Powered By Blogger

sábado, 19 de janeiro de 2013

A SANTA MISSA DESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 21/01/2013.


— Santa Inês
Virgem e mártir, Santa Inês se deixou transformar pelo amor de Deus que é santo. Seu nome vem do grego, que significa pura. Ela pertenceu a uma família romana e, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma aia (uma babá) que só a deixaria após o casamento.

Santa Inês tiva cerca de 12 anos quando um pretendente se aproximou dela; segundo a tradição, era filho do prefeito de Roma e estava encantado pela beleza física de Inês. Mas sua beleza principal é aquela que não passa: a comunhão com Deus. De maneira secreta, ela tinha feito uma descoberta vocacional, era chamada a ser uma das virgens consagradas do Senhor; e fez este compromisso. O jovem não sabia e, diante de tantas propostas, ela sempre dizia 'não'. Até que ele denunciou Inês para as autoridades, porque sob o império de Diocleciano, era correr risco de vida. Quem renunciasse Jesus ficava com a própria vida; caso contrário, se tornava um mártir. Foi o que aconteceu com esta jovem de cerca de 12 ou 13 anos.

Tão conhecida e citada pelos santos padres, Santa Inês é modelo de uma pureza à prova de fogo, pois diante das autoridades e do imperador, ela se disse cristã. Eles começaram pelo diálogo, depois as diversas ameaças com fogo e tortura, mas em nada ela renunciava o seu Divino Esposo. Até que pegaram-na e a levaram para um lugar em Roma próprio da prostituição, mas ela deixou claro que Jesus Cristo, seu Divino Esposo, não abandona os seus. De fato, ela não foi manchada pelo pecado.

Auxiliada pelo Espírito Santo, com muita sabedoria, ela permaneceu fiel ao seu voto e ao seu compromisso; até que as autoridades, vendo que não podiam vencê-la pela ignorância, mandaram, então, degolar a jovem cristã. Ela perdeu a cabeça, mas não o coração, que ficou para sempre em Cristo.

Santa Inês tem uma basílica que foi consagrada a ela no lugar onde foi enterrada.

Santa Inês, rogai por nós!

SANTA INÊS - VIRGEM E MÁRTIR
(VERMELHO, PREFÁCIO COMUM OU DOS SANTOS – OFÍCIO DA MEMÓRIA)
Antífona da entrada: Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que escolheis as criaturas mais frágeis para confundir os poderosos, dai-nos, ao celebrar o martírio de santa Inês, a graça de imitar sua constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Hebreus 5,1-10)
Leitura da carta aos Hebreus.
5 1 Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2 Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza. 3 Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo.
4 Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão. 5 Assim também Cristo não se atribuiu a si mesmo a glória de ser pontífice. Esta lhe foi dada por aquele que lhe disse: "Tu és meu Filho, eu hoje te gerei". 6 como também diz em outra passagem: "Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec".
7 Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. 8 Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. 9 E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,
10 porque Deus o proclamou sacerdote segundo a ordem de Melquisedec.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo responsorial 109/110
Tu és sacerdote eternamente
Segundo a ordem do rei Melquisedeque!
Palavra do Senhor ao meu Senhor:
"Assenta-te ao lado meu direito
Até que eu ponha os inimigos teus
Como escabelo por debaixo de teus pés!"
O Senhor estenderá desde Sião
Vosso cetro de poder, pois ele diz:
"Domina com vigor teus inimigos.
Tu és príncipe desde o dia em que nasceste;
Na glória e esplendor da santidade,
Como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!"
Jurou o Senhor e manterá sua palavra:
"Tu és sacerdote eternamente,
Segundo a ordem do rei Melquisedeque!"
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

Evangelho (Marcos 2,18-22)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
2 18 Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Por isso, foram-lhe perguntar: "Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?"
19 Jesus respondeu-lhes: "Podem porventura jejuar os convidados das núpcias, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não lhes é -possível jejuar.
20 Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.
21 "Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão.
22 E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres mas para vinho novo, odres novos."
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
Sobre as oferendas
Ó Deus, ouvi as nossas preces, ao proclamarmos as vossas maravilhas em santa Inês, e, assim como vos agradou por sua vida, seja de vosso agrado o nosso culto. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Eis que vem o esposo, ide ao encontro de Cristo, o Senhor! (Mt 25,6).
Depois da comunhão
Senhor nosso Deus, fortalecidos pela participação nesta eucaristia, fazei que, a exemplo de santa Inês, nos esforcemos por servir unicamente a vós, trazendo em nosso corpo os sinais dos sofrimentos de Jesus. Por Cristo, nosso Senhor.

LINGUÍSTICA.


Linguística

A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure.


Ferdinand de Saussure – considerado o fundador da Linguística
Ferdinand de Saussure – considerado o fundador da Linguística
O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem. Para que possamos compreender o porquê de ela ser caracterizada como uma ciência, tomemos como exemplo o caso da gramática normativa, uma vez que ela não descreve a língua como realmente se evidencia, mas sim como deve ser materializada pelos falantes, constituída por um conjunto de sinais (as palavras) e por um conjunto de regras, de modo a realizar a combinação desses. 
Assim, a título de reforçarmos ainda mais a ideia abordada, consideremos as palavras de André Martinet, acerca do conceito de Linguística:
“A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. ‘Científico’ opõe-se a ‘prescritivo’. No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como  o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer-se”.

ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUES.


imagen inlustrativo.
Em 12 de outubro de 1990, a Academia Brasileira de Letras, Academia das Ciências de Lisboa e delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, aprovaram em Lisboa um projeto de ortografia unificada da Língua Portuguesa.

O novo acordo entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. Visa à unidade da língua, o aumento de seu prestígio social e a redução, ou até mesmo a extinção das barreiras encontradas pelos países e falantes lusófonos quando, por exemplo, tentam difundir suas conquistas, reflexões e conteúdos, pois as diferenças ortográficas atrapalham a circulação de tais obras.

Vejamos o conteúdo de algumas propostas:

- Trema: o trema deixa de existir, com exceção de palavras de nomes próprios estrangeiros. Exemplo: mülleriano, de Müller.

CAPIVARA DO LAGO MUNICIPAL APARECE COM FILHOTES.


POPULAÇÃO QUE FREQUENTA O LOCAL DEVE TOMAR CUIDADO


Uma ninhada de quatro filhotes. Esse é o resultado do desaparecimento provisório da capivara que vive no Parque Ecológico Rodolfo Rieger de Marechal Cândido Rondon. Depois de aproximadamente 30 dias sem ser vista no local, a capivara reapareceu nesta semana com a surpresa.
Há cerca de dois anos o animal surgiu no Lago Municipal e logo foi acolhido com carinho pela população, que costuma levar comida para ela. Por se tratar de um bicho silvestre, a recomendação é para que as pessoas tenham cuidado ao se aproximar do bando, já que o instinto maternal pode provocar reações inesperadas da capivara mãe.
Apesar de inicialmente ser encarada como inesperada, a reprodução da capivara já havia sido prevista pelo superintendente do Ibama no Paraná, Hélio Sydol, em entrevista concedida a este diário ainda em 2011. Na ocasião, ele já alertava que no município de Cascavel as capivaras se multiplicaram de forma que chegou a existir em torno de 300 no mesmo local.
Ele havia explicado que este tipo de animal, quando exposto a uma condição de alimentação farta, tende a se reproduzir em quantidade, gerando uma superpopulação. Outro alerta do profissional, na ocasião, dizia respeito à questão sanitária, já que não é descartado que as capivaras transmitam doença aos humanos.

EX- BOXEADOR MAGUILA ESTÁ INTERNADO NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS.


PORTADOR DO MAL DE ALZHEIMER, ATLETA PASSARÁ O FIM DE SEMANA EM OBSERVAÇÃO

Adilson Maguila Rodrigues,de  54 anos, foi internado na última quinta-feira (17) no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Sofrendo de Mal de Alzheimer, o ex-boxeador ficará em observação no hospital durante o fim de semana, segundo contou a mulher dele, Irani Pinheiros.
O ex-atleta passará por uma reavaliação médica na segunda-feira (21) para saber quando poderá ter alta. Em 2009, Maguila, que se aposentou dos ringues em 2000, lançou seu primeiro álbum, o sambista "Vida de Campeão".

CONFIRA MAPA DA VIOLÊNCIA CONTRA MORADORES DE RUA, EM GOIÂNIA.



Centro tem maior registro de assassinatos entre os bairros da capital. 
Das 20 vítimas nos últimos cinco meses, nove foram mortas a facadas.

O Centro de Goiânia concentra o maior número de moradores de rua mortos na Região Metropolitana. De acordo com dados da Polícia Civil, dos 20 assassinatos nos últimos cinco meses, 7 ocorreram na região central.
Setores com comércio intenso concentram casos de homicídios, em Goiânia (Foto: TV Anhanguera)Setores com comércio intenso concentram casos de homicídios, em Goiânia (Foto: TV Anhanguera)
Segundo levantamento divulgado na sexta-feira (18), os setores Campinas e Leste Universitário registraram duas vítimas. Com uma ocorrência cada, Rodoviário, Coimbra, Progresso, Dom Fernando, Capuava, Vila Irany, Vila Boa Sorte, e Setor Oeste completam o mapa da onda de violência envolvendo moradores de rua na capital.
Além dos casos divulgados no levantamento, feito em bairros de Goiânia, a Delegacia de Homicídios