Powered By Blogger

sábado, 17 de agosto de 2013

TCE FAZ RECOMENDAÇÕES AO PORTAL DO GOVERNO.

As inspetorias do Tribunal apontaram algumas lacunas no endereço eletrônico do Governo Estadual


O Governo do Estado já foi notificado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as recomendações para aprimorar as informações divulgadas no portal da transparência. Mesmo considerado modelo para os municípios cearenses, o portal do Governo Estadual ainda passa por adaptações para divulgar com clareza e rapidez todos os dados referentes à administração do Estado.

O presidente do TCE, Valdomiro Távora, determinou a abertura de processos para fiscalizar os portais da transparência dos órgãos estaduais Foto: FABIANE DE PAULA

A controladora adjunta do Estado, Sílvia Correia, diz que, dos 37 pontos considerados pelo TCE, apenas dois não estariam sendo cumpridos pelo Governo. O primeiro, ressalta, é referente à divulgação de operações extraorçamentárias, movimentações que não pertencem ao Estado e não previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA). "São recursos que pertencem a outras pessoas, mas passam pelo Estado, como o imposto de renda retido. A questão não impacta aspectos como a transparência, mas não nos custa colocar isso no portal", avalia Sílvia.

A outra pendência apontada pelo TCE é relacionada às receitas do Estado. No caso, o Governo ficaria obrigado a publicizar a receita pelo lançamento, deixando de publicar apenas na arrecadação e divulgar quando já tiver direito a utilizar os recursos. Apesar das recomendações do TCE, a controladora adjunta explica que as lacunas apontadas não são indispensáveis à transparência das informações. Além disso, acrescenta que a segunda recomendação poderá sem implementada até dezembro de 2014.

Questionada sobre o atendimento à Lei Geral de Acesso à Informação e à Lei da Transparência, Sílvia Correia afirma que o Governo atende a todos os requisitos da legislação. Entretanto, reconhece que é preciso aprimorar algumas dessas ferramentas para facilitar a leituras dessas informações ao internauta.

CASO AMARILDO LEVANTA DEBATE SOBRE DESAPARECIMENTOS EM AÇÃO POLICIAL NO RJ

Brasília – O desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, após ter sido detido por policiais militares no Rio de Janeiro, reacendeu o debate sobre casos parecidos que vêm sendo denunciados nos últimos anos no Brasil. No entanto, não há dados oficiais consolidados que permitam avaliar a frequência e quantidade desse tipo de ocorrência.
O alerta é do sociólogo Fábio Alves Araújo, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e autor da tese Das Consequências da “Arte” Macabra de Fazer Desaparecer Corpos: Violência, Sofrimento e Política entre Familiares de Vítimas de Desaparecimentos Forçados.
“Faltam dados que nos permitam ter uma compreensão clara sobre a questão dos desaparecimentos forçados em geral e daqueles que envolvem policiais em particular”, disse o sociólogo à Agência Brasil. Para a tese, o sociólogo cruzou dados do Instituto de Segurança Pública (Insp) do Rio de Janeiro com boletins de ocorrência recentes, além de conversas com parentes de mais de 20 pessoas desaparecidas após uma ação policial. “Todos os relatos que ouvi apontam para outros casos não documentados cujos parentes das vítimas têm medo de falar”.
Araújo verificou que o número de registros de desaparecimentos em geral vem crescendo ao longo dos anos. “Os dados são muito genéricos, mas só os do Insp apontam que, entre janeiro de 1991 e 2013, foram registrados 91.807 casos de desaparecimentos no Rio de Janeiro. Não há como saber quantos desses são forçados", disse, acrescentando que não é possível saber quantos teriam envolvimento de policiais.
“É necessário termos uma radiografia mais ampla do problema. Além disso, é necessário criarmos condições que permitam aos parentes denunciar esses casos. Eles são os principais interessados em discutir esse assunto, mas como muitos vivem sujeitos a um regime de muita violência, eles têm medo de denunciar”, acrescentou. Para o pesquisador, as corregedorias e ouvidorias das polícias militares e civis não são espaços adequados para encorajar as denúncias. "As experiências com a polícia criam nessa pessoas uma relação de muita desconfiança. Por isso eu acho que esses mecanismos tem que ser externos".

CRIANÇA SOFRE DE DOENÇA RARA E MÃE PEDE AJUDA, NA BAIXADA "AS CRIANÇAS VÃO ZOMBAR DELE";ENTENDA.


Luiz Fernando, de quatro anos, tem um caroço entre os olhos e não consegue ser operado em hospitais públicos do Rio de Janeiro. Ele nasceu com encefalocele frontal, uma doença que faz com que o osso na testa não se feche por completo. Com isso, a região acaba acumulando massa encefálica, formando a deformidade. Desesperada, a mãe não aguenta mais esperar por uma cirurgia que deveria ter acontecido há quatro anos, quando a criança nasceu. 

A má formação na testa traz algumas dificuldades para o menino. A mãe dele, Kelly Ruas, diz que Luiz tem de virar o rosto para tentar enxergar gravuras ou algum texto. Além disso, o caroço incha e atrapalha a visão do menino pela manhã.   

— Eu queria que o meu filho fosse uma criança normal igual a todo mundo, que possa brincar e que ninguém ficasse rindo dele. 

Kelly sonha com a possibilidade de a cirurgia ser feita o quanto antes, para evitar que o problema se agrave ainda mais. Mas ela diz não ter dinheiro para arcar com a operação, em torno de R$ 10 mil.   

A mãe diz que tem medo do menino sofrer com o preconceito de outras crianças e que, por isso, prefere esperar até que Luiz opere para que possa entrar em uma escola.  

VEJA COMO FICOU CARGUEIRO DEPOIS DE ACIDENTE COM


Grupos de resgate seguem procurando 170 desaparecidos.
Pelo menos 31 pessoas morreram no acidente.

Da AP

Proa do cargueiro danificada após acidente com balsa (Foto: Bullit Marquez/AP)Proa do cargueiro danificada após acidente com balsa (Foto: Bullit Marquez/AP)
Imagens feitas neste sábado (17) mostram a proa do cargueiro Sulpicio Express Siete danificado após se envolver em acidente com uma balsa nas Filipinas. Pelo menos 31 pessoas morreram e outras 170 estão desaparecidas.
O ferry "Thomas Aquinas", com 870 a bordo, naufragou perto do porto da cidade de Cebu depois de colidir com o cargueiro. As autoridades navais não informaram a causa do acidente.
Rachel Capuno, uma oficial de segurança contratado pela empresa do ferry, disse a uma rádio local que a embarcação seguia em direção ao porto quando colidiu de frente com o cargueiro.

SEM SABER QUE ESTAVA GRÁVIDA,MULHER PASSA POR LAQUEADURA


Procedimento foi feito em Assis, quando ela tinha 3 meses de gestação. 
Santa Casa afirma que ela não informou da suspeita de gravidez.

Do G1 Bauru e Marília/jardim das oliveiras camocim ceara

Em Assis (SP), uma mulher fez uma cirurgia para não ter mais filhos, mas pouco tempo depois  descobriu que já estava grávida. Agora, faltando poucos dias para o nascimento da criança, a família tem medo que aconteçam complicações no parto.
Maria Lúcia Ferreira Barbosa e o marido estão prestes a ter a terceira filha. Só que a gravidez não foi planejada. A dona de casa fez uma laqueadura em março, uma operação que impossibilita a mulher de ficar grávida novamente.
O problema é que quando fez a cirurgia, ela já estava grávida de três meses. Maria Lúcia e o médico que fez o procedimento não sabiam. "Fiquei espantada porque eu não esperava. Ele poderia ter falado que não tinha como fazer porque eu estava grávida já e que depois do nascimento a gente voltava a conversar e pensar no procedimento”, conta.
O prontuário da Santa Casa mostra que a dona de casa realmente passou pela cirurgia no dia 4 de março com o médico Ariosvaldo Giansante. A poucos dias de ganhar mais uma menina, Maria está com medo do parto. "Eu estou com medo da bebe nascer, com alguma coisa. Tomara que Deus venha a abençoar e que ela venha perfeita E quero que o médico pague pelas consequências. Ele vai lá abre uma pessoa e nem exame pediu”, reclama a mulher.

MORADORES FECHAM ESTRADA COM BARRICADA EM PROTESTO NO CEARÁ.


População de Penaforte pede redutores de velocidade para evitar acidente.
Barricada com pneus incendiados gerou congestionamento quilométrico.

Do G1 CE

Moradores de Penaforte, no interior doCeará, bloquearam um trecho da BR-116 na tarde desta sexta-feira (16) em protesto pela colocação de redutores de velocidade. A população reclama de alto índice de acidentes com vítima na estrada.  Uma barricada foi montada com galhos e pneus e queimados, impedindo a passagem de pedestres e motoristas.
“Eu perdi meus avós em um acidente. Sete pessoas da minha família morreram em um dia só. Foram avós, tios, primos, e o bisavô”, diz a professora Ebe matias, moradora de Penaforte.
O protesto gerou um congestionamento de cerca de cinco quilômetros, com muitos caminhões parados na estrada. “Todo mundo tem direito de protestar, mas não sei se está certo assim, fechando a estrada”, comenta o caminhoneiro Ariston Gonçalves, que ficou preso no congestionamento.

DUELO CEARENSE AGITA A SÉRIE D DO BRASILEIRÃO DE 2013.

Já classificado, o Tiradentes recebe o Guarany de Sobral, que entra em campo com a necessidade do triunfo


A Série D colocará frente a frente dois cearenses em situações bem diferentes no campeonato. De um lado, o Tiradentes entra em campo já classificado para a próxima fase da competição, enquanto o outro, o Guarany de Sobral, entra com a necessidade de vencer as duas próximas partidas para sonhar em seguir no Campeonato Brasileiro. O duelo do Estádio Presidente Vargas terá transmissão da TV Diário, ao vivo, a partir das 16h.

O Tiradentes segue sem perder no torneio. São 16 pontos em seis jogos. O Tigre acumula cinco vitórias e empatou apenas uma vez Foto: Lucas de Menezes

Líder invicto, o Tigre terá o desfalque de cinco atletas. O lateral-direito Camilo e o atacante Índio não estão relacionados por conta de dores no ombro. O zagueiro Ribamar e o meia César Sampaio também estão fora. O atacante Ribinha, por sua vez, deve começar o duelo no banco.

Assim, o técnico Danilo Augusto irá promover a estreia do lateral-direito Robert. Rafinha também está escalado e terá a missão de ser o homem-gol.

Se dentro de campo não há tanta motivação, fora dele o Tigre da PM recebeu a confirmação das datas dos duelos da próxima fase. O time da Capital jogará no dia 1º de setembro fora de casa e no dia 8 no PV.

Reforços e baixas

No Guarany (S), o técnico Oliveira Lopes, atual campeão da Copa do Nordeste pelo Campinense, terá de quebrar a cabeça. Enquanto o treinador recebe o reforço dos zagueiros Breno e Anderson Rosa, além do meia Diogo Capela, Zé Augusto, Júnior Alves, Cláudio Alax e Joécio não poderão jogar nesta tarde.

GOVERNADOR DO CEARÁ,CID GOMES SÓ GOSTA DE COISA FINA.

Estava pensando em escrever sobre os egos supremos e os supremos bate-bocas desta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal, em mais um quiproquó entre o presidenteJoaquim Barbosa e o vice Ricardo Lewandowski, que quase saíram no tapa, segundo a "Veja", mas uma rápida navegada pelos principais portais de notícias me fez mudar de ideia.

Me deu até água na boca ao ler a matéria  "Cid Gomes contrata buffet de R$ 3,4 milhões no Ceará", da repórter Maria Lima, de "O Globo", que nos informa, só pra matar de inveja: "Serviço no gabinete e na residência oficial inclui bombinhas de escargot e de salmão com caviar, camarões ao sol nascente, crepe de lagosta e sushi tropical, entre outras iguarias". Tenho curiosidade em saber: como serão os camarões ao sol nascente e as bombinhas de escargot?
cidgomesce.132601 Governador do Ceará, Cid Gomes só gosta de coisa fina
Com seu habitual bom humor, o governador cearense pode até dizer que isso é implicância de jornalista pobre acostumado a comer prato feito no boteco da esquina (não é meu caso), mas quem revelou o garboso cardápio oficial apelidado de "farra do caviar" foi o único deputado estadual de oposição ao governo  Cid Gomes, Heitor Ferrer, do PDT, que não larga do seu pé.
Além de caviar e escargots, o extenso cardápio oferece 495 pratos diferentes, que não são encontrados em qualquer restaurante cearense. Só tem coisa fina: bacalhau, salmão, presunto de Parma, funghi, vieiras, pães exóticos (como serão?). Os comensais poderão escolher entre arroz de champanhe, bolinhos de bacalhau com sementes de papoula servidos com molho de vinho tinto, creme de lagosta, paellas variadas e frigideiras de arroz selvagem. Para poder dar conta de tanta comida, o governo também comprou mil garrafas de 473 mililitros de energético.
Na hora de servir os banquetes estarão à disposição 700 garçons, 500 garçonetes e 15 chefs de cozinha do buffet Anira Serviços de Alimentação Ltda., um batalhão de fazer inveja aos superfuncionários dos governos militares que denunciei numa série de reportagens sobre as mordomias oficias publicada no "Estadão", nos anos 70 do século passado, tempos em que escrever sobre estes assuntos era perigoso.
No período de 2010 a 2013, o mesmo buffet recebeu do governo R$ 3,5 milhões para abastecer as despensas da família Gomes. Em nota oficial, o governo informou que "a nova licitação com vigência iniciada no dia 1º de agosto, não corresponde ao período de um ano. O prazo deve ser aditivado até o período de quatro anos". Ocorre que o mandato de Cid Gomes termina no ano que vem e ele não pode ser candidato à reeleição. Ou seja, a herança gastronômica ficará para seu sucessor.
Inconformado com a fartura e o tamanho da despesa, o deputado Heitor Ferrer foi à tribuna da Assembleia Legislativa esta semana para denunciar o abuso:

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES EM JUAZEIRO DO NORTE NO CEARÁ,ABRIRÁ ANO DE ROMARIA.

A segurança pública será fortalecida com a média de 300 homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar


Juazeiro do Norte Começam os preparativos para o início do ciclo das grandes romarias neste município. O Ministério Público Estadual tem acompanhado o processo, juntamente com as instituições responsáveis pelos trabalhos de organização e infraestrutura, além do receptivo aos romeiros. A Romaria de Nossa Senhora das Dores será iniciada em 1º de setembro, e vai até o dia 15, data da grande procissão em louvor à santa.

A programação da romaria acontece na primeira quinzena do mês de setembro FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Um dos itens que tem chamado a atenção da Igreja Católica é o fortalecimento da segurança na cidade. As reclamações de romeiros assaltados durante os festejos são constantes junto à paróquia local.

Conforme a Secretaria de Segurança do Município, serão destacados 145 homens da Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para auxiliar nos trabalhos. Haverá reforço da Polícia Militar na cidade, inclusive com a cavalaria. Em média, deverão estar fazendo a segurança da cidade no período mais de 300 .