Powered By Blogger

sábado, 26 de julho de 2014

CACIQUE DO SUL DA BAHIA É DETIDO ÀS VÉSPERAS DE AUDIÊNCIA COM O PAPA.

Com mandado de prisão expedido pela Justiça da Bahia, cacique Babau Tupinambá participa de audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Com mandado de prisão expedido pela Justiça da Bahia, cacique Babau Tupinambá participa de audiência na Comissão de Direitos Humanos da CâmaraAntono Cruz/Agência Brasil/Tempo da Noticia

No dia 24 de abril, Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como cacique Babau Tupinambá, se entregou à Polícia Federal logo após participar, em Brasília, de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Um dos vários caciques atuantes no sul da Bahia, na região da Serra do Padeiro, Babau é suspeito de participar do assassinato de um pequeno agricultor, em fevereiro de 2013. No início do ano, o governo federal enviou o Exército a fim de controlar os violentos confrontos entre índios e produtores rurais.
O mandado de prisão havia sido expedido mais de dois meses antes, no dia 20 de fevereiro, por um juiz da Vara Criminal da comarca de Una (BA). Às vésperas da audiência, em Brasília, organizações indigenistas foram informadas que Babau podia ser preso a qualquer momento. Na ocasião, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) disse que o objetivo era impedir que o líder tupinambá viajasse a Roma. Convidado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a qual o Cimi é vinculado, Babau participaria de uma audiência com o papa Francisco, a quem planejava denunciar a violência contra os povos indígenas brasileiros.

Para o Cimi, a prisão foi uma estratégia governamental para que o líder tupinambá não denunciasse internacionalmente as violações que os povos indígenas vêm sofrendo, como a decisão política de suspender os procedimentos demarcatórios de novas terras indígenas que estão em curso.
Babau nega envolvimento com o homicídio e também acusou a tentativa de criminalizar o movimento indígena. Ainda assim, passou nove dias preso no Departamento Especializado da Polícia Federal, na capital federal, até ser solto por força de um habeas corpus concedido pelo ministro Sebastião Reis, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que conclui ser desnecessária a prisão de Babau na fase em que o processo se encontrava.
Babau já havia sido preso em 2010 por comandar a invasão de fazendas de Ilhéus,

FRANÇA ACHA CAIXA-PRETA DE VOO QUE CAIU NA ÁFRICA; NÃO HÁ SOBREVIVENTES.

O presidente da França, François Hollande, disse nesta sexta-feira que uma das caixas-pretas do voo da Air Algerie que caiu na quinta-feira no Mali (norte da África) foi recuperada.

Hollande disse que o artefato com as gravações do voo, que podem esclarecer a causa da tragédia, foi achado depois que tropas francesas acessaram o local da queda, próximo à fronteira com Burkina Faso.
Controladores de tráfego aéreo perderam contato com o avião depois que os pilotos alertaram sobre uma grande tempestade.Hollande também confirmou que nenhum dos 116 passageiros – entre eles 54 franceses (alguns deles com dupla cidadania).
A aeronave havia sido fretada da companhia espanhola Swiftair. Viajava da capital de Burkina Faso, Ougadougou, para Argel, capital da Argélia.
O ministro do interior francês, Bernard Cazeneuve, disse à rádio RTL que "a aeronave foi destruída no momento da queda".

ISRAEL ACEITA TRÉGUA DE 24 HORAS EM GAZA.

Mulher anda por entre escombros em Shejaiya, em Gaza, dia 26 de julho | Foto: AFP

Palestinos aproveitaram trégua para recuperar pertences e corpos de familiares em meio a escombros
Israel aceitou o pedido da ONU por um cessar-fogo de 24 horas em Gaza, mas disse que o Exército agirá caso a trégua seja desrespeitada por militantes palestinos.
Uma reunião de crise do gabinete do governo israelense decidiu estender a trégua que começou na manhã desde sábado até a meia-noite de domingo (hora local).
O Hamas afirmou que quer um final total da operação militar e acusou Israel de usar a trégua para preparar mais ataques.A decisão aconteceu apesar dos foguetes atirados por militantes do Hamas, que rejeitaram a oferta israelense inicial, de prolongar o cessar-fogo por mais quatro horas, até o fim do sábado.
"Qualquer calmaria humanitária que não inclua a retirada dos soldados da ocupação da Faixa de Gaza e não permita que as pessoas retornem a suas casas para retirar os feridos é inaceitável", disse o porta-voz do Hamas Sami Abu Zuhri à agência de notícias Reuters.
Mais de mil palestinos, a maioria civis, e 42 israelenses, dois civis, foram mortos desde o início da ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza.
Cerca de 5.870 palestinos ficaram feridos em 19 dias de conflitos, segundo autoridades de saúde de Gaza.

DIABETES E HIPERTENSÃO SÃO PRINCIPAIS CAUSADORAS DA DOENÇA RENAL CRÔNICA.

271 pessoas estão na lista de espera por um transplante de rim no Piauí

imagens da internet
Há sete anos, o carpinteiro José Luís Gomes, 54 anos, morador do bairro Promorar, zona Sul de Teresina, aguardava ansiosamente por um transplante renal. No dia 2 de julho, a ansiedade deu lugar à alegria e esperança. Naquela data, ele foi submetido a um transplante no Hospital Getúlio Vargas (HGV), único no Piauí que, atualmente, realiza captação e transplante de rim.
Vítima de doença renal crônica, José Luís era obrigado a passar por três sessões semanais de hemodiálise, um tipo de tratamento que substitui a função dos rins quando eles deixam de funcionar. Nos próximos três meses, José Luís terá de usar uma máscara. Mas, por baixo dela, ele exibe um sorriso de satisfação. "Terei uma vida com mais qualidade, sem a necessidade do auxílio de uma máquina para continuar vivendo", comemora.
Segundo dados da Central Estadual de Regulação de Transplantes, 271 pessoas estão na lista de espera por um transplante de rim no Piauí. Os casos são decorrentes da chamada doença renal crônica (DRC). Uma doença silenciosa, caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função dos rins. As opções de tratamento são a hemodiálise, diálise peritoneal e o transplante renal.
No Brasil, assim como no resto do mundo, os dois principais fatores causadores da doença renal crônica são o diabetes e a hipertensão arterial. Quando associadas, em um mesmo indivíduo, o risco de desenvolver a DRC é ainda maior. As medidas primordiais para a prevenção são o controle do diabetes e da pressão arterial.

ENFERMEIRA ATINGIDA POR RAIO DENTRO DE CASA É SALVA POR CHINELO DE BORRACHA.

Jennifer Lyons, 49 anos, estava ao telefone, quando recebeu a descarga de 300 mil volts


Enfermeira Jennifer Lyons
Enfermeira Jennifer Lyons
Foto: Reprodução
Uma enfermeira acabou sendo atingida por um raio dentro de casa e só foi salva porque usava um par de chinelos com sola de borracha.
Jennifer Lyons, 49 anos, estava ao telefone, quando recebeu a descarga de 300 mil volts que atingiu uma antena parabólica e colocou a sua casa em chamas. O raio também estourou os interruptores das paredes, desligando todos os equipamentos, incluindo a água quente, linha telefônica e internet.
“Foi como uma bomba. Eu estava caída de costas e havia escombros por toda parte. Um bombeiro disse que este era um dos casos mais incomuns que ele havia visto”, disse ao Mirror Jennifer, que escapou com apenas um galo na testa.

COM NEYMAR JR E MESSI EM FÉRIAS, BARCELONA VIAJA À INGLATERRA.

pREPARAÇÃO
Folhapress | TEMPO DA NOTICIA

Catalães viajam à Inglaterra na segunda (28) e, no próximo sábado (2), embarcam para a França, onde enfrentam o Nice

messi
Messi e Neymar, de férias, não participarão do amistoso contra o Nice
FOTO: REUTERS
O técnico do Barcelona, Luis Enrique, divulgou neste sábado (26) a lista 26 jogadores que viajarão ao complexo de St. George's Park, na Inglaterra, para participarem da preparação de pré-temporada da equipe. Os catalães viajam à Inglaterra na segunda (28) e, no próximo sábado (2), embarcam direto para a França, onde disputam amistoso com o Nice.
O time espanhol ainda não tem à sua disposição o atacante Luis Suárez, que cumpre suspensão da Fifa, além de Neymar,MessiMascherano Daniel Alves, que estão em férias após uma participação mais longa de suas seleções na Copa do Mundo.
A principal novidade é a incorporação do goleiro chileno Claudio Bravo, contratado junto à Real Sociedad após ter se destacado no Mundial. As outras contratações do Barcelona para a temporada também viajam com a equipe: o goleiro alemão Ter Stegen, vindo do Borussia Mönchengladbach, o zagueiro francês Jérémy Mathieu, que estava no Valencia, e o meia croata Ivan Rakiti, que veio do Sevilla.

EM JOGO POLÊMICO, FORTALEZA PERDE PÊNALTI E FICA NO 0 A 0 COM O BOTAFOGO-PB.

SÉRIE C
Redação Web |TEMPO DA NOTICIA

Partida teve expulsão e pênalti pedido pela torcida tricolor no último minuto

Fernandinho
Fernandinho recebeu o 3º cartão amarelo e será desfalque para a próxima partida
FOTO: TUNO VIEIRA
No reencontro com a torcida e com a Arena Castelão, o Fortaleza não correspondeu às expectativas e empatou em 0 a 0 com o Botafogo-PB, na noite deste sábado (26). Robert, artilheiro do time e do Brasil em 2014, perdeu um pênalti e foi um dos principais culpados pela torcida, que o vaiou ao ser substituído.
Além do pênalti, chances não faltaram para o Fortaleza durante todo o jogo. A ineficiência do ataque tricolor impediu que o time abrisse 7 pontos na liderança do Grupo A da competição. A vantagem de 5 pontos (16 contra 11) sobre Cuiabá e CRB pode diminuir para 5 pontos, no próximo domingo (27).
Na próxima rodada, o Fortaleza viaja a Arapiraca (AL) para encarar o ASA, no próximo sábado (2), às 19h. O Botafogo volta ao Almeidão para receber o Águia de Marabá, no dia seguinte, às 16h.

MOTORISTA DE UM GOLF A MAIS DE 130 KM/H MORRE AO COLIDIR COM POSTE NA AV. MARANHÃO.(CUIDADO IMAGENS FORTES).

Impacto foi tão violento que o motor do veículo sacou e foi arremessado a cerca de dez metros.

Um grave acidente de trânsito deixou uma pessoa morta no final da tarde deste sábado, na Avenida Maranhão, Centro de Teresina. 
Um Golf prata (de placa NIH-7365), que seguia no sentido Sul-Norte, colidiu em alta velocidade com um poste e duas árvores, em frente ao Corpo de Bombeiros da Avenida Maranhão. O motorista Chehudson Rodrigues Morais, de 34 anos, estava sem o cinto desegurança e morreu na hora. 
De acordo com a polícia, pelas circunstâncias do acidente e a partir do depoimento de testemunhas, é possível estimar que o veículotrafegava a mais de 130 km por hora.
O impacto com o poste foi tão violento que o motor do Golf sacou, sendo arremessado a cerca de dez metros, e o carro só parou ao bater no portão de uma residência. Por sorte, nenhuma pessoa estava na calçada no momento em que o carro desgovernado atingiu o poste e as árvores.
Segundo o tenente Juraci, a suspeita é que o motorista tenha perdido o controle da direção por conta da alta velocidade. 
Com os danos provocados na rede elétrica, parte dos bairros Vermelha e São Pedro ficaram sem energia. 


JOVENS INFRATORES INICIAM REBELIÃO NO CENTRO EDUCACIONAL CARDEAL ALOÍSIO LORSCHEIDER.

NESTE SÁBADO
Redação Web | TEMPO DA NOTICIA

Unidades do Batalhão do Choque e do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas para controlar a situação.

Rebelião Cardeal
Centro educacional, que tem capacidade para abrigar 60 jovens e adolescentes, abriga 160 jovens.
FOTO: WALESKA SANTIAGO
Uma rebelião teve início na noite deste sábado (26) no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider, no José Walter, em Fortaleza. Por volta das 18h, jovens e adolescentes abrigados na instituição se rebelaram e inicaram uma rebelião de médio porte no centro educacional. Cerca de 10 jovens queimaram colchões e móveis da institução. Objetos de vidro foram usados como armas. 
De acordo com o juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, titular da 5ª Vara de Execuções da Infância e Juventude, a ação foi motivada pelo desejo dos jovens de deixar o centro educacional e ir para um presídio. " Estou há 3 anos como juiz de execução das medidas socioeducativas e nunca vi uma motivação como essa", afirma o juiz Clístenes.
Dos 10 jovens que participaram da ação, quatro foram autuados e encaminhados a delegacia.  Um dos adolescentes e dois instrutores que estavam de plantão ficaram feridos.

ACIDENTE NA BR 222 DEIXA 4 MORTOS EM ITAPAJÉ.

Uma colisão entre duas motos deixou 4 mortos na madrugada deste sábado (26) naBR-222, em Itapajé. As 4 pessoas envolvidas no acidente morreram na horaDe acordo com a Polícia Militar da região, as duas motos, cada uma com duas pessoas, estavam em alta velocidade quando colidiram frontalmente por volta das 0h30 deste sábado (26) nas proximidades da uma casa de shows.
Faleceram o condutor da moto Honda Fan Mateus Vaz Ferreira, de 19 anos, que trabalhava como auxiliar de serviços gerais; a passageira Maria Edinalva Santos Frutuoso, de 18 anos, que trabalhava como doméstica;