Durante o mês de novembro, a Assembleia Legislativa terá a fachada iluminada pela cor azul, em alusão à campanha de mobilização para prevenção do câncer de próstata - o Novembro Azul. Segundo o diretor-adjunto administrativo-financeiro da Casa, Marcus Vinícius Melo Cruz, essa é a primeira vez que o Parlamento Estadual adere à campanha. Entretanto, ele lembra que o órgão já participa de outras mobilizações semelhantes, como o Outubro Rosa. “É a Assembleia Legislativa se engajando na conscientização da população a respeito desses temas de saúde”, afirma.
A próstata é uma glândula que apenas o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina.
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.