Powered By Blogger

domingo, 21 de dezembro de 2014

BRASIL ENFRENTARÁ PRIMEIRO VERÃO COM DENGUE E CHIKUNGUNYA .

O verão no Hemisfério Sul começa hoje (21), com um desafio particular para o Brasil. Pela primeira vez na estação, dengue e febre chikungunya circulam juntas pelo país. As doenças têm sintomas parecidos e são transmitidas pelo mesmo mosquito. Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia, Rodrigo Angerami, explicou como identificar os sinais de cada uma delas e as formas mais eficazes de prevenção.
Angerami lembrou que o que torna o verão mais vulnerável à ocorrência de surtos e epidemias é a sazonalidade das doenças. O comportamento do Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya, segundo ele, tende a se intensificar em períodos de temperaturas mais altas e de muita chuva.
Aedes aegypt, dengue, mosquito
          O mosquito Aedes aegypti é o transmissor

          das duas doençasAgência Brasil/Arquivo
Outro agravante, sobretudo no caso da febre chikungunya, é a circulação de pessoas em razão das festas de fim de ano e das férias escolares. “Muitos saem de um estado e acabam se deslocando para áreas onde o vírus já está circulando. Isso pode favorecer a introdução do vírus em outros estados a partir do regresso dessas pessoas”, explicou o infectologista.
Segundo Angerami, febre, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite e dor no corpo são alguns dos sintomas compartilhados por ambas as doenças. O que diferencia a febre chikungunya da dengue é a dor nas articulações, que acomete o paciente de forma incapacitante. Já a dengue provoca complicações como o risco aumentado de hemorragias, queda da pressão arterial e acometimento dos órgãos e, por isso, exige cautela.

REAPROXIMAÇÃO COM EUA AINDA NÃO MUDOU DIA A DIA DOS CUBANOS.

Especialista em diplomacia americana da BBC News

Muro com pichação em apoio a Fidel Castro, em Cuba (foto: Getty Images)
Apesar de diálogo com os Estados Unidos, fim do embargo parece realidade distante na ilha
Os planos para normalizar as relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba significam que logo uma embaixada americana pode ser aberta em Havana. Mas o que esse entendimento entre os dois países significa para o dia a dia da ilha caribenha?
Eu fico intrigada com a reação das pessoas quando digo que passei um mês em Cuba.
"Você deve ter vivido uma experiência fabulosa", eles dizem de forma sonhadora, como se estivessem falando de outro paraíso caribenho.
Eu realmente tive momentos muito bons – como uma tarde regada a rum, charutos e música com o Clube de Senhoras Fumantes de Havana.
Ou uma celebração natalina da embaixada com o tema Las Vegas.
Mas eu também tive momentos de frustração tentando navegar na vida cotidiana dessa nação comunista do Caribe.
É um mundo de escassez.
Como uma caçadora ou coletora, eu percorri as lojas de estilo soviético abastecidas com uma seleção errática de coisas em conserva ou em pó e frequentei os mercados de produtores para encontrar frutas e vegetais mais frescos.

INDIVÍDUO DESCONFIADO DA MULHER TENTA PRATICAR SUICÍDIO EM SOBRAL-CE.

Clique nas imagens para ampliá-las

CAMPANHA "DEZEMBRO LARANJA" COMBATE O CÂNCER DE PELE.

Carcinoma Espinocelular

O foco da campanha "Dezembro Laranja" são os pacientes de risco (aqueles com pele, cabelos e olhos claros, pessoas que têm histórico de câncer na família e aqueles que têm uma ferida que não cicatriza, por exemplo). De acordo com o dermatologista e coordenador do Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele, Dr. Marcus Maia nenhum outro tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária como o câncer de pele. É possível impedir que a doença se manifeste, tomando algumas medidas básicas de proteção: como usar sempre o protetor solar com o fator de proteção adequado, bonés e óculos escuros, por exemplo. 


"Ninguém deveria morrer por causa de uma pinta. Com o Dezembro Laranja estamos tentando conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos seguros, principalmente na praia, que é o principal lazer dos brasileiros. Precisamos que esse alerta seja compreendido por todas as faixas etárias e mais ainda pelos idosos, já que a média de idade de incidência do câncer não melanoma é de 69 anos”, revela.

DEPOIS DE PERDER 9 KG,RENATA DOMINNGUEZ POSA SENSUAL: 'ME SENTINDO MAIS MULHER'.

Sem contrato com nenhuma emisssora, Renata Dominguez, de 34 anos, se prepara para estrear no início de janeiro "Na mira do crime". Na série da Fox, ela será uma repórter de um programa policial.

"Sou workaholic, não consigo ficar parada. Tenho projetos para TV e teatro, mas não posso falar ainda", disse.
Enquanto não volta ao ar com um trabalho inédito, ela poderá ser vista na reprise de "Malhação", de 2003, que começará a ser exibida em janeiro no Viva. Renata disse que a sua personagem, Solene, foi muito marcante: "A Sol é meu primeiro trabalho na TV no Brasil (ela começou a carreira no Equador). Fiquei três anos interpretando-a e até hoje as pessoas se lembram dela".
Depois de engordar cinco quilos para interpretar uma ex-"BBB" em "Vestido pra casar", Renata Dominguez encarou uma rotina pesada de exercícios e dieta. De agosto para cá, a atriz conseguir eliminar nove quilos.
"O longa me exigiu mais corpo. Precisava ter mais curvas. Agora, estou mais definida e focada em manter o peso. Estou com personal e faço musculação de segunda a sexta - conta", comentou.

TURISTAS LOTAM PRAIAS DE SP E CONTEMPLAM 'ARCO-ÍRIS DE FOGO'.


Temperatura média na Baixada Santista foi de 32 graus neste domingo.
Morador de Bertioga registrou fenômeno raro no céu da cidade.

Do G1 Santos
Fênomeno raro foi visto no céu de Bertioga, no litoral de São Paulo (Foto: Fernando Morato / Arquivo Pessoal)Fênomeno raro foi visto no céu de Bertioga, no litoral de São Paulo (Foto: Fernando Morato / Arquivo Pessoal)
O fim de semana de altas temperaturas levou muitos turistas e munícipes para as praias da Baixada Santista na manhã deste domingo (21). Com a média dos termômetros marcando 32 graus na região e o tempo abafado, um morador de Bertioga, no litoral de São Paulo, conseguiu registrar um fenômeno raro no céu, conhecido como 'arco-íris de fogo'.

FANTÁSTICO VISITA LUGARES QUE FORAM DEVASTADOS POR TSUNAMI HÁ DEZ ANOS.


Repórter vai à Indonésia e entrevista família que diz ter reencontrado os filhos anos depois que a onda fatal os separou.

fonte:Fantástico /tempo da noticia
Um dia depois do Natal de 2004, o mundo foi apresentado a uma palavra que, até então, só os especialistas conheciam: tsunami. Ondas gigantescas atingiram 14 países. Foram quase 290 mil mortos. Na época, os enviados especiais Marcos Uchôa e Sérgio Gilz encontraram um cenário de devastação.
Dez anos depois, o Fantástico volta à região mais destruída, os repórteres Álvaro Pereira Júnior e Marcelo Benincassa estiveram na província de Átche, na Indonésia.
Hoje, tudo melhorou. Mas algumas marcas da tragédia vão continuar pra sempre.

Domingo, 26 de dezembro de 2004, um dia depois do Natal. Cinco para as oito da manhã. No sudeste da Ásia, banhado pelo Oceano Índico, era o começo de mais um dia ensolarado na praia.

IMPÉRIO: JOSÉ ALFREDO REAPARECE NO CARNAVAL.

'Pretendo fazer com que o Comendador só reapareça para todos durante o Carnaval, desfilando como ele próprio na escola de samba Unidos de Santa Teresa', diz autor

REGINA RITO/tempo da noticia
Comendador dará as caras no Carnaval
Foto:  João Cotta / TV Globo
Rio - Se engana quem pensa que o Comendador José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero) vai dar logo o ar da graça para Maria Marta (Lilia Cabral) e seus herdeiros, Maria Clara (Andreia Horta), José Pedro (Caio Blat) e João Lucas (Daniel Rocha). A princípio, ele só aparece para Cristina (Leandra Leal), com quem encontra no Bar do Manoel, em ‘Império’, dia 26.
Aguinaldo Silva, autor da novela das 21h, da Globo, contou à coluna com exclusividade, que ainda falta um bocado para que o ‘Homem de Preto’ apareça para todo mundo: “Pretendo fazer com que o Comendador só reapareça para todos durante o Carnaval, desfilando como ele próprio na escola de samba Unidos de Santa Teresa, que terá o dono da Império, como enredo.”
O novelista também acrescenta, animado, alguns detalhes importantes sobre a volta de José Alfredo à ativa: “Ele aparece na novela e na Avenida, na entrada da Caprichosos de Pilares, que desfila na madrugada de sexta-feira para sábado, dia 13, pela série A (antigo grupo de acesso). Para ser saudado e ovacionado pelo Sambódromo inteiro... E eu com ele (risos)”.
- Rivais no telão e amigas na vida real
Suzana Pires, Tatá Werneck e Ingrid Guimarães se divertiram no set de filmagem de ‘Loucas Pra Casar’, de Roberto Santucci , que estreia dia 8. No longa, Suzana é a sedutora Lúcia, que realiza as fantasias sexuais do namorado. Tatá, a religiosa e submissa Maria. E Ingrid, a perfeccionista Malu. Ingrid foi quem ajudou a escolher as atrizes para formar o trio principal. “Tatá participou do ‘De Pernas pro Ar 2’ e queríamos trabalhar juntas de novo. Abrimos testes para a personagem da Suzana, mas quis que fosse ela que é uma comediante que faz drama muito bem”, contou Ingrid.

FAMÍLIAS DE TOM E VINICIUS APROVAM NOMES DOS MASCOTES OLÍMPICOS.

Cariocas e turistas também gostaram da homenagem aos compositores para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016

RICARDO SCHOTT/tempo da noticia
Rio - Vindas de Londrina com suas famílias para passar o fim de ano no Rio, as amiguinhas Ana Clara Subtil e Marina Zandonai, de 5 anos, descobriram agora quem é Tom Jobim (1927-1994). Visitaram a estátua do maestro na Praia de Ipanema e se encantaram com os bonecos dos mascotes das Olimpíadas e das Paralimpíadas, respectivamente chamados Vinicius (de cor amarela) e Tom (verde). Os jogos acontecem no Rio em 2016.
“Muito legal!”, disseram elas enquanto seguravam as miniaturas, com sucesso garantido entre pais e filhos, assim como a própria obra dos homenageados Vinicius de Moraes (1913-1980) e Tom Jobim. Eles escreveram músicas e poemas para crianças e adultos e, agora,foram escolhidos em votação popular para batizar os mascotes por 44% dos eleitores em 323.327 votos, desbancando nomes como Oba e Eba e Tiba Tuque e Esquindim.
Com vocês, Vinicius (E), mascote das Olimpíadas, e Tom (D), o da Paralimpíada
Foto:  Bruno de Lima / Agência O Dia
“Foi a melhor escolha, em função da bossa nova de ‘Garota de Ipanema’ (clássico da dupla). E assim que viemos ao Rio, já queríamos fazer logo uma foto na estátua”, conta a gaúcha Marina Gonzales, em Ipanema, ao lado da família.
“Adoramos a homenagem. Vi os outros nomes, achei todos bem alegres, mas, para representarem nossa cultura, realmente, eram bem fracos”, admite Maria de Moraes, filha mais nova do poeta Vinicius. “Os representantes do Comitê chegaram a me falar que os estudantes da rede pública citaram bastante o nome de Vinicius, até por causa do centenário dele, já que visitamos várias escolas”.
Vinicius chegou a fazer artes marciais quando jovem. Praticou até jiu-jítsu “razoavelmente”, como confessou no poema autobiográfico ‘Autorretrato’. Mas o que ficou para a história foi mesmo o lado boêmio dele e do amigo Tom, relatado em várias histórias. Após uma noite virada numa boate carioca, o poeta teria chegado a fazer, com o amigo cronista Antonio Maria (1921-1964), um juramento de “nunca mais fazer exercício físico na vida”, ao ver um grupo fazendo ginástica na areia da praia, em frente ao Copacabana Palace.

HEMOCE QUER TRIPLICAR COLETAS PARA NATAL E ANO NOVO.

SOLIDARIEDADE
fonte:dn
imagens cedida pelo google
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realiza, entre o período do Natal e o Ano Novo, uma nova campanha de doação voluntária de sangue. Devido ao grande fluxo de pessoas nesta época do ano, o Centro da Cidade foi escolhido para sediar o "Mutirão da Solidariedade", evento que acontecerá nos dias 23, 26, 27, 29 e 30 de dezembro. Uma unidade ficará disponível na Rua Floriano Peixoto, das 8h às 16h, em frente à Caixa Econômica Federal, para a coleta de sangue.
A sede do Hemoce, localizada no bairro Rodolfo Teófilo, funcionará das 7h30 às 13h entre os dias 24 e 31 de dezembro. Já o posto de coleta do Instituto Dr. José Frota (IJF) estará aberto das 13h às 17h30, no mesmo período. Já nos dias 25 e 1º, apenas o posto de coleta do IJF funcionará.

COBRA DE 2 METROS DE COMPRIMENTO É ENCONTRADA EM BAIRRO DE SALVADOR-BA.


Animal foi capturado por moradores e levado à Base Comunitária do local.
Testemunha diz que cobra estava atrás de uma casa, em São Caetano.

Do G1 BA
Cobra São Caetano Bahia 1 (Foto: Rodrigo Melo Cunha/Arquivo Pessoal)Cobra é encontrada em bairro de Salvador (Foto: Rodrigo Melo Cunha/Arquivo Pessoal)
Uma cobra de apromidamente 2 metros de comprimento foi encontrada no fundo de uma residência do bairro de São Caetano, em Salvador, na última sexta-feira (19).
De acordo com Rodrigo Melo Cunha, morador do local e testemunha do momento da captura do animal, a cobra estava próxima a um matagal e não apresentava sinais de ferimentos. "Um morador aqui do bairro pegou ela e levou para a Base Comunitária de Segurança", conta Rodrigo.

HOMEM QUE ATROPELOU JOVEM GRÁVIDA PAROU PARA XINGAR CASAL ANTES DE FUGIR.


Segundo polícia, rapaz desceu do carro e chegou a ver a jovem no chão.
Atropelamento aconteceu na noite desta sexta-feira (19), em São Vicente.

Do G1 Santos
Giovanna e os tios (Foto: Arquivo Pessoal)Giovanna estava grávida e morreu ao ser atropelada no litoral de SP (Foto: Arquivo Pessoal)
A família da jovem Giovanna Bernardini Miron, de 16 anos, que morreu após ser atropelada em uma rodovia na noite desta sexta-feira (19), em São Vicente, no litoral de São Paulo, mostrou perplexidade com a atitude do motorista, que fugiu após o acidente. De acordo com a polícia, após atropelar a jovem e o namorado dela, o motorista do carro parou o veículo, desceu e xingou a garota antes de fugir.
Atropelamento aconteceu na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (Foto: Julia Bernardini/Arquivo Pessoal )Atropelamento aconteceu na rodovia Pe. Manoel da
Nóbrega (Foto: Julia Bernardini/Arquivo Pessoal )
De acordo com os familiares, Giovanna descobriu que estava grávida quando já estava com quatro meses de gestação. Há alguns meses, o namorado Eduardo Gonçalves Rodrigues, de 21 anos, começou a morar em São Vicente, com a familia dele. Por isso, às vezes, a jovem vinha de São Paulo para passar o fim de semana ao lado do pai da criança.

MEGA SENA ACUMULA E PRÓXIMO PRÊMIO PODE PAGAR R$ 8 MILHÕES.


Veja as dezenas do concurso nº 1663: 18 - 20 - 27 - 40 - 49 - 55.
28 apostas acertaram a quina e levam R$ 73.129,68 cada.

Do G1, em São Paulo
 
MEGA-SENA
CONCURSO 1663
18 20 27
40 49 55
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena no sorteio do concurso nº 1663, realizado na noite deste sábado (20) em São João do Piauí (PI). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece na quarta-feira (24), véspera de Natal, tem estimativa de prêmio de R$ 8 milhões.
Veja as dezenas sorteadas: 18 - 20 - 27 - 40 - 49 - 55.
28 apostas acertaram a quina neste sábado (20) e levam R$ 73.129,68 cada. Já a quadra teve 3.524 acertadores. O prêmio para aqueles que acertaram quatro dezenas é de R$ 830,07.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

VIROU TRADIÇÃO.


ESPECIAL
fonte:dn

Em comemoração à chegada de 2015, a Globo e a afiliada da emissora no Ceará, a TV Verdes Mares, preparam os já tradicionais especiais de fim de ano. Confira a programação completa

Image-1-Artigo-1763490-1
Image-0-Artigo-1763490-1
Com o ano de 2014 prestes a acabar, a Globo organizou uma programação especial para os telespectadores. Hoje, o telefilme inédito "Didi e o Segredo dos Anjos" será exibido na emissora. Uma boa opção de entretenimento para a criançada. O especial Roberto Carlos, a Retrospectiva 2014 e Globo Esporte e o Show da Virada também têm espaço garantido na programação.
Na TV Verdes Mares, o público poderá conferir o Especial Natal de Luz, com apresentação do cantor Fagner e o Show Encanta Ceará.
TV Verdes Mares
É Natal
A TV Verdes Mares exibe hoje (21), após o "Fantástico", o especial Ceará Natal de Luz 2014. Realizado na Praça do Ferreira, o evento reuniu milhares de pessoas. O telespectador poderá assistir o show do cantor Fagner e as 130 crianças dos corais Ângelus e Joias de Cristo cantando músicas de paz. Haverá ainda o desfile "O Fantástico Mundo do Natal", com várias alegorias e a chegada do Papai Noel.
Encanta Ceará
Logo depois da exibição do Fantástico, no dia 28 de dezembro, é a vez do Show Encanta Ceará ser exibido na TV Verdes Mares. O evento, que celebra a música cearense e valoriza os talentos musicais do Estado, teve presença de onze artistas, entre eles Marcos Lessa, Sam Alves, Falcão, Vicente Nery e Mastruz com Leite, alguns dos homenageados do quadro durante 2014.
Globo
Telefilme inédito
Com exibição hoje, às 14h40, o telefilme e "Didi e o Segredo dos Anjos", produzido especialmente para a programação de fim de ano da Globo, conta a história de Didi, um andarilho que recebe a missão de manter o elo entre a Terra e os anjos. Com roteiro de Marcelo Saback, a produção conta com artistas como a cantora Anitta, Fernanda Vasconcellos, Jayme Matarazzo, Dedé Santana e Lima Duarte.

SEMPRE NA MEMÓRIA.

ENTREVISTA

No ano em que completa 50 anos de carreira, Tony Ramos, que recentemente interpretou o presidente Getúlio Vargas no cinema, fala de alguns de seus personagens mais marcantes, além de relembrar os momentos inesquecíveis de história pessoal e na televisão brasileira

Image-0-Artigo-1763448-1
''Nada mudou, exceto tudo", diz Tony Ramos
FOTO: LEO MARTINS
Image-1-Artigo-1763448-1
Como Nil, da novela 'Champagne' (1984)
Image-2-Artigo-1763448-1
Em 'Belíssima' (2005), vive o grego Nikos Petrakis
Image-3-Artigo-1763448-1
Em 'As filhas da mãe' (2001), é o cubano Manolo Gutiérrez
Image-4-Artigo-1763448-1
Em 'O astro' (1977), Tony viveu Márcio Hayala
Image-5-Artigo-1763448-1
Na minissérie 'Grande Sertão Veredas' (1985) baseada no clássico de Guimarães Rosa, vive o cangaceiro Riobaldo
Image-6-Artigo-1763448-1
Em 'Rainha da Sucata' (1990), é Eduardo, um playboy decadente
O ano foi "muito particular" para Tony Ramos. Em maio, entrou em cartaz "Getúlio", filme sobre o estadista Getúlio Vargas, do qual ele foi protagonista. Em junho, o ator completou 50 anos de carreia. Em julho, estreou "O rebu", novela na qual viveu o vilão Carlos Braga, um dos personagens centrais. E ainda não acabou.
"Não contente, fui convidado pelo Ruy Guerra para sua volta ao cinema, com o longa 'Quase memória', após nove anos. Então, fecho 2014 com muita alegria", resume Tony, que interpreta Carlos, um jornalista que passa a ter a sensação desagradável de perda de memória.
Aos 66 anos, ele brinca que já está completando 50 e meio de profissão agora. E demonstra ter viva em sua lembrança detalhes dessa trajetória. Tanto, que sabe bem quais são os seus personagens mais marcantes.
Ao falar sobre os tipos que viveu, Tony também recorda momentos marcantes de sua vida pessoal naqueles períodos. O que o faz lembrar do dia exato em que assinou a sua carteira profissional.
"Foi em 29 de junho de 1964. Fazia teatro amador em São Paulo e, no final de 1963, me convidaram para participar de um programa de talentos ao vivo na TV Tupi chamado "Novos em foco". Era dirigido, apresentado e escrito por João Ribeiro Filho. Ganhei de todo mundo e acabei sendo contratado. Tenho uma lembrança emocionada, até porque fazer ao vivo não é para qualquer um", destaca ele.
De lá para cá, foram 140 personagens na televisão, 32 no teatro e 29 no cinema. A serviço dos papéis, ele teve barba rala, encorpada, bigodinho, bigode grosso, cabelos longos, curtinhos, topete, costeleta... E as mudanças não foram só na caracterização.
"Nesses anos, nada mudou, exceto tudo. Você muda a idade, muda o corpo, muda a maturidade. Que bom que é assim. Já pensou se eu fosse um bobão que, após 50 anos de profissão, continuasse com o mesmo pensamento? Sempre fui um ator que quis evoluir na profissão", pontua Tony: "Mas minha vida pessoal com a minha companheira, essa é única, também muda, mas muda para melhor".
Casamento
Foi sua mulher, Lidiane, inclusive, quem organizou a festa de comemoração pela carreira cinquentenária - "Cinquenta anos não são cinco", frisa Tony -, em julho. "Ela providenciou tudo. Somou meu aniversário (em 25 de agosto), meus 50 anos de carreira, o encerramento das gravações de 'O rebu' e o dia que a TV Globo exibiu o filme "Getúlio", então foi uma comemoração múltipla", observa.
Tony e Lidiane se conheceram em 1965, numa festa do colégio Brasílio Machado, em São Paulo, onde estudavam. Ele tinha 17 anos, e ela 15. Casaram-se em 1969. E lá se vão 45 anos...
"Olha, se eu tivesse receita para um casamento bem sucedido, eu venderia. Mas não existe. É um exercício de vida, de respeito e afeto mútuos, de amor cotidiano", ensina ele.
A afinidade permanece. Apaixonados por viagens - a última foi para a Nova Zelândia e para a Austrália, em março - costumam escolher juntos os destinos. Quando estão sozinhos em casa, vão os dois para a cozinha. "Mas deixo o comando com ela, que cozinha dez vezes melhor do que eu. Faço, no máximo, um molho para a salada", afirma.
Bom moço
A falta de habilidade com as panelas deve ser dos poucos defeitos de Tony, pode-se pensar. Ele construiu a carreira vinculada aos substantivos correção, compromisso e generosidade. Mas o ator faz questão de desfazer o mito:
"Todos temos defeitos. Mas meus defeitos não estragam a vida de pessoas, não prejudicam ninguém. Sou muito desorganizado com papéis, irritadiço com barulho. E não suporto a soberba, a intolerância, o preconceito, a inveja, a competitividade. Da minha vida fazem parte respeitar o próximo, tocar meu barco e não prejudicar ninguém", frisa.
Tony também nega o título de "unanimidade" que muitos o atribuem. " Com certeza alguém que vai ler essa matéria e pensar 'Nossa, que cara chato! É metido a ter imagem de bom moço'. Não existe essa coisa de unanimidade. Eu não espio a vida alheia, cuido da minha".
Se ver na TV também não é coisa que o ator gosta de fazer: "Todo ser humano tem que ser autocrítico, senão, perde a noção do ridículo. Só me assisto quando é estreia. Não vejo depois para não querer fazer as cenas de novo, para não ser exigente demais. O olho do diretor é o olho do espectador. Se ele disse que valeu, eu confio".
Trajetória
Nascido em Arapongas, no Paraná, por circunstância - o pai estava trabalhando na cidade -, Tony se mudou com a família para Ourinhos, em São Paulo, aos 5 meses, onde cresceu. Se interessou por atuar ainda menino, assistindo aos filmes do ator e comediante Oscarito (1906-1970), espanhol radicado no Brasil.
"E, a partir dos 18, 19 anos, me encantei por Antonio de Curtis, o Totó, um grande e inesquecível ator italiano. São duas linhas de interpretação e dois tempos dramáticos que eu sempre admirei", conta ele.
Formou-se na prática: aos 16 anos, participou da dupla musical Tony e Tom & Jerry, que chegou a se apresentar no programa "Jovem guarda", da Record, comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Aos 21, no final da década de 1960, já tinha um papel grande na novela "Nino, o italianinho", na Tupi. E não parou mais.