Powered By Blogger

sábado, 15 de novembro de 2014

BRASIL COMEMORA 125 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Neste sábado (15), o Brasil comemora os 125 anos da Proclamação da República. A data histórica resultou de um agravamento da situação política que vigorava no país na época e que terminou por alterar a forma de governo brasileira.
Empossado em 7 de junho de 1889, o derradeiro gabinete ministerial imperial, chefiado pelo visconde de Ouro Preto, Afonso Celso de Assis Figueiredo, do Partido Liberal, tentava a última cartada para preservar o Império. Porém, as propostas do gabinete Ouro Preto foram vetadas pela maioria dos parlamentares, de cunho conservador, da Câmara Geral. Meses depois, a República seria proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
O desenvolvimento do voto na República, inclusive com a criação da Justiça Eleitoral em 1932, faz parte da exposição “Voto no Brasil: Uma História de Exclusões e Inclusões”, inaugurada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 17 de abril de 2013, no Museu do Voto, no edifício-sede do Tribunal, em Brasília. A mostra é uma boa oportunidade para uma reflexão sobre o progresso da República brasileira, em termos de política e cidadania.

PARA PROTEGER JOGADORES DO ASSÉDIO DE RIVAIS,PARNAHYBA ANTECIPA CONTRATOS.

Enquanto aguarda a resposta da aprovação do projeto encaminhado ao Banco do Nordeste para uma parceria no Campeonato Piauiense 2015, o Parnahyba arma uma estratégia para proteger os atletas da base que disputou o estadual deste ano. O departamento de futebol do clube azulino vai tentar antecipar a contratação desses jogadores para o mês de dezembro, assim evitar os possíveis ataques de River-PI e Piauí, times que vão iniciar a temporada mais cedo por conta da Copa do Nordeste, pois o estadual começa em março.

A ideia é proteger ao máximo parte dos atletas que há temporadas vêm atuando pelo clube do litoral. Entre eles, o atacante Fabinho, o meia Idelvando, o volante Totonho e os zagueiros Marcos Gasolina e Gilmar Bahia. Os nomes são vistos como fundamentais para a manutenção do elenco.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:JUIZ, EMPREITEIRAS COMBINAVAM PREÇOS COM A PETROBRAS.

Texto de despacho do juiz Sérgio Moro diz que empreiteiras davam propina.
Empresas negam. Sétima fase da Operação Lava Jato já levou 21 à prisão.
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância da Justiça, diz no despacho que autorizou as prisões efetuadas nesta sexta-feira (14) que o esquema de corrupção na Petrobras pode ter provocado danos bilionários à estatal e aos cofres públicos.

De acordo com relato do juiz, o esquema reunia um cartel formado pelas maiores empreiteiras brasileiras, que combinavam quem ganharia as licitações para obras da Petrobras. Nessas concorrências, diz ele, as empresas cobravam preço máximo e depois distribuíam propina em valores correspondentes a 2% ou 3% do contrato – tudo isso era combinado previamente.

Até a tarde deste sábado (15), a sétima fase da operação tinha resultado em 21 prisões, segundo a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Deflagrada pela Polícia Federal em março, a Lava Jato investiga um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 10 bilhões e desviou recursos da estatal, segundo a PF.

A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2014.

 Santa Margarida da Escócia, intercessora dos pecadores
Neste dia lembramos com carinho a vida de mais uma irmã nossa que para a Igreja militante brilha como exemplo e no Céu como intercessora de todos nós pecadores chamados à santidade. Santa Margarida nasceu na Hungria no ano de 1046, isto quando seu pai Eduardo III (de nobre família inglesa) aí vivia exilado, devido aos conflitos pelo trono da Inglaterra (o rei da Dinamarca ocupara o trono inglês). Em 1054, seu pai retornou à Inglaterra, Margarida tinha portanto oito ou nove anos quando conheceu a pátria inglesa. No entanto, após a morte de seu tio-avô, Santo Eduardo, em 1066, recomeçaram os conflitos: a luta entre Haroldo e Guilherme da Normandia obrigou Edgardo, irmão de Margarida, a refugiar-se novamente na Escócia com a mãe e as irmãs, tendo-lhes o pai morrido alguns anos antes.
Vivendo na Escócia, Margarida casou-se com o rei Malcom III e buscou com os oito filhos (seis príncipes e duas princesas, uma delas chamada Edite, que veio posteriormente a ser rainha da Inglaterra e conhecida com o nome de Santa Matilde) a graça de constituir uma verdadeira Igreja doméstica. Santa Margarida, como rainha da Escócia, procurou cooperar com o rei, tanto no seu aperfeiçoamento humano (pois de rude passou a doce) quanto na administração do reino (porque baniu todas futilidades e aproximou os bens reais das necessidades dos pobres).
Conta-se que a própria Santa Margarida alimentava e servia diariamente mais de cem pobres, ao ponto de lavar os pés e beijar as chagas daqueles que eram vistos e tratados por ela como irmãos e presença de Cristo. Quando infelizmente seu esposo e filho morreram num assalto ao castelo, Margarida que tanto os amava não se desesperou, mas sim aceitou e entregou tudo a Deus rezando: “Agradeço, ó Deus, porque me dás a paciência para suportar tantas desgraças!”
Santa Margarida entrou no Céu a 16 de novembro de 1093. Foi sepultada na igreja da Santíssima Trindade, em Dunfermline, para onde também o corpo do rei Malcom III foi levado mais tarde.
Santa Margarida da Escócia, rogai por nós!

EXEMPLO DE EDUCAÇÃO NO PIAUÍ,128 ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DEIXAM DE FUNCIONAR POR FALTA DE ALMOÇO E MERENDA ESCOLAR.


Exemplo de educação no Piauí, 128 escolas de tempo integral deixam de funcionar por falta de almoço e merenda escolar Eduarda Luiza, do 8º anos do ensino fundamental, Gustavo Vasco, do 9º ano, João Pedro, do 6º anos, Mateus Gabriel, do 6º ano, André Lucas, do 5º ano, Débora Jennyfer, do 8º ano, Jessiane Batista, Victória Régia, Allany Karoline, Hamanda Caroline, Fernando Sousa, Matheus Carvalho e Gislene Melo estava saindo do Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Milton Aguiar, no conjunto Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, às 11h.

Eles deveriam estar saindo às 17h, o horário do encerramento das aulas porque o Cefti Milton Aguiar é escola de tempo integral e deveria funcionar até o final da tarde, mas os estudantes estavam saindo às 11h porque a escola não tem merenda escolar para os lanches e almoço das crianças e dos adolescentes. “O Governo do Estado deixou de enviar o dinheiro para a compra dos alimentos para o almoço. Tivemos que liberar às crianças às 15h50. Quando a gente conseguir os recursos as aulas voltam ao normal”, declarou o diretor do Cefti Milton Aguiar, pedagogo Luiz Avelino. Levantamento feito na Secretaria Estadual de Educação mostra que 128 escolas de tempo integral ou de jornada estendida até às 17h dentro do Programa Mais Educação da Rede Estadual de Ensino deixaram de funcionar em tempo integral e estão liberando os alunos às 11h50.

DÊNIS, DO PIAUÍ ESPORTE CLUBE, NA MIRA DO YOKOHAMA DO JAPÃO.

A habilidade do atacante Dênis, de 19 anos, do Piauí Esporte Clube, despertou o interesse de empresários ligados ao Yokohama, do Japão. No entanto, há um obstáculo: a diretoria do clube piauiense ainda tenta convencer o jovem a ir. É o que diz o assessor de imprensa do time, Reinaldo Barros Torres. Segundo Reinaldo, há o temor de que aconteça o mesmo que ocorreu quando o atacante foi fazer testes no Bahia, em junho deste ano.

Na ocasião, Dênis  ficou apenas 10 dias no clube baiano, pois acabou pedindo para voltar para casa. O jovem mora no bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina. “Ele tem um enorme potencial, mas precisa amadurecer. É uma grande oportunidade para ele”, disse Reinaldo. Ainda segundo o assessor, os pais do jovem estão empenhados em viabilizar a transferência  do atleta. “Chegaram inclusive a perguntar se outra pessoa poderia ir junto com ele, mas acho difícil que isso possa acontecer”, complementou, adiantando que mais uma conversa deve ser feita hoje para tentar convencer o atleta a ir jogar no clube japonês.

NMO AMAPÁ,JUIZ PROTESTA CONTRA CORRUPÇÃO NO MEIO DA AVENIDA.


Magistrado chamou a atenção da sociedade para os 125 anos de República.
Ato foi em uma das vias mais movimentadas do Centro de Macapá.

Do G1 AP/TN
Juiz discursou sobre os escândalos políticos no Amapá e no Brasil (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Juiz discursou sobre os escândalos políticos no Amapá e no Brasil (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
O juiz Reginaldo Andrade realizou um ato solitário no meio da Avenida Fab, contra a corrupção na manhã deste sábado (15). A manifestação em uma das vias mais movimentadas do Centro de Macapá, foi uma forma de chamar a atenção da sociedade e lembrar os desafios que o país ainda enfrenta nestes 125 anos da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro.
Entre carros, ônibus e motocicletas, o magistrado montou uma espécie de gabinete na via, que fica em frente ao Fórum da capital e discursou sobre os escândalos políticos envolvendo o governo estadual e federal.
Para ele o ato não se trata de uma manifestação ou protesto e sim de uma ação afirmativa para lembrar a sociedade que a República é aquilo que é público, a "coisa pública" da qual denominou.

SANTA CRUZ PERDE DE VIRADA E COMPLICA A VINDA NA SÉRIE B DO BRASILEIRÃO DE 2015.

Foto: Fábio Moraes/Futura Press
Foto: Fábio Moraes/Futura Press
O Santa Cruz abriu o placar no início do jogo, deixou o Bragantino afobado e errando demais. Mas bastaram pouco mais de cinco minutos de liberdade para o adversário no final do primeiro tempo para ver tudo ruir. Os donos da casa empataram e viraram para 2×1 no Nabi Abi Chedid no segundo tempo, complicando muito a vida dos corais na Série B. Estacionado nos 52 pontos, o tricolor está em nono lugar, agora, mais do que nunca, tendo que vencer todo mundo que aparecer pela frente até a última rodada.
Apesar de escalar Tony, o técnico Oliveira Canindé mudou a função do jogador. Ele atuou mais avançado quase como um meia pelo lado direito. A Everton Sena coube a tarefa de proteger o setor direito da defesa. A aposta do treinador deu a primeira resposta positiva aos quatro minutos quando Tony cruzou baixo e Danilo Pires mergulhou e, com um leve toque, desviou a bola para as redes. O gol relâmpago acabou com todo planejamento do time da casa. Atrás no placar e com toda pressão do Z4 batendo à porta, a equipe de branco passou jogar com pressa – aquela mesma inimiga da perfeição – ao invés de usar velocidade. Os pernambucanos agradeceram, fecharam bem o meio e só não fizeram mais gols porque abusaram dos erros no passe final.
O Bragantino tentou a torto e a direito e terminou marcando seu gol num misto de insistência e relaxamento dos corais. O Santa abriu espaços pelos lados do campo e Luisinho cruzou da direita. Léo Jaime tentou na primeira e Alemão atirou-se na frente da bola. Na segunda, Léo chutou por baixo de Tiago Cardoso. O gol atordoou ainda mais o time visitante que apenas olhou o Massa Bruta alçar bolas na área, sua especialidade que não vem de hoje. Leonardo Moura cabeceou por cima e Tobi, sozinho simplesmente ‘furou’ com a cabeça.
O tricolor voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Memo assumiu o posto de Everton Sena para fazer a mesma função com o atenuante de não ter um cartão amarelo como o antecessor – que ainda por cima continuava abusando das faltas. No ataque, Betinho entrou para dar mais mobilidade ao ataque no posto de Adílson. Mas quem chegou bem perto de desempatar para o Santa Cruz foi a dupla de zaga. Numa cobrança de escanteio aos 12 minutos, Wescley mandou na cabeça de Renan Fonseca. Ele jogou para a pequena área, onde Alemão meteu o peito na bola, que terminou na trave esquerda.
Quando os corais amadureciam seu gol o Bragantino voltou a atacar daquele jeito que todo mundo sabe: por cima. Bruno Recife bateu falta da esquerda e Geandro subiu mais que todo mundo para cabecear no canto direito aos 20. Apenas três minutos, em outra falta, desta vez pela direita, Tobi mandou a bola na trave. O Santa perdeu o rumo, repetiu a afobação do adversário no início do jogo e pouco molestou o goleiro Matheus.
Mais do mesmo
O Bragantino usa e abusa de jogadores de boa estatura há anos. Chuveirinho é uma das marcas registradas do time interiorano e, mesmo assim, o Santa Cruz teve dificuldade na marcação neste tipo de jogada. Ainda no final do primeiro tempo foram duas chances na bola alta desperdiçadas pelo Massa Bruta. Veio o segundo tempo e nada mudou, tanto os cruzamentos como a imcompetência do Santa em neutralizar.

UM ANO APÓS PRISÃO, 7 DE 20 PRESOS DO MESALÃO CUMPREM PENA EM CASA.


Também não está na cadeia Henrique Pizzolato, que fugiu para a Itália.
Outros 5 presos trabalham e aguardam transferência para regime aberto.

Do G1, em Brasília /TN
VALE ESTE Arte mensalão / um ano das prisões (Foto: Editoria de arte/G1)
Completado um ano neste sábado (15) das primeiras prisões decorrentes do julgamento do mensalão, sete dos 20 condenados a cumprir pena na cadeia estão no regime aberto, pelo qual o preso preso pode ficar em casa.
Outros cinco estão no semiaberto, regime pelo qual trabalham durante o dia e voltam à noite para a prisão. Desses, quatro já pediram progressão de pena para o aberto e aguardam a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em regime fechado, estão sete dos condenados no esquema. São os presos que receberam as penas mais elevadas do julgamento.
Somente um não cumpre a condenação imposta pelo STF – o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que fugiu para a Itália. 

MANIFESTANTES FAZEM ATO CONTRA DILMA NA AVENIDA PAULISTA EM SÃO PAULO.


Manifestação chegou a reunir 10 mil pessoas por volta das 15h30, diz PM.
Grupo pediu impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Do G1 São Paulo /TN
Manifestantes fazem ato contra Dilma na Avenida Paulista (Foto: Olívia Florência/G1)Manifestantes se concentram no vão livre do Masp para iniciar passeata (Foto: Olívia Florência/G1)
Um ato contra a presidente Dilma Rousseff chegou a reunir 10 mil pessoas na Avenida Paulista às 15h30 deste sábado (15), segundo o coronel da Polícia Militar Glauco Carvalho. A manifestação, que reivindicava, entre outras coisas, o impeachment da presidente, começou às 14h e fechou a avenida em dois momentos. O desfecho da passeata foi na Catedral da Sé, por volta das 18h.
O ato, que ocorreu de maneira pacífica, foi organizado nas redes sociais e chegou a ter 149 mil confirmações em um evento criado no Facebook. Os manifestantes se concentraram no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e, depois de fechar a Paulista das 15h30 às 16h35, tomaram todas as pistas da Avenida Brigadeiro Luís Antônio sentido Centro. As informações são da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Segundo a PM, entre 6 mil e 8 mil pessoas seguiram pela Brigadeiro. Os demais permaneceram no vão livre do MASP e, às 17h, entre 1,5 mil e 2 mil pessoas voltaram a ocupar a Avenida Paulista e a Consolação rumo à Sé. A Paulista foi totalmente fechada mais uma vez, das 17h às 17h30. 
Um outro grupo com cerca de 100 pessoas, segundo o coronel Carvalho, responsável pelo policiamento do ato, caminhou até o Comando Militar do Sudeste, próximo ao Parque do Ibirapuera. Eles pediam intervenção militar, de acordo com o oficial.

CORPO DE ADIB JATENE É ENTERRADO EM SÃO PAULO.


Ex-ministro da Saúde morreu de infarto, na sexta-feira (14), aos 85 anos.
Sepultamento ocorreu no Cemitério do Araçá, Zona Oeste de São Paulo.

Do G1, em São Paulo/TN
O médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene foi enterrado às 17h30 deste sábado (15) no Cemitério do Araçá, Zona Oeste de São Paulo. Jatene morreu na noite desta sexta-feira (14), aos 85 anos, em São Paulo, de infarto agudo do miocárdio, segundo o Hospital do Coração. O velório foi realizado no anfiteatro do hospital neste sábado (15).
A presidente Dilma Rousseff divulgou neste sábado (15) uma nota de pesar sobre a morte do médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. No texto, Dilma lembra que Jatene foi "um dos artífices da criação da CPMF", imposto que era revertido para a saúde. "Ele foi um dos mais importantes cardiologistas do Brasil", destacou.
Leia abaixo a íntegra da nota:
"O Brasil perdeu nesta sexta-feira um dos seus filhos queridos. A morte do médico Adib Jatene deixa nossa Nação triste. Ele foi um dos mais importantes cardiologistas do Brasil e um dos artífices da criação da CPMF, que permitiu destinar mais recursos para a saúde pública. Expresso meus sentimentos à viúva, dona Aurice, e aos filhos do casal: Ieda, Marcelo, Fábio e Iara", escreveu a presidente Dilma Rousseff.

FATIA DO PIB DO CEARÁ NO PAÍS FICA EM APENAS 2,1%.


EM UMA DÉCADA
fonte:DN

Entre 2002 e 2012, a participação cearense no PIB nacional ficou estável, subindo 0,1 ponto percentual

Image-0-Artigo-1741708-1
Apenas o setor de agropecuária apresentou queda no Estado (-0,8 ponto percentual), saindo de 2,2% em 2002 para 1,3% em 2012
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Embora a economia cearense venha crescendo acima da média nacional nos últimos anos, a participação do Estado no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ficou praticamente estável, entre 2002 e 2012, saindo de 2% para 2,1%. Essa variação de 0,1 ponto percentual em uma década, entretanto, foi suficiente para fazer o Ceará subir duas posições no ranking nacional e tornar-se o 13ª maior mercado do País.
De acordo com a pesquisa Contas Regionais do Brasil, divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará, até então 15º colocado, passou o Espírito Santo e o Pará. Levando em consideração apenas as nove unidades federativas do Nordeste, o Estado continua sendo a terceira maior economia da região, atrás apenas de Pernambuco (2,7%) e Bahia (3,9%).
Setores
Apenas o setor de agropecuária apresentou queda no Estado (-0,8 ponto percentual), saindo de 2,2% em 2002 para 1,3% em 2012. Indústria total (1,7% para 1,8%) e serviços (2,1% para 2,3%) tiveram variação de 0,1 ponto percentual cada. A indústria de transformação (1,6%) e o comércio (2,6%) registram estabilidade, conforme o IBGE.
Vale ressaltar que, assim como ocorre em todos os estados brasileiros, o setor de serviços é o principal motor da economia cearense. Em 2012, por exemplo, o segmento teve participação de 78,8% no mercado local. Indústria e agropecuária ficaram com 22,8% e 3,4%, respectivamente.
Conforme o IBGE, o índice referente ao setor de serviços (78,8%) foi dividido da seguinte forma: administração, saúde e educação públicas e seguridade social (22,3%); comércio (16%); outros serviços (15%); atividades imobiliárias e aluguéis (8,3%); intermediação financeira, seguros e previdência complementar e serviços relacionados (5,8%); transportes, armazenagem e correio (4,6%); e serviços de informação (1,8%).

MANIFESTANTES EM BRASÍLIA-DF PEDEM IMPEACHMENT DE DILMA .

CONTRA A PRESIDENTE

Folhapress | TN

O grupo se organizou através de rede social e saiu em passeata desde o Congresso Nacional até a rodoviária da cidade

Dilma
A presidente Dilma Rousseff está na Austrália para as reuniões com o G20
BRUNO GOMES
Um grupo formado nas redes sociais fez hoje à tarde protesto em Brasília pedindo oimpeachment da presidente Dilma Rousseff.
Os manifestantes se reuniram em frente aoCongresso Nacional e, de lá, saíram em passeata até a rodoviária da cidade. Ao longo do caminho, os manifestantes ocuparam três faixas de rolamento do Eixo Monumental, principal via da cidade, por cerca de 200 metros. A PM não havia feito estimativa de número de participantes. Um carro de som acompanhava o grupo que recebeu apoios de alguns motoristas que buzinavam ao passarem pela manifestação.
Um outro grupo com menos pessoas, reunindo militantes do PSDB, manteve-se em frente ao Congresso protestando também com um carro de som.

VASCO DA GAMA JOGA MAL E PERDE PARA O CEARÁ POR 2 A 0 NESTE SÁBADO NA ARENA CASTELÃO EM FORTALEZA-CE.

Equipe carioca perde a chance de ficar mais próxima da vaga à Série A do Brasileiro

O DIA/tn
Ceará - Precisando de uma vitória para embalar no campeonato e se aproximar ainda mais da elite do futebol, o Vasco acabou derrotado por 2 a 0 neste sábado para o Ceará, em Fortaleza, pela Série B. O time cruzmaltino pouco produziu na partida e viu o Vozão tomar conta do jogo com o incentivo da torcida cearense, que lotou o Castelão. Diego Ivo e Ricardinho foram os autores dos gols que garantiram os três pontos aos donos da casa.
Joel Santana não gostou nada da atuação do Vasco no Castelão
Foto:  Divulgação
Mesmo com a derrota, o Vasco permaneceu na 3° posição da tabela da Série B, com 59 pontos. Já o Ceará sobe para o G-4 na 4°, com 54. O próximo confronto do clube da colina será contra o Vila Nova na terça, às 21h50, em São Januário. E o Ceará enfrenta o ABC, no mesmo dia, às 21h50, na Arena Dunas, no Rio Grande do Norte.
O jogo:
O Vasco entrava em campo em busca da vitória para ficar muito próximo do acesso à elite do Campeonato Brasileiro, mas não foi o que demonstrou ao longo da partida. Com dificuldades nos minutos iniciais, as duas equipes mostravam equilíbrio e, sem muitas chances a gol, faziam um jogo morno no Castelão.
Devido ao forte calor em Fortaleza, houve uma parada técnica. Minutos depois da volta dos times ao gramado, foi a vez de o Ceará partir para cima. Aos 30 minutos, após cruzamento na área, a bola sobrou para Diego Ivo, que balançou a rede cruzmaltina. 1 a 0 Vozão.

EM CAMOCIM, FTA PRENDE HOMEM ARMADO COM REVÓLVER NO BAIRRO BOA ESPERANÇA.


A orientação do Major Assis Azevedo, comandante da 3ª Cia/3º BPM, é de apertar o cerco contra os criminosos na cidade, abordandno sempre pessoas e veículos suspeitos.
Agindo desta maneira, os policiais da FTA Motos tiraram mais um de circulação, trata-se de Expedito Fernando de Sousa, 25 anos.
Os nobres militares saturavam de forma ostensiva e repressiva pelo bairro Boa Esperança quando avistaram um homem com uma mochila trafegando de forma suspeita em uma bicicleta. Os policiais resolveram abordá-lo e procederam com uma vistoria pente-fino no suspeito, sendo encontrado em sua mochila um revólver de marca Rossi, Calibre 22,  nº A756446, com os cartuchos intactos e capacidade para 7 tiros.