Você sai de casa em trajes mais leves e, passadas poucas horas, acaba tomando um susto com a queda brusca de temperatura? O seu corpo sente mais do que o desconforto causado pela falta de agasalho quando esfria de repente: processos alérgicos, resfriados e até baixa imunidade são alguns dos prejuízos comuns à saúde quando há instabilidade no clima.
Segundo o pneumologista Hassan Ahmed Yassine Neto, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, quem mais sofre com as mudanças bruscas na temperatura são crianças e idosos, extremos de idade que tem em comum a imunidade baixa e/ ou um sistema respiratório frágil. "Além deles, pacientes de asma e rinite também sentem os efeitos dessa alteração, apresentando crises mesmo com o uso de remédios", explica. Previna-se contra esses problemas com as dicas dos especialistas.
Banda cantou seus maiores sucessos neste domingo (23) em Porto Velho. Uma das dançarinas da banda é de Ji-Paraná e está na banda há sete meses.
Do G1 RO
Casa de shows ficou lotada no show da banda em Porto Velho (Foto: Mary Porfiro/G1)
A banda Aviões do Forró fez com que cerca de 10 mil pessoas dançassem ao som do grupo na madrugada deste domingo (23), em uma casa de shows de Porto Velho. Os cantores, que não faziam show na capital há mais de dois anos, também se apresentaram em Ji-Paraná (RO) e Vilhena (RO) durante a semana.
Os vocalistas Xand Avião e Solange Almeida conversaram com o G1 antes do show e afirmaram que o público portovelhense já estava cobrando o retorno da banda no estado. "Demoramos a vir, mas quando aparecemos por aqui o público vem em peso e demonstra todo o carinho que sente pela banda. Estamos muito felizes por estarmos de volta", disse Xandinho agradecendo a recepção.
Quanto ao clima local, Solange diz que Rondônia é quente, porém não supera o calor humano dos fãs. "O clima é quente, mas o povo é muito mais. Fomos muito bem recebidos desde que chegamos ao estado e isto nos deixa honrados, em ter um público tão atencioso e amoroso", diz Solange.
Guajiru tem propriedades que reduzem inflamação provocada pela doença. Pesquisadores de Ribeirão Preto fizeram testes com polpa e casca em ratos.
Do G1 Ribeirão e Franca
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto (SP), descobriram que substâncias presentes no guajiru – fruto amazônico que é normalmente consumido como suco e geleia – podem diminuir os riscos de câncer. Segundo a pesquisa, feita em parceria com uma universidade do Texas, a fruta tem um efeito anti-inflamatório sobre a doença.
Popularmente, as folhas do guajiruzeiro são utilizadas para chás que ajudam na diminuição dos níveis de glicose no sangue. Já o fruto é conhecido no meio científico por possuir compostos químicos importantes para prevenção de doenças.
Os testes com o guajiru em células com ou sem tumores começaram há três anos e os pesquisadores observaram que as substâncias presentes no fruto reduziram os danos em moléculas de DNA.
“Aqui no Brasil realizamos ensaios em ratos e verificamos a integridade do DNA desses animais e descobrimos que o fruto do guajizeiro diminui os danos induzidos”, afirmou o pesquisador Vinicius de Paula Venâncio, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão (FCFRP).
Trio de americanos foi homenageado na embaixada americana em Paris. Spencer, de 23 anos, teve o braço cortado com estilete pelo agressor.
Do G1, em São Paulo
Americanos são homenageados na embaixada dos EUA na França (Foto: AP Photo/Francois Mori)
Depois de desarmar e render um suposto terrorista em um trem que ia de Amsterdã a Paris na sexta-feira (21), três americanos foram homenageados neste domingo (23) na embaixada dos Estados Unidos na França.
O universitário Anthony Sadler, de 23 anos, o membro da Força Aérea dos EUA Spencer Stone, de 23, e o agente da Guarda Nacional Alek Skarlatos, de 22, foram tratados como heróis e recebidos pela embaixadora Jane Hartley, em Paris.
Os três abordaram, desarmaram e imobilizaram um homem identificado como Ayoub El-Khazzani, depois que ele disparou com um fuzil no interior do vagão. O atirador ainda feriu Stone diversas vezes com um estilete.
O município, como ente federativo autônomo e, nesta qualidade, responsável pela gestão ambiental local, tem papel destacado, pois a este incumbe organizar-se, de forma a assumir as competências inerentes à defesa, difusão e prática de ações sustentáveis. Deve, sob esta ótica, responsabilizar-se pelo estabelecimento de normas, critérios e padrões relativos ao controle e manutenção da qualidade ambiental em seu território.
Parnaíba, na atual administração, descentralizou a gestão ambiental. Processo deflagrado há cerca de dois anos de forma fragmentada, descontínua e seletiva. O foco foi o licenciamento! A Prefeitura desconsidera os outros instrumentos de gestão e reduz a política pública de meio ambiente ao que interessa aos seus caprichos. E, o pior é que age sem a observância aos critérios técnicos. Habilitada, vem licenciando as obras mesmo sem ter cumprido as condições mínimas estabelecidas em lei para tanto.
Também é direito dos pais exigir que a escola ofereça um ensino adaptado para crianças com deficiência intelectual.
FONTE:G1/FANTÁSTICO
Aceitar e saber conviver com as diferenças é um dos preceitos que regem a nossa Constituição. Mas, na prática, infelizmente, ainda se vê muita discriminação no Brasil. Um crime que acontece inclusive nas escolas. É o que conta a Monica Mendes, de Americana, São Paulo. Ela é mãe de uma menina com síndrome de Down, e está em busca de uma vaga pra filha.
Esse é o assunto que o doutor Drauzio Varella e o Breno Viola vão discutir hoje. E a turma que você vai conhecer agora vai fazer você se perguntar: qual é a diferença?
O salão está pronto. Daqui a pouco, Giovanna vai comemorar seus 15 anos com música alta, uma pequena crise de ciúmes e uma declaração de amor. Longe dali, duas grandes amigas passaram o dia brincando. Trocaram perucas, provocações e abraços.
Se tem um lugar importante para a vida de qualquer criança, este lugar é a escola. Para quem nasce com síndrome de Down não é diferente.
A Raíssa tem 17 anos, está no auge da adolescência, brinca o tempo todo. Há quatro anos, Raíssa estuda numa escola particular considerada modelo de inclusão no Rio de Janeiro.
“Ela é estudiosa, se preocupa com as notas, adora fazer pesquisa”, afirma Simone Lopes, mãe da Raíssa.
Informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros neste domingo (23). Batida entre carro de passeio e ônibus ocorreu durante a tarde.
Do G1 Rio
Um homem morreu ao ter o corpo arremessado na Baía de Guanabara após um acidente entre dois veículos na Ponte Rio Niterói, na tarde deste domingo (23). As informações são do Corpo de Bombeiros. André Luis Parada, de 23 anos, estaria do lado de fora de um carro que apresentou defeitos na faixa da direita, sentido Niterói, segundo a concessionária Ecoponte. Um ônibus que vinha atrás colidiu na traseira do carro de passeio e, com a força da batida, projetou o corpo da vítima para as águas da Baía.
Outras duas pessoas que acompanhavam a vítima, uma do lado do carro e outra no interior do veículo, sofreram ferimentos leves. O atendimento foi prestado pelo Grupamento Marítimo de Botafogo, com apoio do Quartel da Praça da Bandeira. Por volta das 16h, duas faixas seguiam interditadas para perícia da Polícia Civil.
Às 17h30, o Centro de Operações da Prefeitura informou que, por conta das faixas interditadas, havia retenções na Avenida Brasil, Linha Vermelha e Gasômetro. A Polícia Rodoviária Federal também estava no local.
Ladrões levaram R$ 20 milhões em celulares, tablets e computadores. Para a polícia, o crime está solucionado, mas um dos presos alega inocência.
Fonte:G1/Fantásticofon
Parece um dia normal de trabalho, mas não é. A sala começa a encher, até ficar lotada. São quase 100 funcionários. Todos reféns de uma quadrilha.
As imagens são exclusivas do roubo dentro da fábrica da Samsung, em 2014, em Campinas, interior paulista.
Os ladrões levaram R$ 20 milhões em celulares, tablets e computadores. Para a polícia, o crime está solucionado. Parte dos equipamentos foi recuperada.
Seis acusados estão presos. Cinco ainda não foram encontrados.
Fantástico: Seu nome todo? Dalmo Arnaldo Pinto, microempresário: Dalmo Arnaldo Pinto. Fantástico: Sua idade? Dalmo Arnaldo Pinto: 48 anos. Fantástico: Sua profissão? Dalmo Arnaldo Pinto: Microempresário.
Rio foi a cidade que mais demitiu e Franca, SP, a que mais contratou.
No total, o Brasil perdeu 494.386 vagas em 2015.
Do G1, em São Paulo
O Rio de Janeiro foi a cidade que mais demitiu neste ano e Franca, no interior de São Paulo, a que mais contratou. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (21), o Rio fechou 45.335 vagas de janeiro a julho, enquanto Franca abriu 5.529.
A maior perda de vagas no Rio foi do setor de serviços, com 19.929 postos fechados. O comércio foi a segunda maior queda, com 16.698 empregos a menos. Os únicos setores que tiveram saldo positivo na cidade foram construção civil, com a criação de 1.657 vagas, e administração pública, com 72.
Em Franca, o setor que apresentou o maior número de vagas criadas foi o da indústria, com 4.749 postos, seguido pelo de serviços, com 972. Já o comércio foi o que teve mais vagas encerradas, com 510, seguido pela construção civil, com 46 postos fechados.
Entre as capitais, além do Rio, São Paulo se destacou entre as cidades que tiveram mais vagas fechadas, com perda de 43.964. A terceira capital com mais vagas fechadas foi Belo Horizonte (- 34.609), seguida por Recife (- 22.880), Salvador (- 21.922), Manaus (- 19.782), Fortaleza (- 12.272), Porto Alegre (- 10.286), Curitiba (- 10. 253), Porto Velho (- 6.242), Natal (- 5.167), Maceió (- 4.981), Belém (- 4.328), Brasília (- 3.849) e Vitória (- 3.838).
Veja abaixo as listas das 50 cidades que mais contrataram e as que mais demitiram em 2015:
Embora esteja entre as primeiras construções que formaram vilas e cidades, as igrejas carecem de preservação
Itapiúna. Provas históricas da formação de vilas e cidades, as igrejas e capelas católicas precisam ser preservadas, e também reconhecidas como patrimônio nacional. No Ceará, apenas Viçosa do Ceará, Icó, Sobral e Aracati têm templos tombados como patrimônio histórico. Entretanto, muitas edificações religiosas estão espalhadas por todo o Estado, mas os municípios não tem demonstrado interesse em perpetuar essas riquezas arquitetônicas.
O Maciço de Baturité é um exemplo. Nenhuma edificação religiosa é tombada. Apenas a Capela de Nossa Senhora da Assunção, em Itapiúna, é uma exceção. Deu início ao seu processo de tombamento.
A paróquia de Itapiúna trabalha pelo reconhecimento Estadual da pequena capela, erguida no povoado de Itans na primeira metade do século XVIII, entre 1720 e 1740. Após a outorga da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o próximo passo será o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), explica o pároco Antônio Firmino Bezerra.
Liberação de recursos
O trabalho pelo tombamento já vinha sendo realizado pelos párocos anteriores, mas somente neste ano, após o Iphan liberar recursos financeiros, foi possível restaurar o pequeno templo, segundo provas históricas e os traços arquitetônicos, erguido pelos jesuítas.
A superintendente do Iphan no Ceará, arquiteta Diva Maria Figueiredo, elogia o empenho da Paróquia de Itapiúna e confirma o desinteresse dos gestores públicos em trabalharem pelo reconhecimento do acervo imobiliário de suas cidades como patrimônio histórico.
Produto apresenta variação de até 18,67%, perdendo apenas para o aumento de preços dos hortifrútis
A carne bovina, juntamente com o tomate e a cebola, está entre os itens que mais vem pesando na cesta básica do consumidor. Apesar de apresentar oscilações de preço que podem ser consideradas leves, quando comparadas às intensas variações dos hortifrútis, o alimento vem saindo até 18,67% mais caro em supermercados de Fortaleza, no comparativo entre janeiro e julho deste ano.
Essa variação foi a constatada para o quilo do coxão mole, item que está entre os 20 pesquisados todos os meses pelo Diário do Nordeste, na série Dança dos Preços. A reportagem foi novamente a três estabelecimentos situados em diferentes bairros da Capital, no último dia 30 de julho, e comparou os valores obtidos com os que já haviam sido coletados nas últimas semanas dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho.
Variação
A variação de 18,67% foi verificada no supermercado A. Em janeiro, o quilo da carne custava R$ 21,90, valor que se repetiu nas pesquisas realizadas em fevereiro, março e abril. Em maio, subiu para R$ 25,99 e em junho recuou para R$ 24,90, mantendo-se com o mesmo preço na última semana do mês de julho.
A carne também está mais cara no supermercado C. Entre janeiro e abril, o quilo do coxão oscilou entre R$ 21,90 e R$ 22,99. Em junho, o alimento entrou em oferta e foi vendido por R$ 17,99, mas no último mês de julho alcançou o maior valor dentre todas as pesquisas já realizadas, atingindo R$ 23,49.
O único local onde o alimento esteve mais barato foi no supermercado B, onde era vendido em julho pelo preço promocional de R$ 17,99. A alcatra também ficou 4,05% mais cara no supermercado A, no comparativo entre janeiro e julho, indo de R$ 26,90 para R$ 27,99, mas se manteve estável em um dos estabelecimentos e teve leve queda (-3,19%) no outro.
Oswaldo de Oliveira estreou neste domingo pelo Flamengo e mesmo com apenas um trabalho tático, conseguiu fazer o que Cristovão Borges não fez em quase três meses. O Rubro-Negro voltou a jogar bola e derrotou, no Maracanã, o São Paulo por 2 a 1.
Com nove desfalques, Juan Carlos Osorio mudou o esquema do São Paulo para o jogo de ontem. Rodrigo Caio e Hudson anularam Ederson e Canteros, respectivamente, não dando opções de movimentação para o Flamengo. A medida foi mantida até aos 35 minutos, quando o Tricolor abriu o placar com Luiz Eduardo. Ele aproveitou falha do goleiro Cesar e fez o Rubro-Negro sofrer mais um gol de bola aérea na temporada.
Após o gol, sem explicação, Osorio resolveu mudar o esquema e começou a abrir espaço para o Flamengo, até então anulado taticamente em campo. Aos 41 minutos, Ederson aproveitou recuo errado de Thiago Mendes e igualou o marcador. Era o gás que Oswaldo de Oliveira precisava para mudar o panorama da partida durante o intervalo.
Nos primeiros dois minutos do segundo tempo, o Flamengo de Oswaldo de Oliveira mostrou a que veio. O atacante Paolo Guerrero precisou de três chances claras de gol para enfim acabar com o jejum que o assombrava - não marcava há mais de um mês. Virada de ânimo e de jogo merecida.
O Flamengo continuou pressionando em busca do terceiro gol para ficar mais tranquilo em campo, sem quase levar sustos do São Paulo. Emerson Sheik e Paulinho foram figuras importantes, e jogaram em alto nível na etapa final. O São Paulo tentava buscar o espaço com Alexandre Pato, mas via na frente um Fla estruturado e seguro de si.
Três adultos foram detidos pela Polícia Militar; o marido da vítima e pai da criança é o principal suspeito do crime
Uma mulher e uma criança de oito mesesforam mortos dentro de casa de veraneioneste domingo (23) em Paracuru, Região Metropolitana de Fortaleza. Adriana Moura de Pessoa Carvalho Morais foi assassinada com um tiro na cabeça e a criança Jade Pessoa de Carvalho Morais foi atingida nas costas. Vizinhos relataram que a família reside em Fortaleza e estaria passando o fim de semana na cidade, na casa de veraneio do pai da vítima.
De acordo com a Delegacia Municipalde Paracuru, Marcelo Barbarena Morais, de 37 anos, esposo da mulher e pai da criança, tornou-se o principal suspeito de ter cometido o crime após a perícia criminal ter encontrado um revólver calibre 38 escondido no equipamento bebê conforto da criança. Era aniversário do suspeito, houve bebedeira regada a vinho e champanhe na noite de sábado. Estavam na casa, além do casal e duas filhas, o irmão de Marcelo, Rafael Barbarena Morais, 39 anos, com a esposa Ana Carolina Vilas Boas Schmitt a. Todos são de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Uma vistoria realizada entre agentes penitenciários e policiais militares da cadeia pública de Chaval resultou na apreensão de uma variedade de objetos de uso proibido no interior da unidade. O AgP Marcos, administrador da cadeia, repassou para o blog que as vistorias são realizadas periodicamente sempre em parceria com a Polícia Militar objetivando o bom andamento das atividades realizadas no local. Desta vez os profissionais encontraram 04 aparelhos celurares, 02 carregadores, 01 bateria e 01 cachimbo para uso de drogas, etc. Vale ressaltar que todo o material ilícito apreendido nas unidades prisionais são remetidas através de ofício ao juiz de direito responsável pela cadeia.
Com de praxe, nenhum dos detentos assumiu ser o proprietário dos objetos apreendidos.
A EEEP Guilherme Teles Gouveia, representada pela equipe formada pelos alunos Mateus Moreira de Araújo, Antonio Filipe Vieira Martinse Daniel Lima Vasconcelos, com orientação do professor André Luis Rocha e supervisão da diretora Silvana Modesto de Oliveira, foi convidada a participar da IX MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES, que acontecerá no Hotel Fazenda Ribeirão, na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. A escola obteve um excelente desempenho atingindo além da meta estabelecida pela comissão.A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.