
Fagner é um dos personagens do projeto
FOTO: MARÍLIA CAMELO (12/12/2012)
Caixa de DVDs reúne documentários sobre Evaldo Gouveia, Fausto Nilo, Fagner, Amelinha, Ednardo e Nonato Luiz
Graças à tecnologia foi possível condensar um pouco da história da música cearense numa pequena caixa, contendo seis DVDs, com duração de 50 minutos cada. Produzido e dirigido por Ulysses Gaspar, trata-se do projeto "Grandes Nomes da Música Cearense". A iniciativa contou com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). O box pode ser adquirido, a partir dessa semana, por R$ 50, em algumas entidades beneficentes, que ficarão com a renda.
Cada documentário é centrado num artista. Amelinha, Ednardo, Evaldo Gouveia, Fagner, Fausto Nilo e Nonato Luiz falam, em primeira pessoa, sobre suas carreiras, sonhos e projetos futuros. As conversas são intercaladas por depoimentos de amigos e parceiros, imagens e música. Os recursos dão dinamismo, servindo para localizar, no tempo e no espaço, as várias nuances das histórias de vida desses artistas.
A idealização é do empresário Ulysses Gaspar, que assina a direção dos documentários, produzidos e finalizados em seis meses. O projeto é fruto da paixão que nutre pela música desde criança, quando queria ser cantor. A falta de voz não permitiu que ele levasse o sonho adiante, mas a conexão com a música jamais se desfez. A vontade de conviver de perto com os ídolos que fizeram parte de sua adolescência serviu de estímulo para realizar o projeto, uma vertente do programa "História da Música", da TVC, que completa cinco anos neste ano.
"Percebi que as novas gerações não conheciam esses talentos", explica. Desta constatação, nasceu a série de documentários, cuja segunda etapa do "Grandes Nomes da Música Cearense" já está em andamento. Serão documentadas as trajetórias dos músicos Manassés, Waldonys, Ricardo Bezerra, Calé Alencar, Pingo de Fortaleza, Rodger Rogério e Téti.