Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TORNADO CAUSOU DESTRUIÇÃO TAQUARITUBA,DIZ METROLOGIA.


Nuvem funil tocou o solo no domingo (22), segundo relato de testemunhas.
Fenômeno climático no interior de SP matou 2 pessoas e feriu mais de 60.

Geraldo Jr.Do G1 Itapetininga e Região

O vendaval que deixou um rastro de destruição e matou pelo menos duas pessoas em Taquarituba (334 km a sudoeste de SP), por volta das 16h30 deste domingo (22), foi causado por um tornado, segundo a Somar Meteorologia. “Testemunhas e a Defesa Civil relataram que a nuvem chegou a tocar o solo, o que caracteriza o fenômeno”, afirma a meteorologista Tatiane Martins, da Somar.

AGRICULTORES TESTAM RETOMADA DA PRODUÇÃO DE ALGODÃO.


Ceará já foi grande produtor nos anos de 1970.
Fase experimental de plantio deu bons resultados.

VC
Do G1 CE/jardim das oliveiras camocim ceara
Agricultores familiares da cidade de Ibaretama, a 130 quilômetros de Fortaleza, investem na produção experimental de algodão. O Ceará já foi grande produtor no segmento, principalmente, na década de 1970, mas as plantações foram devastadas pela praga do bicudo.
A experiência começou com apenas três produtores da região, no sertão cearense. Cada um recebeu 20 quilos da semente. Agora, no período da colheita, o resultado foi tão bom que eles querem incentivo para plantar algodão todos os anos. Outros 200 produtores rurais de oito cidades foram convidados para uma aula de campo sobre técnicas do plantio.
"O Ceará já teve 1 milhão de hectares. A novidade é que agora será plantada em agricultura familiar como alternativa de renda.  A oportunidade para começar a coisa de forma correta", diz Valtemilton Cartaxo, analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na fase experimental, a semente foi fornecida pela Embrapa. A variedade tem um código científico: o brs 8h. É a mesma usada antigamente.