Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de abril de 2015

NÍVEL DOS AÇUDES É O MAIS BAIXO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS.


MÊS DE ABRIL
fonte:dn

Após fim da quadra chuvosa, Cogerh fará balanço de cada bacia hidrográfica e como será a liberação de água

Image-0-Artigo-1835010-1
Sangria do Açude Gavião, em Pacatuba, proporciona um autêntico espetáculo da natureza
FOTO: KID JÚNIOR
Iguatu. A 45 dias para o fim da atual quadra chuvosa a situação do nível dos reservatórios é preocupante no Estado, embora tenha ocorrido aumento no volume médio no Ceará em relação ao mês passado. Três açudes estão sangrando: Gavião, em Pacatuba; Tijuquinha, em Baturité; e Barragem do Batalhão, em Crateús. O volume atual acumulado em média nos 149 açudes monitorados pela Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh) é o mais baixo dos últimos dez anos (20,3%).
Dificilmente, haverá recarga significativa nos reservatórios até o fim do próximo mês, segundo previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O próprio presidente do órgão já admitiu essa possibilidade.
"Após o fim da quadra chuvosa será feito um balanço da situação em cada bacia hidrográfica e definições sobre a liberação de água para consumo humano e irrigação nos reservatórios monitorados", explicou o assistente técnico da presidência da Cogerh, Gianni Lima. "De um modo geral, as reservas de água atendem a demanda de consumo humano até 2016".
Os técnicos do governo acompanham diariamente a evolução no nível dos reservatórios. Em março passado, o volume médio acumulado em 11 bacias hidrográficas era de 19,2%. Atualmente é de 20,3%. No início deste ano, segundo dados da Cogerh, os reservatórios acumulavam em média um volume de 20,95% e em abril de 2014 era de 27,5%. O volume atual é o mais baixo dos últimos dez anos.

COMISSÃO ELEITA DO SINDICATO APEOC SERÁ EMPOSSADA NO PRÓXIMO SÁBADO EM CAMOCIM-CE.

Comissão deve "atuar com mais força e independência", disse o presidente


O convite para a posse da Comissão Municipal do Sindicato Apeoc em Camocim, parte do presidente estadual da entidade, professor, Anízio Melo. O evento será realizado no próximo sábado, dia 18, na Sede da Associação Comercial de Camocim, às 19h. 

A comissão eleita no último dia 09, pelos associados, obteve 447 votos,  o que corresponde a  62% dos votos válidos, tendo a chapa adversária recebido apenas 274 votos.

" O Sindicato Apeoc saiu mais fortalecido da eleição. Queremos nos próximos 04 anos atuar com mais força, independência e dedicação, para a valorização de todos os trabalhadores em educação. Vamos corrigir e aperfeiçoar o que ainda precisa melhorar. A luta continua", postou nas redes sociais o presidente reeleito da comissão, Professor Neudson Carvalho.

SEIS MORTOS: SECRETÁRIO DE SEGURANÇA VAI A SOBRAL APÓS CHACINA.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Delci Teixeira, esteve durante a tarde de ontem, em Sobral, para acompanhar as investigações. Após reunião na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) entre o titular da Pasta e a Prefeitura, ações foram definidas. A partir da próxima sexta feira (17), Sobral passa a ter duas equipes do BPRaio. Atualmente somente uma faz o trabalho de atendimento.
De acordo com o delegado Geral da Policia Civil do Estado do Ceará, Andrade Júnior, uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está na cidade e deve permanecer até os crimes serem elucidados.
De acordo com o tenente-coronel Carvalho, responsável pela Área Integrada de Segurança (AIS) 12, das quatro pessoas que foram executadas apenas a única mulher do grupo não estava amarrada. Os três homens foram amarrados com as mãos para trás antes da execução.
As vítimas encontradas na residência foram identificadas como Aureliano da Silva Ribeiro, de 21 anos e natural de Morada Nova; Benedito Gomes da Silva, de 40 anos e natural de Sobral; Antônia Emilly da Silva de 15 anos, de Novo Oriente. A terceira pessoa morta não portava documento. As outras duas mulheres mortas foram levadas da casa na mesma noite, e os corpos foram deixados em outro local.