Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FRANCISCO-RECONSTRUTOR DA IGREJA DE CRISTO.


Francisco, tomando ao pé da letra o que o crucifixo de São Damião ordenara, iniciou sua nova vida como pedreiro, ajudando a reconstruir diversas igrejas nos arredores de Assis - esta de São Damião, a de São Pedro e a da Porciúncula, que segundo São Boaventura era a que ele mais amava. Nela descobriu, em 1208 ou 1209, na leitura de uma passagem do evangelho de Mateus, as linhas gerais que orientaram sua vocação:
"Ide, disse o Salvador, e proclamai em todas as partes que o Reino do Céu está aberto. Vós recebestes gratuitamente; dai sem receber pagamento. Não leveis nem ouro, nem prata nem cobre em vossos cintos, nem um alforje, nem uma segunda túnica, nem sandálias, nem o cajado de viajante, pois o trabalhador merece ser sustentado. Em qualquer vila em que entrardes procurai alguma pessoa digna, e hospedai-vos com ela até partirdes. E quando entrardes em uma casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz."8
Dessa forma, de devoto passou a ser missionário, e começou a pregação da palavra divina, fazendo seus primeiros conversos, entre eles Bernardo de Quintavalle, um rico burguês de Assis, que vendeu tudo o que tinha para dar aos pobres, Pietro Cattani, que foi mais tarde seu sucessor na Ordem, e o Irmão Giles. Nesse período inicial, segundo Celano, teve uma revelação do futuro brilhante de sua Ordem, e ao mesmo tempo das provações que estavam pela frente. Diz o cronista:
"No começo desta nossa vida vamos encontrar alguns frutos doces e deliciosos. Depois serão oferecidos outros de menor sabor e doçura. No fim, serão dados alguns cheios de amargor, de que não poderemos viver, porque sua acidez será intragável para todos, apesar da aparência de frutos belos e cheirosos. Entretanto, como vos disse, o Senhor fará de nós um grande povo"9

Giotto: Francisco e seus companheiros diante de Inocêncio III, 1297-1299. Basílica de São Francisco de Assis, Assis.

Anônimo: São Francisco cortando os cabelos de Santa Clara em sua ordenação, século XV. Deutsches Historisches Museum.
Tendo reunido mais um grupo de seguidores, dirigiu-se para Roma a fim de obter do papa a autorização da primeira Regra para a fundação de sua Ordem, a chamada Regra primitiva, que prescrevia uma pobreza absoluta para os monges e para a Ordem, em imitação literal da vida de Jesus Cristo e seus apóstolos conforme narrada nos Evangelhos, que não possuíam nada pessoalmente nem em comum. Segundo o cronista inglês Matthew Paris, lá chegando, sujos e vestidos pobremente, foram ridicularizados pela corte de Inocêncio III, que mandou não aborrecê-lo com sua Regra, considerada excessivamente rigorosa e impraticável, e que fosse pregar entre os porcos. Tendo-o feito num chiqueiro próximo, coberto de lama voltou para o papa, que refletindo um momento, decidiu recebê-los em uma audiência formal depois que se lavassem. Francisco e seus amigos se prepararam então para esse outro encontro conseguindo o apoio de prelados eminentes para a sua causa. Segundo os relatos antigos, nesse ínterim Inocêncio teve um sonho, onde viu a Basílica de São João de Latrão prestes a desabar, apenas sustentada por um pobre religioso, que ele interpretou como sendo Francisco. Com a recomendação favorável de alguns conselheiros e com o aviso recebido em sonho, Inocêncio finalmente autorizou a Regra, mas não por escrito, nem outorgou o estatuto de Ordem maior ao grupo, apenas permitiu que pregassem e dessem socorro moral às pessoas, mas acrescentando que se eles conseguissem frutos de seu trabalho, voltassem a ele para que sua situação fosse completamente regularizada. Alguns relatos antigos, como o deixado por Roger de Wendover, sugerem que Francisco e seus companheiros não ficaram completamente satisfeitos com o resultado de seu encontro com o papa, e em seu caminho de volta, ao pararem em Spoleto, parece ter havido uma crise entre o grupo. Alguns teriam se inclinado a abandonar a pregação para viverem comomonges eremitas, desiludidos com a ostentação de luxo da corte papal. Também nessa ocasião parece ter ocorrido o célebre Sermão aos pássaros, mas os cronistas divergem na sua descrição. Para Wendover ele foi a manifestação da revolta de Francisco, que teria mandado as aves devorarem os poderosos, mas os que seguem a versão de Celano o referem como um idílio cheio de poesia e doçura.10 11

A SANTA MISA DESTE DOMINGO DIA 06 DE OUTUBRO DE 2013.

— São Bruno
Hoje lembramos o santo que se tornou o fundador da Ordem dos Cartuxos, considerada a mais rígida de todas as Ordens da Igreja, e que atravessou a história sem reformas.
Filho de família nobre de Colônia (Alemanha), nasceu em 1032. Quando alcançou idade foi chamado pelo Senhor ao sacerdócio, e se deixou seduzir. Amigo e admirado pelo Arcebispo de Reims, Bruno, inteligente e piedoso, começou a dar aulas na escola da Catedral desse local, até que já, cinquentenário e cônego, amadureceu na inspiração de servir a uma Ordem religiosa.
Após curto estágio num mosteiro beneditino, retirou-se a uma região chamada Cartuxa com a aprovação e bênção de São Hugo, Bispo de Grenoble, o qual lhe ofereceu um lugar. Isto se deu graças a um sonho que São Hugo teve. Neste sonho, apareciam-lhe sete estrelas que caíam aos seus pés para, logo em seguida, levantarem-se e desaparecerem no deserto montanhoso. Após este sonho, o Bispo recebeu a visita de Bruno que estava acompanhado por seis companheiros monges. Ao ver os sete varões, o Bispo Hugo reconheceu imediatamente neles as sete estrelas do sonho e concedeu-lhes as terras onde São Bruno iniciou a Ordem gloriosa da Cartuxa com o coração abrasado de amor por Jesus e pelo Reino de Deus. Com os monges companheiros, observava-se absoluto silêncio, a fim do aprofundamento na oração e à meditação das coisas divinas, ofícios litúrgicos comunitários, obediência aos superiores, trabalhos agrícolas, transcrição de manuscritos e livros piedosos.
Quando um dos discípulos de São Bruno tornou-se Papa (Urbano II), teve ele que obedecer ao Vigário de Cristo, já que o queria como assessor, porém, recusou ser Bispo e após pedir com insistência ao Sumo Pontífice, conseguiu voltar à vida religiosa, quando juntamente com amigos de Roma, fundou no sul da Itália o Mosteiro de Santa Maria da Torre, onde veio a falecer no dia 6 de outubro de 1101.
As últimas palavras foram: "Eu creio nos Santos Sacramentos da Igreja Católica, em particular, creio que o pão e o vinho consagrados, na Santa Missa, são o Corpo e Sangue, verdadeiros, de Jesus Cristo".
São Bruno, rogai por nós!

MAU TEMPO INTERROMPE BUSCAS DE CORPOS POR MERGULHADORES NA ITÁLIA.


Naufrágio de barco com africanos matou ao menos 111 na costa da Sicília.
Barco com cerca de 500 a bordo virou perto da ilha de Lampedusa.

Do G1, em São Paulo/jardim das oliveiras camocim ceara

Imagem de um vídeo divulgado pela Guarda Costeira mostra o resgate de uma vítima sobrevivente do barco que naufragou (Foto: Guarda Costeira da Itália/ AP)Imagem de um vídeo divulgado pela Guarda Costeira mostra o resgate de uma vítima sobrevivente do barco que naufragou (Foto: Guarda Costeira da Itália/ AP)

APELIDO DE "BALEIA ENCALHADA" FAZ MINEIRA PERDER 163 KG.

Em três anos, a funcionária pública Ana Paula Costa saiu dos 213kg para 50kg

Do R7, com Record Minas/jardim das oliveiras camocim ceara
Ana Paula foi chamada de "baleia encalhada" durante férias em praiaRecord Minas
Depois de redução de estômago, ela começou uma dieta própriaRecord Minas
Uma mulher conseguiu realizar o sonho depois de sofrer humilhações por causa do peso. A funcionária pública de Belo Horizonte Ana Paula Costa perdeu 163kg em três anos.

A decisão veio quando durante uma viagem de férias em Guarapari, no Espírito Santo, em 2010. A funcionária pública, que na época pesava 213kg, estava na praia com amigas quando foi alvo de piadas de uma turma de garotos.

TASSO JEREISSATI ANUNCIA FILIADOS E DIZ QUE SE CANDIDATAR SERIA PERPETUAR ``O PASSADO´`


Segundo Tasso Jereissati, partido deve receber 500 novos filiados.
Partido divulgou apenas dois nomes, que devem se candidatar em 2014.

Do G1 CE/jardim das oliveiras camocim ceara

O ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, afirmou nesta quinta-feira (5) o PSDB no estado recebeu 50 novos filiados. O partido espera receber 500 filiados até 5 de outubro, prazo para adesão a siglas podendo participar das eleições no ano seguinte. O anúncio foi divulgado em reunião do partido, onde esteve presente também o presidente do partido, Luiz Pontes.
Foram divulgados o nome de apenas dois novos filiados, os médicos João Batista Lins e Mayra Pinheiro, que devem se candidatar pelo partido em 2014.
Tasso, presidente de honra do partido, fez discurso falando em renovação no partido e também afirmou que se candidatar a governador do Ceará seria "perpetuar o passado".