Powered By Blogger

sábado, 23 de fevereiro de 2013

INFLAÇÃO NA CAPITAL É A 2ª- DO BRASIL


No acumulado dos últimos 12 meses, Fortaleza atingiu 8,27%, ficando atrás somente de Belém, com 8,77%


A inflação oficial em Fortaleza, mensurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), registrou 0,74% em fevereiro, desacelerando na comparação com janeiro, que anotou 1,17%. Com isso, ao somar os últimos 12 meses, a Capital cearense é a segunda com maior alta sobre os preços do Brasil, com 8,27%, atrás apenas de Belém, com 8,77%. No acumulado de 2013, o registro foi de 1,92%.


Em âmbito nacional, o IPCA-15 atingiu 0,68%, no entanto, analistas afirmam que, sem a queda nas tarifas de energia, a alta seria de 1,13% FOTO: ALEX COSTA

Embora tenha desacelerado, a expectativa é de que, em março, o índice apresente nova retomada, e um dos vilões deve ser a mensalidade das escolares particulares de Fortaleza. Conforme informou o Sinepe-CE (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará), o aumento, no próximo mês, deve variar entre 9 e 13%.

No País

Em âmbito nacional, as medidas de fevereiro desaceleraram em relação às taxas apuradas em janeiro, tanto no IPCA-15 como no IPCA fechado daquele mês (0,86%). É o que mostram cálculos do Besi Brasil enviados ao AE Projeções ontem, logo após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informar o IPCA-15 de fevereiro: 0,68%.

'NÃO VAI TRAZER GRANDES MUDANÇAS'DIZ DOM GERALDO SOBRE NOVO PAPA.



Cardeal é um dos 116 que vão participar de Conclave que escolhe pontífice
Ele viaja no domingo e diz crer que postura conservadora será mantida.

Dom Geraldo Majella fala sobre beatificação de Irmã Dulce (Foto: Divulgação/Ciro Brigham/Ascom OSID)Dom Geraldo Majella  irá participar do Conclave
(Foto: Divulgação/Ciro Brigham /Ascom OSID)
O cardeal arcebispo émérito de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo, vai participar pela segunda vez do conclave que irá escolher um novo Papa. Para ele, o novo pontífice será conservador e não deve promover grandes mudanças na Igreja Católica.
“Todo Papa tem que ter a parte conservadora. Nenhum Papa vai trazer grandes mudanças. O que vai modificar é algum aspecto da disciplina, mas isso é normal. O dogma não vai ser mudado", disse, entrevista ao G1.
Dom Geraldo vai viajar para Roma no próximo domingo (24) para participar da escolha do novo Papa, ainda sem data para marcada. Bento XVI anunciou a renúncia no dia 11 de fevereiro.