Powered By Blogger

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

VÍRUS QUE EXIGE PAGAMENTO DE RESGATE INVADE 250 MIL COMPUTADORES.


Usuário de computador (foto: PA)
Vírus de computador infesta mais de 250 mil equipamentos que usam sistema Windows
Um vírus de computador de um tipo conhecido como ransomware infectou cerca de 250 mil equipamentos que usam o sistema operacional Windows, segundo especialistas em informática.
Ao invadir um computador, o Cryptolocker, como foi batizado esse software malicioso, codifica informações (fotos, vídeos e documentos) do usuário e exige o pagamento de um resgate (ramson, em inglês) para liberar os dados.

Analistas da empresa Dell Secureworks afirmaram que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha foram os países mais afetados no período entre 9 e 16 de dezembro, mas 4,8% (309) dos ataques atingiram computadores no Brasil (veja a tabela a abaixo)Enquanto a vítima é extorquida um cronômetro que aparece na tela colabora para pressioná-la, lembrando quanto tempo ela tem para fazer o pagamento, explica o especialista em tecnologia da BBC Mundo, David Cuen.

VIOLÊNCIA DEIXA MILHARES DE MORTOS NO SUDÃO DO SUL, DIZ AUTORIDADE DA ONU.

Capacetes azuis da ONU no Sudão do Sul (foto: Reuters)

ONU dobrará efetivo das tropas de paz no Sudão do Sul chegando a 12,5 mil militares
Milhares de pessoas podem ter sido mortas na última semana durante a onda de violência no Sudão do Sul, segundo disse à BBC um coordenador de ações humanitárias que está no país.
Foi uma semana devastadora para o Sudão do Sul", disse Toby Lanzer, que está na cidade de Bentiu, no Estado de Unity.

Mas cedo o presidente Salva Kiir afirmou que suas forças recapturaram a cidade estratégica de Bor, que havia sido invadida por rebeldes há alguns dias.O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta terça-feira em decisão unânime o envio de tropas para dobrar o número de capacetes azuis no país. Com o reforço, as tropas de paz devem chegar a 12.500.
Os insurgentes são liderados por Riek Machar (o ex-vice presidente), que pertence à etnia Nuer. Eles estão lutando contra o presidente Kiir, da etnia Dinka.
A decisão das Nações Unidas de reforçar seu efetivo no país foi aprovada logo após a entidade revelar a descoberta de três valas comuns com dezenas de corpos de vítimas assassinadas. Uma delas fica em Bentiu, no norte, e outras duas na capital, Juba.

Medo palpável

Lanzer afirmou ao programa Newshour da BBC: “Acho que é inegável a essa altura que milhares de pessoas devem ter perdido suas vidas”.
"Quando eu olhei para os hospitais em cidades importantes, e eu vi os hospitais da própria capital, a escala dos ferimentos, essa não é mais uma situação em que podemos dizer que somente centenas de pessoas perderam as vidas".
Lanzer disse também que o número de pessoas procurando refúgio dos combates é de "dezenas de milhares, se não centenas de milhares".
Ele afirmou que a tensão entre os grupos do Sudão do Sul é evidente a ponto de mais de 7.500 pessoas terem procurado abrigo próximo a uma única base da ONU.
"Têm ocorrido discussões muito quentes e tensão às vezes aumenta, falando diplomaticamente".
Ele afirmou ter se reunido com líderes comunitários da região e pedido que eles auxiliem na tarefa de acalmar os ânimos "para o bem de todas as mulheres e crianças e deles mesmos".
A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay afirmou: "Há um medo palpável entre os civis tanto da etnia Dinka quando Nuer de que eles serão mortos por questões étnicas".
A ONU afirma que ao menos 80 mil pessoas foram deslocadas pela crise no país – e cerca de metade delas está procurando ajuda das Nações Unidas.
Crianças deslocadas acampam em aeroporto em Juba (foto: Reuters)
Autoridade da ONU diz que deslocados por conflito podem ser centenas de milhares
Na noite da terça-feira o Conselho de Segurança da ONU votou e aprovou o aumento do efetivo das tropas de paz de sete mil para 12,5 mil militares. As forças policiais da ONU devem ser elevadas de 900 para 1.323.
O órgão autorizou a transferência temporária de tropas das missões de paz de Darfur e Abyei, da Costa do Marfim, da Libéria e da República Democrática do Congo – esta última missão chefiada militarmente pelo general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz.
O Conselho de Segurança pediu "um cessar imediato das hostilidades e uma abertura imediata do diálogo".

Solução política

O presidente Kiir disse mais cedo aos jornalistas em Juba que suas forças retomaram Bor e estão agora combatendo forças que permanecem na região.
A tomada temporária de Bor, a 200 quilômetros de Juba, foi um dos maiores sucessos da campanha rebelde. Os insurgentes ainda estariam com o controle de Bentiu.

MAIS DE 49 MIL PESSOAS DEIXARAM SUAS CASAS NO ES POR CAUSA DAS CHUVAS.

 da Agência Brasil/jardim das oliveiras camocim ceara

Brasília – A Defesa Civil do Espírito Santo confirmou que mais de 49 mil pessoas precisaram deixar suas casas devido às chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Do total, cerca de 44,5 mil estão hospedadas na casa de parentes e 5,3 mil em abrigos. O número de mortos chega a 14 até o momento.
A estimativa é que 20 mil quilômetros de estradas tenham sido destruídos e danificados pelos temporais, que atingiram mais fortemente 48 dos 78 municípios do estado. A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos nas regiões de Linhares e Colatina, às margens do Rio Doce - cujo nível de água aumentou. Na região de Serrana, o alerta é para perigo de deslizamentos. Segundo o órgão, as defesas civis municipais estão informadas da situação e preparadas para caso seja necessário fazer evacuação emergencial.