Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ITAPAJÉ-CE:MANDIOCA EXAGERADA.


Mandioca é o nome pelo qual é conhecida a espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot, composto por diversas variedades de raízes tuberosas comestíveis.
O nome dado ao caule do pé de mandioca é maniva, o qual, cortado em pedaços, é usado no plantio. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até aMesoamérica.
No Brasil, possui muitos nomes, usados em diferentes regiões, tais como:mandioca-brava - a que contém o venenoso ácido cianídrico - aipim,castelinha, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira,pão-de-pobre, e variedades como aiapuã e caiabana, ou nomes que designam apenas a raiz, como caarina.

No município de Itapajé, interior do Ceará, há uma espécie bastante diferente, conhecida por “Água Morna” que se caracteriza por seu tamanho enorme, quase inacreditável.

RESUMOS DAS NOVELAS


Novela Flor do Caribe - www.resumodenovelas.net
Resumo da Novela Flor do Caribe - GLOBO - 18h

Confira o resumo oficial dos capítulos da novela "Flor do Caribe" do dia 27 de Maio a 01 de Junho de 2013.
Nesta semana Ester volta para a casa de Alberto com Samuca. Cassiano invade a casa de Alberto. Cassiano enfrenta Alberto em defesa de Ester. Alberto presta queixa contra Cassiano na delegacia. Ester é intimada a testemunhar contra Cassiano. Cassiano descobre que pode ser preso...

Segunda-feira, 27/05/2013 - capítulo 67

Ester é obrigada a levar Laurinha para a casa de Alberto. Guiomar tenta amenizar o sofrimento de Ester, garantindo que cuidará da neta. Lindaura aconselha a filha a procurar um advogado. Cassiano expulsa Duque de sua casa e rompe a sociedade entre os dois. Donato se sente culpado pela mágoa de Hélio.

Ester fica desesperada ao saber pelo advogado que não pode ajudá-la a retomar a guarda da filha. Lindaura despeja em Alberto toda a sua indignação e ofende Dionísio. Ester volta para a casa de Alberto com Samuca, para ficar com Laurinha. Alberto diz para Ester que não a quer de volta.

PANE EM TURBINA DE AVIÃO DA FAB IMPEDE RETORNO DE MILITARES DO HAITI.



Avião traria ao país 131 soldados do Exército que integram missão de paz.
Falha ocorreu durante decolagem e piloto abortou o voo; não houve feridos.

Tahiane StocheroDo G1, em São Paulo

Avião da FAB nesta segunda-feira (27) no aeroporto de Porto Príncipe, no Haiti (Foto: Thony Belizaire/AFP)Avião da FAB nesta segunda-feira (27) no aeroporto de Porto Príncipe, no Haiti (Foto: Thony Belizaire/AFP)
A pane em uma das turbinas de um avião da Força Aérea impediu a decolagem do Haiti de militares que retornavam da missão de paz para o Brasil no domingo (26).
O avião, um KC-137 (Boeing 707), partia do Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, capital do Haiti, em direção a Manaus (AM), por volta das 15h30 (horário de Brasília), quando sofreu um “problema técnico”, informou a FAB.

A falha ocorreu durante a corrida de decolagem e o piloto abortou o voo, segundo a FAB. Em seguida, o trem de pouso dianteiro quebrou e o avião ficou de barriga na pista.

TURISTA É DETIDO AO TOMAR BANHO NU EM PRAIA DE FORTALEZA-CE.


Imagem foi registrada por frequentador da Praia do Futuro. 
Turista de Cuiabá estava em um grupo e desacatou bombeiros.

Alexandre AlmeidaInternauta, Fortaleza, CE
Turistas tomam banho bus na praia do futuro em Fortaleza (Foto: luciano Almeida/vc no G1)Turistas tomam banho nus na praia do futuro em Fortaleza (Foto: Alexandre Almeida/VC no G1)
Um turista de Cuiabá (Mato Grosso) foi detido após tomar banho nu na Praia de Futuro, em Fortaleza. As imagens foram registradas pelo aeroviário Alexandre Almeida por volta das 16h30 do domingo (26). "As pessoas ficaram perplexas. Tinham crianças e muitos famílias na hora. Eles abusaram da liberdade deles", conta.