Crato. Uma prova da força e da grandeza da agropecuária cearense. Desta forma pode ser resumida a importância da Exposição Agropecuária do Crato, a ExpoCrato, que contabilizou 69 anos de história em 2013. Desde sua primeira edição, em 1944, a exposição vem se consolidando como uma das maiores do Ceará e de todo o Nordeste brasileiro. "Para comprovar isso, basta ver o que temos na agenda: são exposições de ranqueamento nacional, bovinos e caprinos com animais de altíssima qualidade. Além da parte de movimentação financeira e a venda de máquinas e equipamentos", observa o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins.
Em sete dias de evento no Parque de Exposição, foram expostos cerca de 5 mil animais, entre bovinos, caprinos, equinos e suínos. A estimativa é que a movimentação financeira tenha alcançado os R$ 50 milhões FOTO: ELIZÂNGELA SANTOSEm termos numéricos, a grandeza da ExpoCrato surpreende. Em apenas sete dias de evento no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, foram expostos cerca de 5 mil animais, entre bovinos, caprinos, equinos e suínos, com muitas vendas feitas.
A estimativa é que a movimentação financeira tenha alcançado os R$ 50 milhões. E a quantidade de visitantes também impressiona, com aproximadamente 50 mil pessoas por dia. "É uma exposição realmente gigantesca e tem uma grande vantagem, que é a de ajudar muito a enriquecer a qualidade do rebanho do Estado, do ponto de vista genético", explica Nelson Martins. "Do ponto de vista da agropecuária, essa é a principal contribuição da ExpoCrato. Mas também há uma importância muito grande para a região do Cariri em termos de movimentação econômica, geração de
empregos e recolhimento de impostos", pondera o secretário.
"Pesquisas demonstram que em termos de movimentação financeira, a Expocrato só perde para o período do Natal no Cariri", completa Martins.
Além do setor de exposições, que atrai produtores e especialistas de várias partes do Nordeste e do Brasil, a ExpoCrato se destaca pela programação cultural, com a realização de animados shows, em uma área de 420 mil m² que recebe cerca de 100 mil pessoas a cada noite de apresentações. Além disso, o evento mantém o espaço para a preservação das tradições nordestinas, com a apresentação de espetáculos folclóricos, artesanato, barracas de bebidas e comidas típicas.