Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DEFINIDA A PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS A 'FRANCISCO DAS CHAGAS'.

ROMARIA EM CANINDÉ

Canindé tem a segunda maior peregrinação no Mundo a São Francisco. Evento só se dará após as eleições presidenciais

Image-0-Artigo-1681923-1
Devoção dos fiéis fez com que Vaticano elevasse igreja ao status de Basílica
FOTOS: ANTONIO CARLOS ALVES
Image-1-Artigo-1681923-1
Romeiros de várias partes do País viajam todos os anos a Canindé, no Sertão Central, para louvores e agradecimentos por promessas cumpridas
Canindé. Um dos festejos religiosos mais aguardados do ano, a Festa de São Francisco das Chagas, neste município, já tem a programação definida pela Igreja. O calendário foi um pouco afetado pelas eleições presidenciais, fazendo os festejos iniciarem no dia 09 de outubro, com hasteamento da bandeira, e encerrando no dia 19 de outubro, com uma grande procissão pelas ruas principais da cidade. A festa terá como tema "São Francisco: caminho de esperança para o Cristo.
"Para quem segue o exemplo de São Francisco, festa é um grande encontro fraterno: o povo de Deus reunido na alegria e no louvor", lembra o coordenador da romaria, pároco e reitor do Santuário Frei João Amilton dos Santos. Ele acrescenta que deu-se início à fase de preparação da festa em todos os sentidos: "litúrgico, estrutural, social, humano, para bem recebermos em nosso Santuário cada um que vem agradecer as graças de Deus, por meio do glorioso São Francisco das Chagas. A partir dos critérios - Palavra de Deus, vida de São Francisco, expressão de fé dos romeiros e um fato eclesial da atualidade - escolhemos o tema central do novenário: "São Francisco: caminho de esperança para o Cristo", explica o frei
Procissão
Centenas de milhares de pessoas são aguardadas já no primeiro dia, de hasteamento da bandeira e celebração eucarística. A primeira procissão será com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção à praça dos Romeiros, depois, retornando á Basílica. A partir do dia 10 de outubro, a novena acontecerá na Praça dos Romeiros.
De acordo com o Frei João Amilton dos Santos, toda a liturgia da festa é o instrumento que guia para o principal objetivo: a evangelização. "O Santuário já é este grande encontro, festa que não se interrompe, manifestação do reino de Deus na fé, no louvor, na fraternidade e na alegria do povo", explica.

Família e esperança
O religioso ainda acrescenta que a festa, que reúne as famílias, é um momento de amor. "Assim, vamos caminhando, preparando os espaços, mas principalmente o espaço do nosso coração, pois sabemos que nossa vida é uma romaria, rumo à plenitude. É nessa condição de peregrinos que olhamos para São Francisco e enxergamos a face do Cristo dos pobres, dos excluídos, dos que precisam de nós. Desta forma ele é um caminho de esperança para o Cristo''.
O padre alerta para os cuidados preparativos: "é preciso que as famílias se unam para atender bem nossos visitantes, a Prefeitura Municipal caminhe em sintonia com o santuário, porque assim a festa fica mais organizada e ganha um sentido de vida muito forte, o amor que São Francisco sempre teve com o próximo'', concluiu o franciscano.
O município de Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo. Na semana de 24 de setembro a 4 de outubro (dia de São Francisco), centenas de milhares de pessoas visitam a cidade; embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes.
Vaticano
A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo. O santuário de Canindé é considerado o maior santuário franciscano no continente americano. No ano de 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como fundador do povoado, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem a São Francisco já eram tradicionais, impulsionando o povoado ao desenvolvimento.
Para discutir um plano voltado para as melhorias dos festejos de São Francisco, foi realizada uma reunião na sede do Ministério Público da Comarca de Canindé, que este ano, só começa quatro dias após as eleições. A audiência foi convocada pela Promotora de Justiça da 2ª Vara da Comarca de Canindé, Lucy Antoneli Domingos Araújo Gabriel da Rocha, com os principais órgãos públicos envolvidos.
Antônio Carlos Alves
Colaborador
Mais informações
 
Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé
Praça da Basílica, S/N
Centro-  Canindé
Telefone: (85) 3343-9950
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=4618932159151398008

Nenhum comentário:

Postar um comentário