ROMARIA EM CANINDÉ
Canindé tem a segunda maior peregrinação no Mundo a São Francisco. Evento só se dará após as eleições presidenciais
Canindé. Um dos festejos religiosos mais aguardados do ano, a Festa de São Francisco das Chagas, neste município, já tem a programação definida pela Igreja. O calendário foi um pouco afetado pelas eleições presidenciais, fazendo os festejos iniciarem no dia 09 de outubro, com hasteamento da bandeira, e encerrando no dia 19 de outubro, com uma grande procissão pelas ruas principais da cidade. A festa terá como tema "São Francisco: caminho de esperança para o Cristo.
"Para quem segue o exemplo de São Francisco, festa é um grande encontro fraterno: o povo de Deus reunido na alegria e no louvor", lembra o coordenador da romaria, pároco e reitor do Santuário Frei João Amilton dos Santos. Ele acrescenta que deu-se início à fase de preparação da festa em todos os sentidos: "litúrgico, estrutural, social, humano, para bem recebermos em nosso Santuário cada um que vem agradecer as graças de Deus, por meio do glorioso São Francisco das Chagas. A partir dos critérios - Palavra de Deus, vida de São Francisco, expressão de fé dos romeiros e um fato eclesial da atualidade - escolhemos o tema central do novenário: "São Francisco: caminho de esperança para o Cristo", explica o frei
Procissão
Centenas de milhares de pessoas são aguardadas já no primeiro dia, de hasteamento da bandeira e celebração eucarística. A primeira procissão será com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção à praça dos Romeiros, depois, retornando á Basílica. A partir do dia 10 de outubro, a novena acontecerá na Praça dos Romeiros.
De acordo com o Frei João Amilton dos Santos, toda a liturgia da festa é o instrumento que guia para o principal objetivo: a evangelização. "O Santuário já é este grande encontro, festa que não se interrompe, manifestação do reino de Deus na fé, no louvor, na fraternidade e na alegria do povo", explica.