Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

PRESOS DE CACOAL,RO DEVEM SER MONITORADOS POR TORNOZELEIRAS.



Medida garante mais eficácia na fiscalização, diz delegado sindical.
Na primeira etapa trinta presos serão monitorados.


Do G1 RO

Aparelho será instalado em 30 presos inicialmente (Foto: Fernanda Bonilha/G1)Aparelho será instalado em 30 presos inicialmente
(Foto: Fernanda Bonilha/G1)
Presos do regime semiaberto e aberto deCacoal (RO) poderão ser monitorados através de tornozeleiras eletrônicas. Cerca de 150 aparelhos serão disponibilizados. De acordo com o delegado sindical dos agentes penitenciários do município, a medida deve garantir mais eficácia na fiscalização, quando os presos estiverem fora da unidade de detenção.
Antes da instalação das tornozeleiras eletrônicas, a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) ofereceu treinamento para cerca de 20 agentes penitenciários de Cacoal. Segundo o instrutor do curso, Adriano Furtunato, a tornozeleira tem bateria para 24 horas e o apenado perde o benefício se não carregar o equipamento. Cada passo é monitorado por uma central em Curitiba.
A instalação do equipamento tem caráter experimental e se o preso tentar romper a tornozeleira poderá ter regressão de regime. “Durante a noite eles ficam em casa e durante o dia é traçado uma rota entre o trabalho e a residência do apenado e eles não podem ultrapassar uma metragem de aproximadamente 200 metros”, afirma Furtunato.
Em Cacoal 150 tornozeleiras eletrônicas serão disponibilizadas, o que deve atender a demanda, já que apenas 80 apenados cumprem pena no regime semiaberto do município. Nesta primeira etapa apenas 30 serão instaladas. De acordo com Adriano umas das vantagens do monitoramento eletrônico é a redução dos gastos com apenados.

ATOR PRESO POR ENGANO NO RIO DE JANEIRO DEVE SER SOLTO NESTA QUARTA-FEIRA .



Condutas de policial e delegado serão investigadas pela Corregedoria.
Vinícius Romão foi preso por ser suspeito de assaltar uma mulher.

Do G1 Rio

O ator e vendedor Vinícius Romão de Souza, de 26 anos, preso no dia 10 por ter sido acusado por uma mulher de a ter assaltado, deve ser solto nesta quarta-feira (26). A decisão foi tomada pela 33ª Vara Criminal após o delegado Niandro Lima, titular da 25ª DP (Engenho Novo), pedir um habeas corpus logo depois de ouvir da vítima do roubo, a copeira Dalva Moreira da Costa, que ela se enganou ao fazer o reconhecimento do ator como suposto ladrão, conforme mostrou o Bom Dia Rio.
Vinícius está preso há 16 dias na Cadeia Pública Juíza de Direito Patrícia Acioli, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Um oficial de Justiça deve chegar à casa de detenção ainda na manhã desta quarta-feira com o alvará de soltura. O ator, que estava em uma cela com mais 15 detentos, agora espera o oficial em uma sala. Pais e amigos de Vinícius também irão para a porta do presídio para esperar a saída dele.