Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

JORNALISTA PARAENSE AGREDIDA POR TORCEDORES.




A jornalista paraense Caroline Pinheiro, 26 anos, o namorado dela e uma amiga foram agredidos na noite da última quarta-feira (12), durante a partida final da Copa Sul americana entre São Paulo e Tigres da Argentina. O fato ocorreu em um bar na capital paulista, onde a jovem mora a cerca de cinco anos.

Caroline relata que a agressão começou com a demonstração de preconceito por parte de homens que a viram juntamente com uma amiga. "Eu estava num restaurante ao lado do bar onde tinham os torcedores, eu estava quase indo embora, quando primeiro um torcedor começou a jogar bombinhas na rua, eu e minha amiga reclamamos e só dai ele passou a nos insultar e gritar coisas ofensivas e preconceituosas. Coisas como 'chupa, sapatão'. E foi ficando pior. Resolvemos ir embora e anotar a placa do carro dele e nesse momento ele voltou a nos ofender. Resolvi ir até ele e questionar a atitude e disse: 'você sabia que isso é crime? que preconceito é crime?' E ele disse pra eu ir embora: 'vai embora sapatão, eu não tenho medo de polícia'. Eu disse que chamaria a polícia, para que o pegasse em flagrante em ato preconceituoso. Ele se irritou e jogou cerveja nos meus olhos. A polícia então foi acionada", contou Caroline.

Após a discussão entre Caroline e os acusados a jornalista viu a situação se agravar ainda mais quando o dono do bar se mostrou indiferente a situação sem prestar assistência a ela e a amiga ficando a favor dos agressores. "Eu estava sendo ameaçada, mas não sai de lá porque queria que a policia chegasse. Chamei meu namorado pra me buscar, que eu chorava muito e estava desesperada, indignada foi o cara que me agrediu e o dono do bar que me ameaçavam quando meu namorado chegou", conta.

O namorado de Caroline ainda tentou conversar com o proprietário do estabelecimento, mas foi interpelado pelos agressores que o imprensaram contra a parede, dai, depois correram atrás dele com pedras e cadeiras "Meu namorado perdeu o tênis, as chaves do carro e de casa e ficou ferido na barriga e costas", relatou.

Segundo Carolina, quando a polícia chegou o casal ainda teve problemas em ser atendido. "A policia só chegou porque eu corri atrás de uma base móvel que ficava lá perto e vendo meu estado eles foram ver o que acontecia dai eles enquadraram o homem que me agrediu e chamaram o dono do bar, depois disso tudo eles não quiseram levar o homem, mesmo ele com drogas no bolso, o meu namorado agredido, e tudo mais
um dos policiais riu e disse "você quer o quê? que te proteja? você está no Brasil", detalhou a jovem.

Após o tumulto o casal conseguiu registrar o boletim de ocorrências e dará continuidade a queixa já registrada na corregedoria de São Paulo.
fonte:(DOL)/jardim das oliveiras  blog

UMA GUITAR HERO EM PLENA ATIVIDADE.


Pepeu Gomes

Quarenta anos de carreira, nove discos lançados com uma das bandas mais importantes da história da música brasileira e o título apropriado de embaixador da guitarra tupiniquim pelo mundo. Pepeu Gomes, com um instrumento de corda nas mãos, transforma-se em rei. Porém, só de pensar que vai passar um fim de semana em Belém, fixa seu pensamento numa simples ideia: comer um filhote frito no Ver-o-Peso. “Esta será minha terceira vez na cidade e só consigo me imaginar comendo o melhor peixe que já experimentei. É do aeroporto direto para a feira!”, afirma sem pestanejar.

Não, o motivo da viagem não tem só fins gastronômicos. Pepeu Gomes é um dos convidados especiais para o show do CaBloco Muderno, que reúne hoje, no African Bar, Marco André e Trio Manari – idealizadores do projeto – com outros nomes de peso da música brasileira como Pedro Luís (Monobloco) e Paulinho Moska. O espetáculo também traz para o palco a bateria resultante da oficina gratuita que o projeto coordena há nove meses no barracão da escola de samba “Piratas da Batucada”.

É nesse clima de festa que a capital paraense mais uma vez sedia um show do eterno Novos Baianos, que atualmente se desdobra em uma agenda internacional de compromissos. 2013 também promete muito trabalho, com o show especial de aniversário do álbum ‘Acabou Chorare’, eleito pela Revista Rolling Stone o melhor disco da música brasileira do último século. Em entrevista exclusiva para o VOCÊ, o músico falou um pouco de tudo e, assim, vai revelando os mistérios do planeta.

P: São quatro décadas de estrada. Depois dos Novos Baianos, um bom percurso de carreira solo e muitos projetos. O que mais está vindo por aí?

  R: Esse ano que está entrando é muito especial pra mim, pois é a comemoração de 40 anos da minha carreira e também do álbum ‘Acabou Chorare’, dos Novos Baianos. Estou me programando para uma agenda pesada até a Copa do Mundo. Inclusive, já acenaram um convite para que eu toque o hino nacional na abertura do evento. Em março começa a gravação do disco e DVD especial só com músicas dos novos Baianos. Depois, farei um álbum instrumental produzido pelo Sesc. Em julho tem show com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Sul, e além de tudo isso ainda tem o carnaval! A verdade é que estou em plena atividade. Sempre endossando muitos projetos com amigos, fazendo muitas viagens. Acabei de chegar de Portugal, onde fiz shows pela programação do ano do Brasil no país. Depois do show em Belém volto correndo para São Paulo, onde faço show com Nando Reis... Mas, de fato, o grande projeto é a homenagem ao Acabou Chorare.

P: O Acabou Chorare é considerado um marco na música brasileira, sempre citado nas listas de melhores discos pela crítica especializada. O que significou esse álbum na tua formação e como vais trazê-lo de volta nesta homenagem?

R: O Acabou Chorare marca uma época incrível, em que os Novos Baianos estavam germinando uma ideia. Esse nosso ideal passava tanto pelas relações que estabelecíamos uns com os outros, como também em como experimentávamos a musicalidade. Foi um momento em que eu comecei a compreender como a guitarra podia assumir muitas sonoridades, representar a pluralidade do nosso país. No show que farei em homenagem ao disco, utilizarei os arranjos originais e chamarei outros músicos e cantores convidados. Ainda estou matutando esse conceito, mas pode ter certeza que vêm surpresas por aí.



P: No show do CaBloco Muderno o público vai assistir a um encontro entre amigos. Como foi que você recebeu esse convite?

  R: Eu e Marco André nos conhecemos há muito tempo, mas ainda não tínhamos feito nada juntos. Foi no show que fiz na cidade de Castanhal, no ano passado, que pintou a oportunidade de uma parceria entre nós. Foi ali que me encantei de vez pelo que o Pará anda produzindo. O cenário local é absurdamente rico e isso me motivou ainda mais a participar de alguma forma do CaBloco Muderno. Desde então, estou me preparando para este momento.



P: Assim como os novos Baianos, o CaBloco Muderno é uma iniciativa que reúne amigos para, de certa forma, promover a música brasileira. Qual a importância desse tipo de ideia?

R: É muito mais do que isso. Juntar compromisso musical com amizade sempre dá certo e tem grandes efeitos. CaBloco Muderno tem um pouco dos Novos Baianos exatamente por trazer essa mistura do bem. Essas ideias e, principalmente, dar forças a estas iniciativas, é como reafirmar o nosso legado.



P: O que o público pode esperar dessa confraternização em pleno palco?

R: Olha, não gosto de estragar surpresas! (risos) Mas vamos brindar nossa amizade e esse grande momento juntos, de forma bem natural e fazendo o que gostamos. Vão rolar versões dos novos Baianos, com a ajuda da bateria do projeto. “Preta, Pretinha” já está confirmada no repertório. Vamos dar um toque paraense em tudo. A grande verdade é que ando apaixonado por essa música daqui. Em todas as entrevistas que dou, pelos lugares do mundo que passo, sempre destaco essa cena fervilhante do Pará. Indo do carimbó aos ritmos caribenhos, até o pop gostoso que anda sendo feito aqui. É um prazer tocar neste lugar!fonte:Diario do pará/jardim das oliveiras blog

FUNKEIRA MAYSA ABUSADA VAI SAIR PELADA NO CARNAVAL "MEU BUMBUM É LINDO".



Cantora carioca é a nova rainha de bateria da União de Jacarepaguá; veja fotos
maysa abusadaBru Chaves/Divulgação
Veja fotos de Maysa
Maysa Abusada, vocalista do grupo Maysa e as Abusadas, é a nova rainha de bateria da União de Jacarepaguá. Veja fotos da funkeira na quadra da escola

Publicidade
Como toda boa funkeira, a cantora Maysa Abusada adora uma polêmica.

Em 2013, ela promete roubar a cena no desfile da União de Jacarepaguá, que vai levar para a Marquês de Sapucaí um enredo sobre a historia do café e a cidade de Vassouras.

A funkeira é a nova Rainha de bateria da União de Jacarepaguá.

— A minha fantasia será completamente nua e foi uma escolha minha. Venho fantasiada de sementes de café, a frente da bateria nota 10 do mestre Marquinho. Ontem passei a madrugada toda acertando os detalhes. Eu já tirei o biquíni e quero causar com o menor tapa sexo de todo Carnaval. Meu bumbum é lindo e não vou esconder nada, nadinha. Será uma fantasia bastante polêmica.

A funkeira estava empolgada durante uma reunião que aconteceu na quadra da escola, Zona Oeste do Rio, na noite da última quarta-feira (12).fonte:R7/jardim das oliveiras blog

NA RÚSSIA,DILMA CITA GARRINCHA,MAIS JOGO DA EXPORTAÇÃO DE CARNES SEGUE EMPATADO.




Dilma Rousseff e Vladimir Putin / Roberto Stucket Filho/Presidência
Dilma quer convencer Putin a suspender embargo russo à carne brasileira
No segundo dia de sua visita oficial à Rússia, a presidente Dilma Rousseff citou uma célebre frase de Garrincha (1933-1983) ao ex-técnico da seleção brasileira Vicente Feola para explicar a parceria estratégica entre os dois países.
"Eu vim aqui para combinar com os russos", declarou a presidente no Kremlin (sede do governo russo), após um pronunciamento ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e em seguida à assinatura de diferentes tratados bilaterais.
A frase de Garrincha ("O senhor combinou com os russos?") havia sido uma resposta às determinações de Feola, então treinador da seleção brasileira na Copa de 1958, sobre como o craque brasileiro deveria atuar em campo.O comentário foi uma alusão aos vários assuntos em que os dois países têm posições semelhantes, como a reforma na governança de instituições multilaterais, como o FMI e o Banco Mundial e a presença das duas nações no bloco Brics, que é integrado ainda pela Índia, China e a África do Sul.
Mas a presidente, que confundiu Rússia e Suécia e final e semifinal ao relembrar a história, não conseguiu "combinar com os russos" uma solução para o maior impasse entre Rússia e Brasil atualmente - a suspensão do embargo da carne brasileira para o mercado russo, que conta com cerca de 105 milhões de consumidores.

Embargo da carne

As carnes bovina, suína e de frango constituem o maior produto de exportação brasileira para a Rússia, responsáveis por 36% do total das vendas do Brasil ao país. No ano passado, as exportações de carne brasileira ao país somaram US$ 1,5 bilhão (R$ 3,1 bilhões).
A expectativa entre o governo e representantes do setor agropecuário ouvidos pela BBC Brasil era de que a Rússia encerraria em definitivo o embargo decretado em junho do ano passado à carne bovina brasileira.
Na ocasião, os russos interromperam as importações sob a alegação de que o produto supostamente não atendia a uma série de medidas sanitárias.
O embargo atinge três Estados, que estão entre os maiores produtores de gado do país: Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Em novembro, o Ministério da Agricultura anunciou que o embargo russo havia terminado; no entanto, uma série de certificados solicitados pelas autoridades russas ao governo brasileiro ainda estariam pendentes, o que vem retardando a retomada do comércio entre os dois países.
O tom da presidente nesta sexta foi bem menos entusiasmado do que o adotado por ela no dia anterior, após um encontro com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.
Nesta sexta, Dilma limitou-se a afirmar que expressou a Putin sua "expectativa sobre o pronto restabelecimento no comércio de carne suína do nosso país. E o fim do embargo aos três Estados brasileiros''.
Porém, a presidente cometeu uma imprecisão. A carne suína brasileira não está sob embargo russo, ainda que autoridades do país venham exigindo que o Brasil ofereça certificação de que o produto exportado para a Rússia não contenha a substância "ractopamina", que estimula o crescimento de suínos e é considera danosa à saúde de humanos. A ractopamina é amplamente usada na produção de suínos no Brasil.
O Brasil exporta, entretanto, para alguns países carne suína que recebe a substância, como é o caso do produto vendido para a China.
Para que venha a fazer o mesmo para a Rússia, porém, representantes russos estão exigindo que sejam emitidos pelos brasileiros certificados assegurando que a carne suína não contenha a substância.

Terceira frente

Além do já citado embargo pendente aos três Estados, há também uma ''terceira frente'' de ameaça ao comércio da carne brasileira, que poderá ainda envolver a Rússia e que já englobou outras nações.
Nesta semana, Japão, China e África do Sul decidiram interromper temporariamente a importação de carne bovina do país após ter sido encontrado um foco de mal da vaca louca em um lote de carne vindo do Paraná.
A Rússia disse que ainda analisará o caso para tomar uma decisão.fonte:BBC Brasil,via moscou/jardim das oliveiras blog

O INVENTOR DO CÓDIGO DE BARRAS MORRE AOS 91 ANOS EUA.



A ideia de utilizar um sistemas de barras para armazenar informação surgiu quando desenhava linhas na areia de Miami Beach
barcode

Publicidade
O americano que inventou o onipresente código de barras que revolucionou o comércio, Norman Joseph Woodland, morreu aos 91 anos, anunciaram meios de comunicação.
A ideia de utilizar um sistemas de barras para armazenar informação surgiu quando desenhava linhas na areia de Miami Beach, há 64 anos, declarou sua filha Susan Woodland ao jornal New Jersey Record.
Woodland e seu sócio Bernard Silver, falecido nos anos 1960, solicitaram a patente para o código de barras em 1952 e depois a venderam para a empresa eletrônica Philco por 15 mil dólares, lembra a filha.
Joseph Woodland era engenheiro mecânico e trabalhou para a IBM por 35 anos, aposentando-se em 1987. Também integrou a equipe que projetou o laser que lê o código de barras, nos anos 1970, modificando a forma como os americanos e o resto do mundo fazem compras.
Woodland e Silver, que deram aulas na Universidade Drexel da Filadélfia, desenvolveram o código de barras a pedido de uma rede de supermercados que solicitou que buscassem um método mais eficiente para fazer os inventários de seus produtos.
N. Joseph Woodland faleceu no domingo em consequência da doença de Alzheimer em um lar de idosos de Nova Jersey, onde havia nascido. Era casado e pai de duas filhas.fonte:AFP/via,R7/jardim das oliveiras blog

NÃO É PORQUE ELA MORREU NA LIPO QUE VAI ACONTECER COMIGO, DISSE NAVA VÍTIMA.



Filho afirma ter lembrado à mãe morte recente de outra mulher em procedimento de implante de silicone




Reprodução/Rede RecordMaria Irlene morreu nquanto fazia implante de silicone e lipoaspiração
O filho de Maria Irlene, de 43 anos, que morreu nesta quinta-feira (13) em uma clínica na zona sul de São Paulo enquanto fazia implante de silicone e uma lipoaspiração, disse que havia alertado a mãe sobre possíveis perigos da cirurgia. Jefferson lembrou Maria Irlene de casos recentes de mulheres que morreram no procedimento, como o da modelo que morreu no último dia 3, em Goiânia.
— Falei que uma moça tinha morrido com isso e ela falou: ‘Não é só porque a moça morreu que vai acontecer comigo’. Eu falei que ela não sabia o dia de amanhã.
O jovem disse que pediu à mãe que não fizesse o procedimento, mas que ela não deu ouvidos ao seu apelo.  
— Eu falei para ela não fazer e ela teimando comigo.
Maria Irlene morreu por volta das 11h desta quinta-feira na clínica Wagner Fiorante, localizada na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo, por volta das 11h desta quinta-feira (13). Segundo familiares, a vítima não tinha nenhum problema de saúde. Segundo o delegado Paul Henry Verduraz, responsável pelo caso, o médico que realizou o procedimento disse à polícia que a clínica é autorizada e que a equipe fez tudo o que pode. Ele vai aguardar o laudo do IML para saber a causa da morte.
— Dentro do inquérito vamos verificar se houve imprudência, negligência ou imperícia por parte do responsável pela cirurgia ou qualquer auxiliar.fonte:R7/jardim das oliveiras blog

APÓS REUNIÃO,INTERNACIONAL ACERTA A CONTRATAÇÃO DE DUNGA COMO O NOVO TÉCNICO.



Uma reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, em Porto Alegre, definiu a contratação de Dunga como novo técnico do Internacional. O comandante da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010 esteve reunido com o presidente Giovanni Luigi e integrantes da diretoria colorada para definir os últimos detalhes de seu contrato com o Colorado. O anúncio oficial deve ocorrer no final da tarde desta quarta.

A negociação entre o Inter e Dunga durou quase 20 dias. Na reunião ocorrida pela manhã, o novo técnico colorado indicou os nomes do auxiliar Andrey Lopes e do preparador físico Paulo Paixão, que está deixando o Grêmio, como integrantes da comissão técnica para 2013. Paixão trabalhou com Dunga na seleção brasileira entre 2006 e 2010.
Aos 49 anos, Dunga assumirá pela primeira vez o comando de um clube. A experiência com o Brasil foi sua única até hoje como treinador. Com a seleção, conquistou uma Copa América e uma Copa das Confederações. Após a eliminação nas quartas-de-final do Mundial de 2010, para a Holanda, o Capitão do Tetra não treinou mais nenhum time ou seleção nacional. Dunga acertou com o Colorado um contrato de dois anos, até o final de 2014. Coincidentemente, o Inter foi também seu primeiro clube como jogador profissional.
Participou da reunião também o novo diretor executivo de futebol do Inter, Newton Drummond, o Chumbinho. O cargo estava vago no clube desde que Fernandão saiu para assumir o comando técnico da equipe, no Campeonato Brasileiro.fonte:sate barras/jardim das oliveiras blog

FAMÍLIA CELEBRA NASCIMENTO DE 1ª- MENINA EM MAIS DE SÉCULO.



A família Jenkins e Awen Gwyneth (Foto: Wales News Service)
Homens da família Jenkins comemoram o nascimento de Awen Gwyneth
Uma família do sudoeste do País de Gales comemorou o nascimento da primeira menina em mais de cem anos.
A criança, Awen Gwyneth Jenkins, nasceu em um hospital da cidade de Swansea pesando 3,8 quilos.O último nascimento de uma menina na família Jenkins, da cidade de Carmarthenshire, ocorreu em 1909.
A família descobriu a raridade das meninas depois de pesquisar a árvore genealógica dos Jenkins.
"Foi um choque", disse o pai da menina, Emyr, que já tem outro filho, Micah, de dois anos.
"Assim que ela nasceu, começamos a falar sobre isto. Então percebemos (a raridade) depois de olhar a história da família e (descobrir) isto, de ela ser a primeira (menina) em 103 anos."
O avô de Awen, Howell Jenkins, afirmou que a última mulher a nascer na família foi sua tia, Sara Olwen Jenkins, em outubro de 1909.
"Desde então, meu pai, os irmãos deles, todos tivemos meninos e, claro, agora, meu filho tem uma garotinha", disse.
"A esposa e eu estamos orgulhosos, ela é uma menininha linda", afirmou o avô.
"Ela é fantástica. Dorme quase a noite toda. Ela está indo muito bem, melhor do que o irmão", acrescentou Emyr Jenkins.fonte:bbc brasil df/jardim das oliveiras blog

FILHA DE ARGENTINA SEQUESTRADA USA INTERNET EM BUSCA POR MÃE.



Susana Trimarco e Micaela, em Tucumán. AP
Micaela protesta ao lado da vó, Susana, contra a exploração sexual de qual sua mãe foi vítima
A luta da ex-funcionária pública argentina Susana Trimarco para encontrar sua filha, que a levou a se vestir de cafetina para procurá-la em prostíbulos, passou a contar com a participação direta de sua neta, a adolescente Micaela Sol Trimarco.
A adolescente, que tinha 3 anos quando sua mãe foi sequestrada, usa redes sociais na incessante busca por María de los Ángeles, conhecida como Marita Verón.
Em entrevista à BBC Brasil, sua avó, Susana, conhecida na Argentina como "Mãe Coragem", disse que vai lutar pela intervenção federal na Justiça de Tucumán, após a absolvição dos acusados do sequestro, que causou indignação no país.Um dia após a polêmica decisão da Justiça de absolver integrantes de uma rede de exploração sexual acusados pelo sequestro, Micaela convocou uma manifestação em tribunais de todo o país por meio de sua recém-criada conta no Twitter, @JusticiaPorMarita.
Marita Verón foi sequestrada na rua em abril de 2002. Desde então, Micaela é educada pela avó e pelo pai, David Catalán, em San Miguel de Tucumán, na Província de Tucumán, onde Marita desapareceu.
"Micaela acaba de completar 14 anos e já assumiu o compromisso militante contra a exploração sexual. Organiza campanhas e é muito ativa. Dizem que tem personalidade parecida com a minha", disse Susana à BBC Brasil.
Na hora do protesto convocado pelo Twitter, Micaela escreveu com spray na calçada, em frente ao fórum de Tucumán: "No a la trata" (Não à exploração sexual, em português). A manifestação se repetiu em outras cidades do país, inclusive na capital, Buenos Aires. A expectativa é que outros doze acusados sejam julgados em 2013.

Campanha

Marita, com a mãe Susana e a filha Micaela. Arquivo pessoal
Marita desapareceu quando Micaela tinha apenas três anos. Decisão judicial causou comoção
Em outubro, Micaela gravou um vídeo para incentivar denúncias contra a exploração sexual, que ganhou apoio de artistas locais como o cantor Fito Paez. A campanha foi realizada pela Fundação María de los Ángeles, criada por Susana e onde Micaela costuma ajudar a avó.
"Micaela me ajuda e acredito que continuará a batalha que iniciei pela mãe e por outras mulheres", disse Susana em março à BBC Brasil.
Nesta quinta-feira, ela respondeu à nova entrevista. Desta vez, por escrito já que, segundo sua assessoria, amanheceu sem voz. Na véspera, havia realizado uma maratona de entrevistas, falado com a presidente Cristina Kirchner e com outros políticos em meio à "indignação", como disse a presidente, pela decisão da Justiça.
Em julgamento na terça-feira, os juízes de Tucumán argumentaram "falta de provas" para incriminar os 13 acusados de terem sequestrado Marita.
Susana disse que, além de apelar contra a decisão, iniciará o pedido de apoio para o "processo político" dos juízes do caso. "Também vou continuar lutando na rua, nos meios de comunicação e onde quer que seja contra a exploração sexual, por minha filha Marita e por todas as moças que passam e passaram pela que ela sofreu", afirmou.

Viva

Susana disse que, como mãe, sente que a filha está viva. "Aqui, no meu peito, sinto que ela está viva e meu desejo mais profundo é o de abraçá-la forte".
Ela contou que reza todas as noites pedindo "a Deus que chegue o dia em que ela, Micaela e Marita" estejam juntas. Susana fez um apelo para que os que a vejam, em qualquer parte do mundo, "avisem à Interpol" e que a "contenham emocionalmente até que eu chegue para encontrá-la".
Ela disse que nestes quase 11 anos se transformou em uma "investigadora" porque se não o tivera feito "ninguém o faria" e que, "apesar das injustiças", não perdeu a confiança na Justiça.
Na sua luta, Susana percorreu várias Províncias argentinas, se fez passar por cafetina e estima que liberou "pelo menos 150" mulheres que eram exploradas sexualmente. Algumas das que ajudou disseram ter visto Marita em um dos prostíbulos, o que repetiram no tribunal de Tucumán.
Susana disse que sempre contou para Micaela a "verdade" sobre Marita e que, com os anos, a neta foi percebendo o que havia ocorrido com a mãe.
"Mas Micaela me diz que não se lembra de nada sobre a mãe. Só sabe o que eu e meu marido e os que a conheceram lhe contamos". Susana disse que vai "continuar lutando até o dia de sua morte para recuperar" sua filha.fonte:BBC Brasil/ boenos aires/jardim das oliveiras blog

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA NOTIFICA SEIS MAIORES BANCOS DO PAÍS POR FALTA DE INFORMAÇÕES EM PACOTES DE SERVIÇOAS.


inagen cedida pelo google
Brasília – Os seis maiores bancos do país terão de prestar esclarecimentos ao Ministério da Justiça sobre os pacotes de serviços que oferecem. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do ministério deu dez dias de prazo para as instituições financeiras apresentarem as respostas.
De acordo com o Ministério da Justiça, existem indícios de falta de transparência na oferta de pacotes bancários com base em levantamento nas páginas das instituições na internet. Além disso, os bancos estariam inserindo, nos pacotes, serviços gratuitos e obrigatórios. Para o DPDC, o procedimento pode levar à tarifação indireta, fazendo o cliente pagar por serviços aos quais tem direito garantido pela legislação.
A notificação atingiu os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander. O DPDC pede informações sobre os preços, a quantidade e a composição dos pacotes oferecidos. Pela legislação, os bancos teriam de informar aos clientes a tarifa de cada serviço, especificando quais são gratuitos e quais devem ser pagos.
O material enviado pelas instituições financeiras será avaliado em conjunto por técnicos do DPDC e do Banco Central. Em nota, o Ministério da Justiça informou que a falta de informações e a inserção de serviços essenciais e gratuitos dificultam a liberdade de escolha pelo consumidor.fonte:agência brasil/jardim das oliveiras blog