Powered By Blogger

domingo, 4 de maio de 2014

LOCUTOR É ATROPELADO EMEXIBIÇÃO D MOTOCILETA EM BARRETOS-SP.


Cainã Silva está internado em estado grave na Santa Casa da cidade.
Ele foi atingido ao subir rampa de manobra; vídeo mostra a colisão.

Do G1 Ribeirão e Franca

Um locutor teve ferimentos graves durante um acidente que interrompeu as exibições de um encontro de motociclistas realizado no Parque do Peão de Barretos (SP) na noite do sábado (3). Cainã Silva, de 24 anos, narrava manobras freestyle do Barretos Motorcycles quando foi atropelado acidentalmente por um piloto de sua equipe que não o viu subindo a rampa utilizada pelos veículos. O vídeo do momento do acidente foi enviado por um internauta pelo VC no G1. A vítima foi encaminhada para a Santa Casa do município, onde passa por exames e foi internada com politraumatismos, segundo o hospital.

NOVA BARRAGEM DO ALGODÕES VAI CUSTAR R$ 93 MILHÕES AO PIAUÍ.


O Governo do Piauí deve começar nas próximas semanas a construção da barragem Nova Algodões, no município de Cocal da Estação, 268 quilômetros ao Norte de Teresina (PI). O reservatório distará um quilômetro do antigo, que rompeu no final de maio de 2009, deixando nove mortos e milhares de desabrigados. 
A licitação da obra foi vencida pelo consórcio Pirangi, nome do rio a ser represado, e conta com as construtoras Hidros e Jurema. A obra está orçada em R$ 93.302.345,57, com prazo máximo de dois anos de duração. 

O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Elizeu Aguiar, já publicou o extrato do contrato, mas só expedirá a ordem de serviço para o início das obras após ser firmado termo de compromisso com o Ministério da Integração e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que serão parceiros no projeto. 

POLÍCIA PRENDE LADRÃO DENTRO DA RESIDÊNCIA DA SOGRA DO DEPUTADO MARCELO CASTRO EM PARNAIBA-PI.


Uma ação rápida da policia militar prendeu por volta das 13hs desse domingo(04/05), o nacional Francisco das Chagas da Conceição Sousa, conhecido Pirrolo, de 22 anos, residente no bairro Rodoviária em Parnaíba, que tinha acabado de arrombar a porta da residência da viúva do ex-deputado Ribeiro Magalhães, 'Dona Soledade', que vem a ser sogra do deputado federal Marcelo Castro e tia do deputado estadual, Robert Rios Magalhães.

NÚMERO DE TRANSPLANTES PAÍS CRESCEU 18% EM TRÊS ANOS NO PAÍS.


Agência Brasil/JOCC
  • Os procedimentos exigem melhores serviços e equipes
O número de transplantes de órgãos sólidos no Brasil aumentou 18% entre 2010 e 2013. Segundo o Ministério da Saúde, os procedimentos considerados de alta complexidade, como os transplantes de pulmão (100%) e coração (60%), tiveram as maiores elevações no período.
"O aumento do transplante mais complexo significa uma melhora no sistema de transplante, porque esses são os transplantes com maior carência, por exemplo transplante de pulmão, coração. As pessoas que não recebem [o órgão] morrem, não têm opção", avaliou o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Héder Murari Borba.
Embora os procedimentos considerados mais complexos não sejam os de maior número, eles exigem melhores serviços e equipes, desde a organização da captação de órgãos até a cirurgia e o acompanhamento da recuperação dos pacientes. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem a maior rede pública de transplantes do mundo. O rim é o órgão mais transplantado e mais aguardado na fila de pessoas que precisam de um transplante.
"Os Estados Unidos fazem mais transplantes que o Brasil, mas lá o transplante é privado. Uma parte é subvencionada pelo Estado, e os imunossupressores, medicamento que a pessoa recebe depois do transplante, têm que ser comprados", contou Borba.
Entre 2010 e 2013, com o aumento do número de transplantes, a fila dos que aguardam um órgão diminuiu 56,8% nos últimos três anos. Santa Catarina e o Distrito Federal são os locais com maior relação de doadores por milhão de habitante, passando dos 30. Em 2010, 59.728 pessoas estavam na lista nacional de espera e, em 2013, o número passou para 38.074.
O transplante de córnea é o que mais apresenta redução na lista de espera. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, o Paraná, o Rio Grande do Sul e São Paulo zeraram a fila por essa cirurgia em 2013. A lista de transplante é considerada zerada quando o número de pacientes que precisam do procedimento está dentro ou abaixo da capacidade média mensal de atendimento do estado.

PROFESSORA DE REDAÇÃO DO COLÉGIO SISTEMA É RECONHECIDA COMO DESTAQUE ESTADUAL PELO MEC,NA BAHIA.


lorenza-500x373
O curso de especialização será realizado em caráter EAD (Educação a Distância), com duração de dois anos
A professora Lorenza Mucida recebeu através do Ministério da Educação (MEC) o reconhecimento do trabalho de redação desenvolvido entre os alunos do Colégio Sistema de Itabuna, no sul da Bahia. Para o MEC, por meio dos resultados do Enem, a professora é uma dos cinco profissionais do estado da Bahia que mais se destacam na área de linguagens e redação. Por isso o Ministério da Educação contemplou a profissional com o financiamento de um curso de especialização.
Para o Ministério da Educação as notas de redação do Enem dos alunos do Colégio Sistema, dos últimos quatro anos (2009-2013), superam a média dos demais alunos do sul da Bahia. Dessa forma, o MEC, por meio do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, irá assumir o compromisso com a valorização da formação continuada desses professores de destaque, a fim de capacitá-los e assim fortalecer a região.

DUAS NOVAS DOENÇAS PASSAM A SER DIANOSTICADAS PELO TESTE DO PEZINHO.


Foto: Divulgação
Duas novas doenças passam a ser diagnosticadas pelo Teste do Pezinho
Secretaria da Saúde (SES) orienta que o exame, que pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde, seja feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê
    A partir deste mês de maio, os recém-nascidos no Estado passam a contar com dois novos diagnósticos a partir do Teste do Pezinho, realizado na rede pública de saúde. A simples coleta de uma gota de sangue do calcanhar agora detecta as seguintes doenças genéticas: a deficiência da enzima biotinidase e a hiperplasia adrenal congênita. Desde 2001, mais de 1 milhão de crianças já realizaram o teste no Rio Grande do Sul.
    Para maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) orienta que o exame seja feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. O teste pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde. A triagem neonatal permite o tratamento precoce e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a essas doenças. Além dessas duas novas doenças, o exame pode apontar também a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística, a anemia falciforme e outras hemoglobinopatias.
    A maior parte das doenças diagnosticadas no Teste do Pezinho não apresentam sintomas no período neonatal. O risco em não se diagnosticar precocemente é gerar sequelas graves, e até irreversíveis em alguns casos, no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente.
    A deficiência de biotinidase significa a falta de enzimas importantes no organismo. Ela pode causar distúrbios neurológicos e cutâneos, como crises epiléticas, hipotonia, microcefalia, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, alopécia e dermatite eczematoide. Já a hiperplasia adrenal congênita é um distúrbio hormonal de causa genética que pode ocasionar um quadro metabólico grave nas primeiras semanas de vida. Pode causar má formação genital nas meninas e puberdade precoce nos meninos. A forma mais grave da doença, chamada perdedora de sal, ocorre nos primeiros dias de vida, com vômitos, desidratação e choque, podendo levar a óbito caso o diagnóstico não seja feito seguido de tratamento adequado.

    PANE EM AVIÃO GERA CANCELAMENTO DE VOO EM JUAZEIRO DO NORTE-NO CEARÁ.


    Aeronave apresentou um problema no ar-condicionado.
    Avião partiu de Fortaleza e fez escala em Juazeiro do Norte.

    Do G1 CE/JOCC

    Pane em avião gera cancelamento de voo em Juazeiro do Norte, no Ceará (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Passageiros informaram que ao chegar em Juazeiro do Norte sentiram cheiro de fumaça. De acordo com a empresa, avião teve problemas no ar-condicionado (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
    Passageiros que embarcariam de Juazeiro do Norte para São Paulo, da Avianca, tiveram uma surpresa desagradável na manhã deste domingo (4). O voo que partiria às 11h15 foi cancelado. Segundo relatos de passageiros, dentro da aeronave, havia um cheiro de queimado minutos antes da aterrissagem em Juazeiro do Norte. Aeronave havia saído de Fortaleza e ia fazer escala na cidade antes de ir para capital paulista.
    A inspetora Sueli Sousa que estava dentro da aeronave disse que a empresa limitou-se apenas a informar para os passageiros que o avião estava com problemas. Mas não disseram o que era. “Falaram para gente que tinha dado um problema na aeronave. Somente isso. Agora vamos ver como ficamos”, disse.
    De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave ia partir de Juazeiro do Norte para São Paulo às 11h15 com 120 passageiros.

    UMA VERGONHA INTERNACIONAL:MORTE DE TORCEDOR REPERCUTE NA IMPRENSA DO MUNDO TODO.

    ARRUDA


    A imprensa ecoou com assombro e revolta o assassinato do torcedor na cidade que é palco importante da Copa do Mundo


    Do JC Online

     /
    Faltando pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo, Pernambuco – uma das sedes do maior torneio de futebol do planeta – foi assunto na imprensa internacional por um motivo tão triste quanto absurdo. A vergonha ecoou no mundo todo. Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra foram alguns dos países que noticiaram com destaque e uma certa dose de incredulidade a morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva. Os veículos de comunicação ressaltavam, em suas edições, que o Estado será um dos palcos do Mundial.
    “Um torcedor morreu depois do jogo disputado entre Santa Cruz e Paraná, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro”, estampava o espanhol Marca na abertura do texto, que acrescentava que a polícia pernambucana ainda não identificou os responsáveis pelo crime. A reportagem era uma das mais lidas e comentadas no site. “Isso não são torcedores de times de futebol. São delinquentes que entram nas torcidas para fazer dinheiro, como uma máfia. Importa-lhes pouco o futebol. Não representam os verdadeiros torcedores brasileiros”, escreveu o internauta Papada Andújar, em meio a uma série de comentários preconceituosos contra o Brasil.

    REFORMA POLÍTICA SERÁ PONTO CENTRAL DA CAMPANHA DE DILMA.


    ELEIÇÕES 2014


       
    Congresso Nacional, Brasília (DF). 

    A reforma política é um dos pontos centrais das diretrizes do programa de governo para a candidatura da presidenta Dilma Rousseff à reeleição. O programa foi discutido durante o 14º Encontro Nacional do PT, que terminou hoje (3) em São Paulo. Para o partido, a reforma vai ao encontro das demandas da população demonstradas nas manifestações de junho do ano passado. O conteúdo dos documentos foi aprovado, mas ainda precisa passar por uma redação final antes de ser oficializado pelo Diretório Nacional do partido.


    “O fato é que, após mais de uma década de melhorias sociais relevantes, a população reivindica reformas, muitas das quais contidas em nossas plataformas de luta, como é o exemplo da reforma política”, destaca o texto. A reforma foi um dos tema abordados pela presidenta em seu discurso ontem (2), quando foi confirmada como pré-candidata do PT.

    CID GOMES ABRE O JOGO A DILMA: SEUS CANDIDATOS AO ABOLIÇÃO SÃO IZALDA OU LEÔNIDAS CRISTINO.

    ELEIÇÕES 2014

    Governador também discutiu Senado, quando a presidente avalizou a candidatura de Guimarães.

    Vazaram novos detalhes da conversa do governador Cid Gomes e seu irmão Ciro com a presidente Dilma Rousseff na última segunda-feira (27) no Palácio do Planalto, em Brasília. Pela primeira vez, Cid abriu o jogo e confessou os nomes de seus preferidos à sua sucessão. Após rejeitar apoiar a candidatura do senador Eunício Oliveira ao Abolição, o governador cearense admitiu que seus prováveis candidatos são: a ex-secretária de Educação, Izolda Cela, e o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino. O detalhe é que ambos são de Sobral.

    A presidente Dilma não se posicionou contrária a preferência de Cid por esses dois candidatos - Izolda e Leônidas - mas ponderou sobre a importância de manter sua base aliada no Ceará. Ciro e Cid asseguraram a Dilma que ela vencerá no Estado e terá uma ampla maioria contra seus dois principais adversários: Eduardo Campos e
    Aécio Neves. Dilma ouviu e não mais insistiu em pedir que o governador Cid votasse em Eunício para sucedê-lo.

    ESTUDANTE PERDE 40 KG COM MUDANÇA DE ROTINA E PRÁTICA DE ESPORTES NO CEARÁ.


    Antes dos 30 anos, David Rocha pesava 127 quilos.
    Cearense mudou alimentação e tornou-se adepto da prática de esportes.

    Do G1 CE/JOCC

    David Rocha antes (Foto: Arquivo Pessoal)David Rocha antes de emagrecer
    (Foto: Arquivo Pessoal)
    Antes de completar 30 anos, a saúde do estudante de sistemas de informações David Rocha começou a preocupar. “Com menos de 30 anos de idade, estava mal, com pressão alta, pesando 127 quilos”, lembra. Depois de dois anos, com uma mudança radical nos hábitos e, principalmente, a prática de esportes, o estudante conseguiu perder mais de 40 quilos e ter qualidade de vida. “Mudou tudo na minha vida”, afirma David que, hoje, pesa 85 quilos.
    A mudança começou em dezembro de 2011. David decidiu começar um regime e iniciar a prática de exercícios. “Comecei aos poucos. Não podia fazer esporte porque tinha feito uma cirurgia na coluna. Só podia nadar e andar”, explica. O estudante, hoje aos 31 anos, começou fazendo caminhadas e, com os meses, foi aumentando a carga de exercícios. Na mesa, parou de beber refrigerante, passou a comer mais verduras e carne e evitou frituras e carboidrato à noite. “Antes eu comia pizza toda noite. Depois, passei a tomar sopa, leite, iogurte”, diz.