a governador em Roraima. Os três tiveram os registros barrados pela Lei da Ficha Limpa.
Termina neste domingo (14) o prazo para que os partidos substituam candidatos nas chapas. Até este sábado, Riva e Campos haviam sido substituídos por suas mulheres, que agora serão as candidatas ao governo.

ÔNIBUS VOLTAM A OPERAR NOS TERMINAIS DO CONJUNTO CEARÁ E SIQUEIRA EM FORTALEZA-CE.

APÓS ENTERRO DO COLEGA
Redação Web | TEMPO DA NOTICIA

Representantes da categoria irão pedir mais segurança à Polícia Militar

Ônibus voltam a operar nos terminais do Conjunto Ceará e Siqueira
No terminal do Siqueira a paralisação se deu das 8h30 às 9h30 e, de acordo com o Sintro, o ato foi uma iniciativa dos próprios motoristas
ALEX COSTA
Depois de algumas horas de paralisação, os terminais do Conjunto Ceará e Siqueira voltam a ter as atividades normalizadas neste domingo (14). Motoristas e cobradores pararam o trabalho em solidariedade ao colega João Batista Queiroz Silva, 21, morto a tiros na noite da sexta-feira (12), na entrada do terminal onde trabalhava como jovem aprendiz.
Somente no Conjunto Ceará, cerca de 300 profisisonais foram para o enterro da vítima, que ocorreu durante a manhã. No terminal do Conjunto Ceará também houve umaparalisação na noite da sexta-feira (12), prolongando-se por todo o dia seguinte, retornando apenas às 0h deste domingo, até a nova interrupção às 6h30
Já no terminal do Siqueira, a paralisação se deu das 8h30 às 9h30 e, de acordo com presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Transporte Público (Sintro),

ATAQUE PASSA EM BRANCO , E FORTALEZA FICA NO 0 A 0 CONTRA O PAYSANDU NA ARENA CASTELÃO EM FORTALEZA-CE.

15ª RODADA

Esta é a 3ª partida seguida sem vitória do Tricolor do Pici

Fortaleza
FOTO: KID JUNIOR
O Fortaleza voltou a jogar na Arena Castelão, mas não conseguiu sair com o resultado esperado pela torcida. Com o ataque passando novamente em branco, o Tricolor do Pici ficou só no 0 a 0 contra o Paysandu, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C. Antes mesmo da bola rolar,torcedores entraram em confronto com a Polícia e mais uma vez mancharam o domingo que era para ser apenas de futebol. 
Esta é a 3ª partida seguida sem vitória do Leão, que havia empatado com o Crac e  perdido para o CRB . Mesmo assim, o time comandado por Marcelo Chamusca permaneceu na liderança do Grupo A, agora com 28 pontos ganhos, 4 a mais que o vice BotafogoPB. Com o empate, o Papão da Curuzu chegou aos 20 pontos e subiu para a 5ª posição, mas ainda fora da zona de classificação
O Fortaleza volta a campo no próximo dia 22 de setembro, às 21h30, novamente no Castelão, contra o Treze. Já o Paysandu joga no sábado (20), às 18h30, contra o Cuiabá, no Estádio Leônidas Sodré de Castro.
Paysandu se fecha e primeiro tempo termina sem gols
O Fortaleza foi para a partida em busca de apagar a má impressão que deixou nas últimas duas apresentações, contra Crac e CRB. Apesar da boa movimentação inicial, o Tricolor do Pici teve dificuldades de furar a retranca do Paysandu e não conseguiu criar chances para concluir em gol. 
O Leão permaneceu com maior posse de bola e os meias Erick Flores e Marcelinho Paraíba apareceram mais no jogo. Apesar disso foi o Papão que chegou com perigo. O lateral Yago Pikachu recebeu na esquerda, chutou forte e a bola passou perto do gol de Ricardo. 
Após o susto o Fortaleza conseguiu chegar forte ao ataque e por pouco não abriu o placar nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 40, Marcelinho Paraíba cruzou na área e Fernandinho perdeu um gol feito. Um minuto depois foi a vez de Robert, que acabou desperdiçando. 
Fortaleza melhora, mas não consegue encontrar o gol
O Fortaleza voltou com uma postura melhor do intervalo. Já no terceiro minuto, o atacante Waldison teve a chance de cabeça, mas o goleiro Paulo Rafael fez grande defesa.