Powered By Blogger

sábado, 27 de abril de 2013

ALBERT EINSTEIN E O CEARÁ.




No dia 14 de março de 1879 nasce em Ulm (Württemberg, sul da Alemanha) Albert Einstein.
No ano de 1905, Einstein publica pela primeira vez a Teoria da Relatividade restrita, que descreve o movimento para referenciais inerciais.
No ano de 1915 generaliza a teoria da relatividade restrita e reescreve a teoria da gravitação de Isaac Newton, propondo a Teoria da Relatividade Geral.
Na relatividade geral, os fenômenos que ocorriam em razão da ação da força da gravidade passam a ser compreendidos de outra maneira, na qual estes ocorrem devido ao movimento inercial num espaço curvo.
No ano de 1919, mais precisamente no dia 29 de maio, alguns cientistas ingleses, em busca de comprovar a teoria da relatividade geral, alojam-se na cidade de Sobral, no estado do Ceará – Brasil, e na Ilha de Príncipe, África, motivados por verificar se de fato a luz provinda de uma estrela, ao passar nas proximidades do Sol, sofreria desvio em virtude da curvatura que este corpo celeste massivo causa no espaço-tempo. 

MANIFESTAÇÃO EM SÃO PAULO PEDE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.


imagens cedida pelo google
São Paulo – Parentes e amigos de pessoas que foram mortas em crimes cometidos por adolescentes fizeram hoje (27) um protesto na Avenida Paulista para pedir a redução da maioridade penal. Os manifestantes saíram em caminhada, por volta das 14h, até a Praça Charles Miller, no Estádio do Pacaembu. De acordo com a Polícia Militar, 4 mil pessoas participaram do ato, que se encerrou às 16h.
A atividade foi organizada pelo movimento Por um Belém Melhor, que reúne moradores do bairro da zona leste onde o estudante Victor Hugo Deppman, 19 anos, foi morto durante um assalto em frente à casa dele. O caso trouxe à tona o debate de revisão da maioridade penal, porque o assaltante era um adolescente de 17 anos que, dias depois, completou 18. Como era menor de idade, ele cumprirá medida socioeducativa.
“Se o menor cometeu um crime, independente da idade, precisa responder pelo crime que cometeu. Precisamos mudar alguns pontos da legislação, como a maioridade penal, e, principalmente , cumprir as leis que já existem”, diz o empresário Luiz Carlos Modugno, 43 anos, presidente do movimento. Ele defende que seja feito um plebiscito para que a população opine sobre a questão.

JOVENS DO CAMPO TERÃO DIREITO A 5% DOS LOTES DA REFORMA AGRÁRIA.


Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Brasília/Barra (BA) -  Os jovens do meio rural terão, a partir deste ano, 5% dos lotes da reforma agrária em todo o Brasil. Com isso, o governo espera assegurar, nos assentamentos com vinte lotes ou mais, a permanência (ou o retorno ao campo) de jovens trabalhadores ruraissolteiros até 29 anos, residentes ou com origem no meio rural.
“O nosso trabalho tem uma visão de acolhimento dos jovens que foram buscar conhecimento, oportunidades fora do assentamento e que depois de passar por um período de aprendizado – seja de qualificação profissional ou de vivência fora do assentamento - decidem retornar e transformar o lote da reforma agrária como seu espaço de vida e convivência com a sua família”, explica Guedes.
Segundo o presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, Carlos Guedes, a medida, estabelecida em portaria do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, é inédita, já que estimula o fortalecimento dos laços familiares e a manutenção dessas comunidades no campo.
A portaria também trata da “sucessão rural”, e vai beneficiar jovens cujos pais tenham dois ou mais filhos e que sejam assentados ou agricultores familiares, como prioritários no assentamento em lotes vagos em decorrência de desistência, abandono ou retomada, localizados em projetos de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O Semiárido brasileiro tem exemplo de jovens, que apesar das dificuldades impostas pelo clima, querem continuar no campo ou retornar a ele. É o caso de Sérgio Queiroz, de 26 anos, morador do Projeto de Assentamento Santo Expedito, a 87 quilômetros de Barra, na Bahia. O artesão já morou em Salvador, mas retornou ao sertão há dois anos.

ÁGUAS DO AÇUDE FIGUEIREDO INUNDAM CEMITÉRIO EM IRACEMA-CE.


Moradores da zona rural estão revoltados, pois temem não mais resgatar os restos mortais de familiares


Iracema A antiga comunidade de São José dos Famas, desapropriada para a construção da Barragem do Figueiredo, neste município, teve seu cemitério inundado com a chuva das últimas semanas. O processo de transferência dos restos mortais para o novo cemitério ainda não foi iniciado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), responsável pelo reassentamento da população. Moradores estão revoltados e temem não ser possível realizar o resgate. De acordo com a Superintendência do Idace, haverá uma vistoria na próxima semana para avaliar a situação.

Na comunidade de São José dos Famas, as famílias apontam a omissão dos órgãos responsáveis pelo processo. A barragem recebeu as primeiras águas que invadiu o campo-santo FOTO: JANUÁRIO LIMA

"Imagine você ter seu pai e sua mãe enterrados em um cemitério e de repente a água cobrir tudo. Como você se sentiria?". Esse foi o questionamento em forma de desabafo e revolta, da aposentada Maria do Socorro Souza, 62 anos, quando soube que o cemitério da velha comunidade de São José dos Famas, desapropriada para dar lugar ao Açude Figueiredo, estava coberto de água. Ela acusa falta de interesse dos responsáveis, já que, segundo ela, o novo cemitério foi concluído primeiro do que as novas residências.

Ela conta que várias pessoas da comunidade estão indignadas e que ninguém se pronunciou a respeito. "Está todo mundo revoltado aqui! Eles não fizeram porque não quiseram e, agora, ninguém aqui sabe como vai ser porque ninguém fala nada. O cemitério já está cheio d´água e ninguém sabe como vai ser", desabafa Socorro.

AGORA NEM PENSAR!.



Para não duelarem antes da decisão, Ceará e Fortaleza precisam fazer sua parte na 14ª rodada do Estadual
Rivais ferrenhos do nosso futebol e geralmente lutando em lados opostos, Ceará e Fortaleza terão de trabalhar em conjunto na rodada decisiva de amanhã para evitar um Clássico-Rei "precoce", já nas semifinais do Campeonato Cearense.

O Ceará, de Leandro Campos, joga fora de casa amanhã Foto: KLEBER ALVES GONCALVES

Com os empates de ambos no meio de semana e a vitória do Icasa, as equipes do Vovô e do Leão, embora já classificados, estão na 2ª e na 3ª colocação, respectivamente, e se enfrentariam hoje nas semifinais.

Para evitar o prejuízo financeiro e o risco de se enfrentarem antes da decisão, os dois rivais precisam, restando apenas uma rodada para o fim da 2ª Fase, fazer sua parte. Isto é, vencer e contar com a ajuda do outro.

A maior chance de evitar o clássico seria o Ceará vencer fora de casa o Guarany de Sobral, que ainda aspira à classificação, e o Fortaleza, jogando em casa, pelo menos empatar com o Icasa. Assim, o Alvinegro voltaria à liderança e o Leão garantiria a terceira colocação.

A outra situação _ mais difícil _ seria em caso de derrotas de ambos. Os revezes teriam de vir somados à vitória do Horizonte contra o Tiradentes, confronto direto pela quarta vaga. A combinação faria com que o Galo do Tabuleiro assumisse o terceiro lugar _ deixando o Tricolor em quarto _ e encarando o Ceará, que se manteria na 2ª colocação.

A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 28/04/2013


—São Luís Maria Grignion de Montfort
Neste dia, nós contemplamos o fiel testemunho de Luís que, ao ser crismado, acrescentou ao seu prenome o nome de Maria, devido sua devoção à Virgem Maria, que permeou toda sua vida.

Nascido na França, no ano de 1673, de uma família muito numerosa, ele sentiu bem cedo o desejo de seguir o sacerdócio e assim percorreu o caminho dos estudos.

Como padre, São Luís começou a comunicar o Santo Evangelho e a levar o povo, através de suas missões populares, a viver Jesus pela intercessão e conhecimento de Maria. Foi grande pregador, homem de oração, amante da Santa Cruz, dos doentes e pobres; como bom escravo da Virgem Santíssima não foi egoísta e fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal à Santa Maria.

São Luís já era um homem que praticava sacrifícios pela salvação das almas, e sua maior penitência foi aceitar as diversas perseguições que o próprio Maligno derramou sobre ele; tanto assim que foi a Roma para pedir ao Papa permissão para sair da França, mas este não lhe concedeu tal pedido. Na força do Espírito e auxiliado pela Mãe de Deus, que nunca o abandonara, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas, os quais estavam afastando os fiéis dos sacramentos e da misericórdia do Senhor.

São Luís, que morreu em 1716, foi quem escreveu o "Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem", que influencia ainda hoje, muitos filhos de Maria. Influenciou inclusive o saudoso Papa João Paulo II, que por viver o que São Luís nos partilhou, adotou como lema o Totus Tuus, Mariae, isto é, "Sou todo teu, ó Maria".

São Luís Maria Grignion de Montfort, rogai por nós!

JOVEM 'DESCOBRE' ALFACE E TOMATE AOS 20 ANOS MUDA A DIETA E PERDE 23 KG


 

Aos 22 anos, Fernanda tem dieta saudável e está no peso ideal: 57 kg.
Alface e tomate eram desconhecidos no cardápio da mineira.

Fernanda chegou a desfilar em concursos antes de ganhar peso (Foto: Arquivo pessoal)Fernanda chegou a desfilar em concursos antes
de ganhar peso (Foto: Arquivo pessoal)
A mineira Fernanda Karolina Lucas Vieira, de Timóteo, teve uma adolescência de maus hábitos alimentares, mas sem problemas com o excesso de peso.
Até os 20 anos de idade, a jovem nunca tinha comido alface e tomate e tinha uma dietabaseada em sanduíches, coxinhas, refrigerantes e doces, estilo de vida que logo a fez chegar ao quadro de sobrepeso, com 80 kg na balança.
“Comia muito mal e era magra, pesava 53 kg, então achava que podia continuar daquele jeito que nunca engordaria. Cheguei até a participar de desfiles e concursos quando era adolescente”, lembra a advogada, hoje com 22 anos.
Porém, sem perceber, ela acabou ganhando peso e logo se viu em uma situação em que precisava mudar seus hábitos. “Estava cheia de trabalhos da faculdade e não tinha tempo de comer direito, então comecei a comprar coisas na rua e engordei”, conta.
Depois de ouvir vários comentários em relação a seu peso, ela decidiu procurar um médico. “As pessoas diziam que eu era tão bonita, perguntavam o que tinha acontecido e ficavam criticando”, diz Fernanda. Após a consulta, o endocrinologista decidiu então receitar um remédio para a jovem, mas o efeito não foi o esperado. “Emagreci 10 kg com o remédio, mas engordei quando parei de tomar. Além disso, tive vários efeitos colaterais, como tontura e até dificuldade para dormir”, lembra.