Powered By Blogger

domingo, 27 de janeiro de 2013

PIROTECNIA EM LOCAIS FECHADOS CAUSOU TRAGÉDIAS EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO.



Boate incendiada em Bangcoc em 2009
Boate em Bangcoc em 2009, incendiada por causa de fogos de artifício
O incêndio que matou pelo menos 231 pessoas em uma casa noturna de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, ganhou destaque na imprensa internacional como um dos mais fatais da última década em todo o mundo.
As causas do fogo ainda não foram determinadas, mas relatos indicam que o uso de fogos de artifício no show da banda que se apresentava no local pode ter detonado o incêndio.

Além do uso de pirotecnia em locais fechados, outros elementos como número limitado de saídas de incêndio e fiscalização inadequada do cumprimento de exigências contribuíram para o elevado número de mortos em algumas dessas tragédias.Shows de pirotecnia em boates e em casas de show foram responsáveis, nos últimos dos anos, por alguns dos incidentes mais fatais já registrados.
Veja a lista elaborada pela BBC Brasil com alguns casos recentes:

'NEM GERRA DEVE SER TÃO TRISTE', DIZ TESTEMUNHA QUE AJUDOU RESGATE.



Foto de Alberto Tessmer mostra resgate de vítimas
O ex-bancário Alberto Tessmer, morador de Santa Maria, passeava com amigos pela região da boate Kiss quando notou os primeiros carros de bombeiros chegando ao local, na madrugada deste domingo.
"Pensei que era alguma brincadeira e comecei a tirar fotos. Mas logo me apavorei com o número de pessoas, larguei a máquina e comecei a ajudar", relatou à BBC Brasil.

"Foi algo muito duro, muito dolorido. Já havia vivenciado acidentes, mas nada nessa proporção. Nem em guerra deve ser tão triste, porque as pessoas não tiveram nenhuma chance."Tessmer foi um dos voluntários que ajudaram a resgatar vítimas de um incêndio na casa noturna - segundo testemunhas, causado por sinalizadores usados pela banda que tocava no local.
Frequentada por jovens universitários de Santa Maria, a popular casa noturna estava cheia no momento do fogo, que rapidamente se espalhou pelo teto do local.

RIO GRANDE DO SUL:ANTES DE MORRER EM INCÊNDIO, VÍTIMA PEDIU SOCORRO NO FACEBOOK.



Michele - com a camisa da Boate Kiss, onde chegou a trabalhar -, pediu ajuda pelo Facebook antes de morrer no incêndio Foto: Facebook / Reprodução
Michele - com a camisa da Boate Kiss, onde chegou a trabalhar -, pediu ajuda pelo Facebook antes de morrer no incêndio
Foto: Facebook / Reprodução
Antes de se tornar, junto a com a irmã, uma das vítimas do incêndio que matou pelo menos 233 pessoas em Santa Maria na madrugada deste domingo, Michele Froehlich Cardoso usou o Facebook para pedir socorro. Em seu perfil na rede social, ela postou a frase "incêndio na Kiss. Socorro". 
Em seguida, amigos começaram a questioná-la querendo saber o que estava havendo. Jean Carlo "Que loucura", postou quatro minutos depois Jean Carlo, dizendo na sequência que "ouviu os bombeiros subirem a rua dos Andradas". "Como assim? Explica isso", questionou Gabriel Saccol, que foi acompanhado por outros quatro amigos nos minutos seguintes. 
Quase duas horas depois, a tensão ainda prosseguia. Outra amiga perguntou como Michele estava. "Tu está bem Michele Cardoso, um amigo acabou de me ligar dizendo q está no hospital ajudando os feridos?", perguntou Gláucia Pires. Nas horas seguintes, a mesma pergunta foi feita por outros amigos, mas não receberam resposta da jovem.
Michele, que chegou a trabalhar na Boate Kiss, local da tragédia, acabou morrendo no incêndio, o segundo maior da história do Brasil. A irmã, Clarissa Lima Teixeira, também é outra vítima do incidente. Os corpos foram reconhecidos e constam na lista de identificados divulgada no final da tarde pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. 

 
Assim que a morte da garota foi confirmada, muitos usaram a página social para homenageá-la. "Não imaginei que fosse sério quando vi um pedido de socorro pelo facebook nessa madrugada, até acordar com uma mensagem da minha mãe sobre o ocorrido. Sem muitas palavras para um dia como esse, Michele Cardoso, descanse em paz", postou Guilherme Kerwald Schneider.

FIM DE LINHA,DO IPPS ENFIM SERÁ DESATIVADO NO CEARÁ.


FOTO: DENISE MUSTAFA

Durante quase 43 anos, a ´velha´ penitenciária se manteve como a maior unidade prisional do CE. Agora, será destruída.
Dez meses. Este é o prazo que a Justiça estipulou para que o Governo do Estado, através de sua secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) feche, definitivamente, as portas daquela que já foi a maior unidade carcerária do Ceará, o ´velho´ Instituto Penal Paulo Sarasate.


A penitenciária, situadas às margens do quilômetro 27 da BR-116, no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, já não se enquadra mais aos critérios de edificação prisional brasileira definidos pelos conselhos Nacional de Justiça (CNJ) e Penitenciário Nacional (Conpen), este último, subordinado ao Ministério da Justiça.

COMANDO DA 3ª-CIA/3º- BPM DESENCADEIA OPERAÇÃO, PRENDE PIAUIENSE E RECUPERA MOTOS ROUBADAS NO PIAUÍ.


Teve início na manhã de sábado (26) uma operação policial comandada pessoalmente pelo Major Assis Azevedo, comandante da 3ª CIA/3°BPM, e tinha como objetivo capturar foragido da justiça Lúcio Ângelo da Costa, vulgo “Lúcio”, 39 anos, natural de Chaval e foragido da cadeia pública de Camocim e suspeito de fazer parte de um bando responsável por uma série de roubos de motos na divisa entre os Estados do Ceará e Piauí.

MODELO DE RECEITAS MANTÉM CIDADES NA EXTREMA DE POBREZA NO CEARÁ.


Governo procura a geração própria de recursos para os municípios, com ênfase para o planejamento


A ausência de desenvolvimento local faz com que populações vivam com um quarto do salário mínimo por domicílio, sendo o Ceará o 7º Estado mais pobre do País. Dez municípios cearenses têm metade da população nesta situação FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
Fortaleza. Dos 184 municípios cearenses, 178 conseguem obter apenas 4,3% de receitas próprias, tais como o Imposto Sobre Serviços, Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBM). Cerca de 90% das cidades contam com mais de 80% do dinheiro que entra em casa como fruto de transferências do Estado e, sobretudo, da União. Como vencer essa dependência de verbas como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), como principais repasses de recursos, foi um desafio proposto pelo Governo do Estado para os prefeitos que iniciam uma nova gestão.

O governador Cid Gomes, que esteve na terça-feira passada na abertura do Encontro Aprece Novos Gestores Municipais 2013-2016, reconhece que não há saída há curto ou até mesmo a médio prazo, mas lembra que alguma coisa deve ser feita.

"Não estamos pedindo de pires na mão, isso porque há amparo constitucional para essas transferências", afirmou o governador. Porém, observa que os municípios precisam cobrar mais impostos, a fim de que possam ter um caixa próprio para investimentos e também como prevenção diante das crises econômicas ou qualquer outro fator que impactam nos repasses.

SEGURANÇA DE BOATE EM SANTA MARIA RESUME INCÊNDIO.FILME DE TERROR.


Ele conta que pessoas se pisotearam na tentativa de fuga da casa noturna.
Tragédia deste domingo (27) deixou ao menos 245 mortos.

Um dos seguranças da boate Kiss, que pegou fogo na madrugada deste domingo (27) causando a morte de pelo menos 245 pessoas, descreveu o início do incêndio como "filme de terror".
Em relato à GloboNews, Rodrigo contou que o fogo começou por conta de um efeito pirotécnico usado pela banda que se apresentava. "Estava acontecendo a festa com o show da Gurizada, quando eu vi eles foram fazer um show pirotécnico, com fogos, e aí a 'faisqueira' começou a pegar fogo no teto. Fomos pegar o extintor para tentar apagar, para ver se acalmava o incêndio, quando vejo já tomou conta do local", disse.

'NUNCA VI ALGO PARECIDO'DIZ PRIMA DE DESAPARECIDA EM INCÊNDIO NO RS.


Emanuelle Papalia procura informações sobre Bruna, que estava na boate.

Enfermeira anuncia nomes de pacientes e religiosos confortam familiares.

Familiares reconhecem corpos de vítimas do incêndio em Santa Maria (Foto: Tatiana Lopes/G1)
Familiares reconhecem corpos de vítimas do incêndio em
Santa Maria (Foto: Tatiana Lopes/G1)
O clima é de consternação em frente ao ginásio do Centro Municipal de Desportos, em Santa Maria, onde são identificados os corpos de grande parte das pelo menos 232 vítimas de um incêndio na boate Kiss, na cidade da Região Central do Rio Grande do Sul. Na manhã deste domingo (27), a Rua Appel, onde fica a entrada do ginásio, teve o tráfego interrompido e dezenas de pessoas buscam informações sobre parentes que podem estar mortos.
"Nunca vi algo parecido a uma barbaridade como esta. Sempre fui na Kiss e nunca pensei que algo assim fosse acontecer", disse Emanuelle Papalia. Ela e a irmã Angélica procuram pela prima Bruna Papalia.
Emanuelle e Angélica conhecem outras pessoas que estavam na festa e já tiveram a confirmação de que um dos amigos morreu. Elas moram em Santa Maria, mas a família é de Santiago. "Ficamos sabendo do acidente pelo Facebook. Começamos a compartilhar fotos perguntando se alguém tinha informações e nada. Ligamos para os pais dela e nada", lamenta Emanuelle.