Líder Kim Jong-un comandou lançamento realizado nesta sexta-feira (27).
Na quinta (26), país testou três projéteis de curto alcance no Mar do Leste.
A Coreia do Norte testou com sucesso o lançamento de um novo míssil tático teleguiado sob o comando do líder Kim Jong-un, informou nesta sexta-feira (27) a agência estatal "KCNA", apenas um dia depois de a tensão ter aumentado após o disparo de três foguetes norte-coreanos no mar.
"Kim Jong-un comandou o lançamento de teste dos novos mísseis teleguiados táticos ultraprecisos de última geração", informou a agência norte-coreana, sem detalhar o modelo dos projéteis, nem a categoria e o local onde aconteceu o novo exercício militar.
A KCNA qualificou a ação como 'um sucesso' e garantiu que os mísseis 'não sofreram nenhuma mudança de trajetória' e atingiram com precisão os alvos determinados.
O jovem líder, citado pela agência norte-coreana, expressou 'grande satisfação' pelo resultado do teste e garantiu que a nova arma permitirá ao regime comunista 'tomar firmemente a iniciativa em qualquer tipo de operação e batalha de uma guerra moderna através de ataques precisos preventivos'.
O meio estatal analisou que o teste acontece em um momento em que Coreia do Sul e EUA 'realizam movimentos extremamente imprudentes para isolar e sufocar a República Popular e Democrática da Coreia (RPDC, nome oficial da Coreia do Norte) e gerar uma guerra de agressão', por isso, essa ação de 'autodefesa' serve para 'encorajar' os militares e o povo norte-coreano.