Fernanda Montenegro e Tarcísio Meira falam de suas longas carreiras, da evolução das novelas e do final de Candinha e Tibério em "Saramandaia": os dois personagens fantásticos se transformarão em árvoreJosé Mayer, Lilia Cabral e Lívia de Bueno aguardam, sentados no estúdio, para gravar sua parte nas cenas da sequência final de Tibério (Tarcísio Meira) e Candinha (Fernanda Montenegro) em "Saramandaia". Enquanto assistem à dupla de atores em ação, não economizam nos comentários:
Mesmo com mais de 50 anos de carreira, a dupla só contracenou três vezes na TV (incluindo a atual versão de "Saramandaia")Lilia brinca com Mayer: "Imagina, será que quando eu tiver 80 e você 89 nós vamos ser assim?" O ator devolve a brincadeira observando o comportamento de Tarcísio em cena. "Ele é formal, né? Tem uma coisa de ser o fundador de tudo isso aqui que é muito forte. Ele não é bagaceiro que nem a gente", diz, arrancando risos das colegas.
A reverência a Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro é inevitável. Com 77 e 83 anos respectivamente, e carreiras mais longas do que a própria história das telenovelas - que completam 50 anos em 2013 -, eles são dois dos nomes mais conhecidos do País. As trajetórias na TV e no cinema - e, no caso de Fernanda, especialmente nos palcos - chegam a provocar nervoso nos colegas mais jovens. Mas a sensação passa rápido, eles garantem.
"É quase normal isso, porque desde que nasceram, eles me veem na televisão. No início, fica uma certa distância. Mas eu procuro imediatamente desfazer qualquer coisa e me tornar um colega", conta Tarcísio. Fernanda completa: "É uma ilusão achar que nós sabemos o caminho das pedras. O que a gente tem é uma sobrevivência nessa profissão que, claro, vai te dando uma técnica. Mas logo a gente se comunica e acaba a fantasia. No fim de um mês, já somos todos amiguinhos".
Processo de gravaçãoNa cena que vai ao ar no dia 17 de setembro, Candinha e Tibério finalmente ficam juntos após uma vida de desencontro e romance frustrado. Com um detalhe: o casal se declara, se beija e, enfim, juntos, viram uma árvore. A sequência - que na TV não deve ter mais do que alguns minutos - levou mais de três horas para ser gravada.