ARRUDA
A imprensa ecoou com assombro e revolta o assassinato do torcedor na cidade que é palco importante da Copa do Mundo
Do JC Online
Faltando pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo, Pernambuco – uma das sedes do maior torneio de futebol do planeta – foi assunto na imprensa internacional por um motivo tão triste quanto absurdo. A vergonha ecoou no mundo todo. Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra foram alguns dos países que noticiaram com destaque e uma certa dose de incredulidade a morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva. Os veículos de comunicação ressaltavam, em suas edições, que o Estado será um dos palcos do Mundial.
“Um torcedor morreu depois do jogo disputado entre Santa Cruz e Paraná, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro”, estampava o espanhol Marca na abertura do texto, que acrescentava que a polícia pernambucana ainda não identificou os responsáveis pelo crime. A reportagem era uma das mais lidas e comentadas no site. “Isso não são torcedores de times de futebol. São delinquentes que entram nas torcidas para fazer dinheiro, como uma máfia. Importa-lhes pouco o futebol. Não representam os verdadeiros torcedores brasileiros”, escreveu o internauta Papada Andújar, em meio a uma série de comentários preconceituosos contra o Brasil.
A britânica BBC dedicou um longo espaço à cobertura do caso, com foto paisagística do Recife, imagem da Arena Pernambuco, um mapa brasileiro situando a capital pernambucana e citando o histórico de violência no Estado. “Recife é uma das cidades-sedes da Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. Mas os jogos serão hospedados em outro estádio, a Arena Pernambuco, que foi construída especialmente para a competição”, diz a matéria. A BBC dá detalhes sobre como se deu a tragédia, tratando o caso como assassinato. “Os torcedores da equipe visitante estavam deixando o estádio quando os vasos sanitários foram arremessados para fora das camadas superiores do Arruda”, afirma a emissora, citando que os torcedores do Paraná, mesclados a rubro-negros, foram vítimas de uma “emboscada” da facção tricolor.
“Existe alguma coisa mais absurda do que morrer para um jogo de futebol?” É a pergunta que faz o principal jornal esportivo italiano, La Gazzetta dello Sport, no mesmo dia em que confronto entre torcedores do Napoli e a polícia de Roma deixou quatro feridos, um deles em estado gravíssimo. O Gazzetta também cita que Paulo Ricardo, que torcia pelo Sport, fez uma foto na torcida adversária do Santa Cruz. “Selfie, privada chovendo do céu e morte: parece o roteiro de um filme de nível Z infectado pela moda do momento. Em vez disso, é tudo verdade, e custou uma vida”, pondera o texto assinado por Valerio Clari.
O New York Times reporta o caso com informações de um policial que “falou em condição de anonimato”. O germânico Bild lembra que a Alemanha joga em Pernambuco contra os Estados Unidos.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=2312978368276235907
Nenhum comentário:
Postar um comentário