Assembleia aprova obrigação do Tijolo Ecológico na obras do Governo do Estado. O projeto é da deputada Eliane Novais (PSB). Foto: AL
A deputada Eliane Novais(PSB) é autora do Projeto de Indicação nº27/2012, aprovado em plenário nesta quarta-feira(14), que busca instituir o Programa de Incentivo ao Uso de Tijolos Ecológicos, em obras executadas pela Administração Pública Estadual, diretamente ou através de terceiros.
Segundo a deputada, esta ação é fruto da audiência pública, que contou com a presença do Senador João Capiberibe(AP) e, que debateu possíveis medidas ambientais propositivas do legislativo, após a realização da Conferência dos Povos, na Rio+20. Com a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção do governador Cid Gomes.
Preservção
Sobre a iniciativa, Eliane Novais ressaltou a necessidade de preservar, legalmente, a natureza. “Diante da busca mundial pela sustentabilidade ambiental e de ações governamentais que venham diminuir as agressões ao meio-ambiente, trouxemos este projeto para a Assembleia Legislativa e contamos com o apoio dos parlamentares, que estão sensíveis as causas ligadas a preservação do meio-ambiente. Para termos idéia do impacto ambiental desta iniciativa, a cada mil unidades do tijolo ecológico produzidos evitamos o corte de 20 árvores de médio porte, já que no processo convencional seria preciso queimar argila e alimentar os fornos com madeira”, declarou a socialista.
O Tijolo ecológico
O tijolo ecológico é um material granular proveniente dos restos das construções civis e entulho de demolições, que apresenta características técnicas para a aplicação em obras de edificação e infraestrutura. É assim chamado porque não passa pelo processo do tijolo convencional, não precisando de queima e evitando a derribada de árvores, portanto, não polui a atmosfera e evita a destruição da natureza.
Vantagens
Economia do custo final em até 50% da parede de tijolo ecológico em relação ao uso de tijolo 6 furos; Diminui o tempo de construção em 30% com relação a alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede; Economia de até 100% da massa de assentamento; Economia de 50% de ferro; Os Tijolos Ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de milhares de lenhas em fornos, contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos; Obra mais limpa e sem entulhos.fonte:jangadeiro Online/jardim das oliveiras blog