As belezas naturais do Nordeste estendem-se em praias, passeios, vegetações, formas de relevo, rios e cachoeiras.
“Pedra Furada”, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí
A Região Nordeste é extremamente bem dotada de belezas naturais, que não se limitam simplesmente às suas belas praias. Em função disso, essa é uma das regiões brasileiras com o maior potencial turístico, atividade que ajuda a movimentar e dinamizar a economia local. Ao todo, registram-se dezenas ou até centenas de pontos com potencial turístico envolvendo recursos naturais, dos quais destacaremos os principais.
Uma das vantagens geográficas da região Nordeste é o fato de praticamente todos os seus estados apresentarem três tipos de paisagens naturais: as litorâneas (das quais as belas praias se destacam), as de mata fechada e aquelas relacionadas ao semiárido.
As Praias
As praias nordestinas estão, sem dúvidas, entre as mais belas do Brasil e do mundo. Com belas paisagens favorecidas pela ampla extensão litorânea da região, elas destacam-se também pela diversidade, havendo aquelas mais conhecidas e movimentadas e aquelas menos agitadas, atendendo a todas as preferências.
Dentre as principais praias, destacam-se: Porto Seguro (BA), Praia do Gunga (AL), Praia do Espelho (BA), Jericoacoara (CE), Canoa Quebrada (CE), Porto de Galinhas (PE), Genipabu (RN), Praia da Pipa (RN), além de muitas outras.