Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A SANTA MISSA DESTE DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2013.

 Santo André Dung-Lac e companheiros mártires
Neste dia comemoramos a santidade dos 117 mártires vietnamitas que testemunharam seu amor a Cristo, tanto na vida como na morte. O Papa João Paulo II, em 1988, canonizou na verdade alguns, dos muitos ousados na fé, que se encontram entre o período de 1830 até 1870.
O Vietnã conheceu a Boa-nova de Jesus Cristo no século XVI, e o acolheu em sua integridade: “Então, entregar-vos-ão à aflição, matar-vos-ão, sereis odiados por todos os pagãos por causa do meu nome…mas quem perseverar até o fim, este será salvo”. (Mt 24,9-13)
Santo André Dung-Lac, era de família pobre, reconheceu a riqueza do Dom Sacerdotal e foi ordenado Padre em 1823; em meio às perseguições desejava ardentemente testemunhar Jesus Cristo com o martírio, pois dizia que “aqueles que morrem pela fé sobem ao céu”.
Na Ásia, iniciou-se grande perseguição aos cristãos. De 1625 a 1886, os governantes tudo fizeram para despertar o ódio e a vingança contra a religião cristã e àqueles que anunciavam o Evangelho ou tornavam-se cristãos. Mas, quanto mais os perseguiam, mais aumentava o fervor dos cristãos. Esse período culminou com a morte de 117 santos: Sacerdotes, Bispos, pais de famílias, jovens, crianças, catequistas, seminaristas, militares. Todos estes mostrando a universalidade do chamado à Santidade com o próprio sangue.
Santo André Dung-Lac e companheiros mártires, rogai por nós!

24.11.2013
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO — ANO C
BRANCO, GLÓRIA, CREIO, PREFÁCIO PRÓPRIO – OFÍCIO DA SOLENIDADE )
__ "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado" __

SOLENE ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ
ABERTURA DA CAMPANHA NACIONAL PARA A EVANGELIZAÇÃO
DIA DO LEIGO
EVANGELHO DOMINICAL EM DESTAQUE
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DA LITURGIA DESTE DOMINGO
FEITA PELA NOSSA IRMÃ MARINEVES JESUS DE LIMA
VÍDEO NO YOUTUBE
APRESENTAÇÃO POWERPOINT

NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGLEHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: A celebração de hoje marca o ponto de chegada do nosso ano litúrgico. Celebramos, neste período, os mistérios da vida de Jesus Cristo, desde seu nascimento até sua morte e ressurreição, sua ascensão, Pentecostes, a memória da Virgem Maria e dos Santos, conduzidos, neste ano, pelo evangelista Lucas. No último domingo do ano litúrgico celebramos a Festa de Cristo Rei, significando que na caminhada de mais um ano de fé, queremos coroá-lo como nosso Rei. Por isso, a liturgia nos convida a contemplar a realeza e a divindade de Cristo: é o Rei da paz, do amor, da justiça, da santidade. Neste domingo, concluímos o Ano da Fé, instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, em 11 de outubro de 2012, quando celebramos os 50 anos de abertura do Concílio Vaticano II. A Igreja no Brasil comemora hoje o dia dos leigos, os missionários do Reino de Deus nas diferentes áreas e atividades que tecem a vida humana, religiosa e social. Louvamos a Deus por tantas mulheres e homens que vivem profundamente sua vocação batismal, colocando-se inteiramente a serviço da Boa Nova, anunciada, vivida e celebrada.

LADRÃO É ATACADO POR CÃES E TEM BRAÇO DILACERADO APÓS ASSALTAR HOMEM EM CAMPINA GRANDE-PB.


Um assaltante se deu mal após roubar um homem de 50 anos na noite dessa segunda-feira (18), no bairro Bodocongó, Zona Oeste de Campina Grande, a 125 km de João Pessoa. O acusado foi atacado por cachorros depois do crime. 
De acordo com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), por volta das 18h30, Alexandre Santos Donato, 28 anos, conhecido como 'Jesus Cristo', teria roubado objetos pessoais de um homem e ainda deu um golpe de faca peixeira no abdome da vítima, conforme a polícia.
Durante a fuga, o acusado foi atacado por dois cachorros.

CRIANÇA DE 10 ANOS É APREENDIDA PORTANDO UMA ARMA DE FOGO EM ESCOLA DE CAMPINA GRANDE PB.


Uma criança de 10 anos foi apreendida portando um revólver calibre 32 dentro de uma escola pública na cidade de Campina Grande, Agreste paraibano. O flagrante ocorreu nessa terça-feira (19). O garoto foi detido por populares antes da chegada da Polícia Militar. 
De acordo com o tenente-coronel Souza Neto, comandante do 2º BPM,uma guarnição comandada pelo cabo Alécio recebeu uma solicitação para se dirigir até uma rua no bairro Cruzeiro, pois um menino havia sido apreendido com uma arma de fogo.
 
"Chegando ao local os policiais se depararam com um

MULHER FAZ O PRÓPRIO PARTO DENTRO DO BANHEIRO DE CASA NO SUL CATARINENSE..


Mãe descobriu gestação apenas na 7ª semana de gestação.
Bebê passa bem, mas ainda deve continuar internado no hospital.

Do G1 SC/jardim das oliveiras camocim ceara

Uma mulher de 20 anos fez o próprio parto dentro do banheiro de casa em Pescaria Brava, no Sul de Santa Catarina. O bebê passa bem, assim como a mãe. "É uma emoção muito grande", disse a mãe no hospital.
De acordo com Priscila do Nascimento Cardoso, de 20 anos, a gravidez só foi descoberta no 7º mês de gestação. Além disso, ela conta que nem fazia ideia de quando a criança iria nascer. O parto ocorreu no último domingo (17).

BRASILEIRA DETIDA NA RÚSSIA É LIBERADA DA PRISÃO EM SÃO PETERSBURGO.


Ativista do Greenpeace estava presa havia 2 meses após protesto no Ártico.
Ela foi liberada após pagamento de fiança equivalente a R$ 143 mil.

Do G1, em São Paulo/jardim das oliveiras camocim ceara

A ativista brasileira Ana Paula Maciel deixou a prisão em São Petersburgo nesta quarta-feira (20), após pagamento de fiança. O próprio Greenpeace, organização da qual faz parte, divulgou a informação no Twitter.
Ainda segundo a ONG, a brasileira estava no centro de detenção Sizo 5. "Estamos muito satisfeitos por ela e sua família", informou a organização.
A presidente Dilma Rousseff divulgou a libertação de Ana Paula por meio de seu perfil no Twitter e afirmou que o Ministério das Relações Exteriores continuará acompanhando o caso da brasileira.
O Greenpeace Brasil ainda não tem informação sobre se Ana Paula poderá sair da Rússia enquanto estiver em liberdade condicional. A brasileira deve ser levada a um hotel em São Petersburgo, onde receberá atendimento médico e psicológico. Somente depois disso, ela decidirá se vai querer falar com a imprensa ou não.
Segundo a ONG, é possível que outros ativistas também sejam soltos hoje. O dinheiro para pagamento das fianças está sendo transferido aos poucos pela organização para a Rússia, já que os valores são altos.
Em nota divulgada, a organização diz que não foram informados pela Justiça russa os detalhes sobre as condições e restrições impostas aos que ganharam liberdade provisória. Essas informações devem ser esclarecidas nos próximos dias.

DO TEMPO EM QUE HAVIA ONÇA.

Sítios arqueológicos revelam indústria mineral dos povos primitivos ribeirinhos


Jaguaribara / Limoeiro do Norte O Rio Jaguaribe é a água que se vê e a que não se vê. Em Limoeiro do Norte, Padre Pitombeira versou "meu rio é como se fosse". Às margens e no leito, as memórias mais antigas ficaram no lugar das águas. Quem fala são as pedras. O antigo "rio mais seco do mundo" era o caminho mais fácil de desbravar. A ribeira sempre fez trilha, mas é o próprio leito seco, o caminho das pedras um dia submersas, estrada de desbravamento.
Gravuras em pedras, cerâmica e minérios revelam diferentes épocas. FOTOS: BRUNO GOMES
Em Jaguaribara, gravuras rupestres são encontradas em um vasto território às margens do Jaguaribe. Há mais de 50 anos, os populares ainda residentes na localidade de Lagoa Grande sabem da existência das gravuras.

Depois, foram piratas de sítios arqueológicos: muitas pedras estão cortadas, numa evidente violação para retirada das gravuras. Somente neste ano, o material começa a ser estudado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan).

Mas os sítios arqueológicos no Vale do Jaguaribe não deveriam ser de todo uma surpresa na atualidade. Designada por dom Pedro II, uma comissão científica aportou por essas paragens em 1859.
Pinturas rupestres na comunidade de Lagoa Grande foram reconhecidas, neste ano, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas algumas peças foram arrancadas

A intenção era a exploração científica em todo o Norte do País, mas a falta de recurso fê-los limitarem-se ao Ceará. A comissão apresentou, dois anos depois, ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro, relatos da investigação sobre a geologia e botânica em áreas de Aracati, Russas e Tabuleiro do Norte.

Evidências
Tempos depois, em Limoeiro do Norte e em Morada Nova, foram encontrados sítios arqueológicos com registro de gravuras rupestres, lítico lascado e cerâmica. Lembra a presença de índios, com destaque para os payacu , se considerados os últimos séculos. Um conjunto de evidências que podem ser denominadas de indústrias líticas do arenito silicificado, uma excelente matéria-prima que teria propiciado ao homem pré-histórico desenvolver uma indústria com peças cuidadosamente elaboradas, como furadores e os raspadores semicirculares e circulares.

"São mais de 100 sítios arqueológicos já encontrados em todo o curso do Jaguaribe", afirma Verônica Viana, arqueóloga do Iphan no Ceará. Somente no Baixo-Jaguaribe, foram encontrados 53 sítios arqueológicos, especialmente no município de Aracati. Nos Inhamuns, onde o Jaguaribe começa, a descoberta de sítios arqueológicos deu-se com a instalação de uma linha de transmissão da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf). Em Aracati, a descoberta (e parte da destruição também) deu-se com a instalação de usinas eólicas.