Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de março de 2015

SAIBA O QUE É EQUINÓCIO DE OUTONO E POR QUE OS SERTANEJOS LIGAM CHUVAS DESTA ÉPOCA A SÃO JOSÉ.

O dia a noite têm o mês número de horas. A medida que avançamos para o meio do ano, para o inverno, as noites ficam mais longas e os dias mais curtos. No verão é o contrário: dias longos e noites curtas.



ZÉ EUFLÁVIO
A palavra “equinócio”  vem do latim aequus (igual) e nox (noite): noites iguais. Mas entendemos melhor como o dia do ano em que o número de horas com sol é igual ao número de horas sem sol, ou noite.
O dia a noite têm o mês número de horas. A medida que avançamos para o meio do ano, para o inverno, as noites ficam mais longas e os dias mais curtos. No verão é o contrário: dias longos e noites curtas.
Você sabe por que as estações do ano ocorrem? A resposta está relacionada com o eixo de inclinação da Terra.
Você já reparou que a data das mudanças das estações do ano nem sempre cai no mesmo dia de um ano para o outro? Em 2015, o Outono , no Hemisfério Sul, e a Primavera no Hemisfério Norte, vão começar neste dia 20 de março. Mas em outros anos pode ser no dia 19 e até no dia 21. Mas por que isto acontece?
O Sol nasce exatamente no ponto Cardeal Leste apenas duas vezes por ano: no Outono e na Primavera.

RODOVIAS FEDERAIS DA PARAÍBA REGISTRAM 13 ACIDENTES EM UM DIA, DEIXANDO UM SALDO NEGATIVO DE 4 MORTOS E 6 FERIDOS.

Segundo a PRF, altas velocidades em pistas molhadas, além da falta de atenção e imprudência, principalmente em ultrapassagens, seriam fatores constantes nas ocorrências desta sexta-feira | 

Por Gustavo Medeiros
Divulgação
Trânsito ficou lento na BR-230








Em uma sexta-feira (20) com registro de chuvas em localidades da Paraíba, a Polícia Rodoviária Federal registrou 13 acidentes. Nas ocorrências, quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas, incluindo uma mulher grávida e uma criança, que permaneciam internadas no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, em estado grave.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo Eder Rommel, do setor de comunicação da PRF, no caso do acidente no km 42 da BR-230, no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa, onde uma carreta colidiu com um veículo de passeio, no sentido Litoral-Campina Grande, causando as quatro mortes do dia, ainda não havia dados conclusivos sobre os motivos da ocorrência.

Após o acidente, a pista ficou parcialmente interditada. “O carro foi retirado com rapidez. Já no caso da carreta, a empresa proprietária teve dificuldades em contratar um serviço de guincho para retirar o veículo. Os trabalhos só começaram no fim da tarde desta sexta e estavam previstos para terminar durante a noite, liberando todas as faixas da via”, explicou Rommel. O trânsito no local foi normalizado por volta das 19h. As demais ocorrências registradas no dia foram de menor gravidade.

500 ALUNOS EXPULSOS: PAIS ESCALAM MURO DE ESCOLA PARA AJUDAR FILHOS " COLAR" EM PROVAS NA ÍNDIA.


colar-prova
Pais escalam prédio de 












escola para ajudar filhos em prova (divulgação)
Parentes e amigos foram fotografados escalando um prédio de escola para passar anotações com objetivo de auxiliar estudantes do 10º ano a obter bons resultados em uma prova. O episódio aconteceu no estado de Bihar, situado no nordeste da Índia, e resultou na expulsão de 500 alunos, informou a imprensa local.
A cena foi fotografada, filmada e divulgada por veículos internacionais nesta quinta-feira (19/03), viralizando na internet. Embora a prática de “colar” em exames seja comum em áreas rurais remotas do país, o caso chocou muitos indianos.
De acordo com a BBC India, quem for pego “no flagra” nas instituições de ensino podem pagar multas e até ser preso, mas punições nesses casos raramente são reportadas na região.
“O que o governo pode fazer para parar com as ‘colas’ se os familiares não estão prontos para colaborar? Deveríamos receber ordens para atirar contra eles?”, declarou o ministro da Educação do estado, PK Shahi, ao Times of India.

"PENA DE MORTE É FRACASSO DO ESTADO DE DIREITO",DIZ O PAPA FRANCISCO.

Publicado por: 

papa-francisco-pena-de-morte“A pena de 











morte perde toda a legitimidade devido à seletividade do sistema penal e perante a possibilidade do erro judicial”. Em carta, Papa Francisco externou posição de repúdio à pena capital “A pena de morte não traz justiça às vítimas, mas fomenta a vingança”, disse o Papa Francisco
O papa Francisco afirmou hoje (20) que “a pena de morte é o fracasso do Estado de Direito”, em uma carta que entregou ao presidente da Comissão Internacional contra a Pena de Morte, durante audiência no Vaticano.
Francisco, que se reuniu com Federico Mayor Zaragoza e uma delegação da comissão, agradeceu no documento “o compromisso por um mundo livre da pena de morte e pela contribuição para o estabelecimento de uma moratória universal das execuções, tendo em vista a abolição da pena capital”.
Na carta, o papa afirma que para o Estado de Direito “a pena de morte representa um fracasso, porque obriga a matar em nome da justiça” e porque “nunca haverá justiça com a morte de um ser humano”.

O GOVERNADOR DO ESTADO CEARÁ ,CAMILO SANTANA VISITA OBRA DO CINTURÃO DAS ÁGUAS.


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), visitou as obras do Cinturão das Águas nesta sexta-feira, 20. A conclusão da obra é fundamental para combate à estiagem no Ceará e depende da conclusão da obra de transposição do rio São Francisco. 
Camilo Santana cumpriu agenda no Cariri nesta sexta-feira

Camilo visitou as obras da Transposição nos estados do Ceará e de Pernambuco. Ele esteve nos trechos de Porteiras (lote 1) e Missão Velha (lote 5), na Região do Cariri. Além disso, Camilo fez sobrevoo da construção em Jati, Jardim, Mauriti, Abaiara, Penaforte e Brejo Santo. No total, foram mais de cinco horas de visitas ao CAC e à transposição. O governador estava acompanhado do secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e do líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT).
Na segunda-feira, 23, Camilo terá reunião com as empresas que ganharam a licitação de todos os lotes do Cinturão das Águas. A intenção é acompanhar o andamento da construção. “Queremos concluir essa obra juntamente com a da transposição do São Francisco, que está prevista para 2016”, disse o governador.

A MÁQUINA DO PAC É APREENDIDA EM TINGUÁ-CE EM TERRENO PRIVADO.

Uma máquina doPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal foi apreendida pela Polícia Civil (PC) no município deTianguá, a 335,8 km de Fortaleza, nesta sexta-feira, 20.
Máquina do PAC apreendida em terreno privado
As primeiras informações são de que a máquina estava em uso na propriedade particular há mais de três dias, o que pode configurar crime de improbidade administrativa ao prefeito do município, Jean Azevedo.
De acordo com a Polícia Civil de Tianguá, o motorista que operava o trator foi ouvido pelo delegado. Em depoimento, o homem afirmou que recebeu a máquina do dono da propriedade para construir uma estrada. No entanto, a Polícia afirma que o terreno desmatado indicava que seria usado futuramente para plantações.
Segundo o escrivão da PC, Mauro César, o secretário de Agricultura do município, responsável pelo recebimento dessas máquinas, e o proprietário do terreno serão ouvidos na próxima segunda-feira, 23.

NATAL RIO GRANDE DO NORTE TERÁ VOO PARA BUENOS AIRES.

 por  |

Mais uma capital nordestina passará a ter voo direto para Buenos Aires. Além de Fortaleza, Recife e Salvador, Natal, no Rio Grande do Norte, ganhará essa rota.
Ontem, a GOL enviou uma solicitação à Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, para operar voos entre a capital potiguar e o Aeroporto de Ezeiza, na capital Argentina. Com uma frequência semanal, sempre aos sábados, a expectativa é que a nova rota tenha início a partir do segundo semestre deste ano, tornando-se a primeira ligação internacional de uma aérea brasileira partindo do Aeroporto de Natal.
O voo entre a capital potiguar e Buenos Aires também permitirá conexões com outros destinos argentinos como Bariloche, Mendonza e El Calafate, pequena cidade localizada na província de Santa Cruz.

OS BURACOS DE CAMOCIM-CE, E A SUGESTÃO CALDO DE BILA DO OLIVEIRA.

Após dois anos do governo Monica Aguiar,  a buraqueira nas ruas de Camocim não melhorou em nada. Pelo contrário, piorou e muito.  Até o vereador que joga no time da prefeita, Oliveira da Pesqueira, na última sessão da Câmara, sugeriu que a prefeita criasse "uma comissão permanente para tapar buracos".

Foi uma sugestão fraca, "caldo de bila", igualzinho ao governo "agora é Ela", mas que evidencia a problemática "nua e crua", afinal de contas, vassoura alguma seria capaz de varrer  este problema pra debaixo de  algum tapete. 

A prefeita, em 2013, "arrumou" uma operação tapa buracos que,  pelo resultado do serviço,  deixou a forte impressão de que foi uma operação cega, vista a quantidade de buracos que não foram tapados, e não eram despercebidos buraquinhos, eram verdadeiros destruidores de carros, motos, bicicletas, tornozelos e canelas.